Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11301311331351361559

Comentários

• Postei nos correios dia 05dez2017. Chegou em ACP dia 21. Hj dia 27 recebi e-mail com o número. Agora é só aguardar.
  • Enviei os meus documentos em 16/12 e a previsão do impresso do correio é de 8 a 11 dias úteis, portanto ainda está dentro do prazo.
  • Obrigada pelas respostas!!!
    Mas é um pouco de cada greve, ferias, festas... mas nao consegui ser atendida @Michelle , funcionando tah, mas com poucos, vou continuar tentando, pois moro aqui em Lisboa e ligo do meu fixo deixo a musiquinha tocar e quem sabe alguém me atende...
    #desempacaacp
  • Gente, boa tarde !
    Fui no cartório dar entrada na segunda via da certidão de nascimento onde fui informado que não consigo emitir certidão de inteiro teor por cópia reprográfica. Eles emitem somente de inteiro teor separada da por cópia reprográfica. Como preciso das duas, vou precisar pagar duas certidões e dois apostilamento.
    Procede isso, pois vai ser emitido duas certidões distintas ?
  • @Diego sim, são duas certidões distintas inteiro teor digitada e inteiro teor por cópia reprográfica (também conhecida somente como certidão reprográfica). Somente a reprográfica é exigida para atribuição, somente no caso desta estar de difícil leitura recomenda-se juntar a digitada também.
  • Quando falei com o atendente no cartório pedindo inteiro teor por cópia reprográfica, ele falou que não existia e acabei pedindo para emitir as duas. Já que solicitei essa outra sem necessidade, vale a pena mandar as duas juntas?
    Vou precisar levar em outra cartório para apostilar, faço o apostilamento nas duas ?
  • @Diego apostile somente a reprográfica. Se o cartório aonde você pediu as certidões estiver habilitado para apostilamento (quase todos estão) pode mandar apostilar lá mesmo. Somente mande a digitada se a reprográfica estiver de difícil leitura pois não há necessidade de mandar as duas.
  • @Diego de Souza Silva se a reprográfica estiver ilegível, envie as duas, mas não é necessário apostilar a de Inteiro teor.
  • @Diego, o ideal é pedir somente a reprográfica (se estiver de fácil leitura) .Se emitir as duas ,alguns cartórios vão querer apostilar as duas certidões.
  • Pessoal, boa tarde!
    @Vlad, Recebi um e-mail do ACP agora, dizendo o seguinte:

"Boa tarde,
    junto envio a V. Exª a informação em anexo.
    Com os melhores cumprimentos"
    Rosa Maria

No anexo consta:
    Pedido genérico xxxx/2017 Art 1º C - Proc. Nº xxxxx/2017

Isso quer dizer que o processo já foi numerado?
    Documentos enviados em 07/12 e efetivamente entregues na ACP dia 21/12.
  • Olá pessoal, já perguntei inúmeras dúvidas aqui no fórum, e já me ajudaram muito, felizmente creio ter conseguido todos os documentos necessários emitidos recentemente, porém creio que minha situação seja um pouco delicada e preciso mais uma vez do conhecimento e experiência de vocês:

Estou com intuito de enviar o processo de meu avô para o ACP(como me recomendaram) porém estou receoso com relação aos nomes nas certidões que estão como seguinte:

Meu avô (requerente)(Certidão de nascimento): Sinésio Antônio Borges Martins
    Meu bisavô (português, declarante, na certidão do meu avô): Francisco Antônio Martins
    Meus tataravós (na certidão do meu avô): João Antônio da Piedade, Maria Martins da Piedade
    Meus tataravós (no baptismo do meu bisavô): João Antônio da Piedade, Maria da Piedade

No baptismo do meu bisavô, não localizo o sobrenome que foi registrado, localizo apenas que foi dado o nome de Francisco, me foi dito que ao vir ao Brasil ele omitiu o 'da Piedade' por qualquer razão. Além disso, há essa divergência entre o nome da minha tataravó que está sem o 'Martins' no baptismo do meu bisavô.

Além desse possível problema, meu avô está com a saúde debilitada (77 anos) e há a chance dele não sobreviver caso o processo se prolongue por muito tempo, especialmente se houver exigências (contando que está levando cerca de 6 meses para os processos que estão corretos pelo que estão dizendo), por essa razão eu gostaria de apenas enviar o processo apenas se eu tiver alguma certeza que está tudo o mais correto possível. Portanto, a última dúvida seria se eu posso contar que solicitarão Declaração de Vida por instrumento público mesmo o formulário tendo sido assinado hoje (27/12) e supostamente será enviado essa semana ainda.

Obrigado.
  • @Andrew Vieira as certidões de batismo vinham apenas o primeiro nome, está correto!
    Já li no fórum que por questões da saúde debilitada você pode entrar com pedido para passarem na frente seu processo, com laudo médico sei que isso é possível, boa sorte!
  • Obrigada @Mei e @VladPen, agora só vou ligar perto do final do mês de Janeiro/2018.
    Um Bom Ano Novo para todos e que 2018 seja um ano de sorte para todos do Grupo!
  • Bom dia ! o meu chegou lá mais rápido porem ainda não recebi nenhum email... postei dia 5dez e foi recebido lá dia 12dez; Geobert ou Paulo Copolillo podem me informar por favor o remetente do email ?

• O da minha esposa chegou em 31/10, me informei da numeração pela LR, e até hoje não recebi nenhum e-mail. Nem todos recebem e-mail.
  • Bom dia galera, quanto está a média de conclusão na ACP? 6 meses?
  • Bom dia!

Estou com todos os documentos em mãos para enviar ao ACP, mas estou receoso porque eles não respondem mais os e-mails. Devo mandar mesmo assim? Como saberei quando eles receberem meus documentos se eles não respondem e-mail?

Abração!!!!
  • @Otavio Ferreira vai saber pelo rastreamento da CTT quando o sistema registrar que foi recebido
  • Boa tarde pessoal,

A certidão do meu avô português chegou hoje na minha casa, mas por algum motivo só veio um xerox simples em preto e branco. O que vocês me sugerem:
    1. Enviar essa cópia simples e não preencher os campos do Quadro 2 no formulário 1C
    2. Preencher os campos do Quadro 2 e não enviar a certidão?

PS: não consegui ter certeza de a certidão está informatizada. Mandei e-mail para o cartório perguntando mas eles não responderam. Meu avô nasceu em 1915 e eu solicitei a certidão pelo Portal do Cidadão, isso quer dizer que ela está informatizada?

Obrigada!
  • @anne isso ai é a certidão dele, pode apostar. Eles não tem certidões sofisticadas como as nossas, pois não se preocupam tanto com falsificação como aqui no Brasil.
  • Alguém sabe informar se a linha de registos não está a funcionar? Acabei de ficar 1h10 na linha aguardando ser atendido e nada, fui vencido pelo cansaço e desisti.
  • @rodrigoiferreira eles estão em greve e retornarão apenas em 02/01.
  • Muito obrigada @mei e @Anderson Marinho!
  • Oi, pessoal! Como vi algumas pessoas dizendo sobre a greve , só vim dizer que hoje meus documentos foram recebidos no ACP.

sexta-feira, 29 Dezembro 2017
    10:00 Entregue - 4200 - PORTO M.CLARA BASTOS.

• editado December 2017
    Olá pessoal

Passando aqui para desejar a todos um feliz 2018, que tudo dê certo para todos!

Boa parte do meu ano de 2017 foi aqui tenso no fórum, me desliguei um pouco depois que minha nacionalidade saiu, era algo que me dava mto estresse.

Infelizmente pelo o que vejo em nossa planilha muito poucos processos foram concluídos depois do meu.

Gostaria de desejar força a todos, meu processo foi da minha bisavó até a mim foram 3 anos no total, então infelizmente temos que ter paciência.

Parabéns também aos 3 novos portugueses do mês de julho.

Um abraço a todos!

Rodrigo.
  • Onde consigo acompanhar a planilha? Meu processo está na ACP desde agosto e até agora não evoluiu, estou ficando preocupada!
  • Boa noite, fui pessoalmente na ACP Porto no dia 27/12, estou tbm aguardando o processo da minha mãe que é de agosto. Eles estão funcionando normalmente, porém a informação que eu tive no balcão sobre a demora dos processos é que mes de novembro receberão todas atribuições de Lisboa, e praticamente não fizeram outra coisa a não ser conferir e ate renumerar esses processos... questionei sobre a numeração estão no 35..../2017, ainda finalizando julho e só priorizando as atribuições de menores de idade.

Vamos ter fé que 2018 tudo vai dar certo.
  • @pauline obrigada por compartilhar a informação!
  • Boa noite, pessoal
    Gostaria de saber se a certidão de nascimento e o RG do requerente que serão enviados ao ACP devem ser os documentos originais ou fotocópias autenticadas. Eles precisam ser autenticados pelo consulado português antes do envio?

Muito Obrigado!!! Feliz 2018!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.