@ERicci ACP não exige transcrição de casamento do português. A certidão reprográfica legível não precisa ser acompanhada da digitada. 1- Certidão de nascimento de sua mãe, inteiro teor reprográfica, apostilada. Se for mandar a certidão de casamento do português, basta a digitada, autenticada. 2- Certidão de casamento de sua mãe inteiro teor digitada, autenticada. 3- Em outros documentos, apenas: Certidão de casamento do português; Certidão de casamento do interessado.
@MAUROMB Muito obrigada Mauro. Isso vai me poupar um bom dinheiro porque cada apostilamento aqui na minha cidade, Presidente Prudente/SP, está em torno de R$108,00.
@ERicci o valor do apostilamento é igual no estado inteiro, Minas Gerais é o mais barato, cerca de R$30 cada, São Paulo é o estado mais caro, R$107 cada. Tem cartórios que aceitam receber os documentos pelos correios e enviam de volta pelos correios também, de uma pesquisada em cartórios de BH que sei que tem pelo menos 2 que fazem dessa maneira.
Parece que no intuito de parabenizar os novos tugas, acabei lhe causando alguma confusão em relação a planilha. Peço desculpas. Ainda bem que @AllanDC esclareceu.
@Daniel Henriques e @Marcia Agradeço a ajuda de vcs. Foi de grande valia. Vou pesquisar hoje mesmo e encaminharei via sedex os documentos. Quero aproveitar a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal.
Olá a todos! Vou encaminhar os meus documentos e de meu irmão para atribuição no ACP e gostaria de tirar uma dúvida.
Já tenho: as certidões de nascimento por cópia repográfica com apostilha; formulário 1C preenchido (sabem se é este mesmo ou se existe outro para o ACP?); cópia autenticada em cartório das indentidades; e cópia simples da transcrição de casamento e do assento de nascimento de minha mãe (sabem se preciso autenticar as cópias em cartório?) e o valor seria 175 euros mesmo, né?
sim, é o formulário 1C (tem q ser colorido) identidade é bom apostilhar tbm (envia só a do requerente, não precisa enviar outra) não precisa autenticar os documentos portugueses, cópia simples basta sim, 175 eur
Pessoal, agora que meu registro está pra sair, penso em enviar a transcrição do meu casamento para Ponta Delgada e depois iniciar a aquisição da minha esposa e atribuição da minha filha de 1 ano.
Em relação a isso, duas dúvidas:
1. Tondela ainda é a melhor opção para a bebê? O casamento já precisa estar transcrito nesse caso? 2. A ACP tem competência para lidar com aquisição por casamento ou tenho que enviar para Lisboa?
Amigos(as), Boa dia, tarde ou noite - depende do fuso. Como Já informei, o Registo do me pai já saiu desde o dia 23/10, mas até agora não chegou nenhuma correspondência em minha casa. O problema é que a linha de registo me informou que no Registo de nascimento do meu pai foi datado como 03/10/1940 só que meu pai é de 1941. Hoje, juntei meus papéis para enviar para Porto. Minha dúvida: Preencho o formulário 1C com o ano de 1940, conforme aparece no sistema da linha de Registo ou preencho com 1941 como de fato é? Tô muito inclinado a colocar 1940 como aparece no sistema, como não tenho cópia do assento em mãos, fiquei perdido. Em tempo.... A ACP ainda está aceitando atribuição sem a averbação do casamento com o português como declarante? Nossa, fiquei alguns dias sem acessar e já tem mais de 200 mensagens no fórum. rs Isso que é produtividade. Abraços em todos.
@Selmabff conseguiu ser atendida? Na semana passada eu perguntei na LR se essa semana as conservatórias teriam recesso e fui informada que apenas no dia 26/12 não funcionaria, porém muitos funcionários tiram férias e isso poderia interferir na agilidade do atendimento.
O site do CTT (Correios Português) está fora do ar e os envios de EMS do Brasil pra lá estão demorando mais que o habitual. Postei um processo dia 13/12 e até hoje não chegou...
Estava pensando em fazer a remessa do vale postal e encaminhar a documentação da minha mãe amanhã (28/12) por correio, via sedex. Lendo a mensagem do colega David Lima (acima) fiquei com medo (14 dias sem informação de recebimento). Alguém sabe informar sobre algum problema nesses serviços essa época do ano?
Comentários
Esta informação bate com aquela de que os registos são feitos às sextas-feiras
Tenho certeza que seu processo será concluído antes de fevereiro.
ACP não exige transcrição de casamento do português. A certidão reprográfica legível não precisa ser acompanhada da digitada.
1- Certidão de nascimento de sua mãe, inteiro teor reprográfica, apostilada. Se for mandar a certidão de casamento do português, basta a digitada, autenticada.
2- Certidão de casamento de sua mãe inteiro teor digitada, autenticada.
3- Em outros documentos, apenas:
Certidão de casamento do português;
Certidão de casamento do interessado.
Muito obrigada Mauro. Isso vai me poupar um bom dinheiro porque cada apostilamento aqui na minha cidade, Presidente Prudente/SP, está em torno de R$108,00.
Veja esta discussão sobre cartórios que apostilam:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5029/apostila-de-haia-dicas-de-cartorios-que-efetuam-com-certeza-favor-postar-aqui
Eu tinha escrito isso:
"Parabéns aos novos tugas @Heloísa Helena, @Samanta Sargaço, @Heloisa Sargaço, @carlosr!"
Depois, ao ver a planilha, vi que na linha onde consta Samanta Sargaço e Heloise Sargaço constava o status Despacho.
Daí fiz a correção escrevendo assim:
"Ops!
Desculpem.
Me enganei. @Heloisa Sargaço e @Samanta Sargaço estão na fase de despacho.
Corrigindo: Parabéns a @Heloisa Helena e a @carlosr."
Parece que no intuito de parabenizar os novos tugas, acabei lhe causando alguma confusão em relação a planilha.
Peço desculpas.
Ainda bem que @AllanDC esclareceu.
Bom Natal para para vc, Bom Natal para todos.
Agradeço a ajuda de vcs. Foi de grande valia. Vou pesquisar hoje mesmo e encaminharei via sedex os documentos.
Quero aproveitar a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal.
Vou encaminhar os meus documentos e de meu irmão para atribuição no ACP e gostaria de tirar uma dúvida.
Já tenho: as certidões de nascimento por cópia repográfica com apostilha;
formulário 1C preenchido (sabem se é este mesmo ou se existe outro para o ACP?);
cópia autenticada em cartório das indentidades;
e cópia simples da transcrição de casamento e do assento de nascimento de minha mãe (sabem se preciso autenticar as cópias em cartório?) e o valor seria 175 euros mesmo, né?
Muito obrigada pela atenção!
identidade é bom apostilhar tbm (envia só a do requerente, não precisa enviar outra)
não precisa autenticar os documentos portugueses, cópia simples basta
sim, 175 eur
Em relação a isso, duas dúvidas:
1. Tondela ainda é a melhor opção para a bebê? O casamento já precisa estar transcrito nesse caso?
2. A ACP tem competência para lidar com aquisição por casamento ou tenho que enviar para Lisboa?
1. Sim e sim (precisa estar transcrito, se enviar para Tondela).
2. Só Lisboa.
Fui ao ACP Porto hoje e estava fechado.
Boa dia, tarde ou noite - depende do fuso.
Como Já informei, o Registo do me pai já saiu desde o dia 23/10, mas até agora não chegou nenhuma correspondência em minha casa.
O problema é que a linha de registo me informou que no Registo de nascimento do meu pai foi datado como 03/10/1940 só que meu pai é de 1941.
Hoje, juntei meus papéis para enviar para Porto. Minha dúvida:
Preencho o formulário 1C com o ano de 1940, conforme aparece no sistema da linha de Registo ou preencho com 1941 como de fato é?
Tô muito inclinado a colocar 1940 como aparece no sistema, como não tenho cópia do assento em mãos, fiquei perdido.
Em tempo....
A ACP ainda está aceitando atribuição sem a averbação do casamento com o português como declarante?
Nossa, fiquei alguns dias sem acessar e já tem mais de 200 mensagens no fórum. rs Isso que é produtividade.
Abraços em todos.
Pois estou a 1:10 na linha e nada...