@marianaglguimaraes Ligue para a Linha Registo. Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1. Se for ligação normal: 00 (xx) 351 21 195 0500, opção 1, opção 1, onde xx é sua operadora. Pelo Skype sai mais barato, pois a espera pode ser superior a 15 minutos.
@vladpen minha esposa ligou na LR e foi numerado no dia 16/11/2017 e está na "fase inicial". Se tivesse caído em exigência eles informariam, certo? Quer dizer, pelo menos com relação ao Vale postal é ok né? o numero é 554xx/2017... tem onde acompanhar de outra forma ou apenas na LR? alguém poderia fazer a gentileza de incluir esse processo na lista? Obrigado, Guilherme.
Pessoal, enviei hj documentação para ACP. Agora é ficar no aguardo. Aproveito para agradecer aos moderadores e a todos em geral que com suas dúvidas vamos conseguindo as informações em busca da sonhada cidadania. Um forte abraço a todos.
5 meses pra pedir prova de vida. ACP podia pedir isso logo no primeiro mês pra agilizar. Pessoal que for enviar atribuição de idosos já envia esse documento junto pra agilizar.
@RainierTugarj pelos processos que nós estamos acompanhando, foi 03/11/17, processo numerado dia 30/06/17, mas já temos alguns processos até o dia 17/07/17 em fase de registro.
@cleberson123 Você mandou identidade recente? Mandei documentos de minha mãe hj de 83 anos. A identidade dela é nova. Fiz em agosto desse ano. Espero que não caia em exigência. Abç
Minha avó tem 81 anos, enviei para atribuição dela apenas uma carta escrita a próprio punho informando que ela está com 81 anos viva e lúcida e que é requerente para o processo, reconheci firma da assinatura dela no cartório e enviei (sem apostilar).
O processo dela já está em fase de registro!
Gastei nem 10 reais para isso, seria bom que todos já enviassem uma carta escrita a próprio punho ou algo assim nos processos de requerentes em idade avançada, talvez essa simples carta tenha feito toda a diferença no processo dela além de economizarmos com provas de vida e etc! Fica a dica...
@wsteles, acabei de chegar do cartório e me cobraram pelo documento de "Prova de Vida" R$ 242,43, incluindo nesse valor a Apostila de Haia. Até achei que seria mais caro.
@Paulo Copolillo a identidade da minha mãe, que enviei, era recente também. Tinha tirado esse ano. Acho que pediram devido a idade dela - 87 anos, para ter certeza que ela não faleceu de julho para cá. Penso ser isso.
@wsteles, esse documento chama-se "Escritura Pública de Declaração de Prova de Vida" e só é feito presencialmente. Fiz no Cartório F. Taveira, em Goiânia - GO. Lá mesmo fazem o apostilhamento. Me disseram, no cartório, que esse documento se tornou muito comum ultimamente pois está sendo exigido para pensionistas e dependentes, sobretudo das Forças Armadas.
Pessoal; Estou separando os documentos para pedir a cidadania do meu pai. O meu avô, era o português (já falecido) e como ninguém da minha família tinha a certidão de nascimento dele tive que pedir no Arquivo Distrital da Guarda e eles me enviaram uma "Certidão Narrativa de Nascimento" constando o número do livro, lugar de nascimento, avós, bisavós e a data de nascimento. Minha dúvida é se esse documento serve e se servir, se tenho que enviar esse documento original ou a cópia autenticada serve?
@LuRa A certidão do assento de batismo do meu avô de 1884 e a de casamento dos meus bisavós de 1776 foram enviadas cópias autenticadas em cartório no Brasil. Foram aceitas sem problema. Eu não tinha a original que foram utilizadas pelo meu tio no processo dele.
Atualmente Tondela só aceita assento anterior a 1911 certificado pelo Arquivo Distrital. Preferimos indicar essa prática para que o processo não caia em exigência não só em Tondela mas em nenhuma Conservatória.
Tem sido postados com certa frequência aqui no Fórum casos de Vales Postais que chegam em Portugal com valor a menos...Se seguirem as orientações aqui do Fórum e fizerem com atenção...As chances de ocorrer esse tipo de problema praticamente deixam de existir...
Como escreveu.. a @Mei mais acima...A maneira correta de emitir o Vale Postal é essa que aparece na foto que ela postou...Com o valor da remessa em euros impressa no comprovante...Fazendo assim fica a certeza do valor em euros enviado... Simples assim...!!!
Uma dica...Antes de se dirigir a uma agência dos Correios consulte a cotação do euro na página dos Correios...(Link abaixo)...**(TEM DUAS COTAÇÕES DE EURO...USE A DE MAIOR VALOR)...
Obtendo a cotação do euro do dia...(Essa cotação NÃO muda ao longo do dia)...Multiplique pelo valor em euros...120 ou 175 e o valor que der em Reais...Arredonde para mais...
EXEMPLO...:
Consta na página dos Correios hoje...:
EURO................................................................................................................................R$ 4,0425 Válido para 05 de Dezembro de 2017
**(Esse valor vale para o dia inteiro...Não muda ao longo do dia)...!!!
Então para Um Processo de Atribuição...(175,00 euros)...Ficaria assim...:
4,0425 X 175,00 = (+ -) R$707,44 ...(Arredonde esse valor para mais)...POR EXEMPLO R$ 715,00 ...
Então faça a conta inversa dividindo esse valor em Reais arredondado para mais pela cotação do euro e obterá EXATAMENTE o valor em Euros que vai sair no comprovante...:
715,00 / 4,0425 = 176,87 euros
(Ou seja...Estará enviando 1,87 euro a mais do que o emolumento a ser pago por um processo de Atribuição)...
O comprovante ficaria assim...:
Remessa EUR : 176,87 Cotação R$ : 4,0425 Valor da Remessa R$ : 715,00 Tarifas/Serviços R$ : 45,73 Valor Efetivo Total (VET) : 4,30 Valor Total a Pagar R$ : 760,73
IMPORTANTE...: **Escreva esse valor...(R$ 715,00)...Em uma folha de papel e entregue ao atendente dos Correios...Diga que quer fazer um Vale Postal Eletrônico Internacional **NESSE VALOR** para Portugal...Diga também que é necessário que saia impresso no Comprovante o valor da Remessa em EURO...!!!
PS...: Se o funcionário dos Correios disser que...¨não dá pra fazer assim¨...Peça pra falar com um supervisor...Como já vimos aqui no Fórum...Dá pra fazer assim SIM...!!!
PPS...: Se não houver problema... Vou postar isso no Tópico sobre Vale Postal também...Para o pessoal que consulta por lá...
@Mariza Guerra. No meu caso foi o ACP. As cópias autenticadas eram dos assentos certificados do Arquivo Distrital da Madeira. Entendo que certificado não quer dizer o original, mas a cópia reprográfica do livro com o carimbo do serventuário do cartório português atestando a veracidade, já que não é assento digitalizado. Esse foi o meu entendimento quando enviei em maio desse ano e não houve exigência dos originais. Se Tondela exige é melhor quem não tem o original não enviar para lá. Cada conservatória tem procedimentos diferentes, como no caso da transcrição de casamento.
Estou falando de assentos com carimbo do serventuário do Arquivo Distrital, isto seria um documento original ou certificado. Se o ACP aceitou um xerox autenticado no Brasil é uma boa notícia. Assim, se pode conservar o original.
@Mariza Nossa achei que pudesse enviar apenas copia do registro e informar o numero do assento no requerimento. Ainda bem que nao enviei pois estava aguardando a 2 via do RG ficar pronta. Devo mandar a original recebida de Portugal entao? Que pena, gostaria de manter a original! A que eu recebi nao foi a narrativa, foi a copia do livro de baptismo (bisa nascido em 1892). Posso mandar ela mesmo ne?
Obrigada @Daniel Henriques Se eu puder fazer uma última pergunta, posso enviar para algum e-mail de ACP uma cópia digitalizadas dos documentos do processo, para que eles analisem se está tudo certo ou não? Vi que algumas pessoas fizeram isso em Tondela
Tenho uma dúvida a respeito da planilha compartilhada para controle dos pedidos: Cada um que envia documentação entra com os dados ou os moderadores que mantém esse controle?
Enviei meus docs para atribuição (pai português) em 13 Set 17, e só hoje consegui contato com a LR (depois de aguardar 15min na linha como falaram algumas páginas antes) para pegar meu número de processo (#40657 de 2017). Me disseram que está em fase inicial. Então vou seguir aguardando pois sei que demora...
Essa informação eu atualizo na planilha do Drive ou algum mod irá fazer isso?
Comentários
Ligue para a Linha Registo. Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1. Se for ligação normal:
00 (xx) 351 21 195 0500, opção 1, opção 1, onde xx é sua operadora. Pelo Skype sai mais barato, pois a espera pode ser superior a 15 minutos.
ACP podia pedir isso logo no primeiro mês pra agilizar.
Pessoal que for enviar atribuição de idosos já envia esse documento junto pra agilizar.
Você mandou identidade recente?
Mandei documentos de minha mãe hj de 83 anos. A identidade dela é nova. Fiz em agosto desse ano. Espero que não caia em exigência.
Abç
Minha avó tem 81 anos, enviei para atribuição dela apenas uma carta escrita a próprio punho informando que ela está com 81 anos viva e lúcida e que é requerente para o processo, reconheci firma da assinatura dela no cartório e enviei (sem apostilar).
O processo dela já está em fase de registro!
Gastei nem 10 reais para isso, seria bom que todos já enviassem uma carta escrita a próprio punho ou algo assim nos processos de requerentes em idade avançada, talvez essa simples carta tenha feito toda a diferença no processo dela além de economizarmos com provas de vida e etc! Fica a dica...
Me disseram, no cartório, que esse documento se tornou muito comum ultimamente pois está sendo exigido para pensionistas e dependentes, sobretudo das Forças Armadas.
Estou separando os documentos para pedir a cidadania do meu pai. O meu avô, era o português (já falecido) e como ninguém da minha família tinha a certidão de nascimento dele tive que pedir no Arquivo Distrital da Guarda e eles me enviaram uma "Certidão Narrativa de Nascimento" constando o número do livro, lugar de nascimento, avós, bisavós e a data de nascimento.
Minha dúvida é se esse documento serve e se servir, se tenho que enviar esse documento original ou a cópia autenticada serve?
Obrigada!
Atualmente Tondela só aceita assento anterior a 1911 certificado pelo Arquivo Distrital. Preferimos indicar essa prática para que o processo não caia em exigência não só em Tondela mas em nenhuma Conservatória.
Tem sido postados com certa frequência aqui no Fórum casos de Vales Postais que chegam em Portugal com valor a menos...Se seguirem as orientações aqui do Fórum e fizerem com atenção...As chances de ocorrer esse tipo de problema praticamente deixam de existir...
Como escreveu.. a @Mei mais acima...A maneira correta de emitir o Vale Postal é essa que aparece na foto que ela postou...Com o valor da remessa em euros impressa no comprovante...Fazendo assim fica a certeza do valor em euros enviado...
Simples assim...!!!
Uma dica...Antes de se dirigir a uma agência dos Correios consulte a cotação do euro na página dos Correios...(Link abaixo)...**(TEM DUAS COTAÇÕES DE EURO...USE A DE MAIOR VALOR)...
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/
Obtendo a cotação do euro do dia...(Essa cotação NÃO muda ao longo do dia)...Multiplique pelo valor em euros...120 ou 175 e o valor que der em Reais...Arredonde para mais...
EXEMPLO...:
Consta na página dos Correios hoje...:
EURO................................................................................................................................R$ 4,0425
Válido para 05 de Dezembro de 2017
**(Esse valor vale para o dia inteiro...Não muda ao longo do dia)...!!!
Então para Um Processo de Atribuição...(175,00 euros)...Ficaria assim...:
4,0425 X 175,00 = (+ -) R$707,44 ...(Arredonde esse valor para mais)...POR EXEMPLO R$ 715,00 ...
Então faça a conta inversa dividindo esse valor em Reais arredondado para mais pela cotação do euro e obterá EXATAMENTE o valor em Euros que vai sair no comprovante...:
715,00 / 4,0425 = 176,87 euros
(Ou seja...Estará enviando 1,87 euro a mais do que o emolumento a ser pago por um processo de Atribuição)...
O comprovante ficaria assim...:
Remessa EUR : 176,87
Cotação R$ : 4,0425
Valor da Remessa R$ : 715,00
Tarifas/Serviços R$ : 45,73
Valor Efetivo Total (VET) : 4,30
Valor Total a Pagar R$ : 760,73
IMPORTANTE...:
**Escreva esse valor...(R$ 715,00)...Em uma folha de papel e entregue ao atendente dos Correios...Diga que quer fazer um Vale Postal Eletrônico Internacional **NESSE VALOR** para Portugal...Diga também que é necessário que saia impresso no Comprovante o valor da Remessa em EURO...!!!
PS...: Se o funcionário dos Correios disser que...¨não dá pra fazer assim¨...Peça pra falar com um supervisor...Como já vimos aqui no Fórum...Dá pra fazer assim SIM...!!!
PPS...: Se não houver problema... Vou postar isso no Tópico sobre Vale Postal também...Para o pessoal que consulta por lá...
Estou falando de assentos com carimbo do serventuário do Arquivo Distrital, isto seria um documento original ou certificado. Se o ACP aceitou um xerox autenticado no Brasil é uma boa notícia. Assim, se pode conservar o original.
Obrigado pela atenção, criei um tópico lá na área correta e estou sendo ajudado!
Ainda bem que nao enviei pois estava aguardando a 2 via do RG ficar pronta.
Devo mandar a original recebida de Portugal entao? Que pena, gostaria de manter a original!
A que eu recebi nao foi a narrativa, foi a copia do livro de baptismo (bisa nascido em 1892). Posso mandar ela mesmo ne?
Se eu puder fazer uma última pergunta, posso enviar para algum e-mail de ACP uma cópia digitalizadas dos documentos do processo, para que eles analisem se está tudo certo ou não? Vi que algumas pessoas fizeram isso em Tondela
Tenho uma dúvida a respeito da planilha compartilhada para controle dos pedidos:
Cada um que envia documentação entra com os dados ou os moderadores que mantém esse controle?
Enviei meus docs para atribuição (pai português) em 13 Set 17, e só hoje consegui contato com a LR (depois de aguardar 15min na linha como falaram algumas páginas antes) para pegar meu número de processo (#40657 de 2017). Me disseram que está em fase inicial. Então vou seguir aguardando pois sei que demora...
Essa informação eu atualizo na planilha do Drive ou algum mod irá fazer isso?