@vilela No seu caso, até onde consegui aprender aqui no grupo, não basta a cópia do assento. Mas você já a ter vai facilitar muito acredito. Nela deve ter os dados do local de nascimento, com esse dado, entre no tópico de Busca de Certidões Portuguesas. Você precisará pedir uma espécie de segunda via ao arquivo distrital aonde nasceu seu avô. Essa segunda via original, não cópia, é que vai instruir o processo da sua mãe.
@MeI, é vdd. Já tinha lido sobre isso. No caso desse processo de minha filha, embora o funcionário dos Correios tenha utilizado a cotação menor do Euro, o vale foi de 710 Reais, que na cotação maior do dia da emissão ficou em pouco mais do que 178 Euros. Minha preocupação era de que no dia do saque a conversão não desse os 175 Euros, já que essa moeda tem tido variações fortes. Mas pelo jeito foi td ok, pq já houve numeração. Agora é aguardar as fases do processo. Valeu pelo comentário!
Pessoal pelo que pesquisei é possível realizar a transcrição de casamentos dos pais e a nacionalidade do filho junto. Mas pergunto possível realizar o pedido da sua nacionalidade e transcrever o seu casamento junto?
Tudo dando certo na segunda-feira que vem estarei com os Documentos da minha esposa na mão para enviar. Já vi aqui no forum que onde ia fazer o VP Voluntário da Patria, Botafogo está suspenso, em 01/12 o @Ricardo Gabriel conseguiu em São Cristovão na Rua Campo de São Cristovão, 378. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/122221/#Comment_122221
Bom dia , meu processo foi enviado dia 01/11 e recebido 14-11. Recebi um e-mail no dia 14-11 dizendo que faltava um valor do vale postal que não foi completo por causa da conversão do valor do euro/real. Enfim, eu fiz um novo vale postal no valor que faltou e enviei o comprovante via email para a Sra Graça que foi a pessoa que me enviou o e-mail. esse envio foi dia 16-11 e ate hoje ninguém me respondeu mais. Alguem sabe me dizer como posso ter alguma informação sobre o processo??? No e-mail que recebi veio um numero de processo 53xxx/17. Estou preocupada com isso.
@Jefferson Oliveira só vi casos assim em Tondela e para atribuição de menores (que eles dão prioridade). Até aonde sei as conservatórias não estão aceitando o processo de atribuição e transcrição de casamento da mesma pessoa junto.
Oi gente! Uma dúvida... A CRC de Porto faz o processo de atribuição sem o averbamento de casamento? Meu avô foi casado com minha avó (alemã), mas não averbaram, e não sei onde encontraria a certidão de nascimento dela para poder averbar =/ Mas ele foi o declarante do nascimento do meu pai, logo depois dele nascer. Abçs
O valor em euros enviado por vale internacional não é afetado pelas oscilações no câmbio. Os 175 euros na cotação correta do dia serão retirados pela Conservatória. Seria catastrófico se o vale fosse afetado pelas oscilações cambiais. Alguns teriam inclusive que receber troco.
#2 - Pode...Também... ¨responder¨ ...(novamente)...ao email da Sra. Graça recebido em 14/11 ...Solicitando a ela a gentileza de confirmar se o complemento do VP que você enviou foi no valor suficiente para o pagamento dos emolumentos devidos...
#3 - Pode...Também... Mandar um email para : rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt Forneça todos os dados como...Data do envio...Emitente...Beneficiário / Conservatória...Valor e número do vale... **(Li relatos aqui no Fórum de solicitações que foram respondidas no mesmo dia...)...
PS...: Uma boa ideia seria você compartilhar aqui mais detalhes sobre seu caso...Tais como o real motivo de ter chegado um valor menor para o beneficiário do VP...De quanto foi a diferença...E se seu problema já foi...(E de que maneira foi)...efetivamente resolvido...
Outros usuários do Fórum com problemas semelhantes ao seu podem se beneficiar dessas informações...
@MagnoMM como eu te falei no tópico de VNGaia e a @Mei comentou aqu tem que seri pela ACP (Arquivo Central do Porto) as outras CRCs do Porto não aceitam.
@Nilton Hessel obrigada pela ajuda, vou enviar os e-mail solicitando alguma confirmação. Quando eu tiver alguma resposta eu comunico a vocês todos do fórum...abraços...
Fiz a Transcrição de Casamento dos meu avos recentemente, enviei 5 Euros a mais, logo, o vale saiu com o valor de 125 Euros (uns 480 Reais).
Sinceramente, acho que não vale a pena a riscar enviar o valor exato, por causa de 20 reais a mais no valor final. Já tivemos vários relatos de pessoas que tiveram algum problemas, por faltar alguns euros na hora que a Conservatória foi sacar o valor. Farei o mesmo na atribuição, vou enviar uns 5 euros a mais.
Fala galera, eu enviei os docs para atribuição do meu pai em outubro. Sendo que eu deveria chegar em Portugal em julho. Para dar entrada no meu processo será que vale a pena tentar a 3crc Porto? Estou meio que tentando correr contra o tempo
@Vlad Essa é a dúvida, porque no caso o processo ficar parado mais tempo e ser mais custoso complica um pouco, acho que é o caso perguntar a conservatória né? Ela tem a saúde mental e física excelente e assina todos os processos.
@andregmgomes vou dar uma olhada nos tópicos melhor.Mas já adiantando, no caso eles enviariam essa 2 via da certidão de lá? Teria que pagar de alguma forma certo?
Boa noite. Recebi uma correspondência referente ao processo da minha mãe, MARIA DA GLÓRIA GONÇALVES RIOS, onde fazem a seguinte exigência: "- Fazer prova de vida junto ao Consulado Português". Alguém já teve esse pedido? É que estive no consulado que tem aqui em Goiânia (Consulado Honorífico) e me orientaram a fazer esse documento no cartório de registro civil (é uma certidão que fazem nos cartórios) e apostilar. Alguém sabe se é assim mesmo? Se puderem me orientar, agradeço.
Boa noite pessoal. O processo da minha filha, MARIANA RIOS PEREIRA foi recebido em 04/08. Número 34XXX-2017. Em 19/10 tivemos a informação que estava "em análise". Peço que alguém faça a gentileza de colocar na planilha pois tenho medo de lançar alguma coisa errada. Muito obrigada. Silvana Rios
@Vlad Pen, realmente esse é o caso da minha mãe. Ela está com 87 anos. Minha dúvida é que eles colocaram na carta pra fazer junto ao Consulado Português e aqui me disseram pra fazer no cartório. Sendo assim, então vou ao cartório amanhã. Eu envio pra Porto por carta registrada e indico o número do processo né? Me deram o prazo de 20 dias úteis. Outra dúvida: eu estava com medo porque a documentação da minha mãe tinha algumas inconsistências: diferença de grafia no nome de alguns avós, que não estavam idênticos aos nomes que apareciam nas certidões de nascimento de meus avós. Eu acho que se eles pediram essa prova de vida e não falaram nada sobre essas diferenças, provavelmente não pedirão mais. Estou torcendo por isso. Muito obrigada pelo esclarecimento.
@vilela Eu nunca fiz esse processo, pois meus pais nasceram em 1929. Mas já li tópicos no fórum sobre o assunto na área de Busca de Certidões Portuguesas. Tentei encontrar lá um tópico sobre como proceder em casos de nascimento anterior a 1911, mas não tive sorte. O que encontrei foi um link com os dados dos Arquivos Distritais. Sugiro que encontre o que seria do seu avô e, caso não encontre o passo a passo aqui no fórum, entre em contato com eles.
Oi. Eu enviei o processo da minha avó dia 06/11 e foi recebido lá dia 13/11. Não recebi nenhum e-mail até agora. como faço para acompanhar? Eu li em algum lugar que somente o interessado pode ligar na LR, é verdade? tem alguma outra forma de ter informações?
@Guilherme os processos levam um tempo para serem numerados.Aconselho a esperar mais uns 15 dias e ligar na Linha de Registro para pegar a numeração do processo.Depois só aguardar.
Comentários
No seu caso, até onde consegui aprender aqui no grupo, não basta a cópia do assento. Mas você já a ter vai facilitar muito acredito. Nela deve ter os dados do local de nascimento, com esse dado, entre no tópico de Busca de Certidões Portuguesas. Você precisará pedir uma espécie de segunda via ao arquivo distrital aonde nasceu seu avô. Essa segunda via original, não cópia, é que vai instruir o processo da sua mãe.
Mas pelo jeito foi td ok, pq já houve numeração.
Agora é aguardar as fases do processo.
Valeu pelo comentário!
Tudo dando certo na segunda-feira que vem estarei com os Documentos da minha esposa na mão para enviar.
Já vi aqui no forum que onde ia fazer o VP Voluntário da Patria, Botafogo está suspenso, em 01/12 o @Ricardo Gabriel conseguiu em São Cristovão na Rua Campo de São Cristovão, 378.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/122221/#Comment_122221
Uma dúvida...
A CRC de Porto faz o processo de atribuição sem o averbamento de casamento?
Meu avô foi casado com minha avó (alemã), mas não averbaram, e não sei onde encontraria a certidão de nascimento dela para poder averbar =/
Mas ele foi o declarante do nascimento do meu pai, logo depois dele nascer.
Abçs
O valor em euros enviado por vale internacional não é afetado pelas oscilações no câmbio. Os 175 euros na cotação correta do dia serão retirados pela Conservatória. Seria catastrófico se o vale fosse afetado pelas oscilações cambiais. Alguns teriam inclusive que receber troco.
Acredito que já deve estar tudo certo pois os VPs ficam disponíveis ao destinatário imediatamente após o envio...
Mas se quiser tirar essa pulga de trás da orelha...Pode fazer o seguinte...:
#1 - Pode solicitar junto á ctt informações sobre esse VP complementar através do link abaixo...(A resposta costuma demorar uns dias)...
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
#2 - Pode...Também... ¨responder¨ ...(novamente)...ao email da Sra. Graça recebido em 14/11 ...Solicitando a ela a gentileza de confirmar se o complemento do VP que você enviou foi no valor suficiente para o pagamento dos emolumentos devidos...
#3 - Pode...Também... Mandar um email para : rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Forneça todos os dados como...Data do envio...Emitente...Beneficiário / Conservatória...Valor e número do vale...
**(Li relatos aqui no Fórum de solicitações que foram respondidas no mesmo dia...)...
PS...: Uma boa ideia seria você compartilhar aqui mais detalhes sobre seu caso...Tais como o real motivo de ter chegado um valor menor para o beneficiário do VP...De quanto foi a diferença...E se seu problema já foi...(E de que maneira foi)...efetivamente resolvido...
Outros usuários do Fórum com problemas semelhantes ao seu podem se beneficiar dessas informações...
Boa Sorte...
Vocês sabem qual é a conservatória certa?
Pq em Porto tem mais de uma CRC...
(+351) 211 950 500
opção 1, opção 1
informar o nome e a data de nascimento
00 (41) 351 21 195 0500 onde é sua operadora.
Fiz a Transcrição de Casamento dos meu avos recentemente, enviei 5 Euros a mais, logo, o vale saiu com o valor de 125 Euros (uns 480 Reais).
Sinceramente, acho que não vale a pena a riscar enviar o valor exato, por causa de 20 reais a mais no valor final. Já tivemos vários relatos de pessoas que tiveram algum problemas, por faltar alguns euros na hora que a Conservatória foi sacar o valor. Farei o mesmo na atribuição, vou enviar uns 5 euros a mais.
@andregmgomes vou dar uma olhada nos tópicos melhor.Mas já adiantando, no caso eles enviariam essa 2 via da certidão de lá? Teria que pagar de alguma forma certo?
"- Fazer prova de vida junto ao Consulado Português".
Alguém já teve esse pedido? É que estive no consulado que tem aqui em Goiânia (Consulado Honorífico) e me orientaram a fazer esse documento no cartório de registro civil (é uma certidão que fazem nos cartórios) e apostilar. Alguém sabe se é assim mesmo?
Se puderem me orientar, agradeço.
Silvana Rios
Outra dúvida: eu estava com medo porque a documentação da minha mãe tinha algumas inconsistências: diferença de grafia no nome de alguns avós, que não estavam idênticos aos nomes que apareciam nas certidões de nascimento de meus avós. Eu acho que se eles pediram essa prova de vida e não falaram nada sobre essas diferenças, provavelmente não pedirão mais. Estou torcendo por isso.
Muito obrigada pelo esclarecimento.
Eu nunca fiz esse processo, pois meus pais nasceram em 1929. Mas já li tópicos no fórum sobre o assunto na área de Busca de Certidões Portuguesas. Tentei encontrar lá um tópico sobre como proceder em casos de nascimento anterior a 1911, mas não tive sorte. O que encontrei foi um link com os dados dos Arquivos Distritais. Sugiro que encontre o que seria do seu avô e, caso não encontre o passo a passo aqui no fórum, entre em contato com eles.
http://arquivos.dglab.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/rede-dgarq/arquivos-regionais/#advrl