Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11231241261281291559

Comentários

• @Felipe Maia qualquer pessoa pode atualizar ou se tiver dificuldade basta pedir ajuda. abs
  • Vcs chegaram a mandar e-mail pro ACP alguma vez? Foram respondidos? Tem quase 1 semana q eu to esperando resposta e nada =/
    O e-mail que vcs usaram foi o arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt?
  • @MagnoMM devido ao volume de trabalho, as conservadorias dificilmente respondem e-mails.
  • editado December 2017
    .... Já achei a resposta.
  • @MagnoMM eu enviei meus docs em setembro e até hoje mais cedo não tinha conseguido nenhum contato por email.

Hoje consegui falar através da LR (Linha Registros) e obter meu numero de processo.

Dai solicitei o atendente para confirmar o email da conservatória e ele me passou o arquivocentral.porto@irn.mj.pt !

Acredito que possa tentar esse, mas como falaram, devido ao volume pode ser que não respondam... A melhor opção é ligar na LR. (E sim, pode demorar até atenderem, hoje aguardei na linha por 15 minutos até ser atendido, então insista)
  • @Tiago K

Se for enviar o processo para Tondela será preciso enviar a certidão original que é a cópia do livro acompanhada da certificação enviada pelo Arquivo Distrital. Para outra Conservatória não estou certa se aceitarão um xerox autenticado. Pelo depoimento acima o ACP aceitaria.
  • Boa tarde, a previsão e o prazo que vocês colocam na tabela, como conseguem essa data? por algum email? Liguei na LR e a atendente falou não haver nem prazo, nem previsão.Foi má vontade dela?
  • Thiago KThiago K Member
    editado December 2017
    @Mariza , vou mandar para ACP mas por via das duvidas mandarei a original mesmo. Gostaria de segurar, mas quero evitar qualquer tipo de atraso por documentacao.
    Obrigado!
  • @Divo macedo as previsões de prazo são com base no tempo observado nos processos do pessoal daqui do fórum que compartilha as informações dos seus processos.
  • Obrigada pela ajuda @Vlad Pen e @Rita Louback.
  • Processos travados na ACP nestes últimos dias, na 3 CRC do Porto está levando em média 3 meses, e olha que quase enviei meu processo para lá, mas por ser nova no forum fiquei com medo kkkkkk
  • @;Ricardo, a ACP esta com algum problema ?
  • Gente, pois é! Mais nenhuma conclusão no ACP? Alguém sabe se aconteceu alguma coisa fora do normal?
  • @wsteles ixi! Então deve ser isso. Poxa, foi acontecer logo na nossa vez! "/
  • @flavioswerts também creio como disse o @wsteles que os processos vindos da CRC Lisboa contribuíram para a demora. Nenhum processo concluído após 30/06.
  • Ontem estive lá para entregar uma exigência do processo da minha sogra, e na fila uma advogada com vários processos em mãos me falou que tem 3 semanas que a conservadora não tem despachado nada.
  • Tomara @Mei
    Nossa @Rafael 3 semanas é muita coisa.
    Vamos aguardar, quem sabe muitos aqui ganhem número de assento de presente de Natal kkk
  • Boa noite, estive la no ACP essa semana e vi que estão em final de obra e esta um pouco mudado por la, nao fazem mais algumas coisas (nada relacionado a cidadania, mais pra cidadão mesmo) e por isso está um pouco menos movimentada e o efetivo que trabalhava no balcão está trabalhando interno (espero que seja pra cidadania), fiquei sabendo que meu processo caiu em exigência somente indo la, nem linha de registro e nem enviaram email ou carta, perguntei pq e eles avisaram que como meu endereço estava do Brasil, a ordem era juntar uns tantos e avisar por leva. Meu processo é numero 32xxx/2017 e estava em registro, na linha de registro dizia somente pre despacho há uns 2 meses, ela me informou tbm que estavam entre os 30 mil e poucos, concluo que o meu é 32, devem estar por volta desse, mas estão aguardando juntar muitos pra avisar
  • Paulo PachecoPaulo Pacheco Member
    editado December 2017
    @Cralima qual foi o motivo da exigência no seu caso?

[Editado] já vi aqui na planilha, prova de vida...
  • @Cralima
    Vi que o seu processo caiu em exigência... Prova de vida. Gostaria de saber qntos anos tem a pessoa q está solicitando a cidadania e se tinha expedido RG ou outro documento de identificação recente. Estou tentando a atribuição do meu avô e ele ja tem 87 anos, então expedi um RG novo p ele... Ficou pronto essa semana. tô em dúvida se mando junto a prova de vida ou não.
  • @Mei
    Sei q já me respondeu essa dúvida, mas ainda estou confusa. Se vc ou alguém puder me ajudar, agradeço!

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

Vi nesse manual de como preencher o formulário 1C, o seguinte:

QUADRO 4:

Assinale um X em nos quadradinhos 1, 2 e 3.

Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)". Para outros documentos, indicar quais. Se não houver documentos extras (além dos citados em 1,2 e 3), não assinalar.

Em qual caso haveria a necessidade de envio da certidão de casamento do português?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @lek0gta já está tácito ali no texto: "em caso de português nascido antes de 1911"
  • @David Lima

Então... A instrução q recebi, foi que não era necessário o envio da certidão de casamento do português, mesmo sendo nascido antes de 1911, por isso estou confuso
  • @lekOgata,certidões anteriores a 1911 só possuiam o primeiro nome do português. A certidão de casamento é para comprovação de nomes .
  • @Vlad Pen

Obrigada!
  • @lekOgata O meu pai, mesmo com RG novinho, caiu em exigência de prova de vida. Quando o requerente for maior de 65 anos envie de uma vez para evitar esse atraso. Se estiver no Rio é possível fazer no serviço social do consulado. Não precisa agendar e a taxa é de 85 reais.
  • @Vlad Pen Gostaria de saber como fazem para fixar o sobrenome do português que nasceu antes de 1911 se ele era solteiro. Alguém sabe de algum caso?
  • Alguém sabe se a 3aCRC Porto também não exige transcrição de casamento para atribuição a filho? E se tem algum detalhe como aquele de pai declarante etc?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @lek0gta eu não enviei no processo da minha avó e deu tudo certo. E, inclusive não enviei, pois a certidão de casamento tinha um monte de erro nos sobrenomes de minha bisavó (cônjuge brasileira). Deu certo, mas enviei a de nascimento do bisavô pedida em Arquivo Distrital.
  • Pessoal,
    A minha certidão de nascimento diz que minha mãe tinha 22 anos quando eu nasci. Não cita a data de nascimento dela, apenas cita a idade em anos. Só que minha mãe tinha 19 anos quando eu nasci. Será que ACP implicaria com isso? Todos os outros dados estão corretos: nomes dos avós, nomes dos pais, etc.
    Acabei de tirar a cidadania da minha mãe na 3 CRC do Porto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.