Vcs chegaram a mandar e-mail pro ACP alguma vez? Foram respondidos? Tem quase 1 semana q eu to esperando resposta e nada =/ O e-mail que vcs usaram foi o arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt?
@MagnoMM eu enviei meus docs em setembro e até hoje mais cedo não tinha conseguido nenhum contato por email.
Hoje consegui falar através da LR (Linha Registros) e obter meu numero de processo.
Dai solicitei o atendente para confirmar o email da conservatória e ele me passou o arquivocentral.porto@irn.mj.pt !
Acredito que possa tentar esse, mas como falaram, devido ao volume pode ser que não respondam... A melhor opção é ligar na LR. (E sim, pode demorar até atenderem, hoje aguardei na linha por 15 minutos até ser atendido, então insista)
Se for enviar o processo para Tondela será preciso enviar a certidão original que é a cópia do livro acompanhada da certificação enviada pelo Arquivo Distrital. Para outra Conservatória não estou certa se aceitarão um xerox autenticado. Pelo depoimento acima o ACP aceitaria.
Boa tarde, a previsão e o prazo que vocês colocam na tabela, como conseguem essa data? por algum email? Liguei na LR e a atendente falou não haver nem prazo, nem previsão.Foi má vontade dela?
@Mariza , vou mandar para ACP mas por via das duvidas mandarei a original mesmo. Gostaria de segurar, mas quero evitar qualquer tipo de atraso por documentacao. Obrigado!
@Divo macedo as previsões de prazo são com base no tempo observado nos processos do pessoal daqui do fórum que compartilha as informações dos seus processos.
Processos travados na ACP nestes últimos dias, na 3 CRC do Porto está levando em média 3 meses, e olha que quase enviei meu processo para lá, mas por ser nova no forum fiquei com medo kkkkkk
@flavioswerts também creio como disse o @wsteles que os processos vindos da CRC Lisboa contribuíram para a demora. Nenhum processo concluído após 30/06.
Ontem estive lá para entregar uma exigência do processo da minha sogra, e na fila uma advogada com vários processos em mãos me falou que tem 3 semanas que a conservadora não tem despachado nada.
Boa noite, estive la no ACP essa semana e vi que estão em final de obra e esta um pouco mudado por la, nao fazem mais algumas coisas (nada relacionado a cidadania, mais pra cidadão mesmo) e por isso está um pouco menos movimentada e o efetivo que trabalhava no balcão está trabalhando interno (espero que seja pra cidadania), fiquei sabendo que meu processo caiu em exigência somente indo la, nem linha de registro e nem enviaram email ou carta, perguntei pq e eles avisaram que como meu endereço estava do Brasil, a ordem era juntar uns tantos e avisar por leva. Meu processo é numero 32xxx/2017 e estava em registro, na linha de registro dizia somente pre despacho há uns 2 meses, ela me informou tbm que estavam entre os 30 mil e poucos, concluo que o meu é 32, devem estar por volta desse, mas estão aguardando juntar muitos pra avisar
@Cralima Vi que o seu processo caiu em exigência... Prova de vida. Gostaria de saber qntos anos tem a pessoa q está solicitando a cidadania e se tinha expedido RG ou outro documento de identificação recente. Estou tentando a atribuição do meu avô e ele ja tem 87 anos, então expedi um RG novo p ele... Ficou pronto essa semana. tô em dúvida se mando junto a prova de vida ou não.
Vi nesse manual de como preencher o formulário 1C, o seguinte:
QUADRO 4:
Assinale um X em nos quadradinhos 1, 2 e 3.
Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)". Para outros documentos, indicar quais. Se não houver documentos extras (além dos citados em 1,2 e 3), não assinalar.
Em qual caso haveria a necessidade de envio da certidão de casamento do português?
Então... A instrução q recebi, foi que não era necessário o envio da certidão de casamento do português, mesmo sendo nascido antes de 1911, por isso estou confuso
@lekOgata O meu pai, mesmo com RG novinho, caiu em exigência de prova de vida. Quando o requerente for maior de 65 anos envie de uma vez para evitar esse atraso. Se estiver no Rio é possível fazer no serviço social do consulado. Não precisa agendar e a taxa é de 85 reais.
Alguém sabe se a 3aCRC Porto também não exige transcrição de casamento para atribuição a filho? E se tem algum detalhe como aquele de pai declarante etc?
@lek0gta eu não enviei no processo da minha avó e deu tudo certo. E, inclusive não enviei, pois a certidão de casamento tinha um monte de erro nos sobrenomes de minha bisavó (cônjuge brasileira). Deu certo, mas enviei a de nascimento do bisavô pedida em Arquivo Distrital.
Pessoal, A minha certidão de nascimento diz que minha mãe tinha 22 anos quando eu nasci. Não cita a data de nascimento dela, apenas cita a idade em anos. Só que minha mãe tinha 19 anos quando eu nasci. Será que ACP implicaria com isso? Todos os outros dados estão corretos: nomes dos avós, nomes dos pais, etc. Acabei de tirar a cidadania da minha mãe na 3 CRC do Porto.
Comentários
O e-mail que vcs usaram foi o arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt?
Hoje consegui falar através da LR (Linha Registros) e obter meu numero de processo.
Dai solicitei o atendente para confirmar o email da conservatória e ele me passou o arquivocentral.porto@irn.mj.pt !
Acredito que possa tentar esse, mas como falaram, devido ao volume pode ser que não respondam... A melhor opção é ligar na LR. (E sim, pode demorar até atenderem, hoje aguardei na linha por 15 minutos até ser atendido, então insista)
Se for enviar o processo para Tondela será preciso enviar a certidão original que é a cópia do livro acompanhada da certificação enviada pelo Arquivo Distrital. Para outra Conservatória não estou certa se aceitarão um xerox autenticado. Pelo depoimento acima o ACP aceitaria.
Obrigado!
Nossa @Rafael 3 semanas é muita coisa.
Vamos aguardar, quem sabe muitos aqui ganhem número de assento de presente de Natal kkk
[Editado] já vi aqui na planilha, prova de vida...
Vi que o seu processo caiu em exigência... Prova de vida. Gostaria de saber qntos anos tem a pessoa q está solicitando a cidadania e se tinha expedido RG ou outro documento de identificação recente. Estou tentando a atribuição do meu avô e ele ja tem 87 anos, então expedi um RG novo p ele... Ficou pronto essa semana. tô em dúvida se mando junto a prova de vida ou não.
Sei q já me respondeu essa dúvida, mas ainda estou confusa. Se vc ou alguém puder me ajudar, agradeço!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Vi nesse manual de como preencher o formulário 1C, o seguinte:
QUADRO 4:
Assinale um X em nos quadradinhos 1, 2 e 3.
Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)". Para outros documentos, indicar quais. Se não houver documentos extras (além dos citados em 1,2 e 3), não assinalar.
Em qual caso haveria a necessidade de envio da certidão de casamento do português?
Então... A instrução q recebi, foi que não era necessário o envio da certidão de casamento do português, mesmo sendo nascido antes de 1911, por isso estou confuso
Obrigada!
A minha certidão de nascimento diz que minha mãe tinha 22 anos quando eu nasci. Não cita a data de nascimento dela, apenas cita a idade em anos. Só que minha mãe tinha 19 anos quando eu nasci. Será que ACP implicaria com isso? Todos os outros dados estão corretos: nomes dos avós, nomes dos pais, etc.
Acabei de tirar a cidadania da minha mãe na 3 CRC do Porto.