@BrunaAlvim , para qualquer processo você terá que transcrever o casamento de seus avos - se fizer como neta OU se seu pai fizer como filho.
Se fizer como neta, terá que mandar o atestado de antecedentes criminais do México e o processo está demorando mais de 3 anos. Se fizer como filha, não e o processo leva 6 meses..
Quanto às certidões para o processo de seu pai, só precisa da certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada. Não tem problema algum ele ter se casado, ficado viúvo e casado novamente. Se ele foi o declarante do seu nascimento até que você tivesse completado 1 ano, poderia ser casado 6 vezes e nem assim haveria problema.
A maioria dos cartórios está aceitando os pedidos de certidões pela internet e mandando pelos Correios.
@luiz_almeida , meu caso foi pq coloquei meu título de residência como documento de identificação e não podia uma vez que não consta filiação... exigência: "1.1 - Deverá enviar cópia do documento de identificação devidamente apostilhado/certificado e do qual conste a filiação (ex.RG)." Mandei certificado no notário, jaqueta moro em PT. Estranho é que o processo tá demorando pra ser atualizado comparando com demais processos da mesma época com exigência simples...
Fiz meu processo de atribuição em 2018 e agora estou juntando a documentação para fazer a atribuição de minha filha e tenho uma dúvida. Com relação à minha certidão portuguesa, posso mandar cópia simples da que recebi pelo correio em 2018 ou ela precisa ser emitida há menos de 1 ano? Vou mandar a documentação para o Porto, onde foi feito meu assento em 2018.
@Leticialele estou enviando o processo de cidadania da minha irmã. O casamento de nossa mãe portuguesa já está transcrito em Portugal, porque quando tirei minha cidadania em 2017 tive que fazer o processo. Mas minha mãe mudou de nome, acrescentando o do meu pai. Minha dúvida é se devo enviar uma cópia simples do assento da transcrição de casamento dos meus pais ou não é preciso.
Uma outra dúvida é na atribuição do meu filho menor de idade. Ainda nãocompletou um ano, mas ele já tem identidade. Devo enviar cópia? Se sim simples, autenticada ou apostilada?
@fsorf9 , como é apenas mais uma folha de papel, mande a cópia simples da certidão de casamento portuguesa obtida após a transcrição, junto com a cópia simples do assento.
Quanto a seu filho, não precisa enviar cópia da identidade dele. MAS observe que agora o ACP está exigindo que as cópias autenticadas do RG dos pais sejam apostiladas.
@Fernando Bueno na maioria das vezes as pessoas demoram de informar a conclusão. O que nos deixa com essa sensação.
Por certo os processos de outubro e novembro já foram finalizados.
E segundo os mais experientes no grupo, a partir do final de junho (férias de verão) costuma dar uma diminuída (parada) na análise dos processos. Voltando ao normal em agosto.
pois é, eu reparei. Não só o seu processo, mas o de todos, em geral, está demorando um pouco mais para aprovar. O ritmo diminuiu no mês de abril. Espero que volte ao normal.
@CAansan , @luiz_almeida , algo deve ter acontecido. Os processos dos meus sobrinhos, de 3 e 7 anos, foram aprovados em 4 de abril e, até sexta-feira, não tinham sido criados os registos!!
Infelizmente...Mesmo com a atualização...Já é possível identificar que muita coisa ainda permanece confusa para saber como proceder com a solicitação de serviços pelo site...
Mas recomendo que você vá para a discussão específica para o assunto que pretende...
Se já recebeu o assento, a data do assento aparece escrita nas linhas logo abaixo das bolinhas coloridas, dizendo que foi enviado para sua morada em xx/xx/aaaa. Eu preciso das datas para anotar na planilha. Se foi aprovado, ou se houve exigência, como estão as bolinhas coloridas? O texto abaixo delas?
Esse foi um dos motivos que resolvemos esperar até julho para dar entrada pessoalmente na ACP tinha visto um relato a respeito, um absurdo de caro, burocracia para achar a documentação e ter que apostilar tudo, ai quando enfim chega lá tratam com descuido, triste mesmo.
Boa Noite, recebi a chave de acesso do meu sobrinho menor de 4 anos , receberam na sexta feira e já me mandaram a chave de acesso ,hoje segunda feira , nas primeiras horas , alguém pode incluir na planilha !
Guilherme.
Envio DHL : 20/04/22
Entregue na ACP: 29/04/22
Chave de acesso recebida ; 02/05/22
Processo 61xxx/22 art. 1.C
Obs : Enviei como já tinha postado anteriomente ( 30/04), enviei dois processos separados no mesmo envio , sendo sobrinho menor e do meu filho +18, e do meu filho não mandaram ainda a chave , ficar na expectativa e aviso para a planilha tbm a dele!
@patriciadantas83 extravios acontecem. Esperar até julho, ao meu sentir, é uma perda de tempo. Documentos podem ser perdidos e vai cair em exigência e não há muito o que se fazer. Ao menos para quem mora longe. Ressalto que julho é mês de férias de muitos funcionários. As conservatórias estão sempre lotadas e se não conseguir agendamento, vai ter que madrugar na fila ou corre o risco de não ser atendido. Se fosse em Lisboa, que leva cerca de 4 meses para mandar a senha, até entenderia, como eu mesmo fiz com a minha esposa. No entanto, para o ACP, entendo que não vale a pena.
E lembre-se que mudanças acontecem a todo instante e a competência originária é de Lisboa, mas que é delegada também para ACP e que isso pode ser alterado, apesar de improvável, a qualquer instante.
Quando ao assunto da colega @Raquel_abreu, da perda de documentos é bem complicado, de fato, mas eu nunca ouvi falar sobre o ocorrido, mas, apesar do transtorno, pode acontecer. Como os documentos estão apostilados, pode ser que aceitem as cópias digitais, não sei. Mas acredito que será pedido o envio de mais alguma coisa, ainda que isso ocorra mais adiante. Espero que essa situação seja contornada. Estarei torcendo.
Porém, quanto ao envio ou a entrega pessoal, reflita sobre isso. E pesquisa para saber se a conservatória estará funcionando normalmente todos os dias no período em que você irá tentar entregar os seus documentos.
@Destefano Obrigada por suas palavras e alertas, no meu caso o que esta acontecendo é o seguinte; tirei a nacionalidade da minha mãe via consulado de São Paulo, pois não conhecia esse fórum, acabo de enviar a transcrição do casamento, moro em Santos, enviei para o consulado daqui mesmo pois sei que para transcrição costuma ser rápido, a sequencia é tirar a minha e de duas irmãs, contando que a transcrição demora de 1 a 2 meses para sair, vai cair exatamente na data da minha viagem para lá, mesmo morando em Santos demora um pouco para eles mandarem o documento físico, estava na duvida entre enviar DHL ou pessoalmente a meses, mas estou dando entrada desta vez em 5 processos no total, eu/irmãs/primo/amiga. Por conta desse contexto penso em entregar pessoalmente, pois a data será a mesma. Mas como vcs alertam aqui, é difícil o atendimento lá, logo, continuo no empasse , kkkkkkk.
Concordo com o @Destefano que o melhor seria mandar de imediato por DHL para ser numerado e entrar na fila. Esperar até Julho só tem a perder. Entregar pessoalmente é sempre uma opção ruim. Não é o que se aconselha, mas cada um pode fazer como quer.
A menos que a pessoa more em PT, entregar pessoalmente é sempre um risco maior do que mandar pelo correio. Já vi vários relatos de pessoas que foram entregar pessoalmente, e não passou na conferência e não recebem. Teve que voltar para o BR com o processo, completar e mandar por DHL iniciando meses depois.
@Raquel_abreu , em todos esses anos que acompanho desde 2018, nunca vi algum processo ter sido perdido. Somente uma vez, eles escanearam os documentos dos dois filhos como se fosse um só. Mandou um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, eles verificaram que os dois processos tinham sido escaneados juntos, e separaram os dois. Não precisou mandar nenhum documento extra.
Deve ter sido o que aconteceu com o seu. Perder o pacote de documentos, eu nunca vi. Pode acontecer, mas é improvável.
Mas se você estiver tratando com a Conservatória, eles vão insistir que fizeram certo. Tente essa abordagem num caminho diferente.
Enviei os documentos para o pedido de nacionalidade da minha mãe (Lucia H. Castanheira Ramos) em 03/03/2022 via DHL. Eles chegaram no Porto em 14/03/2022 e no dia 18/03/2022 recebi o e-mail do ACP com a chave de acesso e a informação de que o processo foi recebido, juntamente com o número que foi atribuído a ele: 36XX4/2022.
Acontece que até hoje, 03/05/2022, o status do processo ainda não foi alterado (bolinha verde 1).
É normal esse tempo, de quase 2 meses, para que o processo seja registrado e avance para a fase 2 ("Foi registado") ou pode ter havido algum problema com a documentação? Seria necessário entrar em contato com a conservatória ainda nessa fase? Ou está tudo dentro do esperado?
Aproveito a oportunidade para solicitar, encarecidamente, a algum colega que entenda de excel para incluir meu processo na planilha do Fórum. Tentei compreender como funcionava, mas não consegui.... rsrsrs
Agradeço, desde já, por todo o auxílio que já recebi deste Fórum até agora.
Comentários
@BrunaAlvim , para qualquer processo você terá que transcrever o casamento de seus avos - se fizer como neta OU se seu pai fizer como filho.
Se fizer como neta, terá que mandar o atestado de antecedentes criminais do México e o processo está demorando mais de 3 anos. Se fizer como filha, não e o processo leva 6 meses..
Faça como o @gandalf sugeriu:
1 - Transcreva o casamento de seus avós;
2 - Faça o processo de seu pai como filho;
3 - Faça seu processo como filha.
Em 1 ano, será portuguesa.
Quanto às certidões para o processo de seu pai, só precisa da certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada. Não tem problema algum ele ter se casado, ficado viúvo e casado novamente. Se ele foi o declarante do seu nascimento até que você tivesse completado 1 ano, poderia ser casado 6 vezes e nem assim haveria problema.
A maioria dos cartórios está aceitando os pedidos de certidões pela internet e mandando pelos Correios.
Boa noite galera!
Todos os processos de menores do mês de março/2022 estão na bolinha 4-marrom.
Bons ventos.
@luiz_almeida , meu caso foi pq coloquei meu título de residência como documento de identificação e não podia uma vez que não consta filiação... exigência: "1.1 - Deverá enviar cópia do documento de identificação devidamente apostilhado/certificado e do qual conste a filiação (ex.RG)." Mandei certificado no notário, jaqueta moro em PT. Estranho é que o processo tá demorando pra ser atualizado comparando com demais processos da mesma época com exigência simples...
@Leticialele e @gandalf
Boa noite!
Li o seguinte em um dos comentários: Sobre a exigências dos RGs dos pais, é somente para filho menor?
Ou em qual situação?
Boa tarde!
Fiz meu processo de atribuição em 2018 e agora estou juntando a documentação para fazer a atribuição de minha filha e tenho uma dúvida. Com relação à minha certidão portuguesa, posso mandar cópia simples da que recebi pelo correio em 2018 ou ela precisa ser emitida há menos de 1 ano? Vou mandar a documentação para o Porto, onde foi feito meu assento em 2018.
Muito obrigada
Elisabete
@Simone S BH , as cópias das identidades dos pais, autenticadas e apostiladas, são apenas para os processos de menores.
@Elisabete Noronha , pode tirar cópia simples da que você tem. Apenas as certidões brasileiras têm prazo, devido a inúmeras fraudes já descobertas!
@Leticialele estou enviando o processo de cidadania da minha irmã. O casamento de nossa mãe portuguesa já está transcrito em Portugal, porque quando tirei minha cidadania em 2017 tive que fazer o processo. Mas minha mãe mudou de nome, acrescentando o do meu pai. Minha dúvida é se devo enviar uma cópia simples do assento da transcrição de casamento dos meus pais ou não é preciso.
Uma outra dúvida é na atribuição do meu filho menor de idade. Ainda nãocompletou um ano, mas ele já tem identidade. Devo enviar cópia? Se sim simples, autenticada ou apostilada?
@fsorf9 , como é apenas mais uma folha de papel, mande a cópia simples da certidão de casamento portuguesa obtida após a transcrição, junto com a cópia simples do assento.
Quanto a seu filho, não precisa enviar cópia da identidade dele. MAS observe que agora o ACP está exigindo que as cópias autenticadas do RG dos pais sejam apostiladas.
Como seu filho tem menos de 1 ano, dê uma olhada aqui - https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/comunicacao-e-media/comunciados-de-imprensa/registo-online-de-nascimento-ja-disponivel-fora-da-europa?fbclid=IwAR2uhXoLZMXcKBqu-zHRoz4l1vNKwl7KyPP27Qn3s68xNLntHBffHmqObjc
Bom dia!
Em vários processos, o prazo entre aprovado e finalizado está crescendo.
Alguém sabe o motivo?
Obrigado
@Fernando Bueno na maioria das vezes as pessoas demoram de informar a conclusão. O que nos deixa com essa sensação.
Por certo os processos de outubro e novembro já foram finalizados.
E segundo os mais experientes no grupo, a partir do final de junho (férias de verão) costuma dar uma diminuída (parada) na análise dos processos. Voltando ao normal em agosto.
@CAansan , agradeço!
pois é, eu reparei. Não só o seu processo, mas o de todos, em geral, está demorando um pouco mais para aprovar. O ritmo diminuiu no mês de abril. Espero que volte ao normal.
boa semana a todos(as).
@CAansan , @luiz_almeida , algo deve ter acontecido. Os processos dos meus sobrinhos, de 3 e 7 anos, foram aprovados em 4 de abril e, até sexta-feira, não tinham sido criados os registos!!
Bom dia! Recebi agora há pouco a chave de acesso do processo da minha mãe. Alguém poderia colocar lá na planilha?
Envio do DHL: 13/04/2022
Entregue no ACP: 22/04/2022
Chave de acesso recebida em: 02/05/2022
Processo: 61xxx/2022
Obrigada a todos pela ajuda até aqui!
Incluído @mourare .
Considerei pagamento por cartão de crédito, confirma?
Boa sorte.
@Rogeriof isso, o pagamento foi por cartão de crédito, Muito obrigada!
Pessoal, bom dia.
Uma dúvida. quero realizar a transcrição e cartão cidadao pelo consulado de SANTOS.
faço o pagamento das taxas e preencho o formulario disponivel no site do consuladosp e envio a documentação para santos ?
Obg
@Sandracac ...
Infelizmente...Mesmo com a atualização...Já é possível identificar que muita coisa ainda permanece confusa para saber como proceder com a solicitação de serviços pelo site...
Mas recomendo que você vá para a discussão específica para o assunto que pretende...
Lá eu vou deixar o comentário sobre...
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest...
@cassiopedro
Por favor informe o status do processo da Wendy.
Se já recebeu o assento, a data do assento aparece escrita nas linhas logo abaixo das bolinhas coloridas, dizendo que foi enviado para sua morada em xx/xx/aaaa. Eu preciso das datas para anotar na planilha. Se foi aprovado, ou se houve exigência, como estão as bolinhas coloridas? O texto abaixo delas?
@Jorge Cardoso
Boa tarde, informe na planilha a data de recebimento da senha.
Boa tarde!
Também estou na expectativa... pela previsão meu processo teria bolinha 6 no dia 28/04 mas ainda está na bolinha 4.
Como diria o @gandalf : é previsão e vamos torcer para que a bolinha mude logo.
Tudo pronto para fazer a minha transcrição de casamento e após enviar os processos de meus três filhos... só falta a danada da bolinha andar rsrsrs.
@Leticialele gratidao! Vou ver se me pai aceita pagar a dele, vcs me convenceram kkkkk
não estou sabendo como fazer a transcrição do casamento da minha avó (filha do português) com meu avô.
e no caso não preciso da certidão de casamento do meu pai com a nova mulher?
@BrunaAlvim , em que Estado você mora?
Não vai precisar da certidão de casamento do seu pai, de nenhum dos casamentos!!
@Raquel_abreu , muitooo obrigada pela dica.
Esse foi um dos motivos que resolvemos esperar até julho para dar entrada pessoalmente na ACP tinha visto um relato a respeito, um absurdo de caro, burocracia para achar a documentação e ter que apostilar tudo, ai quando enfim chega lá tratam com descuido, triste mesmo.
Boa Noite, recebi a chave de acesso do meu sobrinho menor de 4 anos , receberam na sexta feira e já me mandaram a chave de acesso ,hoje segunda feira , nas primeiras horas , alguém pode incluir na planilha !
Guilherme.
Envio DHL : 20/04/22
Entregue na ACP: 29/04/22
Chave de acesso recebida ; 02/05/22
Processo 61xxx/22 art. 1.C
Obs : Enviei como já tinha postado anteriomente ( 30/04), enviei dois processos separados no mesmo envio , sendo sobrinho menor e do meu filho +18, e do meu filho não mandaram ainda a chave , ficar na expectativa e aviso para a planilha tbm a dele!
Boa noite @Agrela_74
Feito, só esperar o reposicionamento.
Boa sorte!!!
@patriciadantas83 extravios acontecem. Esperar até julho, ao meu sentir, é uma perda de tempo. Documentos podem ser perdidos e vai cair em exigência e não há muito o que se fazer. Ao menos para quem mora longe. Ressalto que julho é mês de férias de muitos funcionários. As conservatórias estão sempre lotadas e se não conseguir agendamento, vai ter que madrugar na fila ou corre o risco de não ser atendido. Se fosse em Lisboa, que leva cerca de 4 meses para mandar a senha, até entenderia, como eu mesmo fiz com a minha esposa. No entanto, para o ACP, entendo que não vale a pena.
E lembre-se que mudanças acontecem a todo instante e a competência originária é de Lisboa, mas que é delegada também para ACP e que isso pode ser alterado, apesar de improvável, a qualquer instante.
Quando ao assunto da colega @Raquel_abreu, da perda de documentos é bem complicado, de fato, mas eu nunca ouvi falar sobre o ocorrido, mas, apesar do transtorno, pode acontecer. Como os documentos estão apostilados, pode ser que aceitem as cópias digitais, não sei. Mas acredito que será pedido o envio de mais alguma coisa, ainda que isso ocorra mais adiante. Espero que essa situação seja contornada. Estarei torcendo.
Porém, quanto ao envio ou a entrega pessoal, reflita sobre isso. E pesquisa para saber se a conservatória estará funcionando normalmente todos os dias no período em que você irá tentar entregar os seus documentos.
@Destefano Obrigada por suas palavras e alertas, no meu caso o que esta acontecendo é o seguinte; tirei a nacionalidade da minha mãe via consulado de São Paulo, pois não conhecia esse fórum, acabo de enviar a transcrição do casamento, moro em Santos, enviei para o consulado daqui mesmo pois sei que para transcrição costuma ser rápido, a sequencia é tirar a minha e de duas irmãs, contando que a transcrição demora de 1 a 2 meses para sair, vai cair exatamente na data da minha viagem para lá, mesmo morando em Santos demora um pouco para eles mandarem o documento físico, estava na duvida entre enviar DHL ou pessoalmente a meses, mas estou dando entrada desta vez em 5 processos no total, eu/irmãs/primo/amiga. Por conta desse contexto penso em entregar pessoalmente, pois a data será a mesma. Mas como vcs alertam aqui, é difícil o atendimento lá, logo, continuo no empasse , kkkkkkk.
@patriciadantas83 @Raquel_abreu
Concordo com o @Destefano que o melhor seria mandar de imediato por DHL para ser numerado e entrar na fila. Esperar até Julho só tem a perder. Entregar pessoalmente é sempre uma opção ruim. Não é o que se aconselha, mas cada um pode fazer como quer.
A menos que a pessoa more em PT, entregar pessoalmente é sempre um risco maior do que mandar pelo correio. Já vi vários relatos de pessoas que foram entregar pessoalmente, e não passou na conferência e não recebem. Teve que voltar para o BR com o processo, completar e mandar por DHL iniciando meses depois.
@Raquel_abreu , em todos esses anos que acompanho desde 2018, nunca vi algum processo ter sido perdido. Somente uma vez, eles escanearam os documentos dos dois filhos como se fosse um só. Mandou um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, eles verificaram que os dois processos tinham sido escaneados juntos, e separaram os dois. Não precisou mandar nenhum documento extra.
Deve ter sido o que aconteceu com o seu. Perder o pacote de documentos, eu nunca vi. Pode acontecer, mas é improvável.
Mas se você estiver tratando com a Conservatória, eles vão insistir que fizeram certo. Tente essa abordagem num caminho diferente.
Bom dia, pessoal!
Enviei os documentos para o pedido de nacionalidade da minha mãe (Lucia H. Castanheira Ramos) em 03/03/2022 via DHL. Eles chegaram no Porto em 14/03/2022 e no dia 18/03/2022 recebi o e-mail do ACP com a chave de acesso e a informação de que o processo foi recebido, juntamente com o número que foi atribuído a ele: 36XX4/2022.
Acontece que até hoje, 03/05/2022, o status do processo ainda não foi alterado (bolinha verde 1).
É normal esse tempo, de quase 2 meses, para que o processo seja registrado e avance para a fase 2 ("Foi registado") ou pode ter havido algum problema com a documentação? Seria necessário entrar em contato com a conservatória ainda nessa fase? Ou está tudo dentro do esperado?
Aproveito a oportunidade para solicitar, encarecidamente, a algum colega que entenda de excel para incluir meu processo na planilha do Fórum. Tentei compreender como funcionava, mas não consegui.... rsrsrs
Agradeço, desde já, por todo o auxílio que já recebi deste Fórum até agora.
Abraços!