Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1117411751177117911801461

Comentários

  • Alguém pode atualizar na planilha por favor.

    Processo Gustavo PLZ (menor) conclusão dia 03 /05/2022 . As bolinhas não foram atualizadas ainda.

    Chegou agora por mail o registo de nascimento .

    Obs: mandei o da Giullia PLZ (maior) junto no mesmo envelope .o da maior foi concluído primeiro . Conforme está na planilha .

    Obrigado ao fórum por me ajudar em 5 processo da avó ,sogra,esposa, 2 filhos e o meu como marido.

  • Bom dia pessoal, acima dos 80 anos tem prioridade ? outra duvida fiz um RG do meu avo atualizado antes do envio dia 21/03/2022, será que vão pedir prova de vida ?

  • @Eli137 , ligue pelo Skype. Coloque 20 reais de crédito - dá e sobra

    Linha de Registos +351 211 950 500 opção 1 opção 1 (5 às 13h, horário de Brasília)

  • @arthurmartinelli

    No caso do meu pai eu tinha a mesma dúvida, e o RG era bem recente, mesmo assim, fui bem aconselhado a fazer a prova de vida.

    Eu faria no teu lugar.

    Não tem prioridade pela idade avançada, corre normal.

  • editado May 2022

    @arthurmartinelli

    No ACP não há prioridade automática para idosos, pelo menos por enquanto. Consideram que o processo é rápido o suficiente.

    Se seu avô tiver mais de 86 anos, é quase certo que pedirão Prova de Vida, feita presencialmente no cartório, certificada e apostilada.

    Como faixa de garantia se recomenda fazer Prova de vida a todos que têm 83 anos ou mais.

    Ter um RG recente não substitui a Prova de Vida.

  • @Eli137

    Você deveria explicar aqui o que pensa ser o problema do seu caso. Na Linha de Registos apenas lerão o seu processo.

  • @gandalf @Rogeriof a certo intendi, vou esperar cair em exigência então, ele tem 85 anos e também tenho aquela questão do nome da avo dele

    pq eu estava ate pensando em mandar para Portugal retificado o sobrenome da avó dele, mas agora então vou esperar a chance grande de parar o processo

    obrigado pessoal

  • @arthurmartinelli se você já tem essa "certeza" que vai cair em exigência, porque enviar assim?

    Cara, eu fiz desde a transcrição do casamento dos meus bisavós, até o do meu pai, caindo em exigência. E acredite em mim, não vale nem um pouco a pena.

    É desgastante psicologicamente, mas principalmente financeiramente, os custos são altos com envio e emissão de novos documentos para sanar a exigência.

    Então, no seu lugar eu não esperaria ter a exigência, eu enviaria o processo completo para evitar mais gastos desnecessários.

  • @tatimns demorou 15 dias da data de envio até chegar em casa. Antes de chegar, liguei uma vez na Linha de registros e eles falaram para pedir por email, nunca responderam o email. Liguei uma segunda vez e a atendente leu a exigência para mim. A carta chegou em casa nesta segunda, mesmo dia que meu DHL chegou lá no Porto.

  • @Nandalobao olha esse tópico que eu criei Sobrenome da Avó do português errado — Fórum Cidadania Portuguesa

    o que acontece é o seguinte fica 50/50 de cair em exigência

    ai tmb ficou agora essa da prova de vida

    suponhamos que caia em exigência pedindo somente a prova de vida vou gastar somente com a prova de vida

    e tipo passa batido sobre o sobrenome da avó, mãe do português, pq o sobrenome dela e o mesmo do esposo pq esse serviço retificação envio certidão apostilar fica uns 500 reais

    ou não caia em exigência e o processo vá 100%

    entendeu pq eu prefiro esperar

  • editado May 2022

    @arthurmartinelli acho que entendi agora. Na verdade houve mudança no nome pelo casamento. Nesse caso, acho que não terá problema. Vamos torcer!

    Pra te deixar tranquilo, fiz o processo da minha avó e ela já estava 89/90 anos e fiz só com o RG atualizado e deu certo. Mas não foi pelo ACP, na época fiz em Tondela. A exigência do dela foi a certidão reprográfica (havia enviado apenas de inteiro teor).

    Talvez funcione pra vc TB...

  • Aconselham pagar O VALOR DE 175 Euros via Cartão Postal dos Correio ou através do Link de da RCentrais Contabilidade pelo Cartão de Crédito ?????

  • @Cristina2022

    Cartão de crédito, sem dúvida nenhuma.

  • Boa tarde pessoal!

    O processo da minha filha caiu em exigência hoje. Estou no aguardo da carta, ressaltando que entreguei o processo presencialmente, sendo que os documentos, meu cartão cidadão e de minha esposa passaporte italiano, foram apresentado à funcionária da ACP. Pelos casos que estive acompanhando aqui no fórum, suponho que seja necessário notarizar os documentos de identificação dos genitores.

    Resolvi me antecipar na postagem devido a quantidade de processos de menores caindo em exigência. De qualquer forma, irei aguardar a carta e assim que tiver maiores, informo!

  • @Nandalobao entendeu eu corrigi o nome do português, do pai do português, e da esposa do português, esqueci do sobrenome da mãe do português que invés de ramos seria jesus o correto, já verifiquei o casamento do pai do português e sim é isso mesmo Manuel dos ramos X luzia de jesus

    a esperança é que passe batido pq se o conservador pedir mais detalhes vai ter q corrigir o nome

    por isso digo 50/50 para cair em exigência

    quanto a prova de vida como eu fiz um processo de retificação, e teve que alterar no RG os nomes dos pais talvez o conservador intenda a pessoa esta viva mas temos que esperar

    por isso digo é um processo que pode dar 100% ou entra em exigência

  • editado May 2022

    Os processos de meus dois sobrinhos menores (3 e 7 anos) foram finalizados ontem, 3 de maio. No site de acompanhamento, ainda se encontra com a "bolinha 7" laranja. Minha sobrinha recebeu um e-mail com os assentos, hoje, direto da Conservadora.

    Ressalto que os dois processos chegaram no ACP dia 29 de novembro de 2021, e estavam MUITO atrasados!!

  • Vou enviar a minha documentação amanha para tirar a Cidadania como Filha de Portugues. Tenho Urgência de tirar a da minha filha pois foi morar na Alemanha. Aconselham eu dar entrada na dela como Neta ou esperar sair a minha e depois entrar com a dela ???

  • @Leticialele , antes tarde do que mais tarde. Parabéns aos novos portuguesinhos! Substitua o vinho pelo suco de uva na comemoração.

    De qualquer forma é bom saber que andou um registro andou, pelo que eu li, seria aonde se buscaria diminuir o tempo de tramitação nos processos de nacionalidade em geral. Espero que agora a marcha saia do ponto morto e engrene na quinta.

  • Muito demorado mesmo, de qualquer forma parabéns pela aprovação dos processos dos sobrinhos @Leticialele

  • @Cristina2022

    O processo de neta leva de 2 a 3 anos (ultimamente mais para 3 mesmo), pois só tramita na CRCentrais de Lisboa, com uma fila enorme de processos já lá.

    Vai ser mais rápido terminar o seu e depois ela fazer como filha de portuguesa (você) também.

  • editado May 2022

    @Cristina2022

    Sem dúvida deve fazer uma geração de cada vez.

    Serão 150 dias como filha, mais 30 dias da transcrição de casamento, e seriam 150 dias para o próximo.

    Mas como tem justificativa que é para estudo, com matrícula feita na Alemanha, pede urgência, e pode sair tudo em poucas semanas.

    Como neto vai levar 4 meses só pra numerarem o processo. Leva 895 dias para aprovar, e mais 180 dias para o assento. 35+ meses. Mesmo com pedido de urgência não sairá em menos de 1 ano.

    Sua filha já tem a matrícula feita, ou somente a aceitação?

    Em princípio cada um tem que apresentar sua própria urgência e a prova. Mas em seu caso eu tentaria explicar exatamente isso que disse, e fazer as duas nacionalidades com pedido de urgência, apresentando a mesma prova: a matrícula da filha, e uma boa história no requerimento.

  • @MrFreitas ...

    Salvo engano...A apresentação dos documentos de identificação originais a um funcionário de um Balcão de Nacionalidade por ocasião da apresentação presencial do pedido/requerimento da Nacionalidade Portuguesa torna desnecessária qualquer certificação adicional para essas cópias...

    Claro que as regras/diretrizes em relação a isso também podem sim ter sido alteradas pelo pessoal do ACP...Mas creio que você deve estar preparado pois o motivo da exigência pode ser outro...

    A ver...

  • editado May 2022

    Boa noite @Leticialele

    Conforme você sugeriu, enviei um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt

    O email foi enviado no dia 29/03 e até agora não tive nenhuma resposta.

    Antes disso liguei na central mas a atendente disse que não tinham nada a ver com o ACP e nada poderia fazer.

    A minha documentação foi entregue pela DHL no dia 14 de Fevereiro e desde então não recebi o email com a senha.

    Não sei mais o que faço. Estou achando que minha documentação foi abduzida.

  • @gustavosaldanha , agora, é só aguardar a resposta!!

  • @gustavosaldanha

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Solicitei duas vezes a senha no ACPpor esse e mail e prontamente fui atendido.

  • Essa semana tem sido de finalizações, só hoje fora 05 registros, ontem também tivemos alguns... A planilha tá ficando bonita.

    Tomara que engrene agora e comece as aprovações e registros em massa. Rsrsrs

  • @Leticialele moro no Rio.

    não sei nada sobre transcrição do casamento pois na da minha avó não precisei fazer.

  • Boa noite,é com muita felicidade e responsabilidade que comunico que meu pedido de nacionalidade foi para "bolinha 7 verde" com o seguintes dizeres:

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 05/05/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Gostaria de saber se ainda receberei o pdf no e-mail ou tenho que pedir no civil on-line e quanto tempo mais ou menos receberei o documento oficial em casa?

    Aguardo resposta e muitíssimo obrigado a todos os membros e administradores deste forum.

  • @Mauro Porto , parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!

    A carta costuma levar de 20 a 30 dias para chegar, e o assento que você vai receber é exatamente igual ao que recebe pelo civil online.

    Olha como é simples!


  • @Leticialele , muitíssimo obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.