Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1117111721174117611771547

Comentários

• @CAansan e Teresa (linha 185 da planilha),

Se importariam em compartilhar o motivo da exigência em seus processos?

Hoje, pela manhã, vi que o processo de meu pai (1c), todo certinho (CNH atualizada, Certidão Reprográfica, Pai português declarante do nascimento antes de 1 ano de idade etc.) caiu em exigência. Estou quebrando a cabeça aqui, tentando achar um motivo. Como ele passou uma procuração para uma advogada, isso está dificultando para saber o motivo, até porque se ligarmos, não passarão (como alguns têm relatado por aqui). Enviamos e-mail e não quiseram dizer. Parece que vamos ter que esperar a correspondência chegar.

Se alguém puder ajudar, pelo menos para aliviar a tensão (rs), agradeço desde já!

Abraço!

• Boa tarde ,alguém poderia me indicar o link com orientações para montar o processo de Atribuição de filhos, e requerimento , para enviar para ACP, agradeço desde já

• @Leticialele, uma dúvida: na certidão de nascimento do meu irmão o sobrenome da avó está POZES, quando o correto seria POSES. neste caso não tem problema, correto?

Obrigada!

• @VANIAVIEIRA

Homem ou mulher? Qual a idade do requerente? Quem foi o declarante na certidão do filho e com que idade? Já fez transcrição do casamento em PT?

aqui cobre a maioria dos casos de maior: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/284652/#Comment_284652

• @luiz_almeida , difícil adivinhar!! Mas pode ser algum problema com o selo do cartório. Isso aconteceu com o processo de uma das minhas sobrinhas. Estava tudo correto, mas "o aleatório do selo da certidão não combinava".

• editado April 2022

@luiz_almeida

Não chegará carta para você. Tendo constituído um procurador, toda a comunicação de/para a Conservatória é para o procurador.

Ele vai receber a carta (ou equivalente, dependendo de como deu entrada). Deve avisar ao advogado para que ele busque saber o que houve com o processo, e o advogado é que vai te contar o que foi e como ele resolveu. Se tiver que fazer alguma defesa, é o procurador quem faz o requerimento e apresenta a prova.

Você abriu mão do controle sobre o processo ao incluir um procurador.

A dica da Leticialele é boa. Se você fez uma cópia da certidão que mandou, aponte o seu iphone para o QRcode e veja se o selo confere com a certidão, tanto o QRcode da certificação quanto o da apostila.

• @acmoutella , Pozes = Poses, não é divergência.

• @gandalf , Boa noite, homem maior de 18 anos, pai português declarante de seu nascimento com 2 dias de vida .Muito obrigado pelo envio do link, já fiz muitos processos parei a 2 anos atrás com a pandemia, tive covid minha memória foi afetada, não lembro de nada dos processos , vou começar a aprender tudo novamente, Muito obrigado

• @Leticialele

o selo da certidão reprográfica eu mesmo conferi. Está correto.

Que mistério.

• @gandalf e @Leticialele

Pois é! Essa dica do QR code é muito boa! Agradeço a vocês, eu já sabia dela através deste Forum. Só se for o selo da apostila, ou da autenticação da CNH, sei lá.

Fiquei muito encucado com isso. Não tem porque haver necessidade de se retificar algo, pois todos os nomes e datas batem. A certidão reprográfica é bem nítida, apesar de ser do ano de 1959. Enfim, se eu fosse chutar, palpite seria algum erro do profissional contratado.

Fiquei com várias pulgas atrás da orelha!

• @luiz_almeida ... Desculpe me intrometer, mas achei relevante dizer,

Fui pegar minha certidão semana passada no cartório, estava exatamente correta toda as informações da frente (reprográfica, não tinha nem o que não estar certo, afinal era uma xerox do livro) , quando virei a pagina a Matricula estava errada, o funcionário do cartório não alterou, apostilou e me entregou, sorte que eu aprendi a ler os números que estão na matricula:

1. Do 1º ao 6º dígito: identifica o cartório onde a pessoa foi registrada.
    2. O 7º e 8º dígito: identifica o acervo.
    3. O 9º e 10º dígito: número do Serviço de Registro Civil.
    4. Do 11º ao 14º dígito: o ano de nascimento.
    5. O 15º dígito: tipo de certidão (se é de nascimento ou casamento

Quando bati o olho estava ano de nascimento 1976 ao invés de 1983 o correto.

Você conferiu o numero da matricula do seu processo?

• @Leticialele @gandalf muito obrigado por toda ajuda até agora! Hoje enviei meus documentos pela DHL e agora vou aguardar eles chegarem lá e receber o email! :D

• @Miguelfvs , boa sorte!! Daqui a seis meses será português!!!

• Opa @Rogeriof

Sabrina

45XXX/22 (Art. 1.C)

• editado April 2022

@patriciadantas83

agradeço a dica !

vou dar uma olhada.

• Feitoria @PAULO AUN , incluído na planilha. Esperando reposicionamento pelos administradores.

Valeu por compartilhar.

Abraço.

• Oi @gandalf, então elas teriam queriam que fazer dessa carta: "Para cada filha, o português deverá fazer uma carta, com seus dados pessoais (Nome, assento, CC, RG, CPF) explicando que não se casou com Fulana de tal, RG, CPF, a mãe de Sicrana de tal, a requerente. Assina presencialmente no cartório, reconhece por autenticidade e apostila." e enviar junto com os documentos requeridos para o processo de atribuição? Esse processo pode ser enviado para qualquer conservatória?

• editado April 2022

@Mayara Cruz

isso mesmo. faça os ajustes necessários aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279218/#Comment_279218

Como filho(a) (1C) pode ser qualquer conservatória, mas escolha o ACP, de preferência enviando por DHL.

E aqui a Leticialele confirma o que o Destefano já tinha dito. Se ela foi registrada aos 19 anos antes de 2003, a maioridade era aos 21 anos. Certamente tem um dia e mês em que houve a mudança, com a publicação da lei, sado tenha sido no ano de 2003. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/286660/#Comment_286660

Quando fizer a carta para ela, inclua uma linha dizendo que ela "foi registada no ano de XXXX, na menoridade de acordo com as leis brasileiras vigentes á época".

• @VANIAVIEIRA

Para ele é a versão simplificada do link que lhe dei. Não precisa da transcrição (item-2), nem dos itens que começam com "Se" (item-5,6)

Ignore essas partes do roteiro, e pode seguir o resto. Também ignore o último parágrafo, porque só tem 1 processo. Não vai compartilhar DHL

• IureIure Member

@mourare olá estou na mesma situação. Meu doc foi entregue pela DHL na ACP dia 22/04 também e até agora não recebi a chave de acesso. Estranho. Fiz o processo 1C do meu pai uns 6 meses atrás e a chave de acesso dele chegou no meu e-mail uns 3 dias depois da chegada na ACP.

Vamos manter contato para acompanhar o caso. O @gandalf tinha comentado que costumam enviar as sextas. Se semana que vem não chegar, na semana seguinte, vou começar a procurar um contato com a ACP.

Tem mais alguém com problema parecido nas últimas semanas?

• Obrigada @gandalf!

• Bom dia!!

Enviei o processo da minha filha e na correria acabei não colocando aqui.

Enviei via DHL no dia 08/03/2022, chegou na ACP no dia 14/03/2022.

Senha recebida no dia 18/03/2022

Nº do processo 36xxx/22 - Luísa Lopes (de menor)

Essa semana foi para a bolinha 4 marrom ( só olhei no domingo passado, então foi entre segunda a sexta que atualizou...)

• @gandalf eu acredito que a mais velha, segundo entendi da mensagem da @Mayara Cruz, ela foi reconhecida aos 19 anos. E falei para ela que, se isso aconteceu depois de janeiro de 2003, ela não teria direito mais por ter sido reconhecida na maioridade. Não é isso @Mayara Cruz ?

@Mayara@May

• Obrigada @gandalf e @Leticialele pelas informações. Um dos irmãos foi a uma loja do cidadão, balcão de nacionalidade, para fazer o reconhecimento por autenticidade e a senhora disse-lhe para fazer em notario, pois ela somente faria se fosse para dar entrada no processo com ela e naquele momento. Como ele ainda não recebeu a certidão de nascimento reprografica com haia vindo do Brasil, disse que não daria entrada naquele momento, então ela mandou-lhe ir ao notario.

E agora ele tem uma nova dúvida, se faz o processo diretamente com ela presencialmente ou se envia pelo ctt ao acp? E Qual seria o melhor caminho em termos de tempo?

Desde já muito obrigada por toda ajuda

• Olá @Deborahlf , inseri na planilha.

Agora aguardar o reposicionamento, nos mantenha informados das movimentações. Obrigado por compartilhar.

• @Beatriz Bonfim , teria que perguntar a ela em que prazo o processo seria finalizado. Se for uma Conservatória menos procurada, pode ser que seja rápida.

• @Beatriz Bonfim

Quando faz pessoalmente as coisas ficam mais complicadas. Depende de onde faz, tem uma resposta ou outra.

Não há motivo para a oficial do balcão não fazer a notarização. Mas ela não é obrigada a fazer. Poderia procurar outro balcão que aceite. Mas é indelicado você pedir a alguém: eu só quero que você autentique, mas o serviço de fazer a nacionalidade lá é melhor que o seu. :-)

Se entregar diretamente no ACP resolve as duas coisas: faz a notarização no balcão, e entrega o processo no mesmo ato.

Para o que está na Espanha, pode notarizar no consulado.

Recentemente alguém postou aqui os documentos feitos em notário público português, com carimbo branco (em relevo). Ele verificou e disseram que serviria, mas ele na6o chegou ao final pra saber ainda.

• Olá galera do forum!

Enviei mais dois processos pela Dhl para a ACP, no dia 20/04 (sobrinho de menor e meu filho de maior 1c) deram previsão para entrega somente dia 03/05 , demora por causa da greve na receita federal me disseram, enfim , acabou entregando dia 29/04 ! Agora fiquei meio preocupado com essas exigências dos RGs dos pais! Esperar a semana entrar para ver se aceitaram..

• @gandalf Gratidão pelo conselho e ajuda! Me deixou em dúvida agora hahaha

o que acontece é que pague da minha avó e teria de pagar do meu pai também. Problema 1. Problema 2 é que estou com pavor dos cartórios no Rio de Janeiro. São lugares que vou com medo e que fizeram algumas vezes errado me fazendo retornar. Problema 3 meu pai é viúvo e casado de novo, nem sei quanto complexo seria isso pra documentação. Nem no Rio ele casou de novo.

agora te explico. Sou atriz e estou com uma agência em Portugal me esperando, eu daria entrada na minha e iria pra lá como turista. Conseguiria estar lá com residência devido a eles enquanto meu processo corre. Faz sentido isso?

duas dúvidas: como transcrevo o casamento dos meus avós para 1D? Meu avô que não é o português que registrou meu pai. E outra questão é que morei no México algumas vezes com visto de trabalho. Mas não tá fácil pelo México conseguir antecedentes criminais. Eles realmente saberiam que morei lá e exigiriam?

gratidão uma vez mais!!

• Bom dia, gostaria de deixar dicas, considerando evitar o estresse:

1. Enviará mais de 1 processo? Mande em envelopes separados. Um protocolo de envio p cada processo.

1. registre envio - DHL - e guarde recibo de quem recebeu na conservatória
    2. E escaneie, cuidadosamente, todos os docs antes de enviar e guarde o arquivo.

Minha novela:

Mandei para ACP , no mesmo envelope DHL , os processos dos meus 2 filhos .

Para garantir organização enviei ambos processos em 2 sacos plásticos.

O processo é caro, então sou muito chata na organização de tudo para o envio. Já tinha feito anteriormente de outras pessoas da família... enviados no mesmo Envelope DHL e sempre deu certo!

Enfim, Processos recebidos em 21/03 na ACP por Manuela.

recebi a senha do menor 1 semana depois, porem não do segundo - maior de 18 anos.

nesta semana, entrei em contato por e-mail e fone. Após algumas tentativas recebi e-mail da Sra Carla dizendo que receberam apenas 1 processo e que o outro não fou localizado.

Ela disse que o comprovante DHL somente confirmava a entrega de 1 processo, então que me equivoquei e que não tinha enviado.

Disse também q Já tinham procurado o segundo processo e ele não estava na conservatória .

Antes dela afirmar isso, ela me perguntou se tinha mandado ambos Processos no mesmo envelope. Achei bem estranha a pergunta. Mas disse que sim.Foi aí que ela afirmou que o comprovante era apenas do processo recebido e numerado e novamente disse que eu nao havia mandado o processo.

eu na sequência mandei todos os docs escaneados e disse que não poderia ficar no prejuízo.

Após muitas trocas de emails , ela pediu para eu enviar as cópias do processo extraviado novamente por e-mail e verificaria o q poderia fazer.... isso foi na quarta. Até agora sem respostas.

Aconteceu o mesmo com uma conhecida.. Dos 3 processos enviados em dezembro no mesmo envelope para ACP, ela recebeu a senha do filho maior e 2 foram perdidos.. ninguém ACP da retorno.

moderadores o que posso fazer a mais?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.