Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1117611771179118111821461

Comentários

  • editado May 2022

    Coloquei meu processo na planilha, mas o campo da ''data recebido'' ficou azul ao invés de laranja. Fiz algo errado? Está @Matheus07 lá

    EDIT: puts, descobri o que é. A cor é referente ao mês! Não tinha reparado! Valeu gente

  • BeteVBeteV Member

    Obrigada pela resposta. Tem planilha para netos/ Conservatória de Lisboa? Poderiam me passar o link?

  • ACP mudou o procedimento quanta a aceitação de CNH?


    Ajudei um amigo com a documentação e ele e os dois irmão enviaram os documentos via DHL em dezembro 2021.

    Semana passada, início de maio, os processos de dois irmão foram da bolinha 4 para a 6, no entanto, esses dois enviaram o RG com cópia autenticada e apostilada mas o outro encaminhou a CNH válida em cópia autenticada e apostilada, só que ao verificar o andamento, o processo dele estava na bolinha 4 só que em exigência.


    Em contato com a ACP por e-mail para solicitar informação referente a essa exigência, o que estávamos desconfiando, pois todos irmãos e cada um com seus documentos, logo a diferença era a CNH e comprovou-se na notificação, solicitando documento (RG ou Passaporte).

    A CRCentrais em Lisboa já estava assim, só aceitando RG ou Passaporte. Será que a partir de agora será nova determinação? ou algum conservador(a) específico que não aceita CNH e não considerou como documento de identificação?

  • @Fabiano , temos notado várias diferenças no ACP, especialmente depois do caso do Abramovich... Devem ter mudado algumas coisas lá, pois desconfiaram, inclusive, da conivência com algum funcionário!!

    Essa de não aceitarem a CNH é novíssima!!

  • @Leticialele também fiquei surpreso.

    Mas como em Lisboa isso é comum, pode ser que estão unificando o entendimento.

  • @Fabiano , obrigado por avisar!

    Agora para os processos dos meus sobrinhos enviamos a CNH do meu irmão. Aviso aqui no fórum caso o processo deles também caia em exigência.

  • @Jonathanrs vamos torcer que tenha sido apenas essa conservadora a exigir RG ou Passaporte e os outros não. Mas só teremos essa noção com o andamento de outros processos.

  • @Fabiano, o processo que caiu em exigência estava na bolinha 4, dizendo que estava tudo correto, ou atualizou direto para a bolinha4 com exigência?

    Digo isso porquê o processo do meu irmão está na bolinha 4, dizendo q está tudo completo. No caso dele, foi enviada a CNH.

  • editado May 2022

    Pessoal, boa tarde,

    Penso em dar entrada pessoalmente no meu proc de atribuição via ACP. Sendo assim, posso preencher o formulário 1 C aqui disponibilizado ou devo aguardar o formulário 1C personalizado (com o nome e o recibo do pagamento) enviado pela Conservatória por e-mail após o pagamento?

    uma semana abençoada

  • @PERSIO CORREA por que não paga antes e leva tudo preenchido?

  • @Destefano, e como seria o procedimento? Posso realizar o pagamento e dar entrada em toda documentação dali 2 meses? Tem algum problema?

    Muito obrigado

  • @PERSIO CORREA eu acredito que sim, mas esperaria chegar mais próximo por causa de eventuais mudanças, considerando que você já vai dar entrada lá frente. De toda forma, se eu fosse você, eu mandaria por DHL logo, considerando que você já está com os documentos. Isso porque você ganharia tempo. E entregando, demoraria muito tempo - 2 meses - e isso não vai te ajudar em nada.

  • @plsabino

    Se a mãe fez a nacionalidade como filha (1C), os filhos dela têm direito. Não sendo 1C ou 1D, filhos poderiam não ter o direito.

    Só dispensa a transcrição se a mãe portuguesa tiver sido a declarante do filho antes de 1 ano de idade. Quando a mãe é a portuguesa isso dificilmente ocorre. Geralmente quem vai ao cartório ser o declarante é o pai ou o avô. A mãe tem outras coisas pra cuidar... :-)

    Não sendo a declarante, o direito de passar aos filhos se dá pelo casamento, ou se solteira, por uma declaração dela se estiver viva.

  • @Destefano, isso tudo é um planejamento porque agora daremos entrada na transcrição de casamento da minha mãe (portuguesa) via escritório consular de Santos...aí teremos de aguardar a conclusão, que parece-me estar em torno de 30 dias. Por isso eu disse 2 meses para dar entrada na minha documentação!! É que estou preocupado como reconhecer minha firma, meu irmão, minha esposa em PT.

  • editado May 2022

    @PERSIO CORREA

    Você está no fórum desde 2018 e certamente sabe que existe a planilha de acompanhamento.

    Se tivesse colocado o nome de sua mãe lá, saberia que todos os de 10/21 e 11/21 ainda estão pendentes. Alguns de 09/21 foram concluídos.

    No seu post inicial não estava claro que o processo de sua mãe era de NETA art-1D, e você estava comentando no tópico errado. Para Netos, o tempo está dentro do esperado. Entendo que você se antecipou em fazer os seus documentos, e está aflito, mas o tempo normal na CRCentrais para o assento era 180 dias, e está aumentando um pouco. Ela acaba de chegar aos 180 dias.

    Como agora vem o período de férias de verão, o processo de sua mãe provavelmente vai esperar ainda uns 60 dias pra ser concluído. Ele estaria chegando na hora de ser concluído, mas estão bem atrasados em vista das mudanças que ocorreram em dez/21 e jan/22.

    Vc só pode pedir o de sua mãe pelo CivilOnline quando estiver 7-verde.

  • @BeteV

    Faltou colocar a data que recebeu a senha na coluna "E"

  • @gandalf, não sei o motivo do estresse evidenciado em suas palavras! De qualquer forma, perdoe-me os questionamentos!

    Talvez vc tenha que refletir melhor acerca daqueles se socorrem das notáveis orientações desse Forum, pois o fazem pq desconhecem os procedimentos ou mesmo estariam a adquirir com base nas informações !

    E apesar de estar inscrito desde 2018, pouco acesso este ambiente, motivo pelo qual tenho dificuldades nas informações.

    obrigado

  • @Matheushen

    Os três processos estavam parados na bolinha 4 e quando foram conferir novamente dias depois aconteceu isso. Dois processos que estavam com RG (cópia autenticada e apostila) fora para a bolinha 6 e o que tem a CNH (cópia autenticada e apostilada) alterou a bolinha 4 com os dizeres:

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."


    Quando ele fez o contato por e-mail da ACP solicitando informações, enviaram em PDF a carta-notificação solicitando RG ou passaporte.

    @Matheushen vamos torcer que o do seu irmão passe sem exigência e que o desse caso tenha sido da conservadora específica que está a cuidar do processo.

  • editado May 2022

    @BeteV

    Sim, tem planilha de netos pela CRCentrais de Lisboa, mas procure por ela no tópico correto.

    Se listar aqui a planilha de 1D, vai ter um monte de gente fazendo como filho 1C pelo ACP que vai achar e preencher na planilha errada.

  • Se alguém puder preencher a planilha eu agradeço.

    Processo: ***73/22 (Artigo 1C, Maior de idade)

    Entregue no ACP 03/05

    Chave de acesso: 09/05

  • @gandalf , obrigado pelo retorno mais uma vez!

    Sobre esta declaração que você mencionou: em linhas gerais o que deveria constar nela? Pergunto para conhecer um pouco melhor este dispositivo. Afinal, não faria mal economizar os custos de uma eventual transcrição se for possível...


    Em tempo: seu comentário me chamou atenção para uma coisa que talvez ocorra no meu próprio caso. Sou filho do segundo casamento da minha mãe e meus pais não foram casados "no papel". Num caso deste poderíamos utilizar este recurso da declaração também? Ou precisaríamos de alguma maneira formalizar a relação deles perante a justiça antes do meu processo? Como você bem pontou dificilmente as mulheres declaram os filhos em casos regulares e comigo não foi diferente.

    (claro, ainda vai demorar alguns anos para chegar minha vez, mas se não se incomodar de responder considerando o cenário atual mesmo agradeço!)

  • LeandriLeandri Member

    Amigos, na certidão do filho do português, o batismo foi feito apenas com o primeiro nome. É fundamental enviar a certidão de óbito parar comprovar o nome ou não precisa?

  • Registrando minha experiência de envio de documentação de filho ao ACP durante a grave dos fiscais alfandegários:

    • Entrega dos documentos à agência da DHL no RJ: 29/05/2022 (manhã);
    • Liberação da remessa no controle alfandegário de SP: 05/05/2022, seguida de triagens em Madrid (ESP) - Leipzig (ALE) - Vitoria (ESP);
    • Chegada da documentação ao ACP: 09/05/2022 (hoje).

    Aguardando ansiosamente o recebimento das chaves para acompanhamento (processos meu e do meu irmão).

  • mouraremourare Member

    Alguém sabe a média de tempo de tempo da primeira bolinha (foi recebido) para a segunda bolinha (foi registado)?

  • @mourare, a imensa maioria a partir de 3 meses (maiores).

  • editado May 2022

    @Raquel_abreu Espero não lido seu relato tarde demais.

    Enviamos hoje três processo para a ACP em envelopes separados, mas dentro de um mesmo malote de envio da DHL. Também escaneamos todos os docs mas já estou orando desde já.

    Pergunta: Apenas com o envio dos docs escanneados eles aceitaram analisar seu processo, sem necessidade de reenvio dos docs físicos?

    Não entendi que "provas" você apresentou de que de fato os dois processos foram juntos e de que o extravio foi por parte deles.

  • @lugmelo você veio do futuro?

  • @Destefano , hahahahahahaha! Você tem razão! Desculpem-me! Retificando minha informação anterior:

    Registrando minha experiência de envio de documentação de filho ao ACP durante a grave dos fiscais alfandegários:

    • Entrega dos documentos à agência da DHL no RJ: 29/04/2022 (manhã);
    • Liberação da remessa no controle alfandegário de SP: 05/05/2022, seguida de triagens em Madrid (ESP) - Leipzig (ALE) - Vitoria (ESP);
    • Chegada da documentação ao ACP: 09/05/2022 (hoje).

    Aguardando ansiosamente o recebimento das chaves para acompanhamento (processos meu e do meu irmão).

  • editado May 2022

    @josianeads, por causa do seu post fui ver os relatos da @Raquel_abreu e também já estou orando. Fiz dois envios em envelopes separados, com remetentes separados, porém dentro de um mesmo envelope de segurança da DHL. Ao menos está tudo escaneado e, pelo que me lembro, pedi para que constasse do malote o aviso "contém dois envelopes com requerimento de nacionalidade" (se não pedi, sonhei que pedi... rs).

    Vc enviou os seus quando, @josianeads ?

    Agradeço se puderem seguir compartilhando a saga de vcs. Obrigado pelo alerta!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.