Eu fiquei sabendo sobre a apensação no dia do reveillon, onde um tio me falou que fez o processo de cidadania com um despachante e que enviou o processo dele 1c junto com o processo dos 2 filhos dele maiores de idade (1c tb), sim, MAIORES de idade.
Ele me falou que o dos filhos ficaram parados na bolinha 4 até o dele ser concluído, e assim que concluiu, o processo dos meninos levaram poucos meses pra finalizar, ele disse que ganhou tempo, pq se fosse enviar o dos filhos dps, levaria mais de 1 ano pra chegar na bolinha 4. Então ele "economizou" 1 ano.
Os 3 processos foram aprovados e já estão até com o passaporte.
@Roberta Alvarenga, eu ainda não estou totalmente convencida em tanto ganho de tempo assim. Pode ser que de fato se economize esse tempo pra chegar na Bolinha 4. Mas se ele já está com todos os passaportes, significa que deu entrada há bastante tempo. E há pouco mais de 1 ano atrás o processo de filho levava apenas 5 meses. Então seria legal saber certinho todas as datas. Comparar na planilha com quem deu entrada na mesma data que ele. Pois os prazos sofreram grandes alterações. Obrigada pelo relato.
@arthur_azzi Respondendo a sua pergunta, sim. Até a B4 os processos caminharam juntos. Receberam as senhas com 1 dia de diferença, passaram para a B2 juntos e também B4 juntos. Daí o processo do meu marido estacionou no B4 (mas não caiu em exigência ainda) e o da minha sogra caminhou para a B7 marrom.
obrigada pelo relato. Este e o primeiro caso de apensação que ouço falar que foi finalizado e parece que vai de acordo com o que deveria ser. Ou seja os processos correm juntos até bolinha 4 e dai em diante os processos dependentes estacionam até que o processo do qual são dependentes termine.
No caso que você relatou também não foi preciso a transcrição de casamento e portanto este tipo de processo vai ser mais rápido,
Mas concordo com a @Regiani Scharlack , para analisar melhor precisaríamos das datas. Isso faz muita diferênça, se ele deu entrada logo no início da apensação, que ficou possível a partir de março de 2022, por exemplo naquela época os processos de filho eram bem rápidos.
Obrigada por essa página. Estou pensando em dar entrada na cidadania dos meus filhos antes da minha sair.
Acabei de dar entrada no meu processo 1c na ACP, o processo do meu pai (neto 1D) está na bolinha 7 marrom, esperando assento de nascimento. Como já moro em Portugal, tenho pressa no processo.
Conversei com muitas pessoas, advogados, duas pessoas que tambem fizeram isso e com uma conservadora da ACP, que afirmaram essa possibilidade.
Em conversa com uma administradora do grupo do facebook, ela disse que posso dar entrada na cidadania dos meu filhos quando a minha estiver na B4...
Porém, agora estou em dúvida se terei que fazer a transcrição do meu casamento, casei após o nascimento deles, e não alterei meu nome... mas o pai foi o declarante dos nascimentos. Podem me ajudar?
Conforme prometi, volto aqui para atualiza-los do andamento dos processos da minha sogra e do meu marido. Estava acompanhando diariamente o site do IRN para saber da evolução dos processos e também acompanhando os comentários aqui do forum. Mesmo com a bolinhas estacionadas, minha sogra B7 marrom aguardando assento e meu marido na B4, resolvi arriscar e solicitar o assento no Civionline pagando os 10,00 euros. O assento da minha sogra já estava emitido desde 22/02/24 mas por alguma razão o status das bolinhas no site do IRN não estava atualizado. Agora estou apressando a emissão da certidão de nascimento de meu sogro pois foi ele quem registrou meu marido. Essa certidão está me dando um pouco de trabalho pq meu sogro é italiano e tive que contratar uma pessoa na Italia para solicitar essa certidão e envia-la para mim aqui no Brasil mas está quase chegando. Agora prepararei o envelope a ser enviado para realizar a transcrição do casamento dos meus sogros. Tão logo saia essa transcrição remeterei à ACP para ser anexada ao processo do meu marido que ainda está estacionado na B4 (mas não caiu em exigencia). Minha expectativa é de que com a transcrição anexada o processo dele prossiga com mais rapidez.
Será?... Tomara. Vou torcer por essa possibilidade, assim, teoricamente, ganho o tempo que duraria para fazer a transcrição 😁 Se acontecer corro aqui para contar
ou envia qdo seu processo estiver na bolinha 4 pra ver se não vai cair em exigência ou faz por APENSAMENTO. Se seus filhos nasceram após 01/04/1978 ,não precisa de transcrição de casamento. Basta enviar junto uma declaração de maternidade e baseado nessa lei .
@arthur_azzi Obrigada pela informação, estava pensando em enviar para Portugal pq tinha entendido que lá estava sendo mais rápido do que aqui. Moro em São Paulo e o consulado de Santos seria uma boa alternativa. Vc te conhecimento de algum caso de transcrição recente em Santos que foi feita em alguns dias?
Vou relatar aqui o andamento de um processo de apensação que acompanho, que pode haver algumas informações úteis para o caso de pessoas que estãp no exterior. Os processos de apensação são de uma mãe não casada e dois filhos e caiu em exigência por falta da filiação no passaporte da mãe. Ela mora na China e o passaporte dela não tinha filiação e ela tinha perdeu o RG. Ela contatou o consulado e eles disseram que podem emitir um passaporte com filiação, é o que ela vai fazer. Ela perguntou à conservadora se ela aceitaria a cópia do novo passaporte autenticada no consulado brasileiro. Explicou que não poderia ir ao Brasil para tirar uma cópia e apostilar ou não poderia enviar o passaporte para alguém fazer isso por ela, visto que não poderia no exterior sem o documento. A conservadora disse que sim conforme resposta abaixo. Ou seja ela dispensou a apostila. Então fica as dicas, primeiro pode-se pedir um passaporte novo com filiação e segundo é aceito uma cópia do identificação autenticada por consulado brasileiro.
Estou entrando nesta discussão pois gostaria de saber como faço para proceder com a apensação de processos.
Dei entrada no processo de nacionalidade por atribuição do meu avô em agosto de 2023, e estou cogitando com meu pai em enviarmos o processo dele como filho e consequente o meu para apensarmos com o do meu avô.
No meu caso e no do meu pai não precisariamos da transcrição pois os "portugueses" foram os declarantes no registro de nascimento. Gostaria de saber se nesse caso é possível fazer a apensação e como fazer-lá, já que ainda não temos assente de nascimento do processo do meu avô para enviarmos.
@CarlosdaCosta , não é possível apensar processo que já foi enviado, o que vc pode fazer, é APÓS sair a cidadania do seu avô, vc mandar o do seu pai e o seu juntos.
Para serrem apensados precisam ser enviados juntos, num único envelope.
como foi dito pela Camila, os processos apensados tem que ser enviados juntos. Quando o processo de seu avô terminar ai sim, você pode apensar o de seu pai e o seu.
O processo do meu avô está em andamento (caiu em exigência. A mãe e o pai dele eram portugueses, mas demos entrada pelo pai dele. Mas a ACP pediu documentos que comprovassem o vínculo materno do meu avô na menoridade, o que nao faz nenhum sentido, mas resumindo, fiz só um documento em que ele abre mão do nome da mãe dele na certidão de nascimento portuguesa dele e enviei). Assim que o processo dele for finalizado estou pensando em enviar o processo do meu pai como filho e o meu. Porém, a situação é a seguinte:
Quando eu nasci meus pais eram casados e o meu pai foi o declarante do meu nascimento, porém eles se divorciaram há alguns anos. Minha dúvida é sobre a documentação que devo enviar para os dois processos. Alguém poderia, por favor, me ajudar?
@texaslady venho com novidades! Já estou com todos os assentos de todos os meu processos de filhos! Inclusive os Apensados.
Justamente como você disse : Processo de meu genro seguiu junto com de meu neto até bolinha 4 marrom. Depois de meu neto parou e aguardou o termino do processo do pai, mas assim que processo do pai finalizou o dele passou direto para bolinha 7 marrom.
Detalhe: todos os processos continuam na bolinha 7 marrom mas hoje já imprimi todos os assentos, pois tinha urgência pelos assentos então pagamos os 10 euros ontem e já imprimi todos eles hoje.
Mas não para por ai rsrs irei dar inicio ao processo de minha Noras pelo casamento e preciso de orientação passo a passo se possível . Quanta Gratidão á todos.
Conforme prometi, segue a sequência dos acontecimentos com os processos apensados de minha sogra (filha de portugues) e do meu marido filho dela.
O processo dos dois foram apensados e enviados com o formulário 1C. Caminharam juntos até a bolinha 4, quando o processo do meu marido ficou parado e o da minha sogra seguiu.
O processo da minha sogra ficou parado muito tempo na bolinha 6 mas eu pedi mesmo assim o assento através do Civilonline e já estava disponivel desde fevereiro.
Comecei a preparar os documentos para pedir a transcrição do casamento da minha sogra pois, segundo o entendimento, como meu marido foi registrado pelo meu sogro a transcrição seria necessária. A documentação da transcrição atrasou muito pq meu sogro é italiano... mas isso é outra história.
Essa semana a bolinha 7 da minha sogra ficou verde e a do meu marido pulou para a bolinha 7 marrom mesmo ainda não tendo sido realizado a transcrição do casamento. Suspendi a transcrição para não ter um custo desnecessário nesse momento já que tenho outros processos para iniciar com o fim desses dois.
Não sei afirmar com certeza o pq a ausencia da transcrição do casamento não interferiu no processo do meu marido mas a unica explicação talvez tenha sido a apensação dos processos.
Agora é esperar sair o assento do meu marido e seguir com os processos de nossos filhos e do meu.
Espero ter contribuido para esse forum que tanto me ajudou. Boa sorte a todos
O da minha sogra durou 1 ano e 4 meses e do meu marido até agora 1 ano e 6 meses.
Esses dois processos foram enviados no final do ano de 2022. Os processos que foram enviados mais ou menos nessa epoca sofrem atrasos excepcionais por conta da implantação do novo sistema que automatiza alguns processos. Hoje os processos estão andando muito mais rápidos mas para o periodo em que foram enviados o termino de dois processos que na verdade são um de filho e outro de neto de portugues foi um tempo muito bom.
Leia com atenção os 2 links que te passei e lá consta toda informação.
Mas apenas checando um pouco a sua lista as certidões de nascimento devem ser de inteiro teor por cópia repográfica. Você não mencionou a taxa de pagamento para você mas acho que se esqueceu.
Alem de um requerimento pedindo o apensamento, assinado por mim e pelo meu pai, autenticado e apostilado? Não precisa conforme está escrito no guia: Segundo informação da CRC, não é necessário reconhecimento de firma nem apostila nesse requerimento;
Seu marido nasceu antes ou depois de 1978? Se foi depois, essa pode ser a resposta.
Houve mudanças na lei em 1978, eliminando - em certos casos - a necessidade de transcrever o casamento, Tem uma série de detalhes dependendo do estado civil dos pais e quem é o PT (que não vou dizer que entendo completamente), mas seu marido pode ter caído nisso aqui:
Pessoas nascidas a partir de 1978.
Declaração de nascimento ocorreu antes de o registando ter um ano:
A filiação materna declarada no registo considera-se estabelecida.
Sendo que, se a mãe é casada, será mencionada obrigatoriamente a paternidade do marido da mãe.
Se a mãe é solteira, a paternidade só fica estabelecida por declaração direta do pai.
No caso de ser este o progenitor português, a declaração em registro é essencial para que o processo de atribuição possa prosseguir.
Se a mãe for a nacional portuguesa identificada no registro de nascimento e o nascimento for declarado pelo pai estrangeiro (brasileiro), a paternidade fica estabelecida e a maternidade declarada é aceita.
parabéns! Estava mesmo já curiosa pelos seus processos, e pensei que eles não iam mesmo pedir a transcrição. Não sei se passou despercebido que foi o pai não português que declarou o filho, ou se você enviou a certidão de casamento de seus sogros e eles não pediram a transcrição. Ou talvez eles não estejam ainda preparados para esta nova rotina. Mas o importante é que está aprovado e terminado e a apensação vale a pena. Se fosse feito separadamente, e você enviasse o de seu marido 2 meses atrás , o dele ainda levaria 6 meses ou mais. Boa sorte com os próximos processos.
Comentários
@texaslady que legal!
@texaslady
Eu fiquei sabendo sobre a apensação no dia do reveillon, onde um tio me falou que fez o processo de cidadania com um despachante e que enviou o processo dele 1c junto com o processo dos 2 filhos dele maiores de idade (1c tb), sim, MAIORES de idade.
Ele me falou que o dos filhos ficaram parados na bolinha 4 até o dele ser concluído, e assim que concluiu, o processo dos meninos levaram poucos meses pra finalizar, ele disse que ganhou tempo, pq se fosse enviar o dos filhos dps, levaria mais de 1 ano pra chegar na bolinha 4. Então ele "economizou" 1 ano.
Os 3 processos foram aprovados e já estão até com o passaporte.
Eu fiquei chocada com o relato kkkk
@Roberta Alvarenga, eu ainda não estou totalmente convencida em tanto ganho de tempo assim. Pode ser que de fato se economize esse tempo pra chegar na Bolinha 4. Mas se ele já está com todos os passaportes, significa que deu entrada há bastante tempo. E há pouco mais de 1 ano atrás o processo de filho levava apenas 5 meses. Então seria legal saber certinho todas as datas. Comparar na planilha com quem deu entrada na mesma data que ele. Pois os prazos sofreram grandes alterações. Obrigada pelo relato.
@arthur_azzi Respondendo a sua pergunta, sim. Até a B4 os processos caminharam juntos. Receberam as senhas com 1 dia de diferença, passaram para a B2 juntos e também B4 juntos. Daí o processo do meu marido estacionou no B4 (mas não caiu em exigência ainda) e o da minha sogra caminhou para a B7 marrom.
@arthur_azzi
Receberam a senha em 05 e 06/12/22
B2 em 11/07/23
B4 em 27/08/23
B7 marrom em 29/12/23 (somente minha sogra)
@Roberta Alvarenga ,
obrigada pelo relato. Este e o primeiro caso de apensação que ouço falar que foi finalizado e parece que vai de acordo com o que deveria ser. Ou seja os processos correm juntos até bolinha 4 e dai em diante os processos dependentes estacionam até que o processo do qual são dependentes termine.
No caso que você relatou também não foi preciso a transcrição de casamento e portanto este tipo de processo vai ser mais rápido,
Mas concordo com a @Regiani Scharlack , para analisar melhor precisaríamos das datas. Isso faz muita diferênça, se ele deu entrada logo no início da apensação, que ficou possível a partir de março de 2022, por exemplo naquela época os processos de filho eram bem rápidos.
Olá, bom dia.
Obrigada por essa página. Estou pensando em dar entrada na cidadania dos meus filhos antes da minha sair.
Acabei de dar entrada no meu processo 1c na ACP, o processo do meu pai (neto 1D) está na bolinha 7 marrom, esperando assento de nascimento. Como já moro em Portugal, tenho pressa no processo.
Conversei com muitas pessoas, advogados, duas pessoas que tambem fizeram isso e com uma conservadora da ACP, que afirmaram essa possibilidade.
Em conversa com uma administradora do grupo do facebook, ela disse que posso dar entrada na cidadania dos meu filhos quando a minha estiver na B4...
Porém, agora estou em dúvida se terei que fazer a transcrição do meu casamento, casei após o nascimento deles, e não alterei meu nome... mas o pai foi o declarante dos nascimentos. Podem me ajudar?
Conforme prometi, volto aqui para atualiza-los do andamento dos processos da minha sogra e do meu marido. Estava acompanhando diariamente o site do IRN para saber da evolução dos processos e também acompanhando os comentários aqui do forum. Mesmo com a bolinhas estacionadas, minha sogra B7 marrom aguardando assento e meu marido na B4, resolvi arriscar e solicitar o assento no Civionline pagando os 10,00 euros. O assento da minha sogra já estava emitido desde 22/02/24 mas por alguma razão o status das bolinhas no site do IRN não estava atualizado. Agora estou apressando a emissão da certidão de nascimento de meu sogro pois foi ele quem registrou meu marido. Essa certidão está me dando um pouco de trabalho pq meu sogro é italiano e tive que contratar uma pessoa na Italia para solicitar essa certidão e envia-la para mim aqui no Brasil mas está quase chegando. Agora prepararei o envelope a ser enviado para realizar a transcrição do casamento dos meus sogros. Tão logo saia essa transcrição remeterei à ACP para ser anexada ao processo do meu marido que ainda está estacionado na B4 (mas não caiu em exigencia). Minha expectativa é de que com a transcrição anexada o processo dele prossiga com mais rapidez.
@RaissaCervone ,
que legal! Mesmo tendo sido o pai brasileiro que declarou o nascimento do filho, pode ser que não peçam a transcrição. Vamos ver...
@texaslady
Será?... Tomara. Vou torcer por essa possibilidade, assim, teoricamente, ganho o tempo que duraria para fazer a transcrição 😁 Se acontecer corro aqui para contar
@RaissaCervone caso você more no RJ, o consulado do RJ faz a transcrição bem rápido!
E o Escritório Consular de Santos também tem feito a transcrição em apenas alguns dias!
@AnaClaraMotta
vc tem essas 2 opções.
ou envia qdo seu processo estiver na bolinha 4 pra ver se não vai cair em exigência ou faz por APENSAMENTO. Se seus filhos nasceram após 01/04/1978 ,não precisa de transcrição de casamento. Basta enviar junto uma declaração de maternidade e baseado nessa lei .
@arthur_azzi Obrigada pela informação, estava pensando em enviar para Portugal pq tinha entendido que lá estava sendo mais rápido do que aqui. Moro em São Paulo e o consulado de Santos seria uma boa alternativa. Vc te conhecimento de algum caso de transcrição recente em Santos que foi feita em alguns dias?
@RaissaCervone tem um tópico dedicado à transcrição em Santos, o pessoal tem compartilhado as experiências lá!
Dá uma olhada: Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos - Página 79 — Fórum Cidadania Portuguesa
Vou relatar aqui o andamento de um processo de apensação que acompanho, que pode haver algumas informações úteis para o caso de pessoas que estãp no exterior. Os processos de apensação são de uma mãe não casada e dois filhos e caiu em exigência por falta da filiação no passaporte da mãe. Ela mora na China e o passaporte dela não tinha filiação e ela tinha perdeu o RG. Ela contatou o consulado e eles disseram que podem emitir um passaporte com filiação, é o que ela vai fazer. Ela perguntou à conservadora se ela aceitaria a cópia do novo passaporte autenticada no consulado brasileiro. Explicou que não poderia ir ao Brasil para tirar uma cópia e apostilar ou não poderia enviar o passaporte para alguém fazer isso por ela, visto que não poderia no exterior sem o documento. A conservadora disse que sim conforme resposta abaixo. Ou seja ela dispensou a apostila. Então fica as dicas, primeiro pode-se pedir um passaporte novo com filiação e segundo é aceito uma cópia do identificação autenticada por consulado brasileiro.
De: Arquivo Central Porto <arquivocentral.porto@irn.mj.pt>
Date: qui., 21 de mar. de 2024 08:06
Subject: RE: Processo nº xxx63/23 - Atribuição de Nacionalidade
To: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Exmª Srª:
Poderá conferir a conformidade da fotocópia com o original do seu documento de identificação do qual conste a filiação, no Consulado.
Com os melhores cumprimentos,
Boa Tarde @texaslady td bem?
Estou entrando nesta discussão pois gostaria de saber como faço para proceder com a apensação de processos.
Dei entrada no processo de nacionalidade por atribuição do meu avô em agosto de 2023, e estou cogitando com meu pai em enviarmos o processo dele como filho e consequente o meu para apensarmos com o do meu avô.
No meu caso e no do meu pai não precisariamos da transcrição pois os "portugueses" foram os declarantes no registro de nascimento. Gostaria de saber se nesse caso é possível fazer a apensação e como fazer-lá, já que ainda não temos assente de nascimento do processo do meu avô para enviarmos.
@CarlosdaCosta , não é possível apensar processo que já foi enviado, o que vc pode fazer, é APÓS sair a cidadania do seu avô, vc mandar o do seu pai e o seu juntos.
Para serrem apensados precisam ser enviados juntos, num único envelope.
@CarlosdaCosta ,
como foi dito pela Camila, os processos apensados tem que ser enviados juntos. Quando o processo de seu avô terminar ai sim, você pode apensar o de seu pai e o seu.
Aqui tem um tópico com instruções para a apensação: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos
@texaslady Muito obrigado pela informação!
Oi, gente, tudo bem?
O processo do meu avô está em andamento (caiu em exigência. A mãe e o pai dele eram portugueses, mas demos entrada pelo pai dele. Mas a ACP pediu documentos que comprovassem o vínculo materno do meu avô na menoridade, o que nao faz nenhum sentido, mas resumindo, fiz só um documento em que ele abre mão do nome da mãe dele na certidão de nascimento portuguesa dele e enviei). Assim que o processo dele for finalizado estou pensando em enviar o processo do meu pai como filho e o meu. Porém, a situação é a seguinte:
Quando eu nasci meus pais eram casados e o meu pai foi o declarante do meu nascimento, porém eles se divorciaram há alguns anos. Minha dúvida é sobre a documentação que devo enviar para os dois processos. Alguém poderia, por favor, me ajudar?
Obrigada.
@Jessyca23 ,
Se você vai apensar os dois processos seriam 2 formulários 1C (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c#latest). Como seu pai foi o seu declarante não haverá problemas, só certifique que o pai dele foi o declarante dele também. Veja aqui o guia para apensação: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos
@texaslady Ah, perfeito. Então não vai precisar transcrever casamento ou a certidão de divorcio ne?
Os documentos seriam esses abaixo?
Para meu pai:
Cópia simples do assento do pai dele
Certidão de nascimento do meu pai por cópia repográfica apostilada
Cópia autenticada e apostilada do documento de identidade
Pagamento da taxa: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Imprimir o formulário 1C para maior, assinar em cartório com firma reconhecida por autenticação.
Para o meu processo (maior de idade):
Minha certidão de nascimento por cópia repográfica apostilada
Cópia autenticada e apostilada do meu documento de identidade
Imprimir o formulário 1C para maior, assinar em cartório com firma reconhecida por autenticação.
Alem de um requerimento pedindo o apensamento, assinado por mim e pelo meu pai, autenticado e apostilado?
Boa tarde á todos!
@texaslady venho com novidades! Já estou com todos os assentos de todos os meu processos de filhos! Inclusive os Apensados.
Justamente como você disse : Processo de meu genro seguiu junto com de meu neto até bolinha 4 marrom. Depois de meu neto parou e aguardou o termino do processo do pai, mas assim que processo do pai finalizou o dele passou direto para bolinha 7 marrom.
Detalhe: todos os processos continuam na bolinha 7 marrom mas hoje já imprimi todos os assentos, pois tinha urgência pelos assentos então pagamos os 10 euros ontem e já imprimi todos eles hoje.
Mas não para por ai rsrs irei dar inicio ao processo de minha Noras pelo casamento e preciso de orientação passo a passo se possível . Quanta Gratidão á todos.
Conforme prometi, segue a sequência dos acontecimentos com os processos apensados de minha sogra (filha de portugues) e do meu marido filho dela.
O processo dos dois foram apensados e enviados com o formulário 1C. Caminharam juntos até a bolinha 4, quando o processo do meu marido ficou parado e o da minha sogra seguiu.
O processo da minha sogra ficou parado muito tempo na bolinha 6 mas eu pedi mesmo assim o assento através do Civilonline e já estava disponivel desde fevereiro.
Comecei a preparar os documentos para pedir a transcrição do casamento da minha sogra pois, segundo o entendimento, como meu marido foi registrado pelo meu sogro a transcrição seria necessária. A documentação da transcrição atrasou muito pq meu sogro é italiano... mas isso é outra história.
Essa semana a bolinha 7 da minha sogra ficou verde e a do meu marido pulou para a bolinha 7 marrom mesmo ainda não tendo sido realizado a transcrição do casamento. Suspendi a transcrição para não ter um custo desnecessário nesse momento já que tenho outros processos para iniciar com o fim desses dois.
Não sei afirmar com certeza o pq a ausencia da transcrição do casamento não interferiu no processo do meu marido mas a unica explicação talvez tenha sido a apensação dos processos.
Agora é esperar sair o assento do meu marido e seguir com os processos de nossos filhos e do meu.
Espero ter contribuido para esse forum que tanto me ajudou. Boa sorte a todos
@RaissaCervone E quanto tempo durou o processo dos dois?
O da minha sogra durou 1 ano e 4 meses e do meu marido até agora 1 ano e 6 meses.
Esses dois processos foram enviados no final do ano de 2022. Os processos que foram enviados mais ou menos nessa epoca sofrem atrasos excepcionais por conta da implantação do novo sistema que automatiza alguns processos. Hoje os processos estão andando muito mais rápidos mas para o periodo em que foram enviados o termino de dois processos que na verdade são um de filho e outro de neto de portugues foi um tempo muito bom.
@Jessyca23 ,
Leia com atenção os 2 links que te passei e lá consta toda informação.
Mas apenas checando um pouco a sua lista as certidões de nascimento devem ser de inteiro teor por cópia repográfica. Você não mencionou a taxa de pagamento para você mas acho que se esqueceu.
Alem de um requerimento pedindo o apensamento, assinado por mim e pelo meu pai, autenticado e apostilado? Não precisa conforme está escrito no guia: Segundo informação da CRC, não é necessário reconhecimento de firma nem apostila nesse requerimento;
@RaissaCervone
Obrigado pelo relato!
Seu marido nasceu antes ou depois de 1978? Se foi depois, essa pode ser a resposta.
Houve mudanças na lei em 1978, eliminando - em certos casos - a necessidade de transcrever o casamento, Tem uma série de detalhes dependendo do estado civil dos pais e quem é o PT (que não vou dizer que entendo completamente), mas seu marido pode ter caído nisso aqui:
Pessoas nascidas a partir de 1978.
Declaração de nascimento ocorreu antes de o registando ter um ano:
A filiação materna declarada no registo considera-se estabelecida.
Sendo que, se a mãe é casada, será mencionada obrigatoriamente a paternidade do marido da mãe.
Se a mãe é solteira, a paternidade só fica estabelecida por declaração direta do pai.
No caso de ser este o progenitor português, a declaração em registro é essencial para que o processo de atribuição possa prosseguir.
Se a mãe for a nacional portuguesa identificada no registro de nascimento e o nascimento for declarado pelo pai estrangeiro (brasileiro), a paternidade fica estabelecida e a maternidade declarada é aceita.
@RaissaCervone ,
parabéns! Estava mesmo já curiosa pelos seus processos, e pensei que eles não iam mesmo pedir a transcrição. Não sei se passou despercebido que foi o pai não português que declarou o filho, ou se você enviou a certidão de casamento de seus sogros e eles não pediram a transcrição. Ou talvez eles não estejam ainda preparados para esta nova rotina. Mas o importante é que está aprovado e terminado e a apensação vale a pena. Se fosse feito separadamente, e você enviasse o de seu marido 2 meses atrás , o dele ainda levaria 6 meses ou mais. Boa sorte com os próximos processos.
@RaissaCervone , @Jessyca23 ,
a apensação da @RoseMoraes de pai e filho levou 10 meses. Os prazos parecem que já estão diminuindo aos poucos.