Meu avô se naturalizou Brasileiro, só descobri depois que peguei a certidão de inteiro teor de nasciemnto do meu pai, pensei que por este motivo não teria mais direito, mas hoje, ao levar a certidão de naturalização do meu avô, fui informado que só não teria direito se tivesse sido lavrado uma certidão definitiva em que ele renunciaria a cidadania Portuguesa, segundo a atendente meu processo esta aguaradando despacho. Alguém aqui já conseguiu tirar? quanto tempo demorou?
Aqui nessa comunidade tem muitas informações desde a procura por certidões até tirar o passaporte. Leia os tópicos e assim q pintar uma dúvida mais concreta volte a perguntar.
1 ESTOU COM UMA DUVIDA QUE LI NO TOPICO SOBRE IR AO CONSULADO. A DECLARACAO QUE ENVIAMOS PARA PORTUGAL DEVE SER ASSINADA PERANTE UM FUNCIONARIO DO CONSULADO PORTUGUES AQUI DE SAO PAULO ? OU E A MESMA COISA EU RECONHECER A MINHA ASSINATURA NO CARTORIO EM QUE TENHO FIRMA RECONHECIDA? PORQUE PELO QUE EU SAIBA (A NAO SER QUE ESTEJA ERRADA) O CONSULADO DE SAO PAULO RECEBE TUDO POR SEDEX. ME AJUDEM POR FAVOR NAO ENTENDI DIREITO.
2 A ASSINATURA DO PASSAPORTE TAMBEM PRECISA SER RECONHECIDA EM CARTORIO????
A assinatura do requerimento, deve ser reconhecida a firma em cartorio sim, é que em certos consulados, vc entrega os docs pessoalmente, ai so deve assinar na presença do funcionario, mas no caso so consulado de São Paulo, tem que ser com a firma reconhecida mesmo, ja que vai por sedex. Quanto ao pasaporte, se é so para mandar como um documento de identificação, como o Rg, Cpf , basta ser uma copia autenticada, das paginas que possuem os seus dados e foto.
Semana q vem irei ligar para pegar meu numero do processo 10 dias é cedo para ligar ainda? Eu falo somente que meu processo é por nacionalizaçao e pergunto ql o meu numero? Falo tambem se correu td bem com o vale postal e documentos ou ainda nao...?
Eu esperei 15 dias para ligar para saber o numero do processo de atribuição de minha mãe. Não precisa perguntar nada sobre o vale postal, fala so que é naturalização de avô para neto e que vc quer o numero do processo, se perguntarem ha quanto tempo deu entrada, diz que foi ha 1 mes, não diz 15 dias, senão vão mandar vc esperar mais um pouco.
E naturalizacao o nome, nao nacionalizacao. Da no mesmo, mas no minimo a atendendente portuguesa vai achar hilario. Vai fundo maninho, tu ja e portuga, creia.
É, não abre aos sábados.... Q raiva as certidões do meu pai ainda não voltou do consulado aí liguei para o consulado ontem para pergundar o porquê da demora, mas não consegui devido ao feriado em Portugal.
pessoal me surgiu uma duvida "boba" na cabeça hehe o vale postal é destinado ao mesmo endereço q vao os documentos correto? para a conservatoria... outra coisa estou tentando ligar la agora, mas ninguem atende....la sao 3h da tarde...
Se vc manda os doctos para CRC entao o vale postal tmbem devera ir pra CRC, no mesmo envelope dos docots. De preferencia ligue quando la for de manha, antes das 13h, e bem melhor.
Olá Dani, olha só..o processo de atribuição passa de pai para filho, ou seja, do seu avô para o seu pai em primeira estância e do seu pai para você em segunda estância. Se você já tiver filhos, esse processo é o mais indicado, além de ser mais rápido também: ATRIBUIÇÃO. Se seu pai não tem interesse, você pode passar direto do seu avô para você, esse processo direto chama-se NATURALIZAÇÃO. conforme lei de 2006.
Atribuição é mais rápido e mais recomendado, porém se seu pai não tem interesse pode fazer direto.
Conservatória do Registo Civil de Ourém Av. D. Nuno A Pereira Ourém, OURÉM, SANTARÉM 2490-000 Tel: 249542177 f: 249544356
Liga pra la ou vai neste link aqui e mande um Email com todos os dados, Filiacao, data de nascimento, Freguesia, Conselho e Distrito. Ele provavelmente te dirao o numero de assento. Isso caso ele nao tenha nascido ha mais de 100 anos. Caso sim, ligue para o Distrito e pergunte se eles ja estao de posse dos Livros de Baptismo de Ourem. Boa Sorte
Comentários
Aqui nessa comunidade tem muitas informações desde a procura por certidões até tirar o passaporte.
Leia os tópicos e assim q pintar uma dúvida mais concreta volte a perguntar.
BOA NOITE A TODOS.
1
ESTOU COM UMA DUVIDA QUE LI NO TOPICO SOBRE IR AO CONSULADO.
A DECLARACAO QUE ENVIAMOS PARA PORTUGAL DEVE SER ASSINADA PERANTE UM FUNCIONARIO DO CONSULADO PORTUGUES AQUI DE SAO PAULO ?
OU E A MESMA COISA EU RECONHECER A MINHA ASSINATURA NO CARTORIO EM QUE TENHO FIRMA RECONHECIDA?
PORQUE PELO QUE EU SAIBA (A NAO SER QUE ESTEJA ERRADA) O CONSULADO DE SAO PAULO RECEBE TUDO POR SEDEX.
ME AJUDEM POR FAVOR NAO ENTENDI DIREITO.
2
A ASSINATURA DO PASSAPORTE TAMBEM PRECISA SER RECONHECIDA EM CARTORIO????
A assinatura do requerimento, deve ser reconhecida a firma em cartorio sim, é que em certos consulados, vc entrega os docs pessoalmente, ai so deve assinar na presença do funcionario, mas no caso so consulado de São Paulo, tem que ser com a firma reconhecida mesmo, ja que vai por sedex.
Quanto ao pasaporte, se é so para mandar como um documento de identificação, como o Rg, Cpf , basta ser uma copia autenticada, das paginas que possuem os seus dados e foto.
obrigada novamente
A Sandrinha ta com as respostas prontinhas.... !
Obrigado.
Conforme vamos aprendendo, vamos repassando as informações, na medida do possível.
Acredito que no máximo, uns 10 dias.
A certidao do meu avo chegou hoje apos aproximadamente 20 dias fiquei muito feliz
=-)
10 dias é cedo para ligar ainda?
Eu falo somente que meu processo é por nacionalizaçao e pergunto ql o meu numero?
Falo tambem se correu td bem com o vale postal e documentos ou ainda nao...?
Eu esperei 15 dias para ligar para saber o numero do processo de atribuição de minha mãe.
Não precisa perguntar nada sobre o vale postal, fala so que é naturalização de avô para neto e que vc quer o numero do processo, se perguntarem ha quanto tempo deu entrada, diz que foi ha 1 mes, não diz 15 dias, senão vão mandar vc esperar mais um pouco.
obrigado !!!
irei esperar mais uns dias entao
até
E naturalizacao o nome, nao nacionalizacao. Da no mesmo, mas no minimo a atendendente portuguesa vai achar hilario. Vai fundo maninho, tu ja e portuga, creia.
obrigado man !!!!
God Bless us !!!
to pensando em ligar la hoje...
A CRC não abre sabado, so de segunda a sexta.Abraços
me surgiu uma duvida "boba" na cabeça hehe
o vale postal é destinado ao mesmo endereço q vao os documentos correto?
para a conservatoria...
outra coisa
estou tentando ligar la agora, mas ninguem atende....la sao 3h da tarde...
Se vc manda os doctos para CRC entao o vale postal tmbem devera ir pra CRC, no mesmo envelope dos docots.
De preferencia ligue quando la for de manha, antes das 13h, e bem melhor.
Abraco.
351-2138-17647 ou 351-2138-17600
o Tel é esse mesmo, so que tem que ter paciencia, ate que eles atendam, tem que insistir.
Por seu pai ja ter falecido, não altera em nada o tempo do processo.
Olá Dani, olha só..o processo de atribuição passa de pai para filho, ou seja, do seu avô para o seu pai em primeira estância e do seu pai para você em segunda estância. Se você já tiver filhos, esse processo é o mais indicado, além de ser mais rápido também: ATRIBUIÇÃO.
Se seu pai não tem interesse, você pode passar direto do seu avô para você, esse processo direto chama-se NATURALIZAÇÃO. conforme lei de 2006.
Atribuição é mais rápido e mais recomendado, porém se seu pai não tem interesse pode fazer direto.
Abraçs, boa sorte.
Qualquer duvida é só postar aqui!
Se o seu processo é atribuição, dá uma lida nesse tópico:
http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cm
algumas duvidas já foram esclarecidas lá, dê uma olhada
Conservatória do Registo Civil de Ourém
Av. D. Nuno A Pereira Ourém, OURÉM, SANTARÉM 2490-000
Tel: 249542177 f: 249544356
Liga pra la ou vai neste link aqui e mande um Email com todos os dados, Filiacao, data de nascimento, Freguesia, Conselho e Distrito. Ele provavelmente te dirao o numero de assento. Isso caso ele nao tenha nascido ha mais de 100 anos. Caso sim, ligue para o Distrito e pergunte se eles ja estao de posse dos Livros de Baptismo de Ourem. Boa Sorte