acho que ela quis dizer que a certidão está em processamento...porém não entendi muito bem, porquê se ela quer fazer por naturalização nem precisa da certidão do avô dela, era só pedir a certidão como se fosse pra menor de 18 anos, não ia pagar nada...eu fiz assim, e a minha chegou em menos de 15 dias....só usei o numero do assento e o ano que estavam no documento para preencher o requerimento....achei um gasto desnecessário, se o processo for feito por naturalização...agora caso seja feito por atribuição, ai vai precisar sim...o correio azul pelo que sei é mais rapido leva uma semana ou menos...coisa assim...me corrijam se estou enganado...
WES, Foi isso mesmo que quis dizer, paguei lá no site, então minha certidão já está em processamento, foi o que apareceu. Eu ainda não sei se vou fazer por naturalização ou atribuição. Mas achei que os dois precisassem da certidão do meu avô... Estou enganada? Eu sou maior de 18 anos, por isso não pedi a certidão de graça, aliás, nem sabia que podia fazer isso, vc pediu de graça por onde? E eu não tenho o numero do assento do meu avô. Vc fez por atribuição?
Oi pessoal, estou dando entrada na cidadania da minha mae aqui no Consulado do Rio, e fiz o pedido das certidoes dos pais dela que eram portugueses pela internet, mas sobre o meu avo a familia so sabe que ele era de Vila Real de Tras os Montes entao eu coloquei no lugar de Freguesia Vila Real e Concelho Tras os Montes, mas recebi um e-mail dizendo que eh necessario saber que Freguesia eh de Vila Real, pois se ele fosse vivo teria mais de 100 anos e nao tem como eles saberem, vcs sabem me informar como posso conseguir isso? O da minha vo parece que esta tudo certo pois nao me mandaram nada de volta.
Alex, Eu solicitei a minha certidão pelo portal do cidadão,sim. E pedi que enviassem pelo correio azul por ser mas rápido. Paguei e apareceu o aviso dizendo que o pedido já estava sendo processado, foi isso que eu quis dizer. É que eu estava empolgada e saí falando... hehe
é o seguinte, eu to fazendo ainda, via naturalização.... mas o pedido para menores de 18 anos pode ser feito por qualquer um, e é gratuito, serve apenas para obter dados como o ano e numero de assento... que servem para preencher o requerimento..que tem que ser enviado pra Portugal, o pedido da certidão eles fazem internamente depois, das CRCs para as conservatórias...então não é necessário esse gasto...de 175 euros...mas só para o processo de Naturalização.
Existe o Distrito de Vila Real. Existe também o concelho de Vila Real. E eu pesquisei as freguesias que formam o concelho de vila real no site da associação nacional de freguesias www.anafre.pt, são essas aqui:
Freguesias
-------------------------------------------------------------------------------- Abaças Mondrões Adoufe Mouçós Andrães Nogueira Arroios Parada de Cunhos Borbela Pena Campeã Quinta Constatim S. Tomé do Castelo Ermida Torgueda Folhadela Vale de Nogueiras Guiães Vila Cova Justes Vila Marim Lamares Vila Real (Nª Sra. da Conceição) Lamas de Olo Vila Real (S. Dinis) Lordelo Vila Real (S. Pedro) Mateus Vilarinho de Samardã
ME CORRIJAM, SE ESTIVER ERRADA... mas acho q é isso!
porém se fizer uma ligação para a conservatoria eles tb podem responder...pra mim ela respondeu...o ano e o assento, apesar de ja ter pedido pelo portal do cidadão...e foi super educada inclusive.
Obrigada por sua resposta, mas o problema eh que ninguem tem a menor ideia de onde pode ser, o da minha vo ainda consta na certidao de casamento Freguesia Boncoes (eh com cedilha e tem acento, so q esse teclado nao fala portugues, rsrs) e Concelho de Valpassos, mas dele so tem Vila Real e Tras os Montes, ja estamos tentando contactar com algumas primas da minha mae para ver se alguem sabe. Vou ter que ver isso rapido pois senao o pedido sera anulado.
Mesmo tendo mais de 100 anos, eles conseguem achar se vc souber os dados corretamente. Esse esta sendo meu gde problema. Agora fiquei sabendo que tem uma prima da minha mae que mora em SP e viajou ha 1 mes para Portugal e so voltara daqui a 1 mes, vou tentar fazer contato com ela. Obrigada por sua atencao.
Minha gente, vou fazer minha cidadania por atribuição, pois em uma conversa com meu pai, ele lembrou de uma carta do meu avô fez no aniversário dele e decidiu torna-se português, como o pai. Como a Sandra disse, falei com conhecidos lá em portugal pra ver se conseguia a certidão do meu avô com o casamento averbado. Depois de (precipitadamente) pedir a ceridão pelo portal do cidadão (devido a minha anciedade)...
Recebi ontem o e-mail da minha amiga, dizendo o numero do assento do meu avô e ainda com um anexo, com a cópia do registro do meu avô, ela vai mandar para mim o mais rápido possível a certidão com o casamento averbado pelos correios, chorei de alegriaaaaa!!!! queria compartilhar com vocês... muito bom!
Pessoal, meus documentos estao chegando do consulado essa semana...liguei la e eles me informaram que ja haviam colocado no correio... Com os documentos ja todos em ordem, selados... agora vem o processo de enviar pra portugal nao é? Para aqueles q nao lembram meu processo é por naturalizaçao, pois minha mae achou melhor só eu tirar. Bom, eu ja vi aqui um topico onde o Paulo dizia o endereço e a forma de enviar ( q tipo de envelope, endereço, como fazer o vale postal) porem eu nao consegui achar... alguem pode me passar o topico? Assim que chegar os documentos volto a postar para conferir se esta td certo ! obrigado !!!!
Conservatória dos Registos Centrais, sita na Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 200, 1093-003 Lisboa
esse é o endereço q devo enviar? só isso ou ta faltando algo nesse endereço? 1093-003 é o cep? como voces enviaram? qual envelope, se colocara os papeis em uma pasta ou deixaram eles soltos mesmo, eles irao saber q meu processo é por naturalizaçao ou devo informar? o vale postal eles me ajudam la no correio...
CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS RUA RODRIGO DA FONSECA 198 CEP 1099 - 003 LISBOA
Os documentos não precisam ser colocados em pasta, e vc deve ter preenchido um formulario, que informa que é por naturalização, e o envelope ,no correio tem um proprio para o SEDEX MUNDI, não esqueça de preencher no formulario o numero do vale postal, e se possivel ,pede no correio uma copia desse vale e manda junto. Abraços
Comentários
WES,
Foi isso mesmo que quis dizer, paguei lá no site, então minha certidão já está em processamento, foi o que apareceu.
Eu ainda não sei se vou fazer por naturalização ou atribuição. Mas achei que os dois precisassem da certidão do meu avô... Estou enganada?
Eu sou maior de 18 anos, por isso não pedi a certidão de graça, aliás, nem sabia que podia fazer isso, vc pediu de graça por onde? E eu não tenho o numero do assento do meu avô. Vc fez por atribuição?
Oi pessoal, estou dando entrada na cidadania da minha mae aqui no Consulado do Rio, e fiz o pedido das certidoes dos pais dela que eram portugueses pela internet, mas sobre o meu avo a familia so sabe que ele era de Vila Real de Tras os Montes entao eu coloquei no lugar de Freguesia Vila Real e Concelho Tras os Montes, mas recebi um e-mail dizendo que eh necessario saber que Freguesia eh de Vila Real, pois se ele fosse vivo teria mais de 100 anos e nao tem como eles saberem, vcs sabem me informar como posso conseguir isso? O da minha vo parece que esta tudo certo pois nao me mandaram nada de volta.
Alex,
Eu solicitei a minha certidão pelo portal do cidadão,sim. E pedi que enviassem pelo correio azul por ser mas rápido. Paguei e apareceu o aviso dizendo que o pedido já estava sendo processado, foi isso que eu quis dizer. É que eu estava empolgada e saí falando... hehe
é o seguinte, eu to fazendo ainda, via naturalização....
mas o pedido para menores de 18 anos pode ser feito por qualquer um, e é gratuito,
serve apenas para obter dados como o ano e numero de assento...
que servem para preencher o requerimento..que tem que ser enviado pra Portugal, o pedido da certidão eles fazem internamente depois, das CRCs para as conservatórias...então não é necessário esse gasto...de 175 euros...mas só para o processo de Naturalização.
Existe o Distrito de Vila Real. Existe também o concelho de Vila Real. E eu pesquisei as freguesias que formam o concelho de vila real no site da associação nacional de freguesias www.anafre.pt, são essas aqui:
Freguesias
----------------------------------------
Abaças
Mondrões
Adoufe
Mouçós
Andrães
Nogueira
Arroios
Parada de Cunhos
Borbela
Pena
Campeã
Quinta
Constatim
S. Tomé do Castelo
Ermida
Torgueda
Folhadela
Vale de Nogueiras
Guiães
Vila Cova
Justes
Vila Marim
Lamares
Vila Real (Nª Sra. da Conceição)
Lamas de Olo
Vila Real (S. Dinis)
Lordelo
Vila Real (S. Pedro)
Mateus
Vilarinho de Samardã
ME CORRIJAM, SE ESTIVER ERRADA... mas acho q é isso!
se ele tem mais de 100 anos tem que ver em Lisboa, provavelmente pode estar lá!.
Wes, Como e onde tu fez esse pedido para obter dados como o ano e numero de assento??
coloquei ano de nascimento...
freguesia
conselho
pedi como correio normal...para menores de 18 anos.
Obrigada por sua resposta, mas o problema eh que ninguem tem a menor ideia de onde pode ser, o da minha vo ainda consta na certidao de casamento Freguesia Boncoes (eh com cedilha e tem acento, so q esse teclado nao fala portugues, rsrs) e Concelho de Valpassos, mas dele so tem Vila Real e Tras os Montes, ja estamos tentando contactar com algumas primas da minha mae para ver se alguem sabe. Vou ter que ver isso rapido pois senao o pedido sera anulado.
Mesmo tendo mais de 100 anos, eles conseguem achar se vc souber os dados corretamente. Esse esta sendo meu gde problema. Agora fiquei sabendo que tem uma prima da minha mae que mora em SP e viajou ha 1 mes para Portugal e so voltara daqui a 1 mes, vou tentar fazer contato com ela. Obrigada por sua atencao.
Uma alternativa e enviar email para cada uma delas.
Assim como alguns membros aqui da comunidade fizeram.
Onde posso obter os e-mails?
Através desse link, tem o contato para todas as conservatórias
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_regi
Obrigada, ja to no site, vou enviar e-mail pra todos, tomara que consiga uma resposta positiva.
Torço por você!!!!
vibrações positivas!
Eles vao perguntar os dados exatos. Na epoca tb fiz isso. A opcao que tinha era pagar uma pesquisa. Nao sai muito cara.
Minha gente, vou fazer minha cidadania por atribuição, pois em uma conversa com meu pai, ele lembrou de uma carta do meu avô fez no aniversário dele e decidiu torna-se português, como o pai.
Como a Sandra disse, falei com conhecidos lá em portugal pra ver se conseguia a certidão do meu avô com o casamento averbado. Depois de (precipitadamente) pedir a ceridão pelo portal do cidadão (devido a minha anciedade)...
Recebi ontem o e-mail da minha amiga, dizendo o numero do assento do meu avô e ainda com um anexo, com a cópia do registro do meu avô, ela vai mandar para mim o mais rápido possível a certidão com o casamento averbado pelos correios, chorei de alegriaaaaa!!!! queria compartilhar com vocês... muito bom!
Que ótima noticia mesmo.
Parabéns!!! Eu sei o que vc está sentindo, já que eu passei por isso e explodi de alegria.
Boa sorte agora vai ir tudo muito rápido.
Com os documentos ja todos em ordem, selados... agora vem o processo de enviar pra portugal nao é?
Para aqueles q nao lembram meu processo é por naturalizaçao, pois minha mae achou melhor só eu tirar.
Bom, eu ja vi aqui um topico onde o Paulo dizia o endereço e a forma de enviar ( q tipo de envelope, endereço, como fazer o vale postal) porem eu nao consegui achar...
alguem pode me passar o topico?
Assim que chegar os documentos volto a postar para conferir se esta td certo !
obrigado !!!!
Que Bom!!!! Fico feliz por você!!!!
vamos em frente!!! é um passo seguido de outro!!
Dá uma olhada nesse link:
http://www.correios.com.br/produtos_serv
Boa noticia ...
Agora só correr atras dos documentos e enviar...
Boa sorte desde já
bjussssssssss
esse é o endereço q devo enviar?
só isso ou ta faltando algo nesse endereço?
1093-003 é o cep?
como voces enviaram? qual envelope, se colocara os papeis em uma pasta ou deixaram eles soltos mesmo, eles irao saber q meu processo é por naturalizaçao ou devo informar?
o vale postal eles me ajudam la no correio...
O endereço esta errado.Ai vai o correto.
CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS
RUA RODRIGO DA FONSECA 198
CEP 1099 - 003
LISBOA
Os documentos não precisam ser colocados em pasta, e vc deve ter preenchido um formulario, que informa que é por naturalização, e o envelope ,no correio tem um proprio para o SEDEX MUNDI, não esqueça de preencher no formulario o numero do vale postal, e se possivel ,pede no correio uma copia desse vale e manda junto.
Abraços