Auxilio para Naturalizaçao

1246710

Comentários

• Tambem agradeço a todos !
    Só tem gente especial aqui
    abraço !!!
  • Selo Consular

1 Requerimento ( 4 paginas )
    2 RG
    3 Passaporte ( 4 partes xerocadas)
    4 historico escolar ( 2 paginas )
    5 antecedentes
    6 certidao minha
    7 certidao da minha mae

Sao 7 selos consular ?!

Ou como o requerimento tem 4 folhas, por exemplo, tenho que selar as 4 ?!
    Pq eles pedem pra enviar o cheque e tenho q saber qntos selos...

Qntos eu tenho q colocar ?
  • GARIEL

Na epoca so botei selo nas certidoes brasileiras por instrucao da propria CRC. Acho que os Consulados estao sem dinheiro, tadinhos. Quer selo? Entao toma, kkkk
  • Gabriel

No requerimento eles so colocam o selo onde vc assina, em 1 pagina só, e quanto ao passaporte, acho que vc so precisaria tirar copia da pagina que tem seus dados e a foto , o restante não, pois é so pra servir como identificação.
  • então eu tenho que tirar o passaporte ou é desnecessário?
    eu tava pensando em dar entrada no processo antes de tirar o passaporte....
  • Wess

Nao e naum. esse documentoe so para viajar. Vc vai entrar com endereco brasileiro e em erritorio brasileiro.
  • O que eu mando então Maestro?? haha =)

1 Requerimento ( 4 paginas )
    2 RG
    3 historico escolar ( 2 paginas )
    4 antecedentes
    5 certidao minha
    6 certidao do meu pai

é isso?
  • Wess,

Não sei muito de Naturalizacao, estou tirando por atribuicao., mas na minha relacao pedem o TITULO DE ELEITOR tbem.

Passaporte nao tem precisa não.

De uma olhada ok?

Rubens
  • Wess

Nunca mandei, fiz pessoalmente nas CRCs. Mas escreve pras CRCs como fiz muitas vezes. Eles sempre respondem. O Paulo mandou de Londres e deu tudo certo, mas nao sei se hoje mudou alguma coisa. Isso e um detalhe que eles podem exigir durante o processo. Podendo evitar e bom. Boa sorte
  • Wes

alem destes enviei o passaporte, nao sei se é necessario, mas acho q oq vc colocou ja é o suficiente !!!
  • RESPOSTA DO EMAIL QUE MANDEI PRA CRC

Exmo Senhor,

A lei prevê a possibilidade de pedir a nacionalidade portuguesa por naturalização aos indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente do 2º grau da linha recta (avô / avó) de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido esta nacionalidade, desde que sejam maiores ou emancipados à face da lei portuguesa (+ de 18 anos), conheçam suficientemente a língua portuguesa e não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa, mediante requerimento dirigido ao Ministro da Justiça - artigos 6º n.º 4 da Lei da Nacionalidade e 22º do Regulamento da Nacionalidade.

A nacionalidade por naturalização apenas produz efeitos a partir da data do registo da aquisição da nova nacionalidade.

O requerimento (conforme modelo em anexo) pode ser entregue directamente na extensão da Conservatória no CNAI em Lisboa (pode efectuar marcação de dia e hora para entregar o pedido, através da Linha SOS abaixo indicada), ou pode ser enviado pelo correio, para a Conservatória dos Registos Centrais, sita na Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 200, 1093-003 Lisboa, juntando os documentos necessários. O valor do processo é de 175 euros, que devem ser pagos no momento do pedido. No caso de envio por correio, o pagamento poderá ser efectuado através de cheque ou vale postal pagável em Portugal, emitido à ordem da Conservatória dos Registos Centrais.

O processo pode igualmente ser instruído no consulado português no Brasil da área de residência do interessado.

Que documentos devem instruir o pedido?
  • 1. Requerimento dirigido ao Ministro da Justiça, conforme modelo em anexo

2. Certidão do registo de nascimento do interessado, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada pelo consulado português no país de origem e acompanhada de tradução, se escrita em língua estrangeira. Esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade do interessado.

3. Certidão do registo de nascimento, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia, do ascendente do 2º grau da linha recta (avô ou avó) de nacionalidade portuguesa. Esta certidão pode ser oficiosamente obtida pelos serviços em determinadas situações e deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade.

4. Certidão do registo de nascimento, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, do progenitor (pai ou mãe) que for filho do nacional português. Esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade.

Todas estas certidões de nascimento se destinam a fazer prova dos laços familiares entre o ascendente português e o requerente da nacionalidade portuguesa.

5. Documento comprovativo de que conhece suficientemente a língua portuguesa. No caso de cidadãos nacionais de países de língua oficial portuguesa, a prova do conhecimento da língua portuguesa pode ser feita através de Certificado de Habilitação emitido pelo estabelecimento de ensino onde o interessado estudou no Brasil e que ateste a conclusão, com aproveitamento, de qualquer grau de ensino.
  • 6. Certificados do registo criminal emitidos pelos serviços competentes do país da naturalidade e da nacionalidade, bem como dos países onde o interessado tenha tido e tenha residência após os 16 anos, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira. O interessado está dispensado de apresentar o certificado de registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos serviços. No caso do Brasil, o certificado deve ser emitido pela Polícia Federal ou obtido nos Consulado do Brasil em Portugal.

NOTE QUE, EM QUALQUER DAS SITUAÇÕES INDICADAS, É NECESSÁRIO QUE A FILIAÇÃO DOS VÁRIOS INTERVENIENTES TENHA SIDO SEMPRE ESTABELECIDA DURANTE A MENORIDADE.

Actualmente, o processo está a demorar cerca de 10 a 12 meses até à sua conclusão.

Poderá obter mais informações em: www.acidi.gov.pt e www.dgrn.mj.pt , ou pessoalmente no CNAI de Lisboa ou Porto.

Poderá ainda contactar-nos através da Linha SOS Imigrante de 2ª a sábado entre as 8.30h e as 20.30h: telefone: 808 257 257 (se ligar da rede fixa) ou 21 810 61 91 (se ligar da rede móvel).
  • a menção do número, data e entidade emitente do título ou autorização de residência, passaporte ou documento de identificação equivalente do interessado, bem como do representante legal ou do procurador, se os houver;
  • wess

vamos fazer nossa parte, que é enviar os documentos exigidos
    e deixar nas maos de Deus
    sem nos preocupar
    td vai dar certo
  • Wess

Gabriel disse tudo, Deus nao trabalha na ansiedade. Se vc um dia experimentar dar um chute e decansar, no final vai ser gol na certa se Deus conduzir a bola. Entrega teu GPS nas maos Dele e vc vera o que vai acontecer. Eu sou testemunha viva.
  • é isso aí, mão de Deus...pra resolver!!!
  • Pessoal
    mandei meus documentos pro consulado pra selar dia 8 de julho
    ainda nao me mandaram de volta
    o cara falou q a greve dos correios se atrasasse era no maximo 2 dias...
  • Re

Vc tem que autenticar sua assinatura no requerimento, nao e? E isso tem que ser no Consulado para efeito, e isso.
  • Alex

Então eu assino o requerimento direto no Consulado do Rio na frente de um funcionário deles, onde eu vou obter o selo branco, correto ?
    (Então não vou precisar reconhecer a minha firma antes de ir ao Consulado, faço isso tudo lá).

O Selo Branco não precisa ser em todas as folhas, somente na folha onde assinamos, correto ?

Eu li em outro tópico, que tenho que colocar o selo branco no Consulado, somente na minha certidão de Nascimento, na do meu pai de Inteiro Teor e no requerimento, isso está correto ?

Agradeço antecipadamente.
  • Dúvida...

Eu entrei sexta-feira com o processo de cidadania, na verdade a única coisa que fiz foi ir no consulado perguntar o que fazer e solicitei a certidão do meu avô no portal do cidadão, MAS NÃO CONSEGUI. Tentei umas 4 vezes e sempre deu erro na hora do pagamento, não sei o porquê. Então, falei com uma amiga do meu avô, de portugal e ela disse que vai ver se consegue a certidão do meu avô.... Porém a minha dúvida é a seguinte:

O consulado disse que um dos documentos necessário é:

- Certidão de Nascimento do Pai/mãe Português com o casamento Averbado.

Como assim, com o casamento averbado? Meu avô veio ao Brasil com uns 24 anos e se casou com uma brasileira...

Vcs podem me explicar essa parte do casamento averbado? Ficarei muito Grata.

A outra dúvida é saber quanto tempo mais ou menos demora para a cidadania portuguesa sair? Eu vou para Londres em Novembro do ano que vem e queria saber se até lá já teria a certidao...

Obrigada.
  • Marcelo

Todos os documentos emitidos no Brasil, precisam ser autenticados no consulado com o selo branco, no requerimento que vc tem que assinar, so carimbam onde vc assina, e tem que assinar na presença do func. do consulado.
  • Izabela

Vc vai fazer a sua cidadania por naturalização, direto de seu avô para vc?
    A certidão de nascimento de seu avô, tem que estar com o casamento dele averbado em Portugal, vc tem que procurar saber se isso ja foi feito, se não, como vc tem pessoas em Portugal que poderiam fazer isso pra vc, é so mandar ela saber que documentos vc precisa mandar para ela pedir a averbação, caso ainda não esteja feita, depois disso, vc faz o pedido da sua nacionalidade, e pelo que vi aqui na comunidade, quem fez por naturalização, levou em media 8 meses para concretizar.Mas eu acho que se vc for fazer por naturalização,não precisa de casamento averbardo, mas que pode te explicar melhor seria o Alex, pois ele fez esse tipo de processo, espero ter te ajudado em alguma coisa
  • SANDRA

Eu até semana passada pensei em fazer por atribuição mesmo, apesar do meu pai nem fazer tanta questão. Mas agora estou pensando em fazer por naturalização direto pelo meu avÔ, mesmo. O processo por naturalização parece ser mais simples e mais rápido... Isso é uma outra dúvida: Naturalização é mais rápido: Verdade ou eu estou enganada?

é, eu vou pedir para a amiga do meu avô fazer isso, inclusive ela vai amanhã na conservatória de barcelos vê se consegue solicitar a certidão dele ou o numero do assento...

Obrigadaaaaa pela ajuda, Sandra.
  • Portal do Cidadão

Sobre o pagamento no portal do cidadão, precisa ser feito com cartão internacional? Eles dizem: para pagamento no exterior, o valor deve ser pago pelos cartões visa ou mastercard. Eu fiz pelo visa, coloquei os dados certinhos, mas deu erro... será que é porque o cartão não é internacional?
  • Isabale

Resposta 1

Naturalizacao so vale a pena se vc ainda nao tiver filhos. Por que quando vc e atribuida e reconhecida sua cidadania na data do seu nascimento e quando adquire (naturalizacao) vc passa a ser portuguesa a partir da decisao do Sr.Conservador. Dai filhos menores podem pedir mas so se vivem em PT e os maiores dancam. Caso vc nao tenha filhos pode pedir direto do seu avo. O processo exige 5 documentos e ainda mais 3 que sao pedidos por eles oficiosamente. Atribuicao so tem 1 doc, e 2 internos, mas tem dois processos, seu pai de depois vc. Aquisicao esta demorando de 6 a 10 meses. Atribuicao 30 a 60 dias cada um, seu Pai e o seu. Vc decide. Como pra maioria dos brasileiros isso e apenas uma documentacao fica facil. Poucos tem a ideia e nem questao de saber que quem tira Nacionalidade de outro Pais tambem tem os mesmos direitos e deveres daquel Pais. Nos dois processos seras Portuguesa nascida no exterior, nao brasileira. Esse vc ja tem.

resposta 2: Tem que ser cartao internacional, logico. O portal do cidadao e provedor de portugal o portuguesa, kkkkkk

Deus te abencoe
  • Marcelo

Assina so no Consulado sim, eu dei entrada em Lisboa e so assinei na frente da funcionaria das CRCs.
    Quanto ao selo no requerimento voce pode perguntar la. Se voce ja assina e recebe autenticacao da sua assinatura, esse ja e selo branco. Os cartorios brasileiros carimbam ou botam etiqueta, eles selo branco, uma etiqueta. Simples

Vlw Conterraneo
  • kkkkkkkkkkkkk
    Ai meu deus, claro!

Agora, qual correio é melhor... correio azul ou normal? Correio registrado em mão??
  • correio azul
  • ótimo, fiz pelo correio azul então... meu prcesso está em andamento!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.