ola, primeiro eu vi num topico aqui que o endereço que voce me passou Sandra esta antigo, nao sei, no site que eu achei , aqui mesmo dentro da comunidade diz q o endereço é aquele q informei antes, e agora? qual é o correto? o formulario q vc diz é aquele artigo 6 nº4 eu acho....é esse? ou é outro ?! onde eu pego? Ana, entendi entao eu tiro uma copia do vale postal q eu paguei e ponho dentro do sedex, junto com todos documentos.
obrigado...as duvidas vao sendo esclarecidas, desculpem minha perguntas
O formulario para naturalização eu não sei qual é, mas o endereço é esse que te dei, inclusive foi para esse que mandei, no site o numero do endereço é outro, e meu primo acabou de mandar para esse que te dei, e tambem outras pessoas aqui da comunidade tambem, na epoca que enviei os docs, tambem tive essa mesma duvida , pois no site consta o nº200 e tinham me informado 198 e o correto é 198 mesmo.
Esses 2 numeros de endereco (198 e 200) estao corretos. Eu estive la e o predio e grande e tem varios numeros. Portanto nao se preocupem com isso.
Quanto a pergunta do Gabriel sobre (como eles vao saber do que se trata), voce estara encaminhando junto o requerimento do processo entao nao precisa de carta.
Vc deve mandar os documentos com a firma da escrevente reconhecida para o Itamaraty, quando recebê-los de volta mande- os para o consulado. Sempre certidão de inteiro teor e original.
Então envio todos os documentos originais devidamente legalizados, menos o original do histórico escolar, somente a cópia autenticada pelo Itamaraty, correto ?
Quero também aproveitar para parabenizar esta comunidade, pois vejo que são todos muito legais e irmãos. Graças a Deus por voces existirem.
Se eu tiver mais dúvidas, eu volto novamente pessoal. rsrsrsrs
É isso aí, valeu Wes novamente fui desligado e esqueci o histórico, se for fazer por atribuição não precisa dele, mas por naturalização precisa a cópia autenticada dele.
No seu caso, so vale a pena se vc ja conhece pelo pelos o Concelho de onde ele nasceu, porque ai vc paga a pesquisa na propria Conservatoria do Concelho que detem as Freguesias. Tem Conservatoria que e tao pequena que nem cobra. Mas a maioria cobra e varia de uma para uma. Mas se voce nao sabe nada, o melhor caminho, eu sempre disse aqui, e ir ao Consulado portugues na cidade onde o Portugues viveu e saber se existe inscricao consular dele. Se existir, a ficha dele vai vir com tudo, barba, cabelo e bigode. sem contar com o numero das cirolas brancas que ele usava, heheheheheheheh...brincadeira para relaxar. Mas vem o Distrito, Concelho e Freguesia, como veio no do meu vozinho. Boa sorte
Parabens pela Comunidade! Antes de encontrar voces fui para em outras que me disseram que so um advogado me ajudaria mas pelo que andei olhando nao preciso de advogado. Em um primeiro momento estamos pensando em janeiro ir a portugual para dar entrada no processo de Naturalizacao do meu primo que e neto de portugues porem sua mae nao tem interesse na cidadania. Minha primeira duvida e os documentos brasileiros legalizados sao aceitos/tem validade em Portugual por quanto tempo depois da data da Legalizacao ou emissao. Quanto tempo tem demorado o processo quando se da entrada em portugual e qto tempo para documentos enviados por sedex?
Documentos brasileiros tem validade de 180 dias. isto e, 6 meses. Se vc der entrada em PT ou enviar por Sedex serao os mesmo prazos se nao cair em exigencia. 30 a 60 dias para atribuicao e 6 a 10 meses para aquisicao. E isso ai
Vixi, Os advogados estao revoltados contra a gente. Qualquer tipo de invasao em seu orkut, nao e proveniente desta comunidade, recuse, nem leia. Aqui e ajuda mesmo, bem do jeito portugues. E mais facil um brasileiro ganhar cidadania portuguesa que o inverso. Percebeu?
Obrigada, fique muito feliz de encontrar voces sem modestia voces sao realmente muito bons no que se propuseram a fazer. Agora vou dar uma boa lida em tudo para voltar com mais duvidas.
Pessoal, acabei de receber meus documentos vindos do consulado Pra conferir : - Passaporte ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO)
- Historico Escolar ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO )
- RG ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO )
- ANTECEDENTES CRIMINAIS ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO)
- REQUERIMENTO ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO NO VERSO DA FOLHA QUE TEM A ASSINATURA )
- CERTIDOES MINHA E DA MINHA MAE ( AUTENTICADAS E COM SELO DO CONSULADO )
Esta td certo? Agora enviarei pro endereço: CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS RUA RODRIGO DA FONSECA 198 CEP 1099 - 003 LISBOA
correto?
Duvida Sandra - vc disse pra mim escrever o numero do vale postal no formulario, mas aonde ?! nao sei qual formulario é...
Mais Duvidas Tiro uma copia desse vale postal e mando junto com os documentos , correto ?! Os documentos podem ir "soltos", dentro do sedex...? O proprio requerimento que eu preenchi diz q meu processo é por naturalizaçao, nao preciso informar né? O vale postal os correios me ajudam a fazer...
E , como as certidoes por exemplo, tem validade de 180 dias, mas o processo demora em torno de 6 a 7 meses...? nao entendi mto bem,
enviarei meus documentos ou amanha ou na segunda feira !
Falei para anotar o numero do vale postal sim,mas não sei se no requerimento para naturalização tem esse campo, é que no de atribuição tem. Caso não tenha , pede no correios uma copia e manda junto, os documentos não precisam estar dentro de nenhuma pasta, e quanto ao prazo de 180 dias, é a partir da data de emissão ate a data de entrada do processo, o tempo que demora depois, não interfere na validade desses documentos.De resto esta tudo certo.BOA SORTE
Vim aqui de novo, porque a mensagem que mandei acima era de numero 171, e esse numero não é legal, rsssssssssssss Mas a informação é verdadeira kkkkkkkkk.
hahahahahaha entao ok entendido... faz uns 2 meses e meio q eu tirei as certidoes, nao tem problema nao né? bom, segunda feira demanha irei levar todos eles e embarca-los rumo a Portugal !!!
obrigado ! acho q agora ja estou apto a ajudar aos outros !!! Apesar q mta coisa nao sei rs Bom, no topico aqui vc colocou o numero do telefone de la .. ? Eu depois de um tempo ligarei para pedir o numero do processo e ir acompanhando nao é mesmo? ligo de mes em mes?
Quando vc for no correio e mandar os docs pelo SEDEX MUNDI, vc vai ter como acompanhar ate a entrega em Portugal, dai assim que ja estiver lá, dá uns 15 dias e liga pra saber o numero do processo e diz que é de naturalização e depois deixa passar mais 1 mes e liga de novo, dai a cada 2 a 3 semanas vai ligando ate receber a resposta definitiva. Vou te passar o link de onde vc consegue ver quando os docs forem entregues em Lisboa. http://www.tnt.com ai vc escolhe o pais onde vai ser entregue o doc ,e clica nele, vai abrir uma outra pagina e vc marca em referência e escreve o numero do sedex, ai ele vai te mostrar todo o caminho dos seus docs ate quem recebeu la na CRC. Acho que deu pra entender né? E não se preocupe ,que seus docs estão dentro do prazo de validade. Abraços
Me surgiu uma dúvida ! Eu tenho que enviar a certidão original do meu avô para Portugal, ou somente a cópia normal para a informação ? (Processo de naturalização). Essa certidão eu tenho desde de 2002, paguei EUR 15,00 pelo envio da mesma.
Se o seu avô é português basta colocar o número do assento e o ano. Mas se para facilitar ainda mais vc poderá mandar a certidão original narrativa agora não sei se a certidão portuguesa tbm deve ser emitida a menos de 6 meses. Lembre-se fotocópias não tem valor exceto Histórico escolar, Rg, passaporte dede que estejam autenticados.
Oi Alex, o problema e exatamente esse, eu so sei a cidade dele, estou ate achando que meu avo nao foi registrado, rsrs, mas a minha mae nao conseguiria a cidadania somente por parte da mae dela que tambem era portuguesa? Estou preocupada pq o tempo esta passando e a entrevista da minha mae esta marcada para o dia 24/11 aqui no Rio, o restante dos documentos estao OK, ate a certidao de casamento deles ja chegou, eles casaram no interior de SP e eu pensei que iria tb ser dificil, mas foi super tranquilo, agora o problema esta sendo essa certidao de nascimento dele. Pois ate na certidao de casamento so consta a Freguesia e Concelho da minha vo e dele nada.
Entao faz o seguinte. Seu caso e parecido com o meu ao contrario. Mina avo e que nao tinha nada, apesar de portuguesa. Logicamente usei o meu avo que tinha tudo. Vc tem duas alternativas. Uma e telefoner o passar email para a Conservatoria da Cidade Dele e perguntar se fazem pesquisa paga em todas as freguesias da cidade. Mas acho arriscado gastar dinheiro sem ter certeza. Segunda saida, puxar pela sua avo, vc pode fazer assim tb ja que tem tudo dela. Mas Atencao, aonde eles casaram deve ter os dados do nascimento dele tb, ja pensou? Mas uma vez pergunto, ja foi no Consulado portugues para saber se ha fichas dele? Meu avo tinha e foi assim que descobri. Esse e o caminho e mais curto para acertar. Quem faz assim geralmente acerta de cara, como eu e muitos.
Comentários
Eu mandei o meu assim.
Fiz uma carta, solicitando a minha cidadania por Atribuicao, e relacionei todos os documentos que estava enviando.
Mandei tudo por sedex, inclusive, tirei copia do recibo do pagamento e coloquei tbem dentro do sedex.
Estou no aguardo da minha nova cidadania, que em breve chegará.
Espero ter te ajudado.
Ana Maria
ola, primeiro eu vi num topico aqui que o endereço que voce me passou Sandra esta antigo, nao sei, no site que eu achei , aqui mesmo dentro da comunidade diz q o endereço é aquele q informei antes, e agora? qual é o correto?
o formulario q vc diz é aquele artigo 6 nº4 eu acho....é esse? ou é outro ?! onde eu pego?
Ana, entendi entao eu tiro uma copia do vale postal q eu paguei e ponho dentro do sedex, junto com todos documentos.
obrigado...as duvidas vao sendo esclarecidas, desculpem minha perguntas
O formulario para naturalização eu não sei qual é, mas o endereço é esse que te dei, inclusive foi para esse que mandei, no site o numero do endereço é outro, e meu primo acabou de mandar para esse que te dei, e tambem outras pessoas aqui da comunidade tambem, na epoca que enviei os docs, tambem tive essa mesma duvida , pois no site consta o nº200 e tinham me informado 198 e o correto é 198 mesmo.
Esses 2 numeros de endereco (198 e 200) estao corretos.
Eu estive la e o predio e grande e tem varios numeros.
Portanto nao se preocupem com isso.
Quanto a pergunta do Gabriel sobre (como eles vao saber do que se trata), voce estara encaminhando junto o requerimento do processo entao nao precisa de carta.
Abraco.
Eu tenho que enviar os documentos originais autenticados ou xerox dos mesmos autenticados nos seus respectivos lugares (Itamaraty e Consulado) ?
Obrigado !!!
Vc deve mandar os documentos com a firma da escrevente reconhecida para o Itamaraty, quando recebê-los de volta mande- os para o consulado. Sempre certidão de inteiro teor e original.
Eu digo em relação ao envio dos documentos para Lisboa depois de autenticados, se mando os originais ou xerox ?
Obrigado !
no caso é o documento e o histórico...o restante, tudo original!
Então envio todos os documentos originais devidamente legalizados, menos o original do histórico escolar, somente a cópia autenticada pelo Itamaraty, correto ?
Quero também aproveitar para parabenizar esta comunidade, pois vejo que são todos muito legais e irmãos. Graças a Deus por voces existirem.
Se eu tiver mais dúvidas, eu volto novamente pessoal. rsrsrsrs
Abraços em todos !
Como que faco pra conseguir essa pesquisa de onde meu avo foi registrado?
No seu caso, so vale a pena se vc ja conhece pelo pelos o Concelho de onde ele nasceu, porque ai vc paga a pesquisa na propria Conservatoria do Concelho que detem as Freguesias. Tem Conservatoria que e tao pequena que nem cobra. Mas a maioria cobra e varia de uma para uma. Mas se voce nao sabe nada, o melhor caminho, eu sempre disse aqui, e ir ao Consulado portugues na cidade onde o Portugues viveu e saber se existe inscricao consular dele. Se existir, a ficha dele vai vir com tudo, barba, cabelo e bigode. sem contar com o numero das cirolas brancas que ele usava, heheheheheheheh...brincadeira para relaxar. Mas vem o Distrito, Concelho e Freguesia, como veio no do meu vozinho. Boa sorte
Parabens pela Comunidade!
Antes de encontrar voces fui para em outras que me disseram que so um advogado me ajudaria mas pelo que andei olhando nao preciso de advogado. Em um primeiro momento estamos pensando em janeiro ir a portugual para dar entrada no processo de Naturalizacao do meu primo que e neto de portugues porem sua mae nao tem interesse na cidadania.
Minha primeira duvida e os documentos brasileiros legalizados sao aceitos/tem validade em Portugual por quanto tempo depois da data da Legalizacao ou emissao.
Quanto tempo tem demorado o processo quando se da entrada em portugual e qto tempo para documentos enviados por sedex?
grata
Documentos brasileiros tem validade de 180 dias. isto e, 6 meses. Se vc der entrada em PT ou enviar por Sedex serao os mesmo prazos se nao cair em exigencia. 30 a 60 dias para atribuicao e 6 a 10 meses para aquisicao. E isso ai
Vixi, Os advogados estao revoltados contra a gente. Qualquer tipo de invasao em seu orkut, nao e proveniente desta comunidade, recuse, nem leia. Aqui e ajuda mesmo, bem do jeito portugues. E mais facil um brasileiro ganhar cidadania portuguesa que o inverso. Percebeu?
Pessoal, acabei de receber meus documentos vindos do consulado
Pra conferir :
- Passaporte ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO)
- Historico Escolar ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO )
- RG ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO )
- ANTECEDENTES CRIMINAIS ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO)
- REQUERIMENTO ( AUTENTICADO E COM SELO DO CONSULADO NO VERSO DA FOLHA QUE TEM A ASSINATURA )
- CERTIDOES MINHA E DA MINHA MAE ( AUTENTICADAS E COM SELO DO CONSULADO )
Esta td certo?
Agora enviarei pro endereço:
CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS
RUA RODRIGO DA FONSECA 198
CEP 1099 - 003
LISBOA
correto?
Duvida
Sandra - vc disse pra mim escrever o numero do vale postal no formulario, mas aonde ?! nao sei qual formulario é...
Mais Duvidas
Tiro uma copia desse vale postal e mando junto com os documentos , correto ?!
Os documentos podem ir "soltos", dentro do sedex...?
O proprio requerimento que eu preenchi diz q meu processo é por naturalizaçao, nao preciso informar né?
O vale postal os correios me ajudam a fazer...
E , como as certidoes por exemplo, tem validade de 180 dias, mas o processo demora em torno de 6 a 7 meses...? nao entendi mto bem,
enviarei meus documentos ou amanha ou na segunda feira !
Obrigado pessoal
Consegui com voces !!!
Falei para anotar o numero do vale postal sim,mas não sei se no requerimento para naturalização tem esse campo, é que no de atribuição tem. Caso não tenha , pede no correios uma copia e manda junto, os documentos não precisam estar dentro de nenhuma pasta, e quanto ao prazo de 180 dias, é a partir da data de emissão ate a data de entrada do processo, o tempo que demora depois, não interfere na validade desses documentos.De resto esta tudo certo.BOA SORTE
Mas a informação é verdadeira kkkkkkkkk.
hahahahahaha
entao ok
entendido...
faz uns 2 meses e meio q eu tirei as certidoes, nao tem problema nao né?
bom, segunda feira demanha irei levar todos eles e embarca-los rumo a Portugal !!!
obrigado !
acho q agora ja estou apto a ajudar aos outros !!!
Apesar q mta coisa nao sei rs
Bom, no topico aqui vc colocou o numero do telefone de la .. ?
Eu depois de um tempo ligarei para pedir o numero do processo e ir acompanhando nao é mesmo?
ligo de mes em mes?
até
Fica com Deus
Quando vc for no correio e mandar os docs pelo SEDEX MUNDI, vc vai ter como acompanhar ate a entrega em Portugal, dai assim que ja estiver lá, dá uns 15 dias e liga pra saber o numero do processo e diz que é de naturalização e depois deixa passar mais 1 mes e liga de novo, dai a cada 2 a 3 semanas vai ligando ate receber a resposta definitiva.
Vou te passar o link de onde vc consegue ver quando os docs forem entregues em Lisboa.
http://www.tnt.com ai vc escolhe o pais onde vai ser entregue o doc ,e clica nele, vai abrir uma outra pagina e vc marca em referência e escreve o numero do sedex, ai ele vai te mostrar todo o caminho dos seus docs ate quem recebeu la na CRC.
Acho que deu pra entender né?
E não se preocupe ,que seus docs estão dentro do prazo de validade.
Abraços
Me surgiu uma dúvida !
Eu tenho que enviar a certidão original do meu avô para Portugal, ou somente a cópia normal para a informação ? (Processo de naturalização).
Essa certidão eu tenho desde de 2002, paguei EUR 15,00 pelo envio da mesma.
Lembre-se fotocópias não tem valor exceto Histórico escolar, Rg, passaporte dede que estejam autenticados.
Autenticados somente no Itamaraty né ?
No Itamaraty, a unica certidão que precisa autenticar , é a de nascimento de inteiro teor BRASILEIRA.
Oi Alex, o problema e exatamente esse, eu so sei a cidade dele, estou ate achando que meu avo nao foi registrado, rsrs, mas a minha mae nao conseguiria a cidadania somente por parte da mae dela que tambem era portuguesa? Estou preocupada pq o tempo esta passando e a entrevista da minha mae esta marcada para o dia 24/11 aqui no Rio, o restante dos documentos estao OK, ate a certidao de casamento deles ja chegou, eles casaram no interior de SP e eu pensei que iria tb ser dificil, mas foi super tranquilo, agora o problema esta sendo essa certidao de nascimento dele. Pois ate na certidao de casamento so consta a Freguesia e Concelho da minha vo e dele nada.
Isso mesmo, fica ali atras da Central do Brasil. Se estiverem de bom humor entregam no mesmo dia. geralmente entregam no outro. Boa sorte gajo
Entao faz o seguinte. Seu caso e parecido com o meu ao contrario. Mina avo e que nao tinha nada, apesar de portuguesa. Logicamente usei o meu avo que tinha tudo. Vc tem duas alternativas. Uma e telefoner o passar email para a Conservatoria da Cidade Dele e perguntar se fazem pesquisa paga em todas as freguesias da cidade. Mas acho arriscado gastar dinheiro sem ter certeza. Segunda saida, puxar pela sua avo, vc pode fazer assim tb ja que tem tudo dela. Mas Atencao, aonde eles casaram deve ter os dados do nascimento dele tb, ja pensou?
Mas uma vez pergunto, ja foi no Consulado portugues para saber se ha fichas dele? Meu avo tinha e foi assim que descobri. Esse e o caminho e mais curto para acertar. Quem faz assim geralmente acerta de cara, como eu e muitos.