Se vc nao auntenticar sua assinatura como podera mandar. Como poderao saber se é vc mesmo? Tem que autenticar sim sa assinatura perante as autoridades portuguesas (Consulado). Esse documento é português, não brasileiro. Simples
Uma duvida. Consulado e Embaixada funcionam igualmente?! Porque eu iria encaminhar meus documentos para uma prima que mora em brasilia e ela levaria pra mim até a embaixada la em Brasilia, e tambem no Itamaraty. Ou tem que ser no consulado de Sao Paulo pelo fato de eu ser de SP ?
ok só as certidoes que envio pra brasilia para o itamaraty? e tem como eu assinar o requerimento aqui, reconhecer firma em cartorio que o consulado aceite, e mandar para eles ?
Para o Itamaraty vc manda as certidões de nascimento, quando receber de volta vc envia para o consulado. O requerimento vc deverá reconhecer firma em um cartório e enviar para o consulado junto com as certidões para eles selarem.
desculpa minha perguntas mas... qual departamento que devo ir no itamaraty para eles autenticar minhas certidoes? Porque minha prima que vai para mim levar, e ela disse que existem varios departamentos. obrigado
Se for no Rio de Janeiro é só entrar e perguntar man. Fica atras da Central do Brasil. Tem perguntas que é impossivel de ser respondida, porque vamos ao Itamaraty e apenas perguntamos, mas nem sempre lembramos o nome exato do departamento. Atividade homem...segredo do processo
Endereço para Legalização Consular de Documentos Ministério das Relações Exteriores Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior Setor de Legalização Esplanada dos Ministérios - Bloco H Anexo I - Térreo Brasília/DF - Brasil CEP: 70170-900
É mesmo muito facil. Seria mais facil se fosse no Rio. So tem um andar. Pa e bola. Mas como não é...Você esta de parabéns man. Todo mundo sabia, heheheheheh
as certidoes estao autenticadas pelo itamaraty ! 3 perguntas : A) qualquer cartorio q eu reconhecer firma da minha assinatura no requerimento serve pra depois enviar pro consulado pra selar ou devo ligar la e perguntar qual cartorio q eles reconhecem ? antecedentes criminais eu pergunto em qual cartorio q devo reconhecer firma. C) comprovante de residencia -- envio original(conta de luz ou de energia) ? Precisa de selo do consulado ? Obrigado !
A)Qualquer cartório serve para reconhecer firma do requerimento.
B)Vc tem que perguntar para o escrivão da Polícia federal que assinou o seu Antecedentes Criminais onde ele tem firma aberta ir até esse cartório e reconhecê-la.
C)Não precisa de comprovante de residência (quem pede esse documento é o consulado, se vc for mandar para Portugal não precisa) mas se vc for manda não é necessário o selo consular.
Agora quem pergunta sou eu, vc mandou seus documentos para o Itamaraty via correio? se a resposta for positiva, quanto tempo demorou para devolverem as certidões?
Obrigado por responder Entao Serginho, eu enviei para uma tia q mora la, e ela levou pra mim, eles carimbaram na hora... mas vi uma vez um topico aqui que a pessoa falava que enviou via correio e em 3 semanas as certidoes ja estavam de volta, q nao precisa enviar envelope pra eles enviarem de volta e tbm nao precisava ser sedex... é um dos topicos antigos, acho q o titulo é itamaraty ! Até ! abraço !!!
Pessoal quem pode me ajudar ,preciso do telefone da conservatoria dos registros centrais ,pois enviei meu pedido no dia 12/06 e estou querendo obter informaçoes se ja chegou e o que fazer?
Tem um tópico chamado Resposta para as maiores dúvidas, acho q lá tem! qualquer coisa procure um link nesse mesmo tópico que é "e-mail endereço e telefone de todas as conservatórias" aí é só localizar.
residente em _____PENAPOLIS-SP_______________________ ______________________________________________________________________, portador do* ______RG OU PASSAPORTE?_______ nº _________, emitido por _________PENAPOLIS ?_________________________, em _____,
Mais declara que (caso pretenda pode indicar outras circunstâncias que considere relevantes) __________ O QUE ESCREVO AQUI___________________________________________________ ______________________________________________________________________
□ certificado do registo criminal emitido em_________________________, país da sua naturalidade; □ certificado do registo criminal emitido em_________________________, país da sua nacionalidade; □ certificado(s) do registo criminal emitido(s) em_________________________, _____________________________________________________país(es) onde residiu; □ certificado do registo criminal emitido em_________________________, _____________________________________________________país estrangeiro onde reside QUAL DESSES QUE MARCO NO CASO DO CERTIFICADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS
□ outros documentos (indicar quais) ________________________________________ __AQUI EU ESCREVO PASSAPORTE E COMPROVANTE DE RESIDENCIA QUE SAO OS Q VOU ENVIAR A MAIS ?____________________________________________________________________
Pede deferimento, ________________________, ______de __________________ de________ (Local) (Data) _______________ COLOCO A DATA DO DIA QUE EU FOR RECONHECER FIRMA ?
Residente em____Poços de Caldas - Minas Gerais______portador do* Registro Geral________Nº00000000(ficticio)______Emitido por_____Secretaria de Segurança Pública/MG em 02/05/98(ficticio)
Mais declara que (caso pretenda pode indicar outras circunstâncias que considere relevantes) __________ NÃO ESCREVI NADA___________________________________________________ ______________________________________________________________________
X certificado do registo criminal emitido em_______BRASIL__________, país da sua naturalidade; □ certificado do registo criminal emitido em_________________________, país da sua nacionalidade; □ certificado(s) do registo criminal emitido(s) em_________________________, _____________________________________________________país(es) onde residiu; □ certificado do registo criminal emitido em_________________________, _____________________________________________________país estrangeiro onde reside SÓ MARCA O PRIMEIRO
X outros documentos (indicar quais) ________________________________________ __EU COLOQUEI REGISTRO GERAL (RG) - SÓ ISSO, SE FOR MANDAR MAIS ALGUMA COISA COLOQUE!
Pede deferimento, ________________________, ______de __________________ de________ (Local) (Data) _______________ EU COLOQUEI O DIA QUE RECONHECI FIRMA
Mais declara que (caso pretenda pode indicar outras circunstâncias que considere relevantes) __________ O QUE ESCREVO AQUI?____Se não for coisa relevante para decisão do Sr.Conservador referente sua ligação afetiva com a comunidade portuguêsa ou outros interesss português, não escreva nada. Foi pra isso que foi criada, para ajudar na decisão. Segundo o funcionario de CINAI
X certificado do registo criminal emitido em________BRASIL_________________, país da sua naturalidade;
NOS OUTROS CERTIFICADOS NADA, A NÃO SER SE VOCÊ MORA OFICIALMENTE EM OUTRO PAIS
□ outros documentos (indicar quais) ________________________________________ __AQUI EU ESCREVO PASSAPORTE E COMPROVANTE DE RESIDENCIA QUE SAO OS Q VOU ENVIAR A MAIS ? SIM, pode mandar, mas comprovante de residencia é irrelevante. Você nao esta pedindo crédito no banco
Pede deferimento, ________________________, ______de __________________ de________ (Local) (Data) _______________ COLOCO A DATA DO DIA QUE EU FOR RECONHECER FIRMA ? sim
Mais declara que (caso pretenda pode indicar outras circunstâncias que considere relevantes) __________ O QUE ESCREVO AQUI?____Se não for coisa relevante para decisão do Sr.Conservador referente sua ligação afetiva com a comunidade portuguêsa ou outros interesss português, não escreva nada. Foi pra isso que foi criada, para ajudar na decisão. Segundo o funcionario de CINAI
ALEX, VOCÊ ACHA MELHOR COLOCAR NADA???eu andei lendo umas coisas na Internet hoje e acabei colocando, que além de ter parentes que residem em lisboa....tenho também interesse pela história e cultura do país...você acha que devo mandar sem nada???
1. Requerimento ao Ministro da Administração Interna, com assinatura reconhecida. O requerimento deve conter o nome completo , data de nascimento, estado civil, naturalidade, filiação, nacionalidade, residência actual do requerente, actividade que exerce e os motivos pelos quais deseja naturalizar-se. Deverá mencionar ainda a sua descendência portuguesa e os factos que demonstram a sua ligação com Portugal (viagens frequentes, investimentos financeiros e imobiliários, interesse pela cultura e história portuguesa ou qualquer outra indicação que julgue conveniente);
Com certeza qualquer coisa legivel a caneta azul ou preta. Letra de forma é normal. Maquina de escrever pode. Mas sua letra em portugal vale ouro. Mais que autenticação assinatura. Assim dissem os grafóscopos
Comentários
Se vc nao auntenticar sua assinatura como podera mandar. Como poderao saber se é vc mesmo? Tem que autenticar sim sa assinatura perante as autoridades portuguesas (Consulado). Esse documento é português, não brasileiro. Simples
Consulado e Embaixada funcionam igualmente?!
Porque eu iria encaminhar meus documentos para uma prima que mora em brasilia e ela levaria pra mim até a embaixada la em Brasilia, e tambem no Itamaraty.
Ou tem que ser no consulado de Sao Paulo pelo fato de eu ser de SP ?
99,9999% de certeza
só as certidoes que envio pra brasilia para o itamaraty?
e tem como eu assinar o requerimento aqui, reconhecer firma em cartorio que o consulado aceite, e mandar para eles ?
O requerimento vc deverá reconhecer firma em um cartório e enviar para o consulado junto com as certidões para eles selarem.
enviarei amanha as certidoes para brasilia
assim q voltarem envio tudo para SP, no consulado, para selarem.
qual departamento que devo ir no itamaraty para eles autenticar minhas certidoes?
Porque minha prima que vai para mim levar, e ela disse que existem varios departamentos.
obrigado
Se for no Rio de Janeiro é só entrar e perguntar man. Fica atras da Central do Brasil.
Tem perguntas que é impossivel de ser respondida, porque vamos ao Itamaraty e apenas perguntamos, mas nem sempre lembramos o nome exato do departamento.
Atividade homem...segredo do processo
Essa pergunta e facil...!
Endereço para Legalização Consular de Documentos
Ministério das Relações Exteriores
Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior
Setor de Legalização
Esplanada dos Ministérios - Bloco H
Anexo I - Térreo
Brasília/DF - Brasil
CEP: 70170-900
Email: legalizar@mre.gov.br
Abraco.
obrigado por mais essa resposta !
É mesmo muito facil. Seria mais facil se fosse no Rio. So tem um andar. Pa e bola. Mas como não é...Você esta de parabéns man. Todo mundo sabia, heheheheheh
as certidoes estao autenticadas pelo itamaraty !
3 perguntas :
A) qualquer cartorio q eu reconhecer firma da minha assinatura no requerimento serve pra depois enviar pro consulado pra selar ou devo ligar la e perguntar qual cartorio q eles reconhecem ?
antecedentes criminais eu pergunto em qual cartorio q devo reconhecer firma.
C) comprovante de residencia -- envio original(conta de luz ou de energia) ? Precisa de selo do consulado ?
Obrigado !
B)Vc tem que perguntar para o escrivão da Polícia federal que assinou o seu Antecedentes Criminais onde ele tem firma aberta ir até esse cartório e reconhecê-la.
C)Não precisa de comprovante de residência (quem pede esse documento é o consulado, se vc for mandar para Portugal não precisa) mas se vc for manda não é necessário o selo consular.
Agora quem pergunta sou eu, vc mandou seus documentos para o Itamaraty via correio? se a resposta for positiva, quanto tempo demorou para devolverem as certidões?
Obrigado por responder
Entao Serginho, eu enviei para uma tia q mora la, e ela levou pra mim, eles carimbaram na hora...
mas vi uma vez um topico aqui que a pessoa falava que enviou via correio e em 3 semanas as certidoes ja estavam de volta, q nao precisa enviar envelope pra eles enviarem de volta e tbm nao precisava ser sedex...
é um dos topicos antigos, acho q o titulo é itamaraty !
Até !
abraço !!!
Pessoal quem pode me ajudar ,preciso do telefone da conservatoria dos registros centrais ,pois enviei meu pedido no dia 12/06 e estou querendo obter informaçoes se ja chegou e o que fazer?
Tem um tópico chamado Resposta para as maiores dúvidas, acho q lá tem!
qualquer coisa procure um link nesse mesmo tópico que é "e-mail endereço e telefone de todas as conservatórias" aí é só localizar.
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3
Tel: 351 2138 17647
Gostaria de saber se esse é o requerimento que devo preencher e enviar
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_regi
Obrigado
residente em _____PENAPOLIS-SP_______________________ ________________________________________
portador do* ______RG OU PASSAPORTE?_______ nº _________, emitido por _________PENAPOLIS ?_________________________, em _____,
Mais declara que (caso pretenda pode indicar outras circunstâncias que considere
relevantes) __________
O QUE ESCREVO AQUI____________________________________
nacionalidade;
□ certificado(s) do registo criminal emitido(s) em_________________________,
□ outros documentos (indicar quais) ________________________________________
__AQUI EU ESCREVO PASSAPORTE E COMPROVANTE DE RESIDENCIA QUE SAO OS Q VOU ENVIAR A MAIS ?_______________________________________
Pede deferimento,
________________________, ______de __________________ de________
(Local) (Data)
_______________ COLOCO A DATA DO DIA QUE EU FOR RECONHECER FIRMA ?
Residente em____Poços de Caldas - Minas Gerais______portador do* Registro Geral________Nº00000000(ficticio)______E
Mais declara que (caso pretenda pode indicar outras circunstâncias que considere
relevantes) __________
NÃO ESCREVI NADA____________________________________
nacionalidade;
□ certificado(s) do registo criminal emitido(s) em_________________________,
X outros documentos (indicar quais) ________________________________________
__EU COLOQUEI REGISTRO GERAL (RG) - SÓ ISSO, SE FOR MANDAR MAIS ALGUMA COISA COLOQUE!
Pede deferimento,
(Local) (Data)
_______________ EU COLOQUEI O DIA QUE RECONHECI FIRMA
relevantes) __________
O QUE ESCREVO AQUI?____Se não for coisa relevante para decisão do Sr.Conservador referente sua ligação afetiva com a comunidade portuguêsa ou outros interesss português, não escreva nada. Foi pra isso que foi criada, para ajudar na decisão. Segundo o funcionario de CINAI
X certificado do registo criminal emitido em________BRASIL_________________, país da sua naturalidade;
NOS OUTROS CERTIFICADOS NADA, A NÃO SER SE VOCÊ MORA OFICIALMENTE EM OUTRO PAIS
□ outros documentos (indicar quais) ________________________________________
__AQUI EU ESCREVO PASSAPORTE E COMPROVANTE DE RESIDENCIA QUE SAO OS Q VOU ENVIAR A MAIS ? SIM, pode mandar, mas comprovante de residencia é irrelevante. Você nao esta pedindo crédito no banco
Pede deferimento,
(Local) (Data)
_______________ COLOCO A DATA DO DIA QUE EU FOR RECONHECER FIRMA ? sim
relevantes) __________
O QUE ESCREVO AQUI?____Se não for coisa relevante para decisão do Sr.Conservador referente sua ligação afetiva com a comunidade portuguêsa ou outros interesss português, não escreva nada. Foi pra isso que foi criada, para ajudar na decisão. Segundo o funcionario de CINAI
ALEX, VOCÊ ACHA MELHOR COLOCAR NADA???eu andei lendo umas coisas na Internet hoje e acabei colocando, que além de ter parentes que residem em lisboa....tenho também interesse pela história e cultura do país...você acha que devo mandar sem nada???
1. Requerimento ao Ministro da Administração Interna, com assinatura reconhecida. O requerimento deve conter o nome completo , data de nascimento, estado civil, naturalidade, filiação, nacionalidade, residência actual do requerente, actividade que exerce e os motivos pelos quais deseja naturalizar-se. Deverá mencionar ainda a sua descendência portuguesa e os factos que demonstram a sua ligação com Portugal (viagens frequentes, investimentos financeiros e imobiliários, interesse pela cultura e história portuguesa ou qualquer outra indicação que julgue conveniente);
fonte: http://br.msnusers.com/DuplaCidadania/ci
Tem alguma especificaçao quanto ao tipo de letra ( de forma ou normal ) ou nao ?
Com certeza qualquer coisa legivel a caneta azul ou preta. Letra de forma é normal. Maquina de escrever pode. Mas sua letra em portugal vale ouro. Mais que autenticação assinatura. Assim dissem os grafóscopos
Foi isso que disse. Se não for algo relevante para a decisão do Sr.Conservador que aumente seu laço com PT, não bota nada, foi isso. Lê lá. Vlw