@arthur bahiense , o processo é de neto? Lisboa só aceita a prova de vida feita no Consulado.
Se você quiser arriscar, pode mandar uma feita via Cartório, com um requerimento explicando que, por causa da pandemia, a família considera arriscado obrigar seu pai a se deslocar até o Consulado, pelo recrudescimento da doença no Estado em que seu pai mora! Pode ser que aceitem. Ou, se cair em exigência, talvez até lá essa pandemia tenha melhorado.
Boa noite! Já tenho todos os documentos necessarios para entrar com o pedido de cidadania. Mas ainda tenho uma dúvida. Meu avô portugues nasceu em 1907. Só consegui a certidao dele pelo CIVIL ONLINE.
Li num post acima que a certidao do CIVIL ONLINE só é aceita para os nascimentos a partir de 1911. Antes desse ano, a certidao precisa ser certificada pelas conservatórias distritais. Entretanto, no caso do meu avô, os seus registros nao estão nos distritais.
Comentários
@arthur bahiense , o processo é de neto? Lisboa só aceita a prova de vida feita no Consulado.
Se você quiser arriscar, pode mandar uma feita via Cartório, com um requerimento explicando que, por causa da pandemia, a família considera arriscado obrigar seu pai a se deslocar até o Consulado, pelo recrudescimento da doença no Estado em que seu pai mora! Pode ser que aceitem. Ou, se cair em exigência, talvez até lá essa pandemia tenha melhorado.
@arthur bahiense
Nem acredito que dessa vez vou ser mais otimista que a Leticialele. :-)
70 anos está na margem, e provavelmente aceitarão feita no cartório. Talvez aceitassem até sem PV, porque entendem as circunstâncias.
Boa noite! Já tenho todos os documentos necessarios para entrar com o pedido de cidadania. Mas ainda tenho uma dúvida. Meu avô portugues nasceu em 1907. Só consegui a certidao dele pelo CIVIL ONLINE.
Li num post acima que a certidao do CIVIL ONLINE só é aceita para os nascimentos a partir de 1911. Antes desse ano, a certidao precisa ser certificada pelas conservatórias distritais. Entretanto, no caso do meu avô, os seus registros nao estão nos distritais.
Alguem já teve esse tipo de problema?
Obrigado a todos !!
Carlos Affonso.
@Carlos_Affonso , se a certidão foi conseguida através do civil online, significa que já está digitalizada!
Basta mandar cópia simples, o Conservador vai verificar a autenticidade lá, não se preocupe!
O que você leu é que os assentos a partir de 1911 podem ser pedidos pelo civil online, Os anteriores, na maioria, só nos Arquivos Distritais!
Leticialele, obrigado pela resposta !! Sim, a certidao foi digitalizada pela conservatória da freguesia.
PESSOAL..vou fechar esse tópico e tudo o que for relacionado a atribuição de nacionalidade de netos será postado ja no tópico já existente desde 2017
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest