Pode ser em qualquer conservatoria de registo civil sim, quanto ao tempo não sei, quem pode responder, eu acho, é a Rosangela. Tambem vou fazer o averbamento do casamento dos meus pais por procuração no Porto, tenho amigos que estão la.
bem, eu ainda não sei, pq afinal depende de q alguém faça para a gente.. possivelmente será feito em Barcelos ou Braga, pq é lá onde mora a minha família.
aquela certidão q se recebe depois q o processo de atribuição é feito, e mandado à sua casa, pode ser usada para averbar o casamento? ou tem q pedir uma nova no portal do cidadão?
Se na lei de atribuição diz: "Se os pais forem casados entre si, da certidão de nascimento do progenitor português deve constar averbado o casamento ou deve ser feita prova deste."
Será que não basta enviar a certidão de casamento legalizada, ou será mesmo que o casamento deverá ser averbado caso o descendente do português não foi o declarante?
Será que alguém enviou a certidão de casamento dos pais junto com os documentos para atribuição e teve sucesso?
Não sei não, mas acho que se mandar a certidão de casamento legalizada sem ter o casamento averbado em Portugal dá certo.
Se vc conseguir essa informação será muito útil e se essa idéia que tivemos for verdadeira iremos deixar de gastar tempo e dinheiro. Mas acho que faz sentido, afinal "a prova deste" no meu entender é a certidão de casamento dos pais.
No meu processo isso não mudaria já que o meu pai foi o declarente do meu nascimento e é ele o filho do português, mas a minha irmã a minha avó (mãe do meu pai, esposa do português) foi a declarante.
Eu fiz essa mesma pergunta pro Alex, e segundo ele, não deve precisar, inclusive se na minha certidão de nascimento constar que els são casados, mas a Rosangela e a Dani, ja me falaram que tem que ser averbado, caso não tenha sido o portugues quem declarou, mas vou tentar falar na CRC e perguntar sobre isso, tomara que possa mandar so a certidão de casamento junto.beijos
foi algo parecido com sua pergunta que veio da CRC para mim... qndo disse q meus doc voltaram, uma das coisas q eles diziam é q o declarante do nascimento da minha mae nao era o PORTUGUES ( q é minha vó ) e sim meu avo. Entao eles queriam a transcriçao da certidao provando o casamento na ordem juridica portuguesa..., acho q por isso é necessario sim o averbamento ! pq td eles pedem conforme a ordem juridica deles la... se nao for isso desculpa rs OBS : amanha é meu aniversario pessoal ahahauhauh abraço até
Mas vc chegou a mandar junto a certidão de casamento, pq como está no regulamento que "o casamento deve estar averbado ou deve ter prova deste" talvés eles tenham pedido uma prova desse casamento.
Bom, é melhor jeito mesmo é ligar e perguntar e torcer para que sejam claros.
realmente.... eu mandei uns emails para uma série de conservatórias para tirar essa dúvida.... todas responderam da mesma forma... dando os números de telefone de lá para ligar
valeu, hj to mais véio rs bom ....a carta q me mandaram foi explicando sobre isso e tambem qndo liguei a mulher me contou uma historia grande pra caramba rs...falando justamente q eles querem q vc prove o casamento de acordo com a lei deles...acho q assim o casamento tem q ser averbado .... nao precisa enviar a transcriçao pra eles, eu liguei e falei, o casamento da minha vó ja foi averbado..passei o numero do assento e pronto...ela me falou, nao se preocupe com isso mais... meu processo e naturalizaçao... mas acho q independente disso....se o declarante nao é o portugues, eles estao "encanando" e estao querendo a prova do casamento....a averbaçao abraço !!!
Liguei pra la no dia 16 e ja me deram o numero de assento e falei com a Rosangela e ela consegui uma copia pra mim da certidão, a atribuição saiu no dia 11.Fala com a Rosangela que ela pega uma copia pra vc assim que vc ja tiver o numero de aasento dele, ela me enviou por email hj.
Acabei de ver aqui na caixa de correio, e ja me enviaram a certidão de lá, então leva uns 10 a 15 dias, porque saiu no dia 11 e chegou hj dia 25, mas a Rosangela ja tinha conseguido ontem uma copia.
Valeu sandra, só mais uma perguntinha... Vc conseguiu o número do assento quando ligou lá na CRC quando descobriu que o processo foi concluido com sucesso?
Ela é pesquisadora, esta fazendo varios cursos sobre genealogia, então ela falou que conseguia e se eu soubesse de alguem que estivesse querendo a certidão pra falar com ela,se tem pagar não sei, ela não falou nada sobre isso, so pediu o nome da minha mãe e o numero do assento,ela conseguiu ontem mesmo, no mesmo dia, mas so me enviou por email hj, porque não teve tempo de ir buscar ontem.
Comentários
e quanto tempo demora?
Pode ser em qualquer conservatoria de registo civil sim, quanto ao tempo não sei, quem pode responder, eu acho, é a Rosangela.
Tambem vou fazer o averbamento do casamento dos meus pais por procuração no Porto, tenho amigos que estão la.
e quais são os documentos?
aquela certidão q se recebe depois q o processo de atribuição é feito, e mandado à sua casa, pode ser usada para averbar o casamento?
ou tem q pedir uma nova no portal do cidadão?
Se na lei de atribuição diz: "Se os pais forem casados entre si, da certidão de nascimento do progenitor português deve constar averbado o casamento ou deve ser feita prova deste."
Será que não basta enviar a certidão de casamento legalizada, ou será mesmo que o casamento deverá ser averbado caso o descendente do português não foi o declarante?
Será que alguém enviou a certidão de casamento dos pais junto com os documentos para atribuição e teve sucesso?
Não sei não, mas acho que se mandar a certidão de casamento legalizada sem ter o casamento averbado em Portugal dá certo.
Tambem tive esta mesma duvida,mas acho que temos que mandar averbar sim, caso não tenha sido o portugues quem registrou.
Vou tentar ligar na CRC e perguntar sobre isso.
Se vc conseguir essa informação será muito útil e se essa idéia que tivemos for verdadeira iremos deixar de gastar tempo e dinheiro.
Mas acho que faz sentido, afinal "a prova deste" no meu entender é a certidão de casamento dos pais.
No meu processo isso não mudaria já que o meu pai foi o declarente do meu nascimento e é ele o filho do português, mas a minha irmã a minha avó (mãe do meu pai, esposa do português) foi a declarante.
Obrigado Sandra
No meu caso , minha mãe é a portuguesa e meu declarante foi meu pai.
Eu fiz essa mesma pergunta pro Alex, e segundo ele, não deve precisar, inclusive se na minha certidão de nascimento constar que els são casados, mas a Rosangela e a Dani, ja me falaram que tem que ser averbado, caso não tenha sido o portugues quem declarou, mas vou tentar falar na CRC e perguntar sobre isso, tomara que possa mandar so a certidão de casamento junto.beijos
foi algo parecido com sua pergunta que veio da CRC para mim...
qndo disse q meus doc voltaram, uma das coisas q eles diziam é q o declarante do nascimento da minha mae nao era o PORTUGUES ( q é minha vó ) e sim meu avo.
Entao eles queriam a transcriçao da certidao provando o casamento na ordem juridica portuguesa..., acho q por isso é necessario sim o averbamento ! pq td eles pedem conforme a ordem juridica deles la...
se nao for isso desculpa rs
OBS : amanha é meu aniversario pessoal ahahauhauh
abraço
até
Então desde já, parabénsssssssssssssssssssssssssssssssss
Acho que o Gabriel respondeu às nossas duvidas, o casamento tem que ser averbado, quando o declarante não for o portugues.
o negócio agora é averbar
mas o seu processo não é de naturalização?
Meus parabéns, muitas felicidades, muitos anos de vida, muita paz, saúde, amor...enfim...td de bom!
Mas vc chegou a mandar junto a certidão de casamento, pq como está no regulamento que "o casamento deve estar averbado ou deve ter prova deste" talvés eles tenham pedido uma prova desse casamento.
Bom, é melhor jeito mesmo é ligar e perguntar e torcer para que sejam claros.
valeu, hj to mais véio rs
bom ....a carta q me mandaram foi explicando sobre isso
e tambem qndo liguei a mulher me contou uma historia grande pra caramba rs...falando justamente q eles querem q vc prove o casamento de acordo com a lei deles...acho q assim o casamento tem q ser averbado .... nao precisa enviar a transcriçao pra eles, eu liguei e falei, o casamento da minha vó ja foi averbado..passei o numero do assento e pronto...ela me falou, nao se preocupe com isso mais...
meu processo e naturalizaçao...
mas acho q independente disso....se o declarante nao é o portugues, eles estao "encanando" e estao querendo a prova do casamento....a averbaçao
abraço !!!
Vc chegou a perguntar o número do assento antes de enviarem a certidão?
Isso pq quero enviar meus documentos assim que sair a atribuição do meu pai.
Liguei pra la no dia 16 e ja me deram o numero de assento e falei com a Rosangela e ela consegui uma copia pra mim da certidão, a atribuição saiu no dia 11.Fala com a Rosangela que ela pega uma copia pra vc assim que vc ja tiver o numero de aasento dele, ela me enviou por email hj.
Acabei de ver aqui na caixa de correio, e ja me enviaram a certidão de lá, então leva uns 10 a 15 dias, porque saiu no dia 11 e chegou hj dia 25, mas a Rosangela ja tinha conseguido ontem uma copia.
Não é o mesmo numero.
Obrigado Sandra
Ela é pesquisadora, esta fazendo varios cursos sobre genealogia, então ela falou que conseguia e se eu soubesse de alguem que estivesse querendo a certidão pra falar com ela,se tem pagar não sei, ela não falou nada sobre isso, so pediu o nome da minha mãe e o numero do assento,ela conseguiu ontem mesmo, no mesmo dia, mas so me enviou por email hj, porque não teve tempo de ir buscar ontem.