Quem sera o proximo a ter Cidadania II

1356713

Comentários

• e para averbar pro procuração pode ser em qualquer conservatória do registo civil em portugal?
    e quanto tempo demora?
  • Felipe

Pode ser em qualquer conservatoria de registo civil sim, quanto ao tempo não sei, quem pode responder, eu acho, é a Rosangela.
    Tambem vou fazer o averbamento do casamento dos meus pais por procuração no Porto, tenho amigos que estão la.
  • bem, eu ainda não sei, pq afinal depende de q alguém faça para a gente.. possivelmente será feito em Barcelos ou Braga, pq é lá onde mora a minha família.

e quais são os documentos?
  • não precisa da certidão de casamento brasileira não?
  • hahaha sem problemas xD

aquela certidão q se recebe depois q o processo de atribuição é feito, e mandado à sua casa, pode ser usada para averbar o casamento?
    ou tem q pedir uma nova no portal do cidadão?
  • Tenho uma dúvida.

Se na lei de atribuição diz: "Se os pais forem casados entre si, da certidão de nascimento do progenitor português deve constar averbado o casamento ou deve ser feita prova deste."

Será que não basta enviar a certidão de casamento legalizada, ou será mesmo que o casamento deverá ser averbado caso o descendente do português não foi o declarante?

Será que alguém enviou a certidão de casamento dos pais junto com os documentos para atribuição e teve sucesso?

Não sei não, mas acho que se mandar a certidão de casamento legalizada sem ter o casamento averbado em Portugal dá certo.
  • Serginho

Tambem tive esta mesma duvida,mas acho que temos que mandar averbar sim, caso não tenha sido o portugues quem registrou.
  • Serginho

Vou tentar ligar na CRC e perguntar sobre isso.
  • Legal Sandra

Se vc conseguir essa informação será muito útil e se essa idéia que tivemos for verdadeira iremos deixar de gastar tempo e dinheiro.
    Mas acho que faz sentido, afinal "a prova deste" no meu entender é a certidão de casamento dos pais.

No meu processo isso não mudaria já que o meu pai foi o declarente do meu nascimento e é ele o filho do português, mas a minha irmã a minha avó (mãe do meu pai, esposa do português) foi a declarante.

Obrigado Sandra
  • Serginho

No meu caso , minha mãe é a portuguesa e meu declarante foi meu pai.
  • Serginho

Eu fiz essa mesma pergunta pro Alex, e segundo ele, não deve precisar, inclusive se na minha certidão de nascimento constar que els são casados, mas a Rosangela e a Dani, ja me falaram que tem que ser averbado, caso não tenha sido o portugues quem declarou, mas vou tentar falar na CRC e perguntar sobre isso, tomara que possa mandar so a certidão de casamento junto.beijos
  • tomara mesmo q não seja necessário averbar.. afinal, economizaria tempo e dinheiro xD
  • Serginho

foi algo parecido com sua pergunta que veio da CRC para mim...
    qndo disse q meus doc voltaram, uma das coisas q eles diziam é q o declarante do nascimento da minha mae nao era o PORTUGUES ( q é minha vó ) e sim meu avo.
    Entao eles queriam a transcriçao da certidao provando o casamento na ordem juridica portuguesa..., acho q por isso é necessario sim o averbamento ! pq td eles pedem conforme a ordem juridica deles la...
    se nao for isso desculpa rs
    OBS : amanha é meu aniversario pessoal ahahauhauh
    abraço
    até
  • Gabriel

Então desde já, parabénsssssssssssssssssssssssssssssssssssss.
  • Serginho e Felipe

Acho que o Gabriel respondeu às nossas duvidas, o casamento tem que ser averbado, quando o declarante não for o portugues.
  • ah q pena .... mas fazer o q né?....

o negócio agora é averbar
  • Gabriel, desde já parabéns!!!

mas o seu processo não é de naturalização?
  • Gabriel

Meus parabéns, muitas felicidades, muitos anos de vida, muita paz, saúde, amor...enfim...td de bom!
  • Gabriel

Mas vc chegou a mandar junto a certidão de casamento, pq como está no regulamento que "o casamento deve estar averbado ou deve ter prova deste" talvés eles tenham pedido uma prova desse casamento.

Bom, é melhor jeito mesmo é ligar e perguntar e torcer para que sejam claros.
  • realmente.... eu mandei uns emails para uma série de conservatórias para tirar essa dúvida.... todas responderam da mesma forma... dando os números de telefone de lá para ligar
  • obrigado galera !!!

valeu, hj to mais véio rs
    bom ....a carta q me mandaram foi explicando sobre isso
    e tambem qndo liguei a mulher me contou uma historia grande pra caramba rs...falando justamente q eles querem q vc prove o casamento de acordo com a lei deles...acho q assim o casamento tem q ser averbado .... nao precisa enviar a transcriçao pra eles, eu liguei e falei, o casamento da minha vó ja foi averbado..passei o numero do assento e pronto...ela me falou, nao se preocupe com isso mais...
    meu processo e naturalizaçao...
    mas acho q independente disso....se o declarante nao é o portugues, eles estao "encanando" e estao querendo a prova do casamento....a averbaçao
    abraço !!!
  • Já tenho a cópia da certidão de nascimento portuguesa da minha mãe, ebaaaaaaaaaaaaa,rsssss, agora ja posso averbar o casamento.
  • Quanto tempo demorou para eles enviarem?
    Vc chegou a perguntar o número do assento antes de enviarem a certidão?

Isso pq quero enviar meus documentos assim que sair a atribuição do meu pai.
  • Serginho

Liguei pra la no dia 16 e ja me deram o numero de assento e falei com a Rosangela e ela consegui uma copia pra mim da certidão, a atribuição saiu no dia 11.Fala com a Rosangela que ela pega uma copia pra vc assim que vc ja tiver o numero de aasento dele, ela me enviou por email hj.
  • Serginho

Acabei de ver aqui na caixa de correio, e ja me enviaram a certidão de lá, então leva uns 10 a 15 dias, porque saiu no dia 11 e chegou hj dia 25, mas a Rosangela ja tinha conseguido ontem uma copia.
  • Por um acaso o número do assento não é o mesmo do número do processo?
  • Serginho

Não é o mesmo numero.
  • Como a Rosangela consegue? tem que pagar ou ela consegue de graça?

Obrigado Sandra
  • Valeu sandra, só mais uma perguntinha... Vc conseguiu o número do assento quando ligou lá na CRC quando descobriu que o processo foi concluido com sucesso?
  • Serginho

Ela é pesquisadora, esta fazendo varios cursos sobre genealogia, então ela falou que conseguia e se eu soubesse de alguem que estivesse querendo a certidão pra falar com ela,se tem pagar não sei, ela não falou nada sobre isso, so pediu o nome da minha mãe e o numero do assento,ela conseguiu ontem mesmo, no mesmo dia, mas so me enviou por email hj, porque não teve tempo de ir buscar ontem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.