Eu me encontro no mesmo caso do "Mr." Fui chamada ao Consulado de São Paulo dia 04/02 para assinar o BI e a papelada de Portugal. Mas me mostraram a minha certdão de nascimento portuguesa. Agora é só burocracia para receber BI e Passaporte. Mas só considero que deu tudo certo quando estiver de posse dos documentos oficiais... Será um exagero?
Lara, o que quis dizer é que: sendo a Sandra portuguesa, tendo suas filhas com as certidões em que diz que tem como mãe a Sandra. Ela sendo viva poderia dizer que a filiação se deu na menoridade. Mas, pensando bem nesse caso ficaria complicado para uma adoção por exemplo. Ai acho que realmente não valeria essa minha tese para as autoridades uma vez que pode ser forjada.
Sandra, quem registrou seus filhos provavelmente não foi vc, por isso a necessidade de averbar seu casamento. Certo? Bom, como o que eles precisam é de que a filiação seja reconhecida na menoridade dos filhos será que não bastaria uma declaração sua assinada e com firma reconhecida para que eles tivessem direito?
Mais uma portuga!!! Parabens, vc eh super batalhadora e ajuda todo mundo por aqui (inclusive me ajudou muito tb!), mais do que merecido!!!! Logo logo as filhotas viram portuguinhas tb, rssss
Allan, se bastasse uma simples declaração assinada em cartório, imagina o que não ia aparecer de declaração afirmando que teresa é "casada" com antonio, mariazinha é "filha" de josé... etc rsss
é pra isso que inventaram os registros civis (nascimentos, casamentos, etc), para padronizar e oficializar essa parada toda!
Se a Sandra fosse a declarante do nascimento das filhas, pela lei portuguesa não precisaria transcrever o casamento, a filiação na menoridade ficaria comprovada na certidão de nascimento das filhas, mas como não foi ela que declarou, então ela tem que comprovar que era casada com a pessoa que declarou o nascimento das filhas. O casamento é modo mais fácil de comprovar isso. Quem não é casado já tem mais dificuldade pra comprovar a filiação na menoridade, é preciso apresentar outros papéis, como documentos da maternidade, da creche, do médico, etc. Nesses casos, só um papel assinado legalmente não é uma prova suficiente.
Que legal que tudo ocorreu bem pra voce! A atribuicao foi mesmo melhor no seu caso (e mai rapido). No meu, eu nao tive muita escolha ja que minha mae eh falecida. Meu processo de aquisicao levou quase 8 meses, sendo que eu nao tive nenhuma pendencia em termos de documentacao. Meu avo portugues foi um dos declarantes no meu registro de nascimento e acho que isso facilitou.
Bom eh isso ai! Agora o negocio eh curtir! Pra gente que mora fora ter a cidadania ajuda pacas. (nao aguentava mais renovar "carte de sejour")
Amiga, estamos na mesma situacao.Ate agora nada do resultado das minhas filhas....ja nao sei mais o que fazer, mando emails, ninguem responde.Essa semana finalmente consegui que atendessem meu 10000000 telefonema , e o que me diseram eh que ainda nao foram analisados os processos das duas....Eita espera doída!! Mas fazer o que, nao eh?? Tomara que logo logo estejamos comemorando.
Olha espera ficar proximo dos sete meses . a minha prima ligou no meu faltando 2 dias para dar sete meses, tenha paciência e tudo de bom acontecerá!!!!!!!!!!!!!!!!!! boa sorte para vcs e suas filhas!!!!!!!!!
Comentários
Eu me encontro no mesmo caso do "Mr."
Fui chamada ao Consulado de São Paulo dia 04/02 para assinar o BI e a papelada de Portugal.
Mas me mostraram a minha certdão de nascimento portuguesa.
Agora é só burocracia para receber BI e Passaporte.
Mas só considero que deu tudo certo quando estiver de posse dos documentos oficiais... Será um exagero?
Abraços a todos,
Meus parabens! Voce que sempre ajuda o pessoal eh grande merecedora!
Abracos!
pois é, o passaporte tb vai ser de grande ajuda pra mim por aqui! e sim, é muuuito melhor do que qq visto! rss
Bom, como o que eles precisam é de que a filiação seja reconhecida na menoridade dos filhos será que não bastaria uma declaração sua assinada e com firma reconhecida para que eles tivessem direito?
Parabéns !
Mais uma portuga!!! Parabens, vc eh super batalhadora e ajuda todo mundo por aqui (inclusive me ajudou muito tb!), mais do que merecido!!!! Logo logo as filhotas viram portuguinhas tb, rssss
é pra isso que inventaram os registros civis (nascimentos, casamentos, etc), para padronizar e oficializar essa parada toda!
Se a Sandra fosse a declarante do nascimento das filhas, pela lei portuguesa não precisaria transcrever o casamento, a filiação na menoridade ficaria comprovada na certidão de nascimento das filhas, mas como não foi ela que declarou, então ela tem que comprovar que era casada com a pessoa que declarou o nascimento das filhas. O casamento é modo mais fácil de comprovar isso. Quem não é casado já tem mais dificuldade pra comprovar a filiação na menoridade, é preciso apresentar outros papéis, como documentos da maternidade, da creche, do médico, etc. Nesses casos, só um papel assinado legalmente não é uma prova suficiente.
Que legal que tudo ocorreu bem pra voce! A atribuicao foi mesmo melhor no seu caso (e mai rapido). No meu, eu nao tive muita escolha ja que minha mae eh falecida. Meu processo de aquisicao levou quase 8 meses, sendo que eu nao tive nenhuma pendencia em termos de documentacao. Meu avo portugues foi um dos declarantes no meu registro de nascimento e acho que isso facilitou.
Bom eh isso ai! Agora o negocio eh curtir! Pra gente que mora fora ter a cidadania ajuda pacas. (nao aguentava mais renovar "carte de sejour")
euuuuuuuuuuuu sou portuga desde o dia 22 de abril de 2009, muito interessante no dia do "descobrimento" do Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabens!!!
Amiga, estamos na mesma situacao.Ate agora nada do resultado das minhas filhas....ja nao sei mais o que fazer, mando emails, ninguem responde.Essa semana finalmente consegui que atendessem meu 10000000 telefonema , e o que me diseram eh que ainda nao foram analisados os processos das duas....Eita espera doída!! Mas fazer o que, nao eh?? Tomara que logo logo estejamos comemorando.
Olha espera ficar proximo dos sete meses . a minha prima ligou no meu faltando 2 dias para dar sete meses, tenha paciência e tudo de bom acontecerá!!!!!!!!!!!!!!!!!! boa sorte para vcs e suas filhas!!!!!!!!!