LAra, sao as pesquisas que eles fazem para confirmar se tudo que nós falamos corresponde a verdade.
Por naturalizacao pode contar de 6 a 8 meses partir do protocolo EM Portugal.
O meu está la desde 04/10/08, é bom contatar eles a cada 2 meses pois caso tenham algum questionamento (te notificam via postal) vc pode ir se adiantando caso tenha q mandar mais docs.
A próxima a ter cidadania portuguesa será minha filha... segunda feira chegou a certidão dela do Itamaraty, mas olha só o que aconteceu: eu encaminhei a certidao de nacimento dela prá lá sem perceber que a responsavel do cartorio civil nao havia assinado a bendita, e o Itamaraty me mandou de volta legalizada normalmente. Ontem, enquanto estava organizando os documentos pra enviar pro consulado, percebi a falha e voltei com a certidao ao cartório pra mulher assinar, com medo do consulado devolver tudo.... agora, só semana que vem poderei enviar pelo correio, pq a belezinha tá viajando... ora pois!
ninguem vai te ligar ou mandar e-mail, apos lavrarem o seu assento, em duas semanas ( em media ) voce vai receber uma carta da CRC com a sua certidao de nascimento.
Mas . . . voce pode ligar vez ou outra pra saber, mas se eh naturalizacao, nao espere receber nada em menos de 5 ou 6 meses.
Queria que fosse a minha.Mas liguei la na CRC hj, e me disseram que embora o processo tenha dado entrada na conservatoria em novembro, somente no dia 09 de janeiro que entrou no setor de atribuições e que eles tinham o prazo de 1 mes apartir dessa data para trabalhar, caramba, acho que estou com muito azar, logo na minha vez, que tudo enrola,rssssss, mas, vou ligar na semana que vem novamente, sou insistente.
Exatamente como Cibele falou. ou vc liga ou espera a certidao chegar na sua casa. Mas ninguem aguenta esperar, entao liga. Ei liguei, todo mundo ligou. O negocioe ligar Portuga. Vlw
POis é, estou na mesma situação do Ricardo, meus docs chegaram na CRC em novembro, ja liguei varias vezes, e cada vez é uma informação diferente, ja me disseram que o processo deu entrada no dia 2 de dezembro,depois que estava em analise, a ultima vez,sexta feira, que ele so tinha dado entrada no setor de atribuição em 09 de janeiro e que eles tem 1 prazo ate o dia 09 de fevereiro para terminarem, acho que eles não tem uma regra certa a cumprirem, pois a lara deu entrada bem depois de nós, o numero do processo dela é bem depois e ja saiu, acho que depende muito do funcionario que pega o processo para trabalhar, acho que eles não seguem a ordem de numero do processo, pois senão, o meu ja era para ter saido ha muito tempo, mas não desisto, terça feira estarei ligando de novo, vou perturba-los 2 x por semana,rsssss.
Eu falo que a CRC eh sorte, da minha mae foi a mesma historia, eu dei entrada no fim de Setembro/2007 e nao sei porque cargas d'agua eles soh comecaram a analisar em Dezembro/2007, enfim, saiu em Marco/2008.
Mas fica calma Sandra, das suas filhas sera mais rapido, acredite !
Pessoal, chegouuuuuuuuuuuuuuuu :):):):):):):) eu liguei demanha la e eles me informaram q só faltava uma coisa la, perguntei se ela achava q ainda demoraria mto hahahaha Agora de tarde chegou a carta com minha certidao em anexo !!!!! Nossa isso é muito bom ehehehehe Agora eu preciso ir no consulado em sp com a certidao pra eles me darem o bi e o passaporte? outra duvida, passaporte portugues qndo perde a validade, vc tira outro no consulado? igual a um passaporte brasileiro? isso ae pessoal essa comunidade é a que mais da frutos em todo o orkut !!! tenho certeza !!!!!!!!!!!!!!
nao sei se a sua duvida eh essa, mas tanto na atribuicao quanto na naturalizacao o local de nascimento nao muda. Mesmo no BI e passaporte o local de nascimento vem indicado: Pais = Brasil.
Comentários
Por naturalizacao pode contar de 6 a 8 meses partir do protocolo EM Portugal.
O meu está la desde 04/10/08, é bom contatar eles a cada 2 meses pois caso tenham algum questionamento (te notificam via postal) vc pode ir se adiantando caso tenha q mandar mais docs.
ora pois!
E que a exigencia e do Consulado portugues e nao do Itamaraty
obrigado
no telefone ou pelo correio, a vitória vem hehehe
obrigado pessoal
até breve
ninguem vai te ligar ou mandar e-mail, apos lavrarem o seu assento, em duas semanas ( em media ) voce vai receber uma carta da CRC com a sua certidao de nascimento.
Mas . . . voce pode ligar vez ou outra pra saber, mas se eh naturalizacao, nao espere receber nada em menos de 5 ou 6 meses.
Exatamente como Cibele falou. ou vc liga ou espera a certidao chegar na sua casa. Mas ninguem aguenta esperar, entao liga. Ei liguei, todo mundo ligou. O negocioe ligar Portuga. Vlw
quando sai a cidadania eles te avisam por email ou telefone, ou vc tem q ficar ligando...
meu processo e naturalizaçao
obrigado
POis é, estou na mesma situação do Ricardo, meus docs chegaram na CRC em novembro, ja liguei varias vezes, e cada vez é uma informação diferente, ja me disseram que o processo deu entrada no dia 2 de dezembro,depois que estava em analise, a ultima vez,sexta feira, que ele so tinha dado entrada no setor de atribuição em 09 de janeiro e que eles tem 1 prazo ate o dia 09 de fevereiro para terminarem, acho que eles não tem uma regra certa a cumprirem, pois a lara deu entrada bem depois de nós, o numero do processo dela é bem depois e ja saiu, acho que depende muito do funcionario que pega o processo para trabalhar, acho que eles não seguem a ordem de numero do processo, pois senão, o meu ja era para ter saido ha muito tempo, mas não desisto, terça feira estarei ligando de novo, vou perturba-los 2 x por semana,rsssss.
Mas fica calma Sandra, das suas filhas sera mais rapido, acredite !
Pois
Assim espero.
Ainda vou comemorar aqui a vitoria de sua filhas. Filhas de Peixa peixinhas sao. KKKK
Nao demore a nos deixar a par. O vinho ja esta separado. Vamos a ele. KKKKK...e nos portuga
Parabéns !!!!
A minha já saiu......
Parabens brother
pessoas enviei hj as papeladas para o CRC.
Vivo em Madrid vamos ver qto tempo me leva.
Alias é por naturalizaçao.
Pessoal, chegouuuuuuuuuuuuuuuu :):):):):):):)
eu liguei demanha la e eles me informaram q só faltava uma coisa la, perguntei se ela achava q ainda demoraria mto hahahaha
Agora de tarde chegou a carta com minha certidao em anexo !!!!! Nossa isso é muito bom ehehehehe
Agora eu preciso ir no consulado em sp com a certidao pra eles me darem o bi e o passaporte?
outra duvida, passaporte portugues qndo perde a validade, vc tira outro no consulado? igual a um passaporte brasileiro?
isso ae pessoal
essa comunidade é a que mais da frutos em todo o orkut !!!
tenho certeza !!!!!!!!!!!!!!
Deus abençoe a todos
Qual a validade do Passaporte?
O passaporte comum é válido por um período de 5 anos. No caso dos menores de idade inferior a 4 anos, a validade do passaporte é de dois anos.
parabens !!!!!! Pelas suas palavras da pra sentir a sua felicidade !!!!!
Agora eh soh pedir seu BI e Passaporte atraves do Consulado, quando sair o passaporte tera validade de 5 anos, quando vencer, volta la e renova !
nao sei se a sua duvida eh essa, mas tanto na atribuicao quanto na naturalizacao o local de nascimento nao muda. Mesmo no BI e passaporte o local de nascimento vem indicado: Pais = Brasil.