Transcrição de casamento por Ponta Delgada

16791112256

Comentários

  • @jricardo,

    1- não, assinar presencialmente no cartório somente
    2-é melhor!!
    boa sorte!!
  • Confrades,

    Tenho notícias boas!

    O meu foi recebido em PD no dia 02/01/2017, recebeu o número 20. E foi analisado e concluído em 9 dias corrido. Achei um tempo rápido.

    Responderam-me hoje ao email com a seguinte mensagem:

    "Bom dia

    Concluido no dia 11 de Janeiro. Assento de casamento nº 20/2017, desta Conservatória. Vai ser enviado via CTT para a morada indicada.
    Cumprimentos
    Lúcia Medeiros"

    Então, com base nessa informação podemos ter uma ideia de quantos processos estão recebendo em PD e qual o tempo médio de conclusão do processo.

    Abraço a todos!
  • @eduardofranco1979

    Que maravilha! PD é 10.
  • editado January 2017
    Oi, gente. Boa noite...
    Eu vou dar entrada no processo de nacionalidade para mim, mas preciso transcrever o casamento da minha mãe antes (pra Ovar)
    Porém, minha mãe precisa ter o casamento transcrito logo, pois vai para Portugal em poucos meses e precisa atualizar o estado civil para o CC
    Minha dúvida é a seguinte: posso mandar a transcrição do casamento dos meus pais pra PD e minha atribuição no mesmo dia? Acredito que a transcrição ficará pronta antes de analisarem meu pedido em Ovar, por isso a pergunta.
    Quero enviar no mesmo dia, pois na minha cidade não faz vale-postal, então quero aproveitar a viagem
  • @Mariana, com certeza!!! Agora antes de mandar a transcriçao verifique toda documentaçao da transcriçao para nada sair errado!!
    Apostilar todas as certidoes, vopia do RG apostilada. Faça uma revisao de tudo!! Sua mae assimar o requerimento por autenticidade( olhar o selo antes de enviar para saber se colocaram aitenticidade). Assim vc nao terá problema.
  • @M Adelaide

    Obrigada! Se não for pedir muito, poderia me passar a relação de documentos para a transcrição em PD? Sabe me dizer se o formulário pode ser digitado ou deve ser preenchido a caneta? Muito obrigada
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @Mariana Fernandes

    Documentos necessários para transcrição de casamento -
    - Cópia do assento do português/a
    - Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada do cônjuge brasileiro
    - Certidão de casamento de inteiro teor apostilada
    - Requerimento assinado com firma reconhecida por autenticidade
    - Cópia da identidade autenticada

    Pode preencher o requerimento à mão. PD não exige a cópia da identidade apostilada, fiz questão de perguntar.

    Vale postal – 120 euros

  • Maria Fernandes,

    O formulário pode ser preenchido a caneta (azul). Acabei de entregar um pedido de transcrição assim é deu tudo certo.
    Pode ser assinado pelos, filhos, netos ou bisnetos (meu caso foi assinado pela bisneta). A assinatura precisa ser por autenticidade (presencial), nos cartórios de Ofício de Notas (meu caso foi no cartorio) ou nos consulados.

    Uma cópia do RG de quem assina, autenticado e apostilado.

    A certidão de casamento dos portugueses, com sinal público (reconhecida a firma do escrevente que assinou a certidao) e apostilada, emitida há menos de 180 dias.

    A certidão de batismo dos portugueses, se nascidos há mais de 100 anos e caso se encontrem nos arquivos públicos, pode enviar somente uma cópia simples (nem autenticação precisa).

    Um Vale Postal no valor de 120 euros.

    A minha levou 9 dias úteis para chegar e 7 dias úteis para ser analisada e concluída.

    Resumindo, enviei dia 22/12 e no dia 11/01 já estava td resolvido!
  • Mariana Fernandes,

    Segue as instruções da Mariza Guerra. Ela é a pessoa correta pra te informar.
    No meu caso eu enviei a copia do RG autenticado de apostilado pq não sabia desse detalhe.
  • @Mariza, muitíssimo obrigada.
    Já estava triste pq teria que apostilar o RG da minha mãe, mas ainda bem que não precida :D
  • Boa noite a todos!!

    Escolhi fazer a transcrição de casamento dos meus pais em Ponta Delgada!
    Ontem eu mandei a atribuição da minha mãe por EMS para Tondela.

    Mas cometi uma burrice estratosférica. Eu tirei todas as certidões na mesma época, inclusive a minha, que foi emitida no dia 28/11. Isso quer dizer que ela vai expirar no dia 28/05.

    Tenho receio de não conseguir que o meu processo de atribuição chegue a Tondela até 28/05! Pode ser até que dê tempo... Só me preocupa o fato de PD voltar a ter muitos processos e ficar mais lento até lá, já que Tondela não aceita mais 2 processos juntos e muita gente migrar pra PD...
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2017
    @Renato

    Relaxa. Você vai infartar.

    Se o prazo de validade da sua certidão estiver te trazendo angústias tire outra. Quando o dinheiro pode comprar tranquilidade vale o preço, e nesse caso não é exorbitante.

    Ponta Delgada deu conta de centenas de processos complexos em curtos prazos, essas transcrições serão fichinhas.
  • Pessoal, quem é divorciado, como funciona ? No caso, como farei a transcrição?
  • @Beatriz, transcreve o casamento normalmente, mesmo estando divorciado. Só assim consegue transferir a atribuição aos filhos. Se os pais divorciados forem morar em Portugal e casar por la aí sim precisa procurar um advogado em Portugal para homologar o divorcio lá, se não for morar e casar por lá não precisa mexer com isso.
  • Vlad PeVlad Pe Member
    editado January 2017
    @Mariza lendo post anteriores vjo que existe desencontros de informações sobre vários assuntos..uns dizem uma coisa , outros dizem outra coisa sobretudo sobre o que deve ser APOSTILADO OU NÃO.Acho que deveria ter uma atualização sobre os que pode, o que não pode..documentos que precisa ou não precisa.. confesso que tem horas que fico perdido Esse post foi de março de 2016 diferente um pouco do que vc postou acima"Transcrição de casamento - documentos necessários:

    - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
    - certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
    - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo)
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório, ou presencialmente, no consulado
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

    Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e Tondela:
    https://drive.google.com/folderview?id=0B6dMEo-comwJRksxNXJEenZ3akU&usp=sharing

    No final, onde se lê assinaturaS é apenas assinatura."
  • @Vlad Pe, as exigencias vão mudando...

    Sim, o que vc colocou está correto!
  • yanyan Member
    editado January 2017
    O requerimento pode ser preenchido no word?
    Na parte que esta escrito Declarante(s) preciso colocar o nome de solteiro dos nubentes se for eu que irei assinar e declarar?
    Como faço para saber se existe pacto nupcial?
    na certidão de casamento consta comunhão parcial de bens e mais nada,
    se precisar, o que preciso fazer perante o pacto antnupcial?
  • @Yan

    O modelo de Ponta Delgada:

    Requerimento
    para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro

    …………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:

    O Nubente:
    Nome: ……………………………………………………………………………………….……………….
    Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..……………
    Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..
    Filiação: …………………………………………………………………………………………………….
    ……………………………………………………………………………………..………………….……
    Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….……
    ……………………………………………………….……………………………………………………..

    A Nubente:
    Nome: ………………………………………………………………………….……………………….….
    Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………
    Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….…………..
    Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..….
    ……………………………………………………………………………………..….………………..….
    Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…...
    ……………………………………………………….…………………………………………………….

    Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..…………….
    A Nubente, …………………………….…………………………………….…………..

    Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:

    Nacionalidade do nubente: ……………………………………
    Nacionalidade da nubente: ……………………………………

    Dados relativos à celebração do casamento

    Hora e data do casamento: …... horas e ….... minutos, do dia ………... de …………..…….…. de ………
    Lugar da celebração: ……………………………………………………….…..………………………….
    Celebrante: ………………………………………………………………………………………..……….
    Casamento: ………………………………
    Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa: (Sim/Não) ……………..………

    Se um dos nubentes for estrangeiro

    Residência à data da celebração:
    O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….………
    A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..
    Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...

    Mais declararam não terem promovido a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal.

    …………………...., ……….. de ……………………….. de 20….

    __________________________________________________
    (assinaturas)

    -----------------------------------------------------------------------------------------------

    Onde tem Declarantes: delete nubentes e você assina como declarante.
    Não fala em pacto. Não precisa mencionar.
    Pode ser preenchido à mão ou no word, porém não altere o modelo, exceto na item Declarante.
  • @Mariza..em que lugar do Requerimento eu coloco o Nº do Assento, Freguesia e Concelho da pessoa nascida em Portugal?
  • @Vlad Pe

    Nos espaços de nubentes vc preenche de acordo com o registro de cada um: data de nascimento -e número do assento no caso do português: naturalidade é a cidade/freguesia.

    Os dados estão na certidão de casamento.
    Residencia habitual é o local de morada antes do casamento. Em alguns casos esse endereço será repetido mais abaixo.
    À data do casamento significa na época do casamento.

  • @Mariza tem alguma informação sobre Pombal.. li num comunicado do IRN que Pombal tá apta a fazer Transcrição de Casamento e Naturalização.
  • Não tenho, Vlad.
  • Olá a todos, boa tarde!

    Pretendo enviar a documentação para a transcrição do casamento dos meus avós na segunda quinzena de fevereiro.

    Li em algumas discussões que algumas conservatórias estão com excesso absurdo de processos e que estão recomendando não enviar dois processos simultâneos (transcrição + aquisição). Portanto, vou enviar os processos separados. Vocês teriam alguma conservatória para indicar o envio da documentação nesse período?

    Além disso, gostaria de saber se a discussão http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347 sobre as novas regras para documentação ainda é a mais indicada para validar toda a documentação correta, visto que tenho lido em alguns posts comentários divergentes (especialmente sobre a necessidade de apostilar ou não a cópia do rg do requerente do processo de transcrição).

    Abraços!
  • @Paula sempre é bom ler o que está no site do consulado Português http://consuladoportugalsp.org.br/nacionalidade-portuguesa-por-naturalizacao/
  • meu pai pagou e enviou os documentos pra ponta delgada, mas ele pagou 150 e era só 120. PD respondeu que o vale não será aceito e será enviado pra casa dele. Isso quer dizer que ele recuperará o dinheiro e poderá emitir um novo vale ou ele terá prejuízo?
  • @nandschatt, o vale ele recebe de volta no correio! Os documentos vao enviar para a casa do seu pai
  • editado January 2017
    Fiz essa pergunta em um outro tópico à alguns dias atras mas ninguém me respondeu,então vou perguntar aqui. Quando a naturalização do meu esposo sair,iremos morar fora do país (Inglaterra) onde irei pedir o visto de membro da família até conseguir entrar com meu pedido de naturalização pelo casamento,(já somos casados à 10 anos,mas acho que só começa a contar a partir da naturalização dele correto?)daí vamos passar em Portugal pra fazer o CC e o passaporte dele lá,devemos fazer a transcrição do nosso casamento primeiro de tudo? Desde já obrigada :)
  • Sim,@Poliana deverá transcrever seu casamento primeiro
  • Transcrição de casamento deve ser feita independente se não houve mudança de sobrenome?
  • @Poliana, sim,para provar a união de voces, caso contrario nao poderá morar com ele na Europa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.