Transcrição de casamento por Ponta Delgada

189111314256

Comentários

  • yanyan Member
    editado January 2017
    @MAdelaideVelloso,
    pode me encaminhar esse modelo tambem estou com o mesmo caso do @DanielÁvila
  • @yan

    Formulário para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada - esse é um dos dois que são aceitos.

    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
  • yanyan Member
    @MarizaGuerra
    Acabei me confundido quando estava lendo outros postes, estava indo no correio agora entregar os documentos, minha duvida é igual ao do @Daniel onde eu indico o numero de assentamento da minha mãe,
    posso editar esse word e acrescentar o numero?

    Na parte de preencher a identidade eu coloco meu numero emitido por DETRAN aos????????

    o que significa esse aos
    Obrigado
  • @Yan

    1.Coloca perto da data de nascimento.
    2.Sim
  • yanyan Member
    Obrigado @MarizaGuerra
  • Estou com uma dúvida referente a transcrição de casamentos dos meus Bisavós, ambos eram portugueses porem se casaram no Brasil.
    Os dados de meu Bisavô na certidão de casamento estão corretos, porem os dados de minha Bisavó estão errados, na certidão dela consta que ela é filha da Maria Incarnação, porem na certidão de batismo consta que ela é filha da Maria da Cruz. O correto para conseguir realizar a transcrição seria na certidão de casamento constar o nome da dona Maria da Cruz ou Maria da Incarnação?

    Assento de batismo nº 93 da minha Bisavó: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=47991&FileID=692410
    Casamento nº 16, 12/08/1899 entre José Maria Domingos Paschoa e Maria da Incarnação: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=48008&FileID=692897
  • editado January 2017
    @carloscesarjr,

    Os dados a serem seguidos são da certidão de nascimento se algo está errado é na certidão de casamento brasileria.
    Tem certeza que casaram no Brasil? A certidão parecia ser portuguesa
  • Boa tarde pessoal,

    Como meu pai e minha mãe eram portugueses, ambos nascidos antes de 1911, consegui os registros de batismos (nascimento) de ambos, em Cinfães, para dar início ao processo de transcrição dos mesmos, ainda em andamento em PD.

    Numa consulta a OVar, entre outros documentos exigidos para a atribuição de nacionalidade, o abaixo especificado me deixou com dúvida:

    "- Certidão de nascimento do progenitor português com o casamento transcrito para estabelecimento da filiação (obtida oficiosamente pelos serviços, pelo que no requerimentos basta informar qual o nº, ano e Conservatória onde se encontra lavrado o registo);"

    Pergunto:

    1. Depois de transcrito o casamento de meus pais, devo providenciar outro registro de nascimento do português pra dar início a minha atribuição de nacionalidade? Se sim, em qual conservatória? Na que foi transcrito o casamento (PD) ou na que está registrado o batismo dele (Cinfães)?

    2. Ou posso enviar o registro de nascimento do português que já tenho, ainda sem a transcrição? Pois imagino que, apesar deles terem nascidos antes de 1911, após de transcrito o casamento, deve ser fácil pra eles identificarem no sistema a referida transcrição.

    Obrigado.
  • carloscesarjrcarloscesarjr Member
    editado January 2017
    @MAdelaideVelloso,

    Desculpe a certidão de casamento de José Maria Domingos Paschoa e Maria da Incarnação são dos meus trisavos, Minha vó se casou com Jose Senio, Achei estranho foi que no Registro de estrangeiro dela ela consta como filha de Maria da incarnação, na certidão de casamento dela brasileira também, mas na certidão de batismo ela consta como filha de Maria da Cruz, com a ajuda do pessoal do forum achei a certidão de casamento dos pais dela que é essa que postei, a duvida é, devo retificar a certidão de casamento dela no brasil mudando a filiação dela para Maria da Cruz e seguir o que está na certidão de batismo?
  • No grau de parentesco eu posso colocar bisneto? E no caso de eu já ser português, posso preencher com os dados de documentos portugueses?
  • @Mateus

    1. Sim
    2. Sim
  • Oi Mariza, obrigado pelas respostas.
    A transcrição só pode ser requerida por parentes? Saberia dizer até qual grau de parentesco?
  • @Mateus

    Houve caso de bisneto requerer a transcrição de casamento em Ponta Delgada sem nenhum problema. Foi questionado e PD respondeu que desde que fosse descendente qualquer pessoa pode requerer.
  • Obrigado, Mariza!
  • Bem lembrado Mariza! Rssrsrsr

    Matheus, um fato desse ocorreu comigo e não teve nenhum problema. Basta ser descendente, não importa o grau.
  • Originalmente, um sobrinho-bisneto iria solicitar, mas estou com receio de não ser possível.

    Obrigado pelas respostas.
  • Pessoal, bom dia.

    Podem me ajudar?

    Para transcrever o casamento para Porto, me pediram a transcrição do casamento, óbito da bisavó portuguesa e óbito do bisavô brasileiro, porque quando ela morreu estava como viúva e precisa atualizar o status de casada para viúva. Com isso me pediram também a certidão de nascimento do meu bisavô brasileiro. Ou seja, eles vão fazer tudo junto pelo que entendi (casamento e óbito).

    Em Ponta Delgada consigo transcrever tudo ao mesmo tempo também ou precisa enviar casamento e depois óbito?

    Alguém tem o e-mail de lá para eu enviar algumas dúvidas?

    Obrigado.

  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2017
    @harter

    Para a transcrição é necessário:

    * cópia do assento da portuguesa + certidão de nascimento de inteiro teor do cônjuge + certidão de casamento de inteiro teor - as certidões brasileiras apostiladas.
    *Requerimento de transcrição assinado por um descendente com firma reconhecida por autenticidade
    *Xerox da identidade do requerente autenticada
    *vale postal de 120 euros

    Faça a transcrição de casamento em Ponta Delgada. Não exige informação de óbito.
  • Olá Mariza acabei de ler sobre a transcrição ser feita por neto.
    Vou providenciar o apostilamento dos documentos e enviar a cópia de meu RG autenticado.
    Me intrigava o fato de não ter como provar eu ser neta de fato, para asssinar o requerimento de transcrição.
    Obrigada !!!
  • mjrjuniormjrjunior Member
    editado February 2017
    Pessoal, acabei de concluir a atribuição por Tondela da minha avó.
    Preciso agora averbar o casamento dela, para fazer a atribuição do meu pai, para tal estou durantes os 3 meses de processo da minha avó, procurando a certidão do marido dela, meu avô. Já fui nas 14 RCPN´s do Rio de Janeiro, onde consta que meu avô, nasceu na certidão de casamento e tambem no Arquivo Nacional, mas não acho a certidão.
    Peguei o nada consta da maioria dos cartórios (dois se recusaram e emitir nada consta de que a busca foi negativa) e vou dar entrada esta semana na averbação sem a certidão de nascimento do meu avô, de acordo com o artigo 266 do Código de Registo Civil. Peço ajuda aos moderadores, para saber se alguem já tentou este procedimento, com exito. Caso contrário vou tentar a sorte de fazer essa averbação por Ponta Delgada.
  • @mjrjunior, já ouvi algo parecido, mas seria interessante aguardar O pessoal mais experiente como @wesley, @Marcia, @Theresa, @Marisa.
    Sei que o caminho é esse mesmo que você fez, pegar as negativas do cartório, mas aguarde o parecer delas.
  • @mjrjunior

    Não sei dizer se Ponta Delgada aceitaria um nada consta de certidão de nascimento de cônjuge para a transcrição. Sei que já tentaram apresentar documento de identidade e não foi aceito.

    Se na certidão de casamento há indicação do cartório que registrou o nascimento é preciso que de alguma forma esse cartório aprofunde a busca nem que seja por força da justiça.
  • Obrigado, já havia enviado um e-mail a PD sobre o artigo 266. A conservadora me disse pra enviar documentos comprobatórios de que não foi possível achar a certidão, além disso estou enviando o RG e Certidão de Óbito Apostilados para demonstrar que realmente ele foi casado com a minha avó. Para solicitar a transcrição sem a Certidão de Nascimento, pelo artigo 266, ela pede para enviar uma vale postal extra de 100 euros somente para isso, além dos 120 para a transcrição normal. Não tenho muito o que fazer, vou tentar a sorte pelo artigo 266 e vou atualizando o pessoal aqui sobre o sucesso ou não desse procedimento.
  • Muito boa essa dica. Eu não sabia que existia essa possibilidade.
  • Gente, socorro!

    A certidão de casamento precisa se rem inteiro teor por cópia reprográfica ou pode ser digitada? Não sei se a digitada facilitaria a leitura do documento.
  • @Mu
    Transcrição pode der digitada sim. Mas de inteiro teor.
  • @cynthia VandeKamp Washington

    Muito obrigado!!
  • Boa tarde pessoal, umas dúvidas, vou transcrever meu casamento para Portugal.

    1- Casei após obtenção da cidadania, devo colocar que sou Português ou Brasileiro?
    2- Nenhum lugar pede meu assento, não precisa???
  • @uboumann, se foi por atribuição portugues, se foi por aquisição brasieiro. Na atruição, retroage e na aquisição não.
  • Obrigado M Adelaide Velloso, minha foi por atribuição, você sabe me dizer onde faço referência ao meu assento? Pois não vi nada no documento, como vão saber quem sou?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.