Pessoal os docs chegaram segunda em PD, visto pelo Ctt. E agora? Como sei o número do processo? Mando email p PD? Só assim poderei acompanhar na LR,,certo?
Já li a página acima, mas não diz como devem ser as certidões para a transcrição de casamento em PONTA DELGADA, não sei se deve ser: 1) por cópia reprográfica ou 2) com firma do notário que assina reconhecida que tenha selo digital Alguém pode me ajudar?
Status das certidões negativas: Consegui sem custo nas seguintes RCPN: 1, 6 e 10 Com custo de uma certidão de Inteiro Teor: 4, 5, 7, 8, 9 Em análise pois nunca ninguém pediu essa certidão: 12 Negado: 11 Aguardando resposta de e-mail: 2, 13, 14 Ainda não fiz contato, atendimento presencial: 3
@matheus pereira e será que já poderia enviar o pedido de Atribuição pra Gaia neste meio-tempo? Já estando com tudo em mãos... gostaria de enviar... Eles me pediriam um número do assento? Se sim, poderia enviar por email depois?
Dez dias após o sedex ser recebido em Ponta Delgada envie um email para se informar sobre a conclusão da transcrição. Atualmente há uma grande remessa de processos de transcrições para PD, portanto não há certeza do tempo necessário para a obtenção do assento. Aguarde a conclusão para despachar o próximo processo para Gaia.
@Mariza Guerra me dê um help! A transcrição de casamento gera um número de registro, é isso? Tipo o do assento do nascimento? e é isso que eu informo à Conservatória que fará a Transcrição?
A transcrição gera número de assento e a certidão será enviada para a sua residência. Ao enviar o email solicitando informações sobre a conclusão PD retornará com o número de assento caso já o tenha. Quando Gaia for analisar os documentos da atribuição constatará no sistema que a transcrição foi efetuada.
Conclusão: você não precisa aguardar a certidão chegar à sua residência. Apenas ter conhecimento de que a transcrição foi concluída para enviar a atribuição para Gaia.
Aqueles que dependem de Transcrição de Casamento, informo que PD já está ficando assoberbada.
Sugiro atualmente a 4a. CRC Porto também bastante célere. As exigências são:
-Assento de Nascimento do(a) português(esa) -Certidão de Casamento em Inteiro Teor apostilada -Certidão de Nascimento do cônjuge em Inteiro Teor apostilada (a certidão deve ter sido emitida há menos de 180 dias) -Requerimento de Transcrição de Casamento com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE -Xerox autenticado do RG de quem assinar o Requerimento -Vale Postal de 120 euros a favor do IRN.IP com o endereço completo da 4a. CRC Porto (Rua do Cunha, nº 404 - Porto - Portugal - Código Postal 4200-250)
Gostaria de agradecer a todos aqueles que me ajudaram na transcrição de casamento, seguindo o passo a passo do fórum foi bem simples conseguir fazer a transcrição. Meu pedido chegou no dia 7 de fevereiro, ligando para lá hoje, dia 20, fui informado que o casamento já se encontra transcrito sob o nº xx/2017 e enviada a respetiva certidão.
Agora estou com uma duvida lendo o post da @Mariza entendi que a transcrição gera novo numero de assento se entendi certo, só que enquanto eu fazia a transcrição de casamento por Ponta Delgada, enviei o pedido de atribuição para Ovar constando no formulario 1C o assento de nascimento da minha mãe antes da transcrição de casamento. Isso irá implicar no meu processo de atribuição, ou a transcrição é um passo a parte do processo?
Eu quis dizer que a transcrição de casamento gera uma certidão de casamento com um número de assento. O assento de nascimento continua com o mesmo número sendo que será anotado no registro os dados da transcrição como número, data, etc. Tal e qual as averbações nas certidões de nascimento brasileiras.
Recomendo aos participantes do fórum que enviem a documentação para Ponta Delgada, minha transcrição ficou pronta em aproximadamente 10 dias, foi bem ágil !
Quando você mandou a transcrição? Estou precisando mandar com urgencia (estou com quase tudo pronto) para poder emitir meus documentos portgueses mas preciso ter noção de prazo para fazer o agendamento com o Consulado Português.
@Anahí eu mandei dia 30 de janeiro pelo EMS dos correios, a documentação chegou dia 7 de fevereiro, não sei quanto tempo ao certo levou, mas ligando hoje dia 20 me passaram o numero do processo concluído, acredito que tenha sido feito em 10 dias.
Recomendo não fazer pelo consulado, fiz tudo conforme o fórum ensinou, separei a documentação certinha e enviei pelos correios, deu tudo certo em um tempo bem rápido. O mesmo eu fiz com meu processo de atribuição, só estou aguardando agora para finalização
Eu ia fazer via conservatoria mesmo... nem cogitei pelo Consulado kkkkkk Meu processo de aquisição saiu semana passada mas preciso atualizar o estado civil pra ontem pois casei e mudei de nome no meio do processo.
Existe uma 6RCPN em Jacarepaguá. Tem o arquivo antigo de algumas áreas da zona norte e oeste.
Atualizando: Certidões negativas das seguintes RCPN's da Cidade do Rio: 1 - Ilha (Sem custo) 2 - Santa Cruz (80 reais) 3 - Centro (177 reais) 4 - Catete (Sem Custo) 5 - Botafogo (177 reais) 6 - Jacarepaguá (Sem Custo) 7 - Rio Comprido (58 reais) 8 - Tijuca. (191 reais) 9 - São Cristóvão (58 reais) 10 - Meier (Sem Custo) 12 - Barra da Tijuca (105 reais) 13 - Campo Grande (Sem custo)
@Karina Barbosa São certidões que os cartorios emitem quando não localizam o documento que foi pedido busca. No meu caso é a certidão de nascimento de meu avô, casado com minha avó (agora Portuguesa atribuida). Preciso da certidão de nascimento dele para fazer a transcrição do casamento de ambos e solicitar a atribuição do meu pai. Como esta certidão não foi localizada, estou dando entrada na transcrição de casamento, sem a certidão de nascimento do meu avô brasileiro, para isso, necessito das certidões negativas dos cartórios da cidade onde ele nasceu.
Não encontrei nenhuma outra pessoa no forum que tenha tentado fazer a transcrição pelo artigo 266, então estou tentando na cara e na coragem.
O que sei até agora é que deve-se juntar os mesmos documentos para transcrição e no lugar da certidão de nascimento do nubente, deve-se juntar as certidões negativas de busca da certidão de nascimento dos cartórios da cidade, reconhecer firma do escrevente e apostilar, alem de um vale postal extra no valor de 100 Euros.
Caramba! Eu nem sabia que isso seria possível! Meu deus, que coisa, o pior é não poder contar com alguma cartórios. Que chato. Tomara que dê tudo certo pra você!!!!!
Considerando que vc enviará para Ponta Delgada. Ponta Delgada, assim como algumas Conservatórias, dispensa o pacto.
Documentos necessários para transcrição de casamento - - Cópia do assento do português/a - Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada do cônjuge brasileiro - Certidão de casamento de inteiro teor apostilada - Requerimento assinado com firma reconhecida no cartório por AUTENTICIDADE - Cópia autenticada da identidade do requerente
-Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de IRN, IP Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º 9500-063 Ponta Delgada Açores - Portugal civil.pdelgada@irn.mj.pt + 351 296302170
Endereço do Sedex: Conservatória do Registro Civil de Ponta Delgada Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º 9500-063 Ponta Delgada Açores - Portugal civil.pdelgada@irn.mj.pt + 351 296302170
Pessoal, enviei os documentos para transcrição de casamento para Ponta Delgada e ao rastrear o EMS consta que foi entregue em COC CENTRO DE TRATAMENTO DE PONTA DELGADA (Roberto como o receptor). Alguém sabe se é um setor da conservatória? Ou teria estraviado?
Vou transcrever o casamento do meu pai português com brasileira, já separei toda a documentação necessária. Eu fiz o processo de atribuição dele e já sei o número do registro, porém a certidão ainda não chegou. Posso fazer o processo sem o assento dele, somente com a impressão do e-mail recebido da conservatória? Ou preciso esperar a certidão chegar? Obrigada
Comentários
Já li a página acima, mas não diz como devem ser as certidões para a transcrição de casamento em PONTA DELGADA, não sei se deve ser:
1) por cópia reprográfica
ou
2) com firma do notário que assina reconhecida que tenha selo digital
Alguém pode me ajudar?
Sharon, precisam ser emitidas em inteiro teor e apostiladas.
Consegui sem custo nas seguintes RCPN: 1, 6 e 10
Com custo de uma certidão de Inteiro Teor:
4, 5, 7, 8, 9
Em análise pois nunca ninguém pediu essa certidão:
12
Negado:
11
Aguardando resposta de e-mail:
2, 13, 14
Ainda não fiz contato, atendimento presencial:
3
Dez dias após o sedex ser recebido em Ponta Delgada envie um email para se informar sobre a conclusão da transcrição. Atualmente há uma grande remessa de processos de transcrições para PD, portanto não há certeza do tempo necessário para a obtenção do assento. Aguarde a conclusão para despachar o próximo processo para Gaia.
Com a atual situação de PD, 2 meses é um tempo seguro que uma transcrição de casamento possa sair?
Obrigado!
A transcrição gera número de assento e a certidão será enviada para a sua residência. Ao enviar o email solicitando informações sobre a conclusão PD retornará com o número de assento caso já o tenha. Quando Gaia for analisar os documentos da atribuição constatará no sistema que a transcrição foi efetuada.
Conclusão: você não precisa aguardar a certidão chegar à sua residência. Apenas ter conhecimento de que a transcrição foi concluída para enviar a atribuição para Gaia.
Aqueles que dependem de Transcrição de Casamento, informo que PD já está ficando assoberbada.
Sugiro atualmente a 4a. CRC Porto também bastante célere. As exigências são:
-Assento de Nascimento do(a) português(esa)
-Certidão de Casamento em Inteiro Teor apostilada
-Certidão de Nascimento do cônjuge em Inteiro Teor apostilada (a certidão deve ter sido emitida há menos de 180 dias)
-Requerimento de Transcrição de Casamento com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE
-Xerox autenticado do RG de quem assinar o Requerimento
-Vale Postal de 120 euros a favor do IRN.IP com o endereço completo da 4a. CRC Porto (Rua do Cunha, nº 404 - Porto - Portugal - Código Postal 4200-250)
Para maiores informações, favor acompanhar o link http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2065/transcricao-de-casamento-4ª-crc-do-porto-informacoes-e-requerimento/p1
6 RCPN e 3 RCPN são uma só.
Gostaria de agradecer a todos aqueles que me ajudaram na transcrição de casamento,
seguindo o passo a passo do fórum foi bem simples conseguir fazer a transcrição.
Meu pedido chegou no dia 7 de fevereiro, ligando para lá hoje, dia 20, fui informado que o casamento já se encontra transcrito sob o nº xx/2017 e enviada a respetiva certidão.
Agora estou com uma duvida lendo o post da @Mariza entendi que a transcrição gera novo numero de assento se entendi certo, só que enquanto eu fazia a transcrição de casamento por Ponta Delgada, enviei o pedido de atribuição para Ovar constando no formulario 1C o assento de nascimento da minha mãe antes da transcrição de casamento. Isso irá implicar no meu processo de atribuição, ou a transcrição é um passo a parte do processo?
Eu quis dizer que a transcrição de casamento gera uma certidão de casamento com um número de assento. O assento de nascimento continua com o mesmo número sendo que será anotado no registro os dados da transcrição como número, data, etc. Tal e qual as averbações nas certidões de nascimento brasileiras.
Obrigado pelo esclarecimento
Recomendo aos participantes do fórum que enviem a documentação para Ponta Delgada,
minha transcrição ficou pronta em aproximadamente 10 dias,
foi bem ágil !
Quando você mandou a transcrição? Estou precisando mandar com urgencia (estou com quase tudo pronto) para poder emitir meus documentos portgueses mas preciso ter noção de prazo para fazer o agendamento com o Consulado Português.
Qual foi o prazo em que o seu foi feito?
Obrigada!
a documentação chegou dia 7 de fevereiro, não sei quanto tempo ao certo levou, mas ligando hoje dia 20 me passaram o numero do processo concluído, acredito que tenha sido feito em 10 dias.
Recomendo não fazer pelo consulado,
fiz tudo conforme o fórum ensinou,
separei a documentação certinha e enviei pelos correios,
deu tudo certo em um tempo bem rápido.
O mesmo eu fiz com meu processo de atribuição,
só estou aguardando agora para finalização
Eu ia fazer via conservatoria mesmo... nem cogitei pelo Consulado kkkkkk Meu processo de aquisição saiu semana passada mas preciso atualizar o estado civil pra ontem pois casei e mudei de nome no meio do processo.
Super obrigada!
Atualizando:
Certidões negativas das seguintes RCPN's da Cidade do Rio:
1 - Ilha (Sem custo)
2 - Santa Cruz (80 reais)
3 - Centro (177 reais)
4 - Catete (Sem Custo)
5 - Botafogo (177 reais)
6 - Jacarepaguá (Sem Custo)
7 - Rio Comprido (58 reais)
8 - Tijuca. (191 reais)
9 - São Cristóvão (58 reais)
10 - Meier (Sem Custo)
12 - Barra da Tijuca (105 reais)
13 - Campo Grande (Sem custo)
Se negou a fazer:
11 - Pilares/Cascadura
Ainda não obtive resposta:
14 - Madureira
O que seriam certidões negativas?
São certidões que os cartorios emitem quando não localizam o documento que foi pedido busca.
No meu caso é a certidão de nascimento de meu avô, casado com minha avó (agora Portuguesa atribuida). Preciso da certidão de nascimento dele para fazer a transcrição do casamento de ambos e solicitar a atribuição do meu pai. Como esta certidão não foi localizada, estou dando entrada na transcrição de casamento, sem a certidão de nascimento do meu avô brasileiro, para isso, necessito das certidões negativas dos cartórios da cidade onde ele nasceu.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5292/e-possivel-transcrever-casamento-de-portugues-a-sem-a-certidao-de-nascimento-do-nubente-estrangeiro
Não encontrei nenhuma outra pessoa no forum que tenha tentado fazer a transcrição pelo artigo 266, então estou tentando na cara e na coragem.
O que sei até agora é que deve-se juntar os mesmos documentos para transcrição e no lugar da certidão de nascimento do nubente, deve-se juntar as certidões negativas de busca da certidão de nascimento dos cartórios da cidade, reconhecer firma do escrevente e apostilar, alem de um vale postal extra no valor de 100 Euros.
Considerando que vc enviará para Ponta Delgada.
Ponta Delgada, assim como algumas Conservatórias, dispensa o pacto.
Documentos necessários para transcrição de casamento -
- Cópia do assento do português/a
- Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada do cônjuge brasileiro
- Certidão de casamento de inteiro teor apostilada
- Requerimento assinado com firma reconhecida no cartório por AUTENTICIDADE
- Cópia autenticada da identidade do requerente
Modelo de requerimento
https://drive.google.com/drive/folders/0B6dMEo-comwJRksxNXJEenZ3akU
-Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de
IRN, IP
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Açores - Portugal
civil.pdelgada@irn.mj.pt
+ 351 296302170
Endereço do Sedex:
Conservatória do Registro Civil de Ponta Delgada
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada
Açores - Portugal
civil.pdelgada@irn.mj.pt
+ 351 296302170
Vou transcrever o casamento do meu pai português com brasileira, já separei toda a documentação necessária.
Eu fiz o processo de atribuição dele e já sei o número do registro, porém a certidão ainda não chegou.
Posso fazer o processo sem o assento dele, somente com a impressão do e-mail recebido da conservatória?
Ou preciso esperar a certidão chegar?
Obrigada