Fiz a nacionalidade portuguesa do meu pai, agora preciso transcrever o casamento dele. Quais os documentos? Qual o formulário? Posso mandar direto para Portugal ou tenho que dar entrada em algum consulado? Moro no Acre, tenho dificuldade da distância.
Recebi hoje a carta de PD com alguns dos nada consta que havia enviado mas não foram apostilados. Me estranhou o fato de so terem devolvido os documentos que estava errados. Alguém que já caiu em exigência saberia me informar se eles retém os documentos o reenviam tudo novamente?
Num primeiro contato, a Sra Inalvina disse que eu podia assinar o requerimento de casamento dos meus tios. Na sexta recebi um email, porque a conservadora não aceitou e pediu que um descendente direto assine, ou que eu envie uma procuração! Fica, então, o aviso: só filhos, netos, bisnetos etc podem assinar.
Enviei o processo de transcrição de meus avós para PD em 08/02 , chegou lá 16/02 . Será que ainda posso receber algum email com pendência ou exigência ?? Não quero passar nenhum email ou ligar.
Para obter notícias de processo de transcrições em Ponta Delgada é preciso enviar email. Pela média, o tempo decorrido já é suficiente para esse contato.
No email eles informam a data da conclusão, compartilhe conosco.
@Mariza ,,vou enviar o pedido de transcrição para VNGaia..posso enviar só a copia do assento da avó Portuguesa?.Tenho a original, mas pretendo guardar para enviar na hora de fazer a atribuição.
@Mariza Guerra eles devolveram o vale (tipo um cheque do CCT) por correio para minha casa aqui no Brasil? saberia me informar como eu resgato este dinheiro devolvido?
Quando os vales enviados vencem sem serem sacados basta comparecer na agência emissora de posse da cópia do envio. Porém não sei nada desse cheque. Vá à agência de Correios e o apresente.
@Mariza, tenho uma dúvida meio boba, mas enfim, eu e meu marido somos portugueses por naturalização e vou enviar os documentos para transcrição do casamento para Ponta Delgada, mas minha questão é:se vou enviar nossos assentos de nascimento portugueses a transcrição fica válida para os dois ou tenho que enviar um processo para cada um? Como funciona isso?
@Sidiane, eu enviei o meu processo de transcrição para PD e questionei a mesma coisa a eles. Eles me informaram que um processo atualiza o estado civil de ambos!
Olá @Mariza, estou ajudando meu genro a preencher o requerimento de PD, pois sua mãe acabou de se tornar portuguesa. Notei que está um pouco diferente. No item o nubente e a nubente , não diz que são dados antes do casamento ( quando solteiros). No antigo tinha essa informação. Alguém pode me enviar o antigo? Obrigada
Bom dia, Enviei o processo de transcrição de casamento do meu bisavô para ponta delgada. Pelo rastreio, o processo chegou na conservatória na segunda feira da outra semana. Até o momento não recebi nenhum comunicado deles. Qual seria a melhor opção: Mandar um email para civil.pdelgada@irn.mj.pt (eles respondem rápido)? Ligar para: VOIP: 723 382| Telefone: 296 302 170| Fax: 296 281 871
bsanches, estou na mesma situação que você. Enviei a transcrição que chegou em 17 fevereiro, já enviei e-mail solicitando informações e ninguém responde. Não sei se foi indeferido ou pendências. Talvez uma ligação esclareça. Se tiver notícias avise.
Consegui todos os nada consta, vou enviar novamente pra Ponta Delgada. Saberiam me dizer quanto tempo está demorando a transcrição em PD? Estou indo a Lisboa em 10 dias. Vou levar uma procuração pra tentar fazer a do meu pai e depois a minha quando sair a transcrição do casamento, mas volto dia 19 de Abril, será que da tempo?
Pessoal algumas dúvidas, onde consigo o formulário para transcrição de casamento ? Qual o endereço da conservatória de ponta delgada ? Os documentos são certidão de nascimento do nubente não português, o nubente português só precisa do número de assentamento, certidão de casamento de inteiro teor, copia do RG do nubente português todos os documento reconhecidos e apostolados em cartório?
Comentários
Pode enviar o e-mail com a indicação do assento. Não precisa esperar a certidão chegar.
Veja as listas de documentos na página 14 desse tópico. Tanto para a Conservatória de Ponta Delgada quanto para Porto.
Qual processo você enviou para PD?
Na sexta recebi um email, porque a conservadora não aceitou e pediu que um descendente direto assine, ou que eu envie uma procuração!
Fica, então, o aviso: só filhos, netos, bisnetos etc podem assinar.
Se eles enviaram apenas os que precisam ser apostilados significa que o seu processo ficará no aguardo da documentação correta.
Enviei o processo de transcrição de meus avós para PD em 08/02 , chegou lá 16/02 .
Será que ainda posso receber algum email com pendência ou exigência ??
Não quero passar nenhum email ou ligar.
Para obter notícias de processo de transcrições em Ponta Delgada é preciso enviar email. Pela média, o tempo decorrido já é suficiente para esse contato.
No email eles informam a data da conclusão, compartilhe conosco.
Enviei o email e recebi a resposta minutos depois:
A transcrição já está concluída, assento de casamento xxx/ 2017 e enviada a respectiva certidão.
Obrigada @Mariza e @Marcia pela paciência !!!!!
Ponta Delgada é show!
Sim. Aceitam cópia.
Quando os vales enviados vencem sem serem sacados basta comparecer na agência emissora de posse da cópia do envio. Porém não sei nada desse cheque. Vá à agência de Correios e o apresente.
Notei que está um pouco diferente.
No item o nubente e a nubente , não diz que são dados antes do casamento ( quando solteiros).
No antigo tinha essa informação.
Alguém pode me enviar o antigo?
Obrigada
Enviei o processo de transcrição de casamento do meu bisavô para ponta delgada. Pelo rastreio, o processo chegou na conservatória na segunda feira da outra semana. Até o momento não recebi nenhum comunicado deles.
Qual seria a melhor opção:
Mandar um email para civil.pdelgada@irn.mj.pt (eles respondem rápido)?
Ligar para: VOIP: 723 382| Telefone: 296 302 170| Fax: 296 281 871
att,
Bruno Sampaio
Só agora vi o seu pedido.
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view - os requerimentos são bem semelhantes, veja se esse te atende.
@bsanches
Quando passar 15 dias da entrada dos documentos na Conservatória de PD envie um e-mail para eles para saber se a transcrição foi concluída.
Obrigada , @Mariza! !!
Estou indo a Lisboa em 10 dias. Vou levar uma procuração pra tentar fazer a do meu pai e depois a minha quando sair a transcrição do casamento, mas volto dia 19 de Abril, será que da tempo?