Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1910121415256

Comentários

  • Olha eu aqui outra vez.. Abri uma discussão sobre esse assunto mas somente a Cynthia me respondeu e depois fiquei no vácuo.
    Preciso de ajuda !
    Gentem meu processo foi concluído e nem PD nem Gaia me solicitaram transcrição de casamento de minha mãe portuguesa viúva de um cidadão brasileiro para me atribuírem.
    Ocorre que estou pretendendo levar minha mãe comigo para morar em Portugal ( passar seus últimos anos) e no site do consulado diz que para solicitar o cartão cidadão há a necessidade de atualizar o estado civil.
    Terei que transcrever o casamento dela em Portugal ? Lembrando q meu pai brasileiro é falecido !
    Grata.
  • @Katia Gonzaga você pode me informar se sua mãe foi a declarante do seu nascimento? Gaia nunca lhe pediu a transcrição? Pergunto pois Gaia não me pediu mas meu biso não foi o declarante de minha avó... estou com medo de pedir a atribuição dela e voltar...
  • @ubonmann, vc tem o assento? Seria interesante colocar uma copia, se nao tem, faça um informarivo em folha A4 informando que foi feita a atribuiçao do nubente fulano de tal.......
    Na CRC de .......... na data tal......
    assento nº:...... conservatoria dos registros centrais
  • @Flavia... o declarante foi meu pai brasileiro.
    Veja bem: o processo foi numerado por Ponta Delgada e lá me informaram que não era obrigatório, mas o processo foi concluído por Gaia que tbm não solicitou transcrição e já recebi meu assento.
  • M Adelaide Velloso tenho sim, foi feito em Ponta Delgada mesmo o processo, meu assento é de lá.
  • Parai, deixa eu ver se entendi?
    VNG atribui sem necessidade de transcrição mesmo filhos de portugueses que não os declararam no nascimento?
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado February 2017
    Eu fui atribuída. Meu processo foi concluído em 23/12./16.
    Já dei entrada até no cartão cidadão.
    Mas eu obtive a resposta de Ponta Delgada antes de enviar a documentação.
    Por isso a dúvida se precisarei transcrever agora, apenas pq pretendo levar minha mãe portuguesa já viúva pra morar lá


  • @Katia Gonzaga pois essa tb é minha dúvida da necessidade... Mas vc questionou isso antes? Ou eles lhe informaram antes? E vc pode me dizer quais docs Gaia exigiu? Exigiu por exemplo a certidao de batismo do portuguës ou o assento do nascimento já valia? Algum doc teve que passar pelo Consulado? muito obrigada!
  • @Katia
    Sua mãe é portuguesa, portanto pode viver em PT quando bem entender. Faça o seguinte: leve consigo uma certidão de casamento de ienteiro teor dos seus pais, uma certidão de inteiro teor do seu pai e uma certidão de óbito do seu pai, tudo de inteiro teor e apostilado.
    Esses três documentos são os que serão necessários para a sua mãe atualizar o estado civil dela lá em Portugal, depois que mudar para lá. Não é nada urgente e uma vez apostiladas essas certidões valem para sempre. Eu iria para lá primeiro e depois faria a transcrição do casamento e do óbito com calma, de acordo com a necessidade dela. Se ninguém implicar com o estado civil dela, eu nem faria nada num primeiro momento, pois sempre é uma grana (120 euros). Mas levaria as certidões para ter em casa em caso de necessidade.
  • @Katia Gonzaga,
    a informação que eu li aqui no fórum um tempo atras é que se você fizer o cartão cidadão aqui pelo consulado no Brasil precisará sim estar com o estado civil atualizado, ou seja transcrever o casamento dela e até o óbito do seu pai. Entretanto caso o cartão cidadão seja feito em Portugal não há essa necessidade, entretanto o estado civil ficará como solteira e eu não sei quais serão as necessidades dela lá em Portugal dessa informação atualizada.
    A Cynthia deu uma boa ideia... eu seguiria essa orientação... chegando la conforme for entendendo a necessidade faria as transcrições.
  • @Cynthia, @Katia Gonzaga, @Edilaine, meu filho fez o CC em portugal e a senhora que o atendeu perguntou se o estado civil dele já estava atualizado, ele respondeu que sim, na verdade não está!! Ele não queria "perder tempo" perguntando e com medo do cartão não sair. Na verdade no momento ele está separado não oficialmente. O estado civil atual seria Casado.
  • Bom dia a todos,
    Estou ajudando um amigo a tirar a cidadania por atribuição.
    A avó dele era portuguesa casada com um brasileiro. Casou no Brasil.
    A mãe dele ainda é viva e precisa fazer atribuição para depois ele dar entrada no processo dele.
    Pelo que entendi, ele vai precisar fazer a transcrição de casamento dos avós para depois fazer a atribuição da mãe.
    Depois disso pronto, ele terá que fazer a transcrição de casamento da mãe dele com o pai.
    Por último fazer a atribuição dele.
    Pelo que andei lendo, a melhor opção é fazer as transcrições por Ponta Delgada.

    Dúvidas:
    1- Ele poderia enviar as 2 transcrições ao mesmo tempo para PD? A dos avós e a dos pais?
    2- O fato dos pais deles serem divorciados atualmente tem algum problema? Teria que enviar algum documento diferente por conta disso?
    3- Os documentos necessários para transcrição dos avós e da mãe são estes a seguir?
    - certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
    - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
    - certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
    - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo)
    - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório, ou presencialmente, no consulado
    - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento

    4- O requerente pode ser o neto(no caso meu amigo)?

    Obrigada a todos vocês, que tanto me ajudaram no processo de aquisição do meu pai.
    Aguardo informações preciosas
  • @monique,

    !-Não, pois precisa primeiro fazer da avó para dar direito a mãe dele dar entranda na cidadania dela.
    Transcrição vem depois da atribuição, nunca enviar primeiro.
    2- não, ele transcreve normalmente o casamento dos pais para ele ter direito a cidadania.
    3-- o RG é de quem solicita, se a mãe dele está é ela quem solicita a transcrição dos pais dela, então o RG é dela.
    4- melhor a mãe, o neto, filho, bisneto pode pedir quando os pais são falecidos.

    Depois que a transcrição em Ponta Delgada ficar pronta vc envia a da mãe dele para Tondela ou Ovar
    Tondela exige certidão reprografica, Ovar não!! Ficando pronta, manda a Transcrição da Mãe para Ponta Delgada e só depois ele envia a dele.

  • E se ela for a requerente da transcrição de casamento dos pais e ele for o requerente da transcrição da mãe, mas mesmo assim, enviar junto para Ponta Delgada? Isso pode? Só para agilizar as coisas.
  • Enviei hoje os documentos para Ponta Delgada, para transcrição, sem a certidão de nascimento do nubente da Portuguesa de acordo com o Artigo 266. Além dos 120 euros da transcrição, fiz um vale extra de 100 euros, conforme orientação da conservadora e anexei os nada consta dos cartórios que fiz a busca (alguns se recusaram a emiti o nada consta, então enviei os que tinha), anexei também certidão de óbito do nubente apostilada, RG do nubente apostilada, requerimento explicando o motivo da ausência da certidão com firma reconhecida da nubente e outros documentos tais como CPF, CTPS, Título Eleitoral autenticados, para provar que ele era casado com minha avó.
    Vamos tentar a sorte, por favor pensem positivo, pois se eu conseguir pode ser uma porta aberta para transcrever casamentos das pessoas que não fazem ideia de onde está a certidão de nascimento de seus nubentes.
  • monique vc n ão entendeu!!

    Precisa primeiro enviar a transcrição da avó, sem isso a mãe dele não tem direito a cidadania.
    Só após da transcrição pronta pode enviar a atribuição da mãe dele para Ovar ou ;Tondela.
    Apos a cidadania da mãe ficar pronta, manda para Ponta delgada a transcrição dos pais.
    Mas uma coisa de cada vez, entendeu??
  • Olá amigos,

    Finalmente, consegui reunir os documentos para a transcrição de casamento de meus avós. Iniciei em novembro as retificações , estava tudo uma bagunça, entre nomes e datas.
    Meu lindo envelope vai com meus 6 bebês para Ponta Delgada.

    - Requerimento assinado por mim (sou neta) por autenticidade no cartório.
    - Cópia autenticada de meu RG e apostilado.
    - Cópia do e-mail que enviei para Ponta Delgada, perguntando se como neta poderia assinar, e a resposta que SIM, chegou poucos minutos depois ( li no fórum depoimento do Eduardo).
    - Cópia certificada da certidão de meu avô português.
    - Certidão de casamento de inteiro teor de meus avós, toda certinha e retificada , com selo do sinal público do notário e apostilada.
    - Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprografica de minha avó ( só depois vi que não precisava) com selo do sinal e apostilada.

    Tudo pronto, para ir amanhã ao correio central de Niterói, pagar os 120 euros , fotografar o Vale Postal, pôr no envelope junto aos 6 documentos e enviar ( falta decidir) por onde .

    Obrigada Mariza , Márcia e Adelaide pela paciência e grande ajuda.










  • editado February 2017
    @Tania Regina,
    boa sorte!
    Eu, se fosse vc, mandaria a transcrição para PD mesmo!
  • Olá amigos,
    Depois de reunir toda a documentação para dar entrada no meu processo de transcrição de casamento por PD, tive problemas na hora de pagar os 120 Euros. Simplesmente o correio central de Florianópolis não quis aceitar meu vale porque o destinatário é pessoa jurídica! Só aceitam para pessoa física. Passei um e-mail para PD se poderiam me fornecer o nome de uma pessoa física para que assim eu pudesse pagar mas infelizmente eles dizem que não pode. Fiz meu processo de atribuição por Ovar seguindo todas as dicas que vcs passaram, inclusive na hora de enviar o vale postal e deu tudo certo, mas agora o correio está recusando, inclusive mostrei como fiz o outro vale postal e eles falaram que a atendente não poderia ter feito! Socorro!
  • @Carlos Bernardo, procure outro!! Aqui no RJ tem uns que também não querem fazer!! Não tem outro jeito!!
  • Olá pessoal, tenho lido que para transcrever casamento por Ponta delgada o RG do requerente tem que ser apostilado. Isto confere? Mudou alguma regra de exigência?
  • @rcmachado2006, te respondi em outro tópico que vc fez a mesma pergunta.
  • @Carlos Bernardo, aqui em porto alegre alguns correios encrencaram quando eu fui fazer o vale postal.
    Dai procurei outro e outro até que aceitaram fazer.
    Se um não quiser fazer, procure outro!
  • Fiz um hoje aqui nos correios do shopping nova america no Rio de Janeiro.
    Os atendentes até já sabem quando é para as CRC´s de Portugal e fazem na maior boa vontade. Bem tranquilo!
  • @rcmachado2006 PD nao me pediu pra apostilar o RG não, apenas as certidões...
  • Pois então M Adelaide Velloso, Rosália Fontella e mjrjunior, fui informado que o vale postal só pode fazer no correio central, que os correios franqueados não estão aptos a fazerem. Derrepente vou tentar em outras cidades. Muito obrigado amigos.
  • @Cynthia, @Edilaine e @M.Adelaide...agradeço de coração. Caso realmente a leve, farei como a Cynthia sugeriu.
    Boa semaninha pra vcs.
  • Katia GonzagaKatia Gonzaga Member
    editado February 2017
    Meninas...surgiu uma dúvida.
    Como farei o passaporte pra minha mãe no consulado sem o cartão cidadão já que não pretendo atualizar, segundo dica de vcs ?
    O único doc que ela possui é a carteira de identidade RNE tirada na PF, a certidao de nasc portugues e o passaporte de quando veio na década de 1950.
    Sendo ela portuguesa nao pode tirar o passaporte brasileiro.
    E agora ???
  • harterharter Member
    editado February 2017
    Pessoal, bom dia.

    Preciso transcrever o casamento da minha bisavó portuguesa, no entanto como meu bisavô brasileiro nasceu em 1896, só deve existir a certidão de batismo.

    Sabem dizer se Ponta Delgada aceita certidão de batismo do nubente brasileiro?

    Muito obrigado.

  • @harter

    No caso da minha avó brasileira nascida em 1880 foi aceito.

    Recomendo fazer uma consulta a PD.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.