As certidões para Ponta Delgada, devem ser de Inteiro Teor com firma reconhecida e apostiladas. E todas as certidões originais. O reconhecimento da firma, normalmente é feito pelo próprio cartório . Quando não, poderá ser feito pelo cartório de notas no momento que for apostilar.
PD aceita as certidões de IT apostilada e com firma reconhecida, tanto as reprogáficas quanto as transcritas (tanto faz). Já as certidões dos portugueses, posso estar enganado, mas acho que aceitavam até cópias simples.
Tenho um duvida besta e as bestas são as mais difíceis de achar.
Referente ao preenchimento do requerimento da transcrição de casamento, no campo Residencia á data de celebração:
O nubente : é o portugues, precisa colocar o endereço?? na certidão possui apenas o nome da cidade e nao um endereço especifico, tem problema deixar apenas a cidade e estado?
A nubente: é o brasileira, na certidão possui apenas o nome da cidade e nao um endereço especifico, tem problema deixar apenas a cidade e estado?
Primeira residencia conjugal: Não existe informação na certidão de casamento, devo colocar somente a cidade que eles moraram após o casamento, deixar em branco ou o endereço que sei que eles moraram mas nao consta em documento algum??.
Bom dia Poderiam me ajudar Pretendo dar entrada na transcrição de casamento de meus avós em Ponta Delgada. No requerimento me identifiquei como neta. Tenho que anexar documentos meus como certidão de nascimento para comprovar que sou neta? Em relação ao nome adotado após o casamento. Não tem registro na certidão de casamento, mas minha avó portuguesa declarou o nascimento de minha mãe com sobrenome do meu avô, coloco este nome ou deixo em branco? Já que na certidão de casamento não consta. Obrigada Claudia
Ok Mariza, obrigada! Ia enviar para Ovar, mas tenho lido que está demorando bastante por lá! Para Ponta Delgada, sabe se posso enviar o modelo de formulário para transcrição do Consulado?
Gente, boa noite. Vou mandar a transcrição de casamento por PD. Tem umas divergencias das datas de nascimento mas nao comprometem as identificações. Então vou fazer a tentativa.
Ambos os conjuges sãp portugueses.
Gostaria de saber se os documentos estão ok.
Cópia IT da certidão de casamento apostilada com assinatura do escrevente reconhecida em cartório.
Requisição da transcrição assinada pela filha dos portugueses, com assinatura reconhecida por autenticidade
Rg autenticado da filha dos portugueses.
Comprovante do vale postal.
Daí, para facilitar, estava pensando em incluir no envelope:
Email impresso de crc com indicação de assento da certidão da esposa.
Impressão da folha do livro com indicação de assento do marido.
Vocês fariam diferente?
Também, um genealogista que estava ajudando a encontrar a certidão de nascimento da esposa nos informou que está informatizada e nos passou esta informação, mas não tenho certeza se procede:
CONSERVATÓRIA DOS REGISTOS CIVIL PREDIAL E COMERCIAL DA LOUSÃ assento de nascimento é o informatizado sob o nº 621 no ano de 2016
Alguem sabe como checar? O crc de leiria demora muito pra responder e não tenho muito tempo. Acham que devo Incluir esta informação também para facilitar na identificação?
Maidane Acho que você já tem todo o necessário. A informação do assento informatizado deve ser verdade. O número parece possível. Porém, edite seu post e não deixe o número tão exposto. Há muitos casos de fraude de gente que usa as informações de outro.
Poderiam, por gentileza, informar-me o que é preciso constar exatamente na Certidão Negativa? É necessário solicitar a Negativa em todos os cartórios da cidade de nascimento?
Gente, pelo que ando lendo, PD esta ficando saturada de transcrições. Um amigo fez dos seus avos pelo Consulado do Portugal em SP, e levou apenas 19 dias. Custou apenas R$500,00 e transcreveram até o óbito do cônjuge brasileiro. Ah, e tudo pelo correio, não precisou comparecer. Se levar em conta o preço do euro, o valor com correios, o prazo para chegar em PD, transcreverem e voltar para o Brasil, esta saindo mais caro e mais demorado que fazer pelo próprio consulado.
Olá Jandira! Precisa dá Certidão de Casamento em Inteiro Teor. Certidão de Nascimento do Cônjuge Brasileiro em Inteiro Teor. Certidão de Óbito de quem tenha falecido em Inteiro Teor. Lembrando que o óbito também deve constar na Certidão de Casamento. Todos apostilados. Você faz o cadastro no site do consulado, preenche todos seus dados e dos nubentes, assim como os dados do nascimento do português, no final vai emitir o boleto. O Sedex custa R$18,00, já a devolução tá incluso no valor da transcrição, ele só pedem para mandar um envelope plástico junto com seus dados no destinatário para devolver a averbação. Eu acho que sai mais barato, e mesmo se sair elas por elas, ainda acho que compensa pelo tempo, o Sedex leva três dias, já o EMS pode levar até 14 dias. Se for fazer assim, antes pode ligar no consulado de SP que irão confirmar que a transcrição leva no máximo 20 dias com eles.
cada consulado trabalha de uma maneira. Não há muito padrão. O de SP trabalha recebendo os documentos pelos correios. O do RJ, não, exige agendamentos, que estão cada vez mais difíceis. Além do mais, são mais exigentes (por exemplo, em relação às certidões de óbito, que nem sempre são fáceis de serem encontradas).
PD não está saturada. Uma funcionária experiente e eficiente estava de férias em fevereiro, e acumulou trabalho.
Comentários
As certidões para Ponta Delgada, devem ser de Inteiro Teor com firma reconhecida e apostiladas.
E todas as certidões originais.
O reconhecimento da firma, normalmente é feito pelo próprio cartório . Quando não, poderá ser feito pelo cartório de notas no momento que for apostilar.
Obrigada!
uma etapa concluída. Parabéns!
PD aceita as certidões de IT apostilada e com firma reconhecida, tanto as reprogáficas quanto as transcritas (tanto faz).
Já as certidões dos portugueses, posso estar enganado, mas acho que aceitavam até cópias simples.
Tenho um duvida besta e as bestas são as mais difíceis de achar.
Referente ao preenchimento do requerimento da transcrição de casamento, no campo Residencia á data de celebração:
O nubente : é o portugues, precisa colocar o endereço?? na certidão possui apenas o nome da cidade e nao um endereço especifico, tem problema deixar apenas a cidade e estado?
A nubente: é o brasileira, na certidão possui apenas o nome da cidade e nao um endereço especifico, tem problema deixar apenas a cidade e estado?
Primeira residencia conjugal: Não existe informação na certidão de casamento, devo colocar somente a cidade que eles moraram após o casamento, deixar em branco ou o endereço que sei que eles moraram mas nao consta em documento algum??.
obrigado pelo tempo.
Coloque a cidade, estado e Brasil.
Poderiam me ajudar
Pretendo dar entrada na transcrição de casamento de meus avós em Ponta Delgada.
No requerimento me identifiquei como neta.
Tenho que anexar documentos meus como certidão de nascimento para comprovar que sou neta?
Em relação ao nome adotado após o casamento. Não tem registro na certidão de casamento, mas minha avó portuguesa declarou o nascimento de minha mãe com sobrenome do meu avô, coloco este nome ou deixo em branco?
Já que na certidão de casamento não consta.
Obrigada Claudia
Te respondi:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5773/transcricao-de-casamento-ponta-delgada-preenchimento-de-formulario#latest
Você como requerente precisa enviar um xerox da ID autenticada.
Ponta Delgada aceita certidão de inteiro teor normal, sem ser por cópia reprográfica?
Gostaria de fazer a transcrição do casamento da minha avó por lá, porém não consegui a cópia reprográfica...
Para transcrições de casamento não há exigência de certidão reprográfica. Apenas de inteiro teor apostilada.
Para Ponta Delgada, sabe se posso enviar o modelo de formulário para transcrição do Consulado?
Tire a logomarca do Consulado no modelo de requerimento e envie.
Vou mandar a transcrição de casamento por PD.
Tem umas divergencias das datas de nascimento mas nao comprometem as identificações. Então vou fazer a tentativa.
Ambos os conjuges sãp portugueses.
Gostaria de saber se os documentos estão ok.
Cópia IT da certidão de casamento apostilada com assinatura do escrevente reconhecida em cartório.
Requisição da transcrição assinada pela filha dos portugueses, com assinatura reconhecida por autenticidade
Rg autenticado da filha dos portugueses.
Comprovante do vale postal.
Daí, para facilitar, estava pensando em incluir no envelope:
Email impresso de crc com indicação de assento da certidão da esposa.
Impressão da folha do livro com indicação de assento do marido.
Vocês fariam diferente?
Também, um genealogista que estava ajudando a encontrar a certidão de nascimento da esposa nos informou que está informatizada e nos passou esta informação, mas não tenho certeza se procede:
CONSERVATÓRIA DOS REGISTOS CIVIL PREDIAL E COMERCIAL DA LOUSÃ
assento de nascimento é o informatizado sob o nº 621 no ano de 2016
Alguem sabe como checar? O crc de leiria demora muito pra responder e não tenho muito tempo. Acham que devo Incluir esta informação também para facilitar na identificação?
Obrigada
Maidane
Acho que você já tem todo o necessário.
A informação do assento informatizado deve ser verdade. O número parece possível.
Porém, edite seu post e não deixe o número tão exposto. Há muitos casos de fraude de gente que usa as informações de outro.
Não tô conseguindo editar
Será que algum moderador poderia editar ou excluir pra mim?
Muito obrigada
Grata,
Isa
Um amigo fez dos seus avos pelo Consulado do Portugal em SP, e levou apenas 19 dias. Custou apenas R$500,00 e transcreveram até o óbito do cônjuge brasileiro. Ah, e tudo pelo correio, não precisou comparecer.
Se levar em conta o preço do euro, o valor com correios, o prazo para chegar em PD, transcreverem e voltar para o Brasil, esta saindo mais caro e mais demorado que fazer pelo próprio consulado.
Precisa dá Certidão de Casamento em Inteiro Teor.
Certidão de Nascimento do Cônjuge Brasileiro em Inteiro Teor.
Certidão de Óbito de quem tenha falecido em Inteiro Teor.
Lembrando que o óbito também deve constar na Certidão de Casamento.
Todos apostilados.
Você faz o cadastro no site do consulado, preenche todos seus dados e dos nubentes, assim como os dados do nascimento do português, no final vai emitir o boleto.
O Sedex custa R$18,00, já a devolução tá incluso no valor da transcrição, ele só pedem para mandar um envelope plástico junto com seus dados no destinatário para devolver a averbação.
Eu acho que sai mais barato, e mesmo se sair elas por elas, ainda acho que compensa pelo tempo, o Sedex leva três dias, já o EMS pode levar até 14 dias.
Se for fazer assim, antes pode ligar no consulado de SP que irão confirmar que a transcrição leva no máximo 20 dias com eles.
cada consulado trabalha de uma maneira. Não há muito padrão.
O de SP trabalha recebendo os documentos pelos correios. O do RJ, não, exige agendamentos, que estão cada vez mais difíceis. Além do mais, são mais exigentes (por exemplo, em relação às certidões de óbito, que nem sempre são fáceis de serem encontradas).
PD não está saturada. Uma funcionária experiente e eficiente estava de férias em fevereiro, e acumulou trabalho.
Obrigada