Transcrição de casamento - Ponta Delgada - Preenchimento de formulário

Olá,
Estou para enviar os meus documentos para transcrição de casamento, mas estou com algumas dúvidas no preenchimento do requerimento. Sou portuguesa por atribuição e viúva.
Utilizarei este requerimento: https://drive.google.com/drive/folders/0B6dMEo-comwJRksxNXJEenZ3akU?usp=sharing

Nos campos nome do nubente e nome da nubente, coloco os nossos nomes de solteiro?
Nos campos residência habitual, seria a minha residência e de meu marido antes de nos casarmos ou a residência que morei/moro com ele nos últimos anos?
E no campo declarantes, coloco somente o meu nome, pois meu marido já faleceu? E se sim, coloco o meu nome de solteiro ou o nome de casada?

E depois de enviado os documentos sabem por onde eu posso acompanhar o processo?

Desde já muito obrigada,
Alzira.

Comentários

  • Alzira

    1. Sim. O Nubente e A nubente: nomes de solteiro
    2. Endereço habitual: seria o local dos nubentes antes do casamento
    3. Declarante com o nome de casada - No início do requerimento, onde o casal solicita a transcrição você também coloca o nome de casada. Assina também com o nome de casada, tal e qual a Identidade. Na certidão de casamento tem os endereços e a informação de mudança de nome.
    A certidão de casamento portuguesa chegará em sua casa.

    Ponta Delgada é tão rápida nas transcrições que vc não precisa acompanhar. Quando vc verificar que o sedex deu entrada na Conservatória vc espera uns 5 dias e envia e-mail solicitando informações.
  • editado November 2016
    Muito obrigada, @MarizaGuerra

    Poderia só me tirar mais uma dúvida?! Residência habitual e residência à data da celebração será o mesmo endereço? Os nossos endereços de quando solteiros. E no campo declarantes, posso colocar só o meu nome? Pois meu marido já é falecido.
  • Alzira,

    Sim, residência habitual e à época do casamento é o mesmo endereço. É o que consta na certidão de casamento quando se refere a cada um dos nubentes.
    Sim, só um declarante.
  • Muita obrigada, Mariza!
  • Olá @MarizaGuerra, desculpa te incomodar de novo, mas saberia me dizer qual é a melhor conservatória para dar entrada no pedido transcrição de meu casamento e atribuição de minha filha, pois por PD só posso fazer a transcrição. Eu enviei um e-mail para a 4ª crc do porto e eles me responderam no mesmo dia dizendo que eu poderia enviar os dois pedidos para eles. Mas o requerimento de transcrição de casamento deles é completamente diferente do de PD. Sabe alguma coisa sobre essa conservatória? Mais uma vez, obrigada.
  • Alzira

    Parece que a 4de Porto encaminha a atribuição para outra Conservatória, que não sei qual, e faz apenas a transcrição. Vc pode averiguar isso com eles.
  • Pessoal, algumas dúvidas:
    - Basta eu assinar ou minha esposa tem que assinar junto?
    - Se minha esposa tiver que assinar, tem que reconhecer a assinatura dela também?
    - Se precisar apenas da minha assinatura, mantenho o nome da minha esposa como declarante/requerente?

    Eu sou português por atribuição; na naturalidade preencho "português por atribuição" ou "brasileiro"?

    Envio o meu RG autenticado no cartório (autenticação simples).

    OBs.: Pretendo fazer por Ponta Delgada.

    Obrigado
  • @Henrique, você assina o pedido por ser o portugues.
    Você coloca como Portugues
    Se vai enviar para Tondela precisa apostilar, ponta Delgada não precisa.
    Você já está com o requerimento?
  • Bom dia
    Sou neta de avó portuguesa.
    Pretendo dar entrada na transcrição de casamento dela com meu avô brasileiro em Ponta Delgada.
    Peguei como base o formulário de solicitação do Consulado do Rio de Janeiro.
    Neste caso ambos já falecidos , posso me colocar como solicitante na condição de neta?
    Há necessidade de comprovar o parentesco? Que documentos devo anexar.
    Outra dúvida pede o nome adotado após o casamento mas não consta na certidão de casamento. Deixo em branco?
    Na certidão de nascimento de minha mãe que foi registrada pela minha avó ela declara um nome com o sobrenome de meu avô. Citou este nome no campo de nome após o casamento?
    Grata pela ajuda
  • @Claudia Batista

    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view - requerimento

    .Qualquer descendente direto pode requerer.
    . Preencha com o nome adotado após o casamento e envie um xerox autenticado da identidade com o nome de casada.
    Sim.
  • Obrigada Marina.
    Mas o problema é que minha avó faleceu aos 30 anos em 1940.
    Só consegui a certidão de casamento é nascimento.
    Ela foi a declarante do nascimento de minha mãe e aparentemente fez uma composição com o nome do avô paterno dela Azevedo e o nome do meu avô Cezar, declarando-se Azevedo Cezar.
    Já no atestado de óbito que foi declarado pelo meu avô ele informou só o sobrenome dele e colocou Moreira Cezar.
    Daí minha dúvida sobre o nome adotado após o casamento....
    Poderia me ajudar?
  • Cláudia

    A certidão de óbito não entra na questão.

    Envie os registros de nascimento dos nubentes + a certidão de casamento. Se o nome de casada estiver na certidão se nascimento da sua mãe estará tudo bem.
  • @Mariza Guerra
    Estou juntando os documentos para fazer a transcrição do casamento dos meus avós (ele Português e ela brasileira). Não consigo achar a certidão de nascimento dela e encontrei no IPHAN o processo e os documentos que eles apresentaram para o casamento (a certidão de casamento de inteiro teor, eu já tenho). Neste processo do iPHAN consta que ela se casou amparada pelo Decreto nº 773, de 20 de setembro de 1890, Art. 1º, título 3 que supri a ausência de certidão de nascimento pela declaração de idade dada por seu tutor. Informam ainda que, na ocasião, não encontraram a certidão de nascimento dela. o IPHAN me dará uma certidão de inteiro teor com todas essas informações. Será que Ponta Delgada aceitará para que eu faça a transcrição do casamento deles?
  • @Adriana

    Quando vc receber esse documento escaneie e peça análise em Ponta Delgada. Talvez peçam para apostilar e aceitem.

    Há casos em que cobram 100 euros pela ausência da certidão do cônjuge estrangeiro.

    Tenta lá. Vai dar certo de um jeito ou outro.
  • Marisa desculpe mas já que sou eu que vou preencher o formulário solicitando a transcrição de casamento, preciso mandar algum tipo de comprovante de que sou descendente da avó portuguesa?
    Tipo minha certidão de nascimento com o nome da avó ou basta apenas minha identidade em cópia apistilada?
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado March 2017
    @Claudia Batista,

    Apenas o xerox da sua identidade autenticada. Vc tem algum sobrenome da avó portuguesa? PD não exige o apostilamento de Identidade.
  • @Adriana você posta o retorno que PD deu a você? Grata!
  • Obrigada pessoal.
    Desculpem a perturbação, mas fiquei decepcionada porque mandei pra Tondela, a aquisição de minha mãe e apesar de ter sido registrada pela minha avó portuguesa exigiram a transcrição do casamento.
    E ainda exigiram que a curatela da minha mãe fosse validada em Portugal....
    Agora vou tentar a transcrição pra depois tentar como neta....
    Pretendo dar entrada na próxima semana.
    Só Pra confirmar como identidade serve minha carteira do CRM, não é?
    Vou postando os prazos...
    Para dar noção pra vocês.
    Espero que dê tudo certo.
    Obrigada mais uma vez Marisa
  • Oi, para PD só não precisa apostilar o RG mas as certidões tem que apostilar, certo? É o RG que falamos é o RG daqui do Brasil ou tem que enviar o CC? Estou enviando os documentos para a transcrição do meubcasamento e o requerente vai ser o meu marido que agora é o português...
  • @Flávia Pires
    Pode deixar. Assim que eu tiver respostas vou colocando aqui para contribuir.
  • Sonali
    Sim, certidões precisam ser apostiladas.
    O RG é o do Brasil. Mas se seu marido vai ser o requerente, pode ser cópia do Cartão do Cidadão. Ou do RG, como preferir.
  • Obrigada Cynthia!
  • Pessoal, meus documentos foram recebidos segunda em PD. Como faço para saber se foi aprovado?
  • editado April 2018
    @Cintiagouy se houver algum problema, a conservatória entrará em contato.Depois de concluido,o assento será enviado para sua residência.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.