Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

13468930

Comentários

  • Klebergarcya,

    Eles avisaram que o óbito e transcrição estavam prontos, enviando os respectivos números. São atenciosos.
  • Não.
  • @Evilasio,

    seu seus avós se casaram em Portugal, o casamento já está averbado nos assentos de nascimento dos dois.
    Só se transcreve o casamento quando o mesmo ocorreu fora de Portugal.
  • Pessoal, talvez a minha pergunta já foi respondida por alguém neste post, porém não á encontrei, estou buscando a nacionalidade do meu avô por ser neto de portugues, emiti as certidões inteiro teor com firma reconhecida do escrevente ( casamento e obito ) dos portugues para transcrever , eu como trisneto, posso preencher o requerimento da 4 ª CRC do porto ou tenho que levar meu avô até um cartorio e reconhecer por autenticidade o requerimento ? Porque á ideia é: tirar a nacionalidade dele e com a mudança da lei tentar o da minha mae e assim por diante

    Obrigado !
  • Sérgio, vc mesmo pode preencher o requerimento e deve levar o seu avô ao cartório para reconhecimento da assinatura dele por autenticidade.
  • editado July 2016
    @wesley Prado, o formulario 1C se for por assinatura reconhecida no consulado, vou precisar ainda assim autenticar e reconhecer firma do notario nele?

    Desculpe, percebi agora que fiz a pergunta em lugar errado
  • @Marcelly Oliveira,

    ou reconhece a assinatura presencialmente no consulado ou por autenticidade em cartório.
  • @Marcia muito obg! Para a assinatura presencialmente no consulado, devo fazer agendamento e pagar para reconhecimento de assinatura e depois agendar e pagar para legalizar os documentos ou so o reconhecimento basta?

    Muito obg, bom fim de semana!
  • @Marcelly Oliveira,

    cada consulado funciona de uma maneira.
    No Rio:
    certidões --> pagar o boleto, agendar e levar as certidões para serem legalizadas
    1C --> não há boleto, agendar o reconhecimento da assinatura
  • @Marcia, bom dia! essa era minha dúvida. Obg por responder
  • @Marcia...
    Agora deu um no na minha cabeça...
    paguei e agendei no Consulado - RJ para legalizar 2 documentos (certidao original inteiro teor e cópia autenticada do RG), o formulário 1C eu apenas reconheci minha assinatura por autenticidade no cartório onde tenho firma...
    Também tenho que legalizar esse 1C no Consulado ???
    Obrigada e boa semana pra vc.
  • @Katia Gonzaga,

    não. Vc fez certo.
    É que o 1C pode ter a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório OU presencialmente no consulado. Como o consulado é confuso e precisa agendar, costumamos indicar para reconhecer em cartório mesmo.

    A Marcelly questionou sobre o reconhecimento no consulado e expliquei. Mas se vc fez no cartório, está perfeito!

    Ótima semana para vc também.
  • @ANTONIO VALCIR

    Não vejo razão para o modelo não ser o mesmo. Naturalmente que é preciso fazer o preenchimento do requerimento conforme cada situação.
  • Atualizando as informações sobre a minha transcrição de casamento.
    Fiz a postagem no Correio em 28 / 06; o envelope foi entregue na 4ª CRC Porto em 04 / 07; apenas hoje, exatamente duas semana após o recebimento da documentação, recebi o seguinte e-mail da 4ª CRC:

    "O seu processo está em análise. Qualquer questão entraremos em contacto por esta via.
    Com os melhores cumprimentos
    4ª Conservatória do Registo Civil do Porto"

    Caramba! Duas semanas e ainda em análise. A 4ª do Porto levava 3 dias para fazer uma transcrição.

    Será que essa lentidão é só por causa do aumento dos processos ou tem haver com férias do pessoal por lá?
  • IJFREIRE,

    O meu chegou dia 22/06 e só recebi o e-mail da conclusão no dia 11/07.
    Ainda nem chegou a carta com o casamento.
  • editado July 2016
    @klebergarcya , deram prazo para receber a carta ?
  • @Sergio Miranda,

    Não tem prazo, aguardando os correios. Eles postam como carta.
  • Beleza , nos deixe informado quando chegar !

    Boa sorte
  • Uma duvida meio besta , transcrição de casamento + óbito , sei que a certidão de inteiro teor do casamento tem que ser legalizada no consulado e assinatura do escrevente por autenticidade , e a certidão de óbito , precisa ser legalizada via consulado também ? Lembrando que as certidões estão em inteiro teor e firma do escrevente reconhecida
  • Sim @klebergarcya , acompanhei o seu processo aqui. No e-mail de confirmação que você recebeu eles informaram algum número que identifique que a transcrição foi feita?
  • @Sergio Miranda
    A certidão de óbito precisa ser legalizada no consulado sim. E pelo que li aqui no Fórum, a transcrição do óbito é gratuita. Porém fique atento a entrada em vigor da tal Apostila de Haia . Segundo informam aqui também por essa Convenção a legalização de documentos nos consulados realmente não será mais necessária a partir de 14/08. Brasil e Portugal são signatários dessa Convenção. Agora não sei se todos os cartórios do Brasil estarão aptos a oferecerem o serviço de emissão da apostila da Haia pelo Sistema Eletrônico de Informação e Apostilamento (SEI Apostila). Li em algum lugar que no início apenas os cartórios das capitais estarias aptos.
  • @IJFREIRE Obrigado pela resposta , fiquei com essa duvida , obrigado por esclarecer !

    Qualquer novidade volto a avisar
  • @Sergio Miranda
    Apenas uma observação. Só os consulados exigem a transcrição de óbito para efeito de instruir processo de nacionalidade. Se for esse o seu caso, o Fórum não recomenda fazer nada por um consulado, pois fica mais caro, demorado e é muito mais burocrático. O entendimento aqui é fazer direto por uma conservatória, onde não há essa exigência de transcrição de óbito. No meu processo não tive que fazer nada disso.
  • @IJFREIRE, @Sergio Miranda,

    qualquer certidão brasileira precisa ser legalizada no consulado para ter valor em Portugal.
    Não confundam assento de óbito com transcrição de óbito.
    O assento de óbito é gratuito, a transcrição do óbito custa 120 euros.

    Em tempo, as conservatórias não exigem nenhuma transcrição de óbito para processos de nacionalidade.
  • @IJFREIRE,

    Neste e-mail descrito eles mandaram o número do Assento de Casamento.
  • @klebergarcya , @Marcia

    Pergunto: apresentando a cópia simples do assento de nascimento português e informando o número do assento da transcrição do casamento, conforme informado no e-mail enviado pela conservatória, é possível pedir o Cartão de Cidadão no consulado?
    Obrigado
  • Estou com dificuldade de encontrar um requerimento de transcrição que Ovar aceite e que é a filha quem está requerendo. Só encontro o próprio requerendo.
    Já " rodei" esse fórum todo!! Rs
  • @IJFREIRE,

    Eu vou tirar o meu cartão do cidadão em Portugal no mês que vem, mas pelos relatos aqui do fórum é possível solicitar o cartão nos Consulados apenas com o número do Assento, já que está informatizado e eles puxam na hora pelo sistema.
  • @M Adelaide Velloso,vc como filha pode pedir a transcrição de casamento dos seus pais.
    Envie junto uma cópia do seu RG provando a filiação.
  • @IJFREIRE,para pedir o CC no Consulado basta o numero do assento de nascimento ou cópia desse.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.