Que isso. Obrigado, @Juan, @Marcia e @David Pensando em talvez já mandar a atribuição da minha mãe pra lá tb, já que agora qualquer CRC faz esse processo. Vou ver direito. Obrigado.
Bom dia Essa questão foi comentada aqui nesse tópico, porem tenho nova duvida: O solicitante da transcrição de casamento pode ser eu? Filha da nubente? Minha mãe nesse caso é viva, meu pai não., ela é a quem obteve a atribuição. Gostaria de assinar por ser mais pratico ( reconhecer minha assinatura em cartório) Obrigada novamente...
Marcia Obrigada mesmo! Minha mãe tem serias restrições para sair no sol , a transcrição é dela mas se eu posso solicitar e assinar ( reconhecendo em cartório) , maravilha!!! Bjos muito obrigada.
@Rosana é verdade hoje fiz meu cartão cidadão e de minha filha, no consulado RJ, agora é aguardar a carta PIN chegar pra tirar meu tão sonhado passaporte vermelho!
Prezados Minha avó está em processo de atribuição no ACPorto e foi ela quem declarou o nascimento da minha mãe, porém teve seu nome alterado após casar-se com meu avô. Nesse caso, devo fazer a transcrição do casamento antes de solicitar a atribuição da minha mãe? Obrigado e parabéns a todos pelo ótimo serviço desse fórum.
O seu é o mesmo caso do meu. Teremos que fazer a transcrição de nossas avós para depois fazer a atribuição de nossas mães, nova transcrição para daí dar entrada na nossa atribuição.
Agora precisa fazer o CC primeiro e aguardar a carta PIN, quando for buscar o CC tem a opção de retirada do CC com entrada no passaporte, depois disso o passaporte chega via correios na residencia.
Pode ser uma pergunta boba mas ainda não encontrei a resposta: no requerimento para transcrição do casamento é necessário informar o declarante de ambos nubentes. Na certidão que tenho (em inteiro teor) não é mencionado nada sobre declarantes, apenas as testemunhas que compareceram.
Sabem me dizer se isso pode ficar em branco ou se devo informar algo?
no requerimento, declarantes são os próprios nubentes, que declaram o que estão escrevendo no requerimento. Se uma pessoa pede a transcrição de casamento dos pais, por exemplo, as linhas declarantes noivo e noiva ficam em branco, porque quem está declarando é seu pai, e não um dos noivos.
Ou seja, se um dos noivos for assinar o requerimento, a linha pertinente a ele deverá ser preenchida. Se quem assinar o requerimento for qualquer outra pessoa, as duas linhas ficam em branco.
Pessoal, Minha esposa solicitou a cidadania através do pai dela e a certidão já saiu, agora ela precisa fazer a atualização do estado civil, onde entra a transcrição do casamento. mas estamos tendo muuuita dificuldade com o consulado do RJ, não conseguimos horario pra agendamento nunca! Estou pensando em fazermos a transcrição através da 4º CRC do Porto , mas para isso precisamos dos documentos autenticados pelo consulado, certo? Alguem sabe se há outra forma de autenticá-los sem que seja pelo consulado do RJ, no meu caso?
Autenticação é quando o funcionário do cartório dá a garantia de que a xerox é AUTÊNTICA, ou seja, igual ao documento original.
No Consulado você vai precisar LEGALIZAR as suas certidões brasileiras em Inteiro Teor.
A agenda do Consulado do Rio abre todas as segundas. Às vezes, de manhã. Outras vezes, a partir das 12h00. E os horários da semana costumam acabar rápido.
A 4a. CRC do Porto faz uma Transcrição de Casamento em cerca de 3 dias.
Mandei os documentos para transcrição do casamento dos meus avós e vi que chegou lá quarta-feira passada (02/03). Tem alguma forma de eu consultar se já foi feito? Mando e-mail para a conservatória?
se chegou na quarta passada, já deve estar feito. Sugiro que você envie email para a Conservatória, caso vc tenha enviado somente este processo. Se vc enviou junto, pedidos de processos de cidadania, deve aguardar mais um pouco, e ligar para a Linha Registos, com nome completo do requerente e data de nascimento.
Boa tarde fórum, é minha primeira postagem aqui e minha dúvida principal é referente a transcrição de casamento.
Estou fazendo o processo de naturalização do meu pai (neto de português). O avô dele portugues e a mãe dele que era brasileira já são falecidos. O avô foi o declarante na certidão de nascimento da mãe dele.
Tanto o avô quanto a mãe eram casados e eu possuo a certidão de casamento de ambos.
Enviei um email para Ponta Delgada e me informaram que para entrar com processo para cidadania de meu pai (aquisiçao) não fazia diferença transcrever o casamento do avô nem da mãe dele, então não era necessário.
Essa informação procede? Pois pelo que li no forum, todos transcreveram o casamento. Alguém já fez o processo sem transcrever o casamento?
sim. Muitos já fizeram o processo, sem transcrever o casamento. Se o português era casado com uma portuguesa, o casamento tem que ser transcrito. Mas, pelo visto não era, e pelo visto, o português foi o declarante na certidão de nascimento da filha. Então, não há necessidade da transcrição. Faça exatamente o que Ponta Delgada lhe recomendou.
Comentários
Obrigado, @Juan, @Marcia e @David
Pensando em talvez já mandar a atribuição da minha mãe pra lá tb, já que agora qualquer CRC faz esse processo. Vou ver direito. Obrigado.
Essa questão foi comentada aqui nesse tópico, porem tenho nova duvida:
O solicitante da transcrição de casamento pode ser eu? Filha da nubente? Minha mãe nesse caso é viva, meu pai não., ela é a quem obteve a atribuição.
Gostaria de assinar por ser mais pratico ( reconhecer minha assinatura em cartório)
Obrigada novamente...
Em Ponta Delgada, pode.
Preencher normalmente.
E mandar copia simples do seu RG junto.
Na 4a Porto, pode. É só escrever no formulário que você está solicitando. Acho bom enviar a copia do seu RG junto também.
Obrigada mesmo! Minha mãe tem serias restrições para sair no sol , a transcrição é dela mas se eu posso solicitar e assinar ( reconhecendo em cartório) , maravilha!!!
Bjos muito obrigada.
Que bom! está na reta final heim? é isso aí, esse fórum é maravilhoso!:D
Minha avó está em processo de atribuição no ACPorto e foi ela quem declarou o nascimento da minha mãe, porém teve seu nome alterado após casar-se com meu avô. Nesse caso, devo fazer a transcrição do casamento antes de solicitar a atribuição da minha mãe?
Obrigado e parabéns a todos pelo ótimo serviço desse fórum.
O seu é o mesmo caso do meu. Teremos que fazer a transcrição de nossas avós para depois fazer a atribuição de nossas mães, nova transcrição para daí dar entrada na nossa atribuição.
Agora precisa fazer o CC primeiro e aguardar a carta PIN, quando for buscar o CC tem a opção de retirada do CC com entrada no passaporte, depois disso o passaporte chega via correios na residencia.
Li bastante os tópicos no fórum mas não entendi um ponto: é necessário fazer também a transcrição de óbito?
Minha avó saiu de Portugal quando ainda era muito pequena (com seu nome de solteira) e casou-se com meu avô brasileiro aqui, alterando seu nome.
Neste processo enviado ao 4º CRC do Porto são feitas ambas as transcrições? Meus dois avós são falecidos.
Obrigado!
Embora os Consulados peçam, não há a necessidade da Transcrição do óbito do português se você fizer o processo direto com Portugal.
Pode ser uma pergunta boba mas ainda não encontrei a resposta: no requerimento para transcrição do casamento é necessário informar o declarante de ambos nubentes. Na certidão que tenho (em inteiro teor) não é mencionado nada sobre declarantes, apenas as testemunhas que compareceram.
Sabem me dizer se isso pode ficar em branco ou se devo informar algo?
Muito obrigado!
no requerimento, declarantes são os próprios nubentes, que declaram o que estão escrevendo no requerimento.
Se uma pessoa pede a transcrição de casamento dos pais, por exemplo, as linhas declarantes noivo e noiva ficam em branco, porque quem está declarando é seu pai, e não um dos noivos.
Ou seja, se um dos noivos for assinar o requerimento, a linha pertinente a ele deverá ser preenchida.
Se quem assinar o requerimento for qualquer outra pessoa, as duas linhas ficam em branco.
Alguém sabe dizer se Lisboa faz transcrição de casamento?
Obrigada!
Porque minha irmã vai para lá. A transcrição é dela. Aproveitando, é necessária a certidão de nascimento em inteiromteor do marido dela?
Obrigada, querida!
Eu posso remeter a atribuição dela mais a transcrição tudo junto?
Abr
Minha esposa solicitou a cidadania através do pai dela e a certidão já saiu, agora ela precisa fazer a atualização do estado civil, onde entra a transcrição do casamento.
mas estamos tendo muuuita dificuldade com o consulado do RJ, não conseguimos horario pra agendamento nunca!
Estou pensando em fazermos a transcrição através da 4º CRC do Porto , mas para isso precisamos dos documentos autenticados pelo consulado, certo?
Alguem sabe se há outra forma de autenticá-los sem que seja pelo consulado do RJ, no meu caso?
Muitíssimo obrigado
Autenticação é quando o funcionário do cartório dá a garantia de que a xerox é AUTÊNTICA, ou seja, igual ao documento original.
No Consulado você vai precisar LEGALIZAR as suas certidões brasileiras em Inteiro Teor.
A agenda do Consulado do Rio abre todas as segundas. Às vezes, de manhã. Outras vezes, a partir das 12h00. E os horários da semana costumam acabar rápido.
A 4a. CRC do Porto faz uma Transcrição de Casamento em cerca de 3 dias.
Mandei os documentos para transcrição do casamento dos meus avós e vi que chegou lá quarta-feira passada (02/03).
Tem alguma forma de eu consultar se já foi feito? Mando e-mail para a conservatória?
Obrigado!
se chegou na quarta passada, já deve estar feito.
Sugiro que você envie email para a Conservatória, caso vc tenha enviado somente este processo.
Se vc enviou junto, pedidos de processos de cidadania, deve aguardar mais um pouco, e ligar para a Linha Registos, com nome completo do requerente e data de nascimento.
Estou fazendo o processo de naturalização do meu pai (neto de português). O avô dele portugues e a mãe dele que era brasileira já são falecidos. O avô foi o declarante na certidão de nascimento da mãe dele.
Tanto o avô quanto a mãe eram casados e eu possuo a certidão de casamento de ambos.
Enviei um email para Ponta Delgada e me informaram que para entrar com processo para cidadania de meu pai (aquisiçao) não fazia diferença transcrever o casamento do avô nem da mãe dele, então não era necessário.
Essa informação procede? Pois pelo que li no forum, todos transcreveram o casamento. Alguém já fez o processo sem transcrever o casamento?
Obrigada pelas dicas. :-)
Andrea
sim. Muitos já fizeram o processo, sem transcrever o casamento.
Se o português era casado com uma portuguesa, o casamento tem que ser transcrito.
Mas, pelo visto não era, e pelo visto, o português foi o declarante na certidão de nascimento da filha. Então, não há necessidade da transcrição. Faça exatamente o que Ponta Delgada lhe recomendou.