Caros colegas, pelo que entendi, em se tratando de casamento entre portugueses realizado no Brasil, apenas a indicação dos 2 assentos é suficiente? Juntamente com a certidão de casamento legalizada, o requerimento e o vale postal, claro.
sim. Está correto. A certidão deve ter a firma reconhecida do notário que a assina e ser legalizada pelo consulado. O requerimento deve ter a assinatura de um dos dois reconhecida por autenticidade no cartório, ou reconhecida presencialmente no consulado.
Sobre esse caso, falo de dois portugueses falecidos. Pelo que li nos diálogos anteriores, essa ainda é uma dúvida muito presente e considerável, a de quem assina o requerimento quando falamos de um casal já falecido.
Quanto a transcrição do casamento entre um portugues e uma brasileira, em sua maioria avós e bisavós já falecidos, percebo que, mesmo tendo uma recomendação oficial de transcrição de casamento, os diversos relatos de pessoas que conseguiram a obtenção da cidadania sem essa transcrição, fazendo uso apenas da certidão de nascimento em inteiro teor, na qual o portugues é o declarante, fazem com que muitos repensem o custo de 120 euros, mais os custos e tempo para outros certidões.
Parece que muitas das dúvidas propostas nesses tópicos que tratam da transcrição de casamento, em resumo, são baseadas nisso.
o(a) filho(a) pode assinar o requerimento, sem problemas. Basta anexar tb a cópia autenticada do RG.
Isso, qdo o português é homem, casado com não portuguesa. E este português foi o declarante na certidão do filho, não é necessária a transcrição do casamento.
Mas, qdo se trata de ambos os cônjuges serem portugueses, a transcrição do casamento é obrigatória.
por gentileza, em variados momentos, por experiência, citam diferentes conservatórias para o processo de transcrição, algumas com modelos de requerimento próprios, outras não. Sabe dizer, nesse momento, qual o melhor caminho em termos de tempo? Penso em esperar até o dia 14 de agosto e já pedir a Apostilha.
Hoje recebi e-mail da 4ª Porto informando a conclusão da minha transcrição no dia 25/07.
Precisei mandar um e-mail pela manhã pedindo informações, pois estava preocupado com a validade do vale postal (expirava hoje). Eles responderam ainda pela manhã. Informaram o nº da transcrição na Conservatória e que já enviaram a certidão pelo correio.
Ufa!!!!!!!!!!!! Foram 22 dias corridos ou 16 dias úteis. Para uma transcrição! Em 2014 chegavam a fazer no mesmo dia. Acho que bati todos os recordes.
Para conhecimento geral: - 28/06 - Envelope postado em Brasília; - 04/07 - Recebido na 4ª do Porto; - 25/07 - Transcrição concluída; - 29/07 - Recebi e-mail deles informando a transcrição (em resposta ao meu pedido de informações).
Na segunda-feira vou a embaixada em Brasília fazer o Cartão de Cidadão. Depois dou notícias sobre isso.
Solidariedade é a palavra que melhor expressa esse Fórum.
Gente cada vez que leio , desculpa fico mais confusa. Falei em algum tópico não lembro onde se tenho que transcrever o casamento da mamãe , ja fui informada que sim ,mas será que quando ela tirou o consulado não fez isso?pois eu fiz pelo consulado o processo de nacionalidade dela .
@Simeia ,quando fiz minha atribuição no ano de 1999,também fiz pelo consulado e não sabia se haviam ou não transcrito o meu casamento e eu precisava dessa informação porque iria fazer a atribuição da minha filha ano passado. Enviei um email para - crcentrais@dgrn.mj.pt
Responderam 3 ou 4 dias após confirmando a transcrição. Então, envie um e-mail com os dados dos seus pais e,caso tenha o assento da sua mãe,digitalize e mande como anexo.
Maria Nélida mais uma vez obrigada , desculpas as perguntas mas são duvidas e vocês são anjos ajudando quem precisa de informação , eu fui vê o recibo do consulado e la eu paguei sim uns 400 reais esta escrito no recibo ,mas irei sim mandar um email. Obrigada e Deus abençoe vocês!!!!!!
Pessoal minha mãe é Portuguesa e casou com meu pai brasileiro, ja tenho todos documentos, porém essa semana fiquei sabendo que meu pai brasileiro não tem registro de nascimento e vou receber 5 certidões negativas do cartório onde nasceu, será que consigo transcrever o casamento da minha mãe Portuguesa sem a certidão do nascimento do cônjuge?
olá. Uma vez que vc sabe onde está a certidão de casamento de seus pais, peça para o cartório que a detém, levantar os autos do casamento. Lá, vc terá informações sobre a certidão de nascimento dele.
Por favor, escreva suas dúvidas em apenas uma discussão, para mantermos este espaço organizado.
a necessidade de transcrição ou não do casamento se aplica ao atribuído, quero dizer, o pai obtém a cidadania e, por ser declarante do filho, não necessita transcrever seu casamento para que o filho também obtenha?
muito obrigado! Consegui um contato em Lisboa e estou tentando filtrar a melhor conservatória em termos de tempo, pensando em fazer localmente, bem como o aceite de processo de transcrição, conjuntamente com o de atribuição,
Prezados, mandei para a avaliação prévia da 4ª crc do Porto a cópia de todos os documentos para a transcrição do casamento de minha avó e atribuição do meu pai, seguindo a orientação deles. Por favor, alguém saberia informar se este procedimento costuma demorar? Enviei na segunda feira e não tive retorno do e-mail. abcs
Hoje recebi pelo correio o registro da transcrição do meu casamento.
Abaixo a cronologia do processo: - 28/06 - Envelope postado no correio em Brasília para 4ª CRC do Porto; - 04/07 - Recebido na 4ª do Porto; - 25/07 - Transcrição concluída; - 29/07 - Recebi e-mail da 4ª do Porto, em resposta ao meu pedido de informações sobre o andamento do processo, informando que a transcrição já fora feita e o registro enviado para meu endereço; - 08/08 - Entrega no meu endereço do registro da transcrição de casamento.
Comentários
o número do registo do casamento é totalmente irrelevante.
O importante é o número do assento, que agora contém o casamento averbado.
Só com o número do assento, é possível sim pedir o CC no consulado.
Agradeço antecipadamente.
sim. Está correto.
A certidão deve ter a firma reconhecida do notário que a assina e ser legalizada pelo consulado.
O requerimento deve ter a assinatura de um dos dois reconhecida por autenticidade no cartório, ou reconhecida presencialmente no consulado.
Sobre esse caso, falo de dois portugueses falecidos.
Pelo que li nos diálogos anteriores, essa ainda é uma dúvida muito presente e considerável, a de quem assina o requerimento quando falamos de um casal já falecido.
Quanto a transcrição do casamento entre um portugues e uma brasileira, em sua maioria avós e bisavós já falecidos, percebo que, mesmo tendo uma recomendação oficial de transcrição de casamento, os diversos relatos de pessoas que conseguiram a obtenção da cidadania sem essa transcrição, fazendo uso apenas da certidão de nascimento em inteiro teor, na qual o portugues é o declarante, fazem com que muitos repensem o custo de 120 euros, mais os custos e tempo para outros certidões.
Parece que muitas das dúvidas propostas nesses tópicos que tratam da transcrição de casamento, em resumo, são baseadas nisso.
o(a) filho(a) pode assinar o requerimento, sem problemas.
Basta anexar tb a cópia autenticada do RG.
Isso, qdo o português é homem, casado com não portuguesa. E este português foi o declarante na certidão do filho, não é necessária a transcrição do casamento.
Mas, qdo se trata de ambos os cônjuges serem portugueses, a transcrição do casamento é obrigatória.
Muito obrigado pelo seu esclarecimento e precisão.
por gentileza, em variados momentos, por experiência, citam diferentes conservatórias para o processo de transcrição, algumas com modelos de requerimento próprios, outras não.
Sabe dizer, nesse momento, qual o melhor caminho em termos de tempo?
Penso em esperar até o dia 14 de agosto e já pedir a Apostilha.
Obrigado.
seria Ovar ou 4a de Porto.
Solicitei o requerimento junto a 4ª de Porto.
a 4a de Porto utiliza este formulário:
http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/atualizacao-de-estado-civil-casamentos-sem-pacto-antenupcial-entre-portugueses/
Hoje recebi e-mail da 4ª Porto informando a conclusão da minha transcrição no dia 25/07.
Precisei mandar um e-mail pela manhã pedindo informações, pois estava preocupado com a validade do vale postal (expirava hoje). Eles responderam ainda pela manhã. Informaram o nº da transcrição na Conservatória e que já enviaram a certidão pelo correio.
Ufa!!!!!!!!!!!! Foram 22 dias corridos ou 16 dias úteis. Para uma transcrição! Em 2014 chegavam a fazer no mesmo dia. Acho que bati todos os recordes.
Para conhecimento geral:
- 28/06 - Envelope postado em Brasília;
- 04/07 - Recebido na 4ª do Porto;
- 25/07 - Transcrição concluída;
- 29/07 - Recebi e-mail deles informando a transcrição (em resposta ao meu pedido de informações).
Na segunda-feira vou a embaixada em Brasília fazer o Cartão de Cidadão. Depois dou notícias sobre isso.
Solidariedade é a palavra que melhor expressa esse Fórum.
@Marcia obrigado pela ajuda.
parabéns! Fico feliz que tenha dado tudo super certo!
Falei em algum tópico não lembro onde se tenho que transcrever o casamento da mamãe , ja fui informada que sim ,mas será que quando ela tirou o consulado não fez isso?pois eu fiz pelo consulado o processo de nacionalidade dela .
Enviei um email para - crcentrais@dgrn.mj.pt
Responderam 3 ou 4 dias após confirmando a transcrição.
Então, envie um e-mail com os dados dos seus pais e,caso tenha o assento da sua mãe,digitalize e mande como anexo.
Hoje fui a embaixada pedir o CC. A funcionária disse que devo receber em 30 dias. A conferir.
olá. Uma vez que vc sabe onde está a certidão de casamento de seus pais, peça para o cartório que a detém, levantar os autos do casamento. Lá, vc terá informações sobre a certidão de nascimento dele.
Por favor, escreva suas dúvidas em apenas uma discussão, para mantermos este espaço organizado.
a necessidade de transcrição ou não do casamento se aplica ao atribuído, quero dizer, o pai obtém a cidadania e, por ser declarante do filho, não necessita transcrever seu casamento para que o filho também obtenha?
Novamente, muito obrigado.
Ovar não aceita atribuir sem transcrever
muito obrigado!
Consegui um contato em Lisboa e estou tentando filtrar a melhor conservatória em termos de tempo, pensando em fazer localmente, bem como o aceite de processo de transcrição, conjuntamente com o de atribuição,
Abaixo a cronologia do processo:
- 28/06 - Envelope postado no correio em Brasília para 4ª CRC do Porto;
- 04/07 - Recebido na 4ª do Porto;
- 25/07 - Transcrição concluída;
- 29/07 - Recebi e-mail da 4ª do Porto, em resposta ao meu pedido de informações sobre o andamento do processo, informando que a transcrição já fora feita e o registro enviado para meu endereço;
- 08/08 - Entrega no meu endereço do registro da transcrição de casamento.
Conforme orientação recebida da 4ª Porto, enviei a documentação digitalizada para exame prévio no dia 16/06. Eles retornaram no dia 23/06.