seu seus avós se casaram em Portugal, o casamento já está averbado nos assentos de nascimento dos dois. Só se transcreve o casamento quando o mesmo ocorreu fora de Portugal.
Pessoal, talvez a minha pergunta já foi respondida por alguém neste post, porém não á encontrei, estou buscando a nacionalidade do meu avô por ser neto de portugues, emiti as certidões inteiro teor com firma reconhecida do escrevente ( casamento e obito ) dos portugues para transcrever , eu como trisneto, posso preencher o requerimento da 4 ª CRC do porto ou tenho que levar meu avô até um cartorio e reconhecer por autenticidade o requerimento ? Porque á ideia é: tirar a nacionalidade dele e com a mudança da lei tentar o da minha mae e assim por diante
@Marcia muito obg! Para a assinatura presencialmente no consulado, devo fazer agendamento e pagar para reconhecimento de assinatura e depois agendar e pagar para legalizar os documentos ou so o reconhecimento basta?
cada consulado funciona de uma maneira. No Rio: certidões --> pagar o boleto, agendar e levar as certidões para serem legalizadas 1C --> não há boleto, agendar o reconhecimento da assinatura
@Marcia... Agora deu um no na minha cabeça... paguei e agendei no Consulado - RJ para legalizar 2 documentos (certidao original inteiro teor e cópia autenticada do RG), o formulário 1C eu apenas reconheci minha assinatura por autenticidade no cartório onde tenho firma... Também tenho que legalizar esse 1C no Consulado ??? Obrigada e boa semana pra vc.
não. Vc fez certo. É que o 1C pode ter a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório OU presencialmente no consulado. Como o consulado é confuso e precisa agendar, costumamos indicar para reconhecer em cartório mesmo.
A Marcelly questionou sobre o reconhecimento no consulado e expliquei. Mas se vc fez no cartório, está perfeito!
Atualizando as informações sobre a minha transcrição de casamento. Fiz a postagem no Correio em 28 / 06; o envelope foi entregue na 4ª CRC Porto em 04 / 07; apenas hoje, exatamente duas semana após o recebimento da documentação, recebi o seguinte e-mail da 4ª CRC:
"O seu processo está em análise. Qualquer questão entraremos em contacto por esta via. Com os melhores cumprimentos 4ª Conservatória do Registo Civil do Porto"
Caramba! Duas semanas e ainda em análise. A 4ª do Porto levava 3 dias para fazer uma transcrição.
Será que essa lentidão é só por causa do aumento dos processos ou tem haver com férias do pessoal por lá?
Uma duvida meio besta , transcrição de casamento + óbito , sei que a certidão de inteiro teor do casamento tem que ser legalizada no consulado e assinatura do escrevente por autenticidade , e a certidão de óbito , precisa ser legalizada via consulado também ? Lembrando que as certidões estão em inteiro teor e firma do escrevente reconhecida
Sim @klebergarcya , acompanhei o seu processo aqui. No e-mail de confirmação que você recebeu eles informaram algum número que identifique que a transcrição foi feita?
@Sergio Miranda A certidão de óbito precisa ser legalizada no consulado sim. E pelo que li aqui no Fórum, a transcrição do óbito é gratuita. Porém fique atento a entrada em vigor da tal Apostila de Haia . Segundo informam aqui também por essa Convenção a legalização de documentos nos consulados realmente não será mais necessária a partir de 14/08. Brasil e Portugal são signatários dessa Convenção. Agora não sei se todos os cartórios do Brasil estarão aptos a oferecerem o serviço de emissão da apostila da Haia pelo Sistema Eletrônico de Informação e Apostilamento (SEI Apostila). Li em algum lugar que no início apenas os cartórios das capitais estarias aptos.
@Sergio Miranda Apenas uma observação. Só os consulados exigem a transcrição de óbito para efeito de instruir processo de nacionalidade. Se for esse o seu caso, o Fórum não recomenda fazer nada por um consulado, pois fica mais caro, demorado e é muito mais burocrático. O entendimento aqui é fazer direto por uma conservatória, onde não há essa exigência de transcrição de óbito. No meu processo não tive que fazer nada disso.
qualquer certidão brasileira precisa ser legalizada no consulado para ter valor em Portugal. Não confundam assento de óbito com transcrição de óbito. O assento de óbito é gratuito, a transcrição do óbito custa 120 euros.
Em tempo, as conservatórias não exigem nenhuma transcrição de óbito para processos de nacionalidade.
Pergunto: apresentando a cópia simples do assento de nascimento português e informando o número do assento da transcrição do casamento, conforme informado no e-mail enviado pela conservatória, é possível pedir o Cartão de Cidadão no consulado? Obrigado
Estou com dificuldade de encontrar um requerimento de transcrição que Ovar aceite e que é a filha quem está requerendo. Só encontro o próprio requerendo. Já " rodei" esse fórum todo!! Rs
Eu vou tirar o meu cartão do cidadão em Portugal no mês que vem, mas pelos relatos aqui do fórum é possível solicitar o cartão nos Consulados apenas com o número do Assento, já que está informatizado e eles puxam na hora pelo sistema.
Comentários
Eles avisaram que o óbito e transcrição estavam prontos, enviando os respectivos números. São atenciosos.
seu seus avós se casaram em Portugal, o casamento já está averbado nos assentos de nascimento dos dois.
Só se transcreve o casamento quando o mesmo ocorreu fora de Portugal.
Obrigado !
Desculpe, percebi agora que fiz a pergunta em lugar errado
ou reconhece a assinatura presencialmente no consulado ou por autenticidade em cartório.
Muito obg, bom fim de semana!
cada consulado funciona de uma maneira.
No Rio:
certidões --> pagar o boleto, agendar e levar as certidões para serem legalizadas
1C --> não há boleto, agendar o reconhecimento da assinatura
Agora deu um no na minha cabeça...
paguei e agendei no Consulado - RJ para legalizar 2 documentos (certidao original inteiro teor e cópia autenticada do RG), o formulário 1C eu apenas reconheci minha assinatura por autenticidade no cartório onde tenho firma...
Também tenho que legalizar esse 1C no Consulado ???
Obrigada e boa semana pra vc.
não. Vc fez certo.
É que o 1C pode ter a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório OU presencialmente no consulado. Como o consulado é confuso e precisa agendar, costumamos indicar para reconhecer em cartório mesmo.
A Marcelly questionou sobre o reconhecimento no consulado e expliquei. Mas se vc fez no cartório, está perfeito!
Ótima semana para vc também.
Não vejo razão para o modelo não ser o mesmo. Naturalmente que é preciso fazer o preenchimento do requerimento conforme cada situação.
Fiz a postagem no Correio em 28 / 06; o envelope foi entregue na 4ª CRC Porto em 04 / 07; apenas hoje, exatamente duas semana após o recebimento da documentação, recebi o seguinte e-mail da 4ª CRC:
"O seu processo está em análise. Qualquer questão entraremos em contacto por esta via.
Com os melhores cumprimentos
4ª Conservatória do Registo Civil do Porto"
Caramba! Duas semanas e ainda em análise. A 4ª do Porto levava 3 dias para fazer uma transcrição.
Será que essa lentidão é só por causa do aumento dos processos ou tem haver com férias do pessoal por lá?
O meu chegou dia 22/06 e só recebi o e-mail da conclusão no dia 11/07.
Ainda nem chegou a carta com o casamento.
Não tem prazo, aguardando os correios. Eles postam como carta.
Boa sorte
A certidão de óbito precisa ser legalizada no consulado sim. E pelo que li aqui no Fórum, a transcrição do óbito é gratuita. Porém fique atento a entrada em vigor da tal Apostila de Haia . Segundo informam aqui também por essa Convenção a legalização de documentos nos consulados realmente não será mais necessária a partir de 14/08. Brasil e Portugal são signatários dessa Convenção. Agora não sei se todos os cartórios do Brasil estarão aptos a oferecerem o serviço de emissão da apostila da Haia pelo Sistema Eletrônico de Informação e Apostilamento (SEI Apostila). Li em algum lugar que no início apenas os cartórios das capitais estarias aptos.
Qualquer novidade volto a avisar
Apenas uma observação. Só os consulados exigem a transcrição de óbito para efeito de instruir processo de nacionalidade. Se for esse o seu caso, o Fórum não recomenda fazer nada por um consulado, pois fica mais caro, demorado e é muito mais burocrático. O entendimento aqui é fazer direto por uma conservatória, onde não há essa exigência de transcrição de óbito. No meu processo não tive que fazer nada disso.
qualquer certidão brasileira precisa ser legalizada no consulado para ter valor em Portugal.
Não confundam assento de óbito com transcrição de óbito.
O assento de óbito é gratuito, a transcrição do óbito custa 120 euros.
Em tempo, as conservatórias não exigem nenhuma transcrição de óbito para processos de nacionalidade.
Neste e-mail descrito eles mandaram o número do Assento de Casamento.
Pergunto: apresentando a cópia simples do assento de nascimento português e informando o número do assento da transcrição do casamento, conforme informado no e-mail enviado pela conservatória, é possível pedir o Cartão de Cidadão no consulado?
Obrigado
Já " rodei" esse fórum todo!! Rs
Eu vou tirar o meu cartão do cidadão em Portugal no mês que vem, mas pelos relatos aqui do fórum é possível solicitar o cartão nos Consulados apenas com o número do Assento, já que está informatizado e eles puxam na hora pelo sistema.
Envie junto uma cópia do seu RG provando a filiação.