Era para esse email mesmo que estávamos escrevendo, mas não respondem... Vamos arriscar ir ao consulado na quinta e torcer para a transcrição estar concluída... Caso não esteja com o nome atualizado, sabe se podemos pedir para aguardar mais uma semana e reagendar outra data sem pagar nova taxa?
Sabe onde o assento de nascimento/batismo do portuguese encontra ?
Caso sim , se houver contato via e-mail , pergunte para o cartório se o assento de numero tal , encontra-se com o casamento averbado , como foi feita na 4a CRC do Porto , eles envia o comunicado para o cartório onde encontra-se o assento do português , é uma saída para saber se já foi averbado ou não , ou se não liga lá e conversa com a Filomena
Enviei também para a 4a do Porto e foi concluído em 1 semana e meia , e isso faz em torno de 2 semanas atrás , eles também não me informaram via e-mail , eu liguei lá e depois me informaram via e-mail que foi concluído o casamento + óbito
Lembrando @Rodrigo C Magno , que aqui no Brasil para Portugal , á diferença é de 4 horas aproximadamente , se tiver com pique e com animo , acorda as 5:15 da manha e liga , lá será 9 horas da manha mais ou menos , horário que o cartório abre
Poxa, @Raquel S Lima. Super obrigado! Foi uma ótima dica. Estamos agendados para amanhã à tarde no consulado. Vou tentar ligar cedinho de novo e mandar um email para Ponta Delgada e ver se podem consultar... Abs
Responderam hoje, dizendo que será concluída nos próximos dias... Acho que vamos viajar sem CC e passaporte... é chato pq os docs chegaram lá dia 15/09 e até hoje nada... Vou liberar meu agendamento do CC Urgente para hj 14hs. Se alguém precisar muito e quiser aproveitar...
Estou reunindo a documentação necessária pra a transcrição do meu casamento para mandar para a 4 CRC e surgiram algumas dúvidas. Na data do casamento, eu tinha nacionalidade Brasileira e minha esposa já tinha obtido a nacionalidade Portuguesa. Hoje também tenho a Nacionalidade Portuguesa, portanto para o processo de transcrição, basta a minha cópia da certidão portuguesa junto com a dela, e a Certidão de Casamento de inteiro teor apostilada ? ou tenho que anexar a minha certidão de nascimento Brasileira também, já que na data eu nao era Português ?
@Lucas Leal, não tenho certeza porque quando vc casou ainda não era portugues, mas pela lógica seria a sua certidão de nascimento brasileira de inteiro teor apostilada. Se fosse portugues na época, seriam 2 portugueses casando no estrangeiro, mas não era o seu caso. De repente a @Marcia, @Theresa, @Maria Nélida respondam com certeza pra vc
@Lucas Leal como ambos são portugueses , junta a certidão de casamento o requerimento e o Rg autenticado do requerente no caso voce ou a esposa que irá pedir a transcrição e no requerimento , basta indicar a localidade da sua certidão de nascimento portuguesa e do dela também e envia , não precisa da sua certidão brasileira , uma vez que , a transcrição será realizada na sua certidão de nascimento PORTUGUESA e não BRASILEIRA !
@Lucas Leal, depende. Sua esposa já era portuguesa, mas você era brasileiro. Sua cidadania foi por atribuição ou aquisição?
Se sua cidadania foi por atribuição, você passou a ser português, desde o nascimento. Documentos: - certidão nascimento portuguesa de sua esposa (ou indicação do número do assento/ano/conservatória) - sua certidão de nascimento portuguesa (ou indicação do número do assento/ano/conservatória) - certidão de casamento, inteiro teor, com firma reconhecida do notário e apostilada - requerimento com assinaturas reconhecidas por autenticidade - vale postal de 120 euros
Se sua cidadania não foi por atribuição, você realmente não era português qdo se casou. Documentos: - certidão nascimento portuguesa de sua esposa (ou indicação do número do assento/ano/conservatória) - sua certidão de nascimento brasileira, inteiro teor, com firma reconhecida do notário e apostilada - sua certidão de nascimento portuguesa (ou indicação do número do assento/ano/conservatória) - certidão de casamento, inteiro teor, com firma reconhecida do notário e apostilada - requerimento com assinatura da sua esposa reconhecida por autenticidade - vale postal de 120 euros
Caso possa interessar, os tempos para a transcrever o casamento da minha mãe no Porto foram:
Envio = 12/09 Chegada na conservatória = 16/09 Como não enviam nenhum tipo de confirmação, solicitei por e-mail em 21/09 Confirmação do recebimento = 23/09 Confirmação da transcrição finalizada = 11/10
Agora estou aguardando chegar a certidão. Enviei e-mail hoje perguntando se poderiam me informar algum código de rastreamento....
Envio = 12/09 Chegada na conservatória = 16/09 Como não enviam nenhum tipo de confirmação, solicitei por e-mail em 21/09 Confirmação do recebimento = 23/09 Confirmação da transcrição finalizada = 11/10 Postagem nos Correios em Portugal = 13/10
Fizeram postagem normal, sem ser registrado. Ou seja, não há como acompanhar.
Agora é ficar na torcida para os Correios não perderem a documentação [medo] rs
Estou fazendo a nacionalidade dos meus sobrinhos, menores de idade (um de 8 anos e o outro de 6 anos), documentação ok, formulário ok.
Mas, também tenho que transcrever o casamento do meu irmão, documentação e formulário ok.
Minhas dúvidas são:
- Atualmente, qual Conservatória eu posso enviar toda documentação junta? Aqui no Consulado (RJ) eles faziam o processo de nacionalidade e transcrição juntos (foi assim com dos meus pais), só que está impossível agendar e tomei coragem de enviar diretamente para Portugal, mas não sei se lá faz tudo junto. Li bastante aqui e vi que tem Conservatórias que só fazem a transcrição de casamento. Tem alguma que faz tudo?
- Outra dúvida, tem pacto antenupcial e li em algum lugar que neste caso é preciso acrescer 30 euros, além dos 120. Alguém pode me confirmar isso?
@Luciana Ladeira, Se o pai das crianças foi o declarante na certidão de nascimento não precisa transcrever o casamento. Seu irmão já tem cidadania? Quem era o Portugues? Ou melhor, de quem ele recebeu ou vai receber a cidadania?
Michele e amigos, as certidões do cônjuge e a de casamento basta serem de inteiro teor e apostiladas? Não precisam ser por cópia reprográfica, mesmo se não tiverem selo de fiscalização eletrônico? (porque o cartório é do interior de MS e acho que lá não tem nem o selo de fiscalização eletrônico)
@Henrique, Sim não tem necessidade, veja a lista dos docs. Porque você não envia para Ponta Delgada que agora só faz transcrição e está ultra rápido!!
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra) - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas - certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo) - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório, ou presencialmente, no consulado - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
No final, onde se lê assinaturaS é apenas assinatura.
Obs.: Em "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento", a nacionalidade é "Portuguesa" quando a nacionalidade portuguesa foi obtida por Atribuição (pois retroage ao nascimento). Se o casamento aconteceu antes da obtenção da nacionalidade portuguesa por Aquisição, deve-se colocar "Brasileira".
Minha certidão chegou hoje, pelo correio. Então, a conservatória recebeu a documentação dia 26/10 e em 22/11 já recebi a certidão de casamento em casa (RJ). Não mandaram nenhum e-mail. O prazo foi excelente. Parabéns à 4 CRC Do Porto. E obrigada aos amigos do fórum.
Comentários
4crc.porto@dgrn.mj.pt
Era para esse email mesmo que estávamos escrevendo, mas não respondem...
Vamos arriscar ir ao consulado na quinta e torcer para a transcrição estar concluída...
Caso não esteja com o nome atualizado, sabe se podemos pedir para aguardar mais uma semana e reagendar outra data sem pagar nova taxa?
sem pagar nova taxa, com certeza.
O problema é reagendar. Está cada vez mais difícil agendar com os consulados.
Sabe onde o assento de nascimento/batismo do portuguese encontra ?
Caso sim , se houver contato via e-mail , pergunte para o cartório se o assento de numero tal , encontra-se com o casamento averbado , como foi feita na 4a CRC do Porto , eles envia o comunicado para o cartório onde encontra-se o assento do português , é uma saída para saber se já foi averbado ou não , ou se não liga lá e conversa com a Filomena
Enviei também para a 4a do Porto e foi concluído em 1 semana e meia , e isso faz em torno de 2 semanas atrás , eles também não me informaram via e-mail , eu liguei lá e depois me informaram via e-mail que foi concluído o casamento + óbito
Estamos agendados para amanhã à tarde no consulado. Vou tentar ligar cedinho de novo e mandar um email para Ponta Delgada e ver se podem consultar...
Abs
Acho que vamos viajar sem CC e passaporte... é chato pq os docs chegaram lá dia 15/09 e até hoje nada...
Vou liberar meu agendamento do CC Urgente para hj 14hs. Se alguém precisar muito e quiser aproveitar...
Estou reunindo a documentação necessária pra a transcrição do meu casamento para mandar para a 4 CRC e surgiram algumas dúvidas.
Na data do casamento, eu tinha nacionalidade Brasileira e minha esposa já tinha obtido a nacionalidade Portuguesa.
Hoje também tenho a Nacionalidade Portuguesa, portanto para o processo de transcrição, basta a minha cópia da certidão portuguesa junto com a dela, e a Certidão de Casamento de inteiro teor apostilada ? ou tenho que anexar a minha certidão de nascimento Brasileira também, já que na data eu nao era Português ?
De repente a @Marcia, @Theresa, @Maria Nélida respondam com certeza pra vc
depende.
Sua esposa já era portuguesa, mas você era brasileiro.
Sua cidadania foi por atribuição ou aquisição?
Se sua cidadania foi por atribuição, você passou a ser português, desde o nascimento.
Documentos:
- certidão nascimento portuguesa de sua esposa (ou indicação do número do assento/ano/conservatória)
- sua certidão de nascimento portuguesa (ou indicação do número do assento/ano/conservatória)
- certidão de casamento, inteiro teor, com firma reconhecida do notário e apostilada
- requerimento com assinaturas reconhecidas por autenticidade
- vale postal de 120 euros
Se sua cidadania não foi por atribuição, você realmente não era português qdo se casou.
Documentos:
- certidão nascimento portuguesa de sua esposa (ou indicação do número do assento/ano/conservatória)
- sua certidão de nascimento brasileira, inteiro teor, com firma reconhecida do notário e apostilada
- sua certidão de nascimento portuguesa (ou indicação do número do assento/ano/conservatória)
- certidão de casamento, inteiro teor, com firma reconhecida do notário e apostilada
- requerimento com assinatura da sua esposa reconhecida por autenticidade
- vale postal de 120 euros
Muito obrigado pelas respostas ! Agora fico mais tranquilo de mandar minha transcrição pra lá !
Envio = 12/09
Chegada na conservatória = 16/09
Como não enviam nenhum tipo de confirmação, solicitei por e-mail em 21/09
Confirmação do recebimento = 23/09
Confirmação da transcrição finalizada = 11/10
Agora estou aguardando chegar a certidão. Enviei e-mail hoje perguntando se poderiam me informar algum código de rastreamento....
Envio = 12/09
Chegada na conservatória = 16/09
Como não enviam nenhum tipo de confirmação, solicitei por e-mail em 21/09
Confirmação do recebimento = 23/09
Confirmação da transcrição finalizada = 11/10
Postagem nos Correios em Portugal = 13/10
Fizeram postagem normal, sem ser registrado. Ou seja, não há como acompanhar.
Agora é ficar na torcida para os Correios não perderem a documentação [medo] rs
Alguém saberia me informar se as transcrições na 4a. CRC de Porto continuam rápidas?
Confirmaram recebimento de meus documentos em 26/10, mas ainda não recebi a confirmação de conclusão.
Fiz a transcrição de casamento dos meus pais recentemente e foi concluída em 20 dias.
Obrigada pelas informações.
Estou fazendo a nacionalidade dos meus sobrinhos, menores de idade (um de 8 anos e o outro de 6 anos), documentação ok, formulário ok.
Mas, também tenho que transcrever o casamento do meu irmão, documentação e formulário ok.
Minhas dúvidas são:
- Atualmente, qual Conservatória eu posso enviar toda documentação junta? Aqui no Consulado (RJ) eles faziam o processo de nacionalidade e transcrição juntos (foi assim com dos meus pais), só que está impossível agendar e tomei coragem de enviar diretamente para Portugal, mas não sei se lá faz tudo junto. Li bastante aqui e vi que tem Conservatórias que só fazem a transcrição de casamento. Tem alguma que faz tudo?
- Outra dúvida, tem pacto antenupcial e li em algum lugar que neste caso é preciso acrescer 30 euros, além dos 120. Alguém pode me confirmar isso?
Desde já agradeço.
Seu irmão já tem cidadania? Quem era o Portugues? Ou melhor, de quem ele recebeu ou vai receber a cidadania?
Porque você não envia para Ponta Delgada que agora só faz transcrição e está ultra rápido!!
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo)
- Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório, ou presencialmente, no consulado
- Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e Tondela:
https://drive.google.com/folderview?id=0B6dMEo-comwJRksxNXJEenZ3akU&usp=sharing
No final, onde se lê assinaturaS é apenas assinatura.
Obs.: Em "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento", a nacionalidade é "Portuguesa" quando a nacionalidade portuguesa foi obtida por Atribuição (pois retroage ao nascimento). Se o casamento aconteceu antes da obtenção da nacionalidade portuguesa por Aquisição, deve-se colocar "Brasileira".
Minha certidão chegou hoje, pelo correio.
Então, a conservatória recebeu a documentação dia 26/10 e em 22/11 já recebi a certidão de casamento em casa (RJ).
Não mandaram nenhum e-mail.
O prazo foi excelente.
Parabéns à 4 CRC Do Porto.
E obrigada aos amigos do fórum.
Vocês sabem o telefone de contato da 4 CRC? Estou ligando no 225088826/7 e ninguém atende. Também não respondem emails.