Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

1356730

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Sim. A minha na 4a CRC do Porto saiu em UM DIA.
  • Que isso.
    Obrigado, @Juan, @Marcia e @David
    Pensando em talvez já mandar a atribuição da minha mãe pra lá tb, já que agora qualquer CRC faz esse processo. Vou ver direito. Obrigado.
  • Bom dia
    Essa questão foi comentada aqui nesse tópico, porem tenho nova duvida:
    O solicitante da transcrição de casamento pode ser eu? Filha da nubente? Minha mãe nesse caso é viva, meu pai não., ela é a quem obteve a atribuição.
    Gostaria de assinar por ser mais pratico ( reconhecer minha assinatura em cartório)
    Obrigada novamente...
  • Oi Rosana,

    Em Ponta Delgada, pode.
    Preencher normalmente.
    E mandar copia simples do seu RG junto.

    Na 4a Porto, pode. É só escrever no formulário que você está solicitando. Acho bom enviar a copia do seu RG junto também.
  • Marcia
    Obrigada mesmo! Minha mãe tem serias restrições para sair no sol , a transcrição é dela mas se eu posso solicitar e assinar ( reconhecendo em cartório) , maravilha!!!
    Bjos muito obrigada.
  • Fiz minha transcrição de casamento na 4ªCRC, chegou ontem e foi finalizada no mesmo dia! excelente prazo, vou partir para o cartão cidadão ebaaa!
  • @Juan Tolomei
    Que bom! está na reta final heim? é isso aí, esse fórum é maravilhoso!:D
  • @Rosana é verdade hoje fiz meu cartão cidadão e de minha filha, no consulado RJ, agora é aguardar a carta PIN chegar pra tirar meu tão sonhado passaporte vermelho!
  • @Juan Tolomei,parabéns!!!! Não sei se agora ainda funciona assim,mas tempos atras vc podia pedir o CC e passaporte ao mesmo tempo.
  • Prezados
    Minha avó está em processo de atribuição no ACPorto e foi ela quem declarou o nascimento da minha mãe, porém teve seu nome alterado após casar-se com meu avô. Nesse caso, devo fazer a transcrição do casamento antes de solicitar a atribuição da minha mãe?
    Obrigado e parabéns a todos pelo ótimo serviço desse fórum.
  • @Renato,

    O seu é o mesmo caso do meu. Teremos que fazer a transcrição de nossas avós para depois fazer a atribuição de nossas mães, nova transcrição para daí dar entrada na nossa atribuição.
  • @Maria

    Agora precisa fazer o CC primeiro e aguardar a carta PIN, quando for buscar o CC tem a opção de retirada do CC com entrada no passaporte, depois disso o passaporte chega via correios na residencia.
  • Olá, boa noite!

    Li bastante os tópicos no fórum mas não entendi um ponto: é necessário fazer também a transcrição de óbito?

    Minha avó saiu de Portugal quando ainda era muito pequena (com seu nome de solteira) e casou-se com meu avô brasileiro aqui, alterando seu nome.

    Neste processo enviado ao 4º CRC do Porto são feitas ambas as transcrições? Meus dois avós são falecidos.

    Obrigado!
  • Olá, Eduardo.

    Embora os Consulados peçam, não há a necessidade da Transcrição do óbito do português se você fizer o processo direto com Portugal.
  • Theresa, percebi isso mesmo, alguns informam que é necessário (até concordo) outros dizem que não (vai saber). Agradeço! :)
  • @Marcia @Theresa @Rosana

    Pode ser uma pergunta boba mas ainda não encontrei a resposta: no requerimento para transcrição do casamento é necessário informar o declarante de ambos nubentes. Na certidão que tenho (em inteiro teor) não é mencionado nada sobre declarantes, apenas as testemunhas que compareceram.

    Sabem me dizer se isso pode ficar em branco ou se devo informar algo?

    Muito obrigado!
  • @Eduardo,

    no requerimento, declarantes são os próprios nubentes, que declaram o que estão escrevendo no requerimento.
    Se uma pessoa pede a transcrição de casamento dos pais, por exemplo, as linhas declarantes noivo e noiva ficam em branco, porque quem está declarando é seu pai, e não um dos noivos.

    Ou seja, se um dos noivos for assinar o requerimento, a linha pertinente a ele deverá ser preenchida.
    Se quem assinar o requerimento for qualquer outra pessoa, as duas linhas ficam em branco.
  • Muito obrigado, Marcia! :D
  • Olá, boa tarde!
    Alguém sabe dizer se Lisboa faz transcrição de casamento?
    Obrigada!
  • @tania porque a preferencia por Lisboa se na 4º CRC do Porto transcrições são feitas em 2 ou 3 dias?
  • @MariaNélida
    Porque minha irmã vai para lá. A transcrição é dela. Aproveitando, é necessária a certidão de nascimento em inteiromteor do marido dela?
  • @tania ,sendo ele o nubente estrangeiro é necessário.Inteiro teor com firma reconhecida do notario e legalizada no consulado
  • @MariaNélida
    Obrigada, querida!
    Eu posso remeter a atribuição dela mais a transcrição tudo junto?
    Abr
  • @tania, Ponta Delgada aceita fazer até mais de 2 processos juntos.Mas se sua irmã vai fazer por Lisboa,lá não sei se aceitam.
  • Pessoal,
    Minha esposa solicitou a cidadania através do pai dela e a certidão já saiu, agora ela precisa fazer a atualização do estado civil, onde entra a transcrição do casamento.
    mas estamos tendo muuuita dificuldade com o consulado do RJ, não conseguimos horario pra agendamento nunca!
    Estou pensando em fazermos a transcrição através da 4º CRC do Porto , mas para isso precisamos dos documentos autenticados pelo consulado, certo?
    Alguem sabe se há outra forma de autenticá-los sem que seja pelo consulado do RJ, no meu caso?

    Muitíssimo obrigado
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado February 2016
    Camilo,

    Autenticação é quando o funcionário do cartório dá a garantia de que a xerox é AUTÊNTICA, ou seja, igual ao documento original.

    No Consulado você vai precisar LEGALIZAR as suas certidões brasileiras em Inteiro Teor.

    A agenda do Consulado do Rio abre todas as segundas. Às vezes, de manhã. Outras vezes, a partir das 12h00. E os horários da semana costumam acabar rápido.

    A 4a. CRC do Porto faz uma Transcrição de Casamento em cerca de 3 dias.
  • Pessoal,

    Mandei os documentos para transcrição do casamento dos meus avós e vi que chegou lá quarta-feira passada (02/03).
    Tem alguma forma de eu consultar se já foi feito? Mando e-mail para a conservatória?

    Obrigado!
  • @Bruno,

    se chegou na quarta passada, já deve estar feito.
    Sugiro que você envie email para a Conservatória, caso vc tenha enviado somente este processo.
    Se vc enviou junto, pedidos de processos de cidadania, deve aguardar mais um pouco, e ligar para a Linha Registos, com nome completo do requerente e data de nascimento.
  • Boa tarde fórum, é minha primeira postagem aqui e minha dúvida principal é referente a transcrição de casamento.

    Estou fazendo o processo de naturalização do meu pai (neto de português). O avô dele portugues e a mãe dele que era brasileira já são falecidos. O avô foi o declarante na certidão de nascimento da mãe dele.

    Tanto o avô quanto a mãe eram casados e eu possuo a certidão de casamento de ambos.

    Enviei um email para Ponta Delgada e me informaram que para entrar com processo para cidadania de meu pai (aquisiçao) não fazia diferença transcrever o casamento do avô nem da mãe dele, então não era necessário.

    Essa informação procede? Pois pelo que li no forum, todos transcreveram o casamento. Alguém já fez o processo sem transcrever o casamento?

    Obrigada pelas dicas. :-)

    Andrea
  • @Andrea,

    sim. Muitos já fizeram o processo, sem transcrever o casamento.
    Se o português era casado com uma portuguesa, o casamento tem que ser transcrito.
    Mas, pelo visto não era, e pelo visto, o português foi o declarante na certidão de nascimento da filha. Então, não há necessidade da transcrição. Faça exatamente o que Ponta Delgada lhe recomendou.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.