Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

116521653165516571658

Comentários

• @foxsp , excelente notícia , agora a qualquer momento os processos dos menores devem ser concluídos.

• Olá @foxsp

o processo da minha filha atualizou hoje com a informação do recebimento dos documentos solicitados. Recebi o comunicado da evidência no dia 06/08, os documentos foram recebidos no dia 14/08 e foram lançados no sistema no dia 31/08.

Agora só aguardar a conclusão do processo. Quando concluir eu volto aqui pra informar.

Abco

• Olá @foxsp , bom dia!

o processo da minha filha foi concluído hoje. Iniciou em 29/12/2025 e finalizou em 01/09/2026.

abco

• editado September 1

@DIOGO IGREJA @dududuedu ,

os processos dos meus filhos menores também foram concluídos hoje. Recebidos os assentos por e-mail. Atualizei a planilha.

A documentação dos processos deles foram entregues 23/09/2025, submetidos em 29/09/2025 e finalizados hoje 01/09/2026.

Agora é sentar e esperar (bastante) pelo meu processo por casamento.

Aproveito para agradecer à todos que me ajudaram nas dúvidas que tive durante o processo.

• Meu processo 1C foi concluído hoje 😀 🇵🇹

Muito obrigado a todos pelas valiosas informações e por fazerem deste fórum um espaço de colaboração e ajuda mútua.

Tentei incluir os dados na planilha preenchendo o Google Forms mas não vejo os dados que informei na planilha.

Seria o caso de editar a planilha diretamente?

• @germanomanso

Parabéns pela conquista!

• @foxsp @DIOGO IGREJA

parabéns pela conquista !!!!

Os processos das minhas sobrinhas menores são de 02/10/2025 e ainda nada , estão apensados , espero q sejam concluídos em breve .

sucesso pra vocês todos !

• @foxsp @DIOGO IGREJA @germanomanso

Parabens a todos pela conquista,

"Só quem passa pelo processo, sabe o prazer que é receber o e mail com o assento."

@foxsp tenho um processo do meu filho maior que esta quase, acredito que mais 1 a 2 meses finalize, depois farei como vc, vou sentar e esperar bastante o processo de nacionalidade pelo casamento do meu esposo, já esta CRC de LIsboa a mais de 4 meses nem senha recebi ainda, a estrada é muito longa, mas uma hora chega o tão esperado e mail com o assento.

com os melhores cumprimentos.

• Processo de um membro do grupo iniciado no mês de JULHO/2025 e foi finalizado hoje, pelo visto o ACP já está em Julho.

• @guirodrigues

Pela planilha, esse processo foi entregue em 16-6-25.

A data de submissão é quando o oficial digitalizou o processo, que é sempre algumas senanas depois da entrega, mas a referência da tabela é a data da entrega.

• Estou começando a ficar ansioso com o meu processo. Sei que há muitas pessoas esperando há muito mais tempo, mas não consigo encontrar informações sobre o andamento após a solicitação de documentos adicionais (exigência). Enviei a documentação solicitada quase imediatamente. Estou aguardando desde fevereiro, quando fiz o envio. Alguém aqui no chat sabe dizer quanto tempo leva para o processo ser concluído após o envio dessa documentação adicional? Trata-se de um processo na ACP para filha (38 anos) de pai português (categoria 1c). Enviei um e-mail perguntando se precisavam de mais algum formulário e, claro, recebi apenas uma resposta automática.

• Pessoal, boa tarde!

Alguém passou por essa mesma situação que eu? De um processo tão demorado sem nenhuma resposta?

Já não sei mais o que fazer... email não respondem e telefone não atendem... aceito sugestões

• @PedroAntonio

Se o requerente tiver mais de 75 anos, deve enviar um requerimento solicitando prioridade na análise.

Leia mais a respeito aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/29204/pedido-de-urgencia-75#latest

No link acima vai encontrar modelos e dicas de como fazer esse requerimento.

Mas se nao tiver mais de 75 anos, nao há muito (na verdade, nada) o que fazer, infelizmente.

• @amdias01, @PedroAntonio

O problema de vocês é basicamente o mesmo: o tempo de reanálise após uma exigência é imprevisível e muitas vezes passa de 1 ano. Já vi relatos chegando perto de 2 anos.

E não tem nada a fazer, só aguardar.

• Pessoal, uma dúvida sobre atribuição de nacionalidade para filho maior de português, pelo Formulário 1C.

Meu pai obteve recentemente a nacionalidade portuguesa por atribuição, como neto de português, e o assento de nascimento português dele já foi emitido. Encontrei o tópico “Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C”, mas ele é de 2023.

Para quem fez o processo mais recentemente, essa lista de documentos continua atual em 2026 ou foi incluído/excluído algum documento desde então?

No meu caso, sendo filho maior de um português que acabou de obter a nacionalidade por atribuição como neto, existe algum documento adicional ou algum cuidado específico que eu deva ter?

Também gostaria de saber se existe alguma recomendação importante para o preenchimento do Formulário 1C, assinatura, pagamento e envio do processo que não esteja naquela lista.

Obrigado!

• @Gusta_Villa

Processo normal, diria que o mais comum por aqui. Só seguir o guia que está atualizado e completo.

• @Gusta_Villa

Para quem fez o processo mais recentemente, essa lista de documentos continua atual em 2026 ou foi incluído/excluído algum documento desde então?

Nada mudou. Pode usar tranquilo.

No meu caso, sendo filho maior de um português que acabou de obter a nacionalidade por atribuição como neto, existe algum documento adicional ou algum cuidado específico que eu deva ter?

Nada de mais. Apenas siga o que está no guia.

Também gostaria de saber se existe alguma recomendação importante para o preenchimento do Formulário 1C, assinatura, pagamento e envio do processo que não esteja naquela lista.

Use os três guias abaixo. Acredito que eles cobrem praticamente todas dúvidas mais comuns.

Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C

Impressão e assinatura de formulário de solicitação de nacionalidade

Como preencher o formulário no computador

• @amdias01, @PedroAntonio

Bom dia,

Lendo o vosso comentário resolvi dar a minha opnião (ou sujestão)

Já estou ne luda de processos desde 2020, que foi o meu inicialmente de Conservação de Nacionalidade, após os demais,

averbação de casamento, minha mãe Base X, e meus fihos Menor ( já concluido) fihor maior e nac. pelo casamento (ambos ainda tramitando) segue abaixo o ocorrido e o exemplo que quero passar .

No caso do processo da minha mãe Base X, feito apenas na CRC Lisboa, tanto esse processo base x, como o meu Cons. de Nacionalidade, não existe senha para acompanhamento, e esse processo base x deveria ter sido concluído em até 3 meses, deixei passar os meses e nada sem resposta, mesmo vendo nas planilhas que já estavam fazendo processos recebidos meses depois o da minha mãe ainda assim continuava a aguardar, um processo que era pra ter finalizado em agosto 2025, em fevereiro de 2026 não tinha resposta,

Resolvi fazer com o processo da minha mãe como fiz no meu processo e sugiro que façam o mesmo,

Eu fix uma queixa no "Portal da Queixa", com poucos dias recebi uma resposta dizendo que não cabia aquele setor a queixa, 'porem' já haviam enviado uma notificação da queixa para CRC Lisboa, Mais alguns dias a frente, como aconteceu no meu processo, CRC Lisboa respondeu a minha queixa, me pedindo Mil perdões e desculpas, mas que o processo da minha mãe já havia sido finalizado no prazo correto, e que o email após a conclusão com o assento foi encaminhado para o e mail errado, acreditam ? nesse mesmo email já encaminharam o assento da minha mãe com data da emissão do assento e conclusão do processo com mais de 6 meses atras, Si eu tivesse ficado quieta estaria esperando ate hoje, acreditando mesma justificativa, que em CRC Lisboa é tudo muito demorado,

Eu sugiro que façam o mesmo, tanto o meu processo como no da minha mãe recebi resposta e os processos foram "rapidamente" finalizados,

Mas prezados, criem base para a queixa, juntem provas do que estão se "queixando" por exemplo, façam print da telas com e mail sem resposta, tela do CTT constando entregue, coloquem em pdf em anexo, e mail curto, mas bem fundamentado com provas, deixem claro que mesmos cumprindo a exigencia a "tantos" meses ( discrimine o tempo) e que não recebem respostas e tal, acredito que teram resposta, pelo menos pra mim nas duas queixas que fiz deu super certo,

Concordo sim, que o sistema é lento, que devemos aguardar e ter paciência, porem nos processos podem haver ou acontecer falhas, eles podem sim cometer erros como foi no caso da minha mãe,

Espero ter ajudado de alguma forma,

Com os melhores cumprimentos.

• @AdrianaMacedo @SergioM

Obrigado, Sergio. Parece bobagem esperar mais um ano, mais ou menos, quando eu poderia simplesmente reunir todos os documentos e enviá-los novamente. Sim, eu pagaria em dobro, mas, se isso reduzir o tempo de espera, pode valer a pena neste momento.

Obrigado, Adriana. Talvez eu tente fazer isso!

• Pessoal, boa tarde. Enviei para a conservatória do Porto os documentos para a atribuição da nacionalidade dos meus filhos. Mandei ambos no mesmo envelope mas devidamente separados em pastas plásticas (daquelas durinhas transparentes). No entanto, recebi o aviso do comprovativo da entrega do pedido de Nacionalidade com a chave do processo somente da minha filha (e não do meu filho). Recebi esse comprovativo no dia 31 de agosto de 2026 e até agora nada do aviso do meu filho, que foi recebido no mesmo envelope. É normal essa diferença de prazos? Tem chance deles terem esquecido um dos pedidos no envelope (o envelope era muito justo, tenho medo de só terem puxado um processo e não visto o outro)? Seria melhor eu mandar um e-mail perguntando? Se sim qual seria o e-mail de lá (ou outra forma de comunicação)? Desde já, obrigada a quem puder me ajudar! 🙏🙏🙏

Marcela.

• editado September 9

@MarcelaDelgado

É normal essa diferença de prazos?

Sim. Pode levar até uma ou duas semanas, porque cada processo é individualizado.

• @MarcelaDelgado

Bom dia Marcela

Infelizmente é normal isso acontecer, já li aqui muitos comentários de pessoas que enviaram varios processos, separados em envelopes e cada processo inicia, recebe senha e finalizam em datas totalmente diferentes, sei que não e facil, mas espere um pouco mais, já já vc receberá a outra notificação.

• @ecoutinho @SergioM

Muito obrigado pelas informações e pela ajuda!

Estou já com praticamente toda a documentação pronta e, na segunda-feira, vou enviar o processo pela DHL.

Queria tirar só mais uma dúvida para não correr o risco de enviar para o endereço errado: atualmente, o melhor endereço para envio do processo 1C é mesmo o Arquivo Central do Porto, Rua do Cunha, 404, 4200-250 Porto, Portugal?

Para quem enviou mais recentemente, vocês têm visto os processos sendo enviados para esse endereço e chegando normalmente?

Quero confirmar antes de fazer o envio, principalmente pelo custo da DHL, para não ter uma despesa desnecessária caso o endereço tenha mudado.

Obrigado novamente!

• @Gusta_Villa

O endereço do ACP está correto e atualizado. Siga o guia que lhe foi fornecido pelos colegas.

• @carla e @AdrianaMacedo obrigada pela resposta. Realmente é frustrante essa espera, pois enquanto não recebo o protocolo de recebimento, fico com medo dos documentos terem sido perdidos dentro da conservatória... mas é mais tranquilizador saber que não ter essa sincronia em documentos enviados juntos é normal (não é algo que só aconteceu comigo). Obrigada! 🙏

• Venho para relatar o prazo de 14 meses de conclusão do processo de nacionalidade, tive a noticia a pouco.

• Parabéns @Raphaelsantos_83 ! Muito sucesso, e nao se esqueca de att a planilha!

• editado September 11

Prezados,

o processo de filho de português, do meu irmão, teve entrada no dia 11/07/2025 na conservatória de Porto.

Recebi por email ontem de manhã que havia sido concluído (e junto o assento por pdf). Porém verifiquei que o sobrenome do avô paterno estava com um erro. Ontem mesmo encaminhei e-mail para conservatória do Porto solicitando a correção mas recebi como resposta hoje um e-mail automático com orientações que não tinham a ver com o que eu estava pedindo.

Alguém saberia me dizer por gentileza se existe algum e-mail a qual eles respondem?

• @Ahne

O e-mail é arquivocentral.porto@irn.mj.pt, que deve ser o que você mandou, e é normal receber uma resposta automática. Se a resposta pessoal será dada ou não é questão de sorte. Na minha experiência ou respondem no dia seguinte ou não respondem mais. Tem que insistir.

• @SergioM Sim, depois encaminhei um e-mail para o Civil Online, pois havia um trecho nessa resposta automática do Arquivo Central do Porto o qual diz:

"Certidões de Registo Civil

Poderá dirigir o seu pedido para uma Conservatória de Registo Civil, Espaços de Registo ou Lojas do Cidadão ou através do serviço online https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline (O Arquivo Central do Porto deixou de ter esta competência desde 01 de dezembro de 2024, nos termos do Despacho nº 019/0CD/2024 do Conselho Diretivo do IRN, IP.)."

Tive a resposta do Civil Online hoje me perguntando qual era o número do pedido da certidão online, acontece que não há pedido, o assento que recebi por email com a conclusão do processo foi uma cópia informativa:

"Exmo/a Senhor/a

Informamos que o processo de nacionalidade n.º NXXXX_2025 relativo a XXXXXXX XXXX XXXXX foi concluído.

Remetemos, por esta via, cópia informativa do registo de nascimento, ao abrigo do n.º 4, do artigo 50º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa."

Mas vou responder o email do Civil Online e ver no que isso vai dar.

Obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.