Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

116501651165216541656

Comentários

• @Edrostar rapaz...... isso sim é um recorde kkkkkk. Parabéns!

• Boa noite para todos do forum, @carlasimone @ecoutinho @CarlosASP

Quando enviei o pedido da minha mãe para ACP Porto, quando recebi a senha da plataforma e abri pela primeira vez, constava o nome dela, o número do pedido e local do pedido. Quando abri a plataforma do meu pedido, consta o nº do processo, meu nome , mas o local do pedido desta vez está em branco. Diz que foi submetido, será que foi enviado para outra conservatória?

Grata pela ajuda 🙏

• Boa tarde! Enviei 3 processos de atribuição de nacionalidade 1C (minha mãe, tio e outro tio). separei os documentos de cada um em um envelope e, anexei todos em um outro envelope. Ontem recebi a chave de acesso para acompanhar o processo, porém apenas no nome de minha mãe como requerente. Alguém sabe me informar se irei receber mais 2 chaves de acesso (processos dos meus tios) ou se será apenas esse?

• @UrsulaCCCanada

Às vezes demora uns dias para aparecer o local do pedido. Pelos relatos aqui, os que chegam na ACP em geral acabam ficando lá mesmo.

@BrunoMendesA

Isso é comum. Depois de aberto o envelope com os vários processos, cada um dos processos toma uma vida própria. Espere uns dias, sempre checando o email (inclusive spam e lixo) e deve receber a numeração e chave dos outros.

• @DIOGO IGREJA ,

olá, infelizmente não tenho resposta para essa pergunta , estou acompanhando alguns processos de sobrinhos menores os que deram entrada em Novembro já foram concluídos , os de Outubro estão sem qualquer movimentação; ano passado cumprimos exigências em outros processos e a média de resposta era algo em torno de 30 dias , e foram várias respostas e questionamentos.

mas não era o mês de Agosto , no qual muitos conservadores encontram/se de férias . Não seria esse o caso ? Será q a conservadora q está tratando desses processos não saiu de férias ?

o jeito é aguardar , a qualquer momento sai a conclusão .

• Boa noite. Alguém sabe me dizer o que significa essa notificação? É um processo 1D de menor.

• @Regiani Scharlack

É uma exigência. Abra-a e mande os documentos solicitados por via postal, nos termos solicitados pelo conservador, em menos de 30 dias.

• @Edrostar , o motivo do pedido de urgência foi qual? O seu irmão já tem 75 anos ou mais?

• Boa noite para todos do forum, @Edrostar

Parabéns pelo feito 🙌 esperamos todos os pedidos sejam agilizados. E não só, os de urgência.

Parabéns👏

• Boa noite @CarlosASP

Grata pela ajuda

• Prezados

Observei na planilha e em alguns casos informados aqui no forum, que algumas pessoas pediram urgencia nos seus processos e conseguiram, tendo inclusive os mesmos concluidos. Alguém sabe informar quais as regras e os criterios que Portugal está exigindo para aceitar estes pedidos? Até onde sei, há alguns anos, as prioridades em Portugal deixaram de existir!

• editado August 26

@ronaldorj

Há um tópico aberto no fórum chamado urgências 75+. Na primeira página, consta um documento com as situações cabíveis.

• @Regiani Scharlack

Isso é a famosa exigência. Ao clicar nesse item da seta o texto da exigência vai aparecer. Sugiro correr porque a exigência foi em 28-5.

• @gikacangika sim, idade superior a 75 anos

• @DIOGO IGREJA Olá, pelo rastreamento dos correios, o documento exigido foi entregue dia 07/08 na ACP. Mas até o momento, nenhuma informação no sistema de que anexaram o documento aos processos dos meus filhos.

Vi em outros posts dizendo que colocam, na própria carta de exigência, um texto como "Exigência cumprida" e a data. Nos processos dos meus filhos, ainda não consta essa informação.

• @foxsp

Nem sempre essa informação é fornecida por parte da conservatória; portanto, guarde com carinho o comprovante de entrega dos Correios.

• @carlasimone

Obrigado pela valiosa informação!

• Oi @Edrostar

Eu já enviei o da minha avó que é idosa e foi recebido em 15/12/2025

Não sabia sobre pedido de urgência. Será que ainda posso pedir? E como é esse processo?

Se alguém também souber como pedir urgência e puder explicar aqui. 🙏🙏

• @Pradella Processo por advogado ou assessoria apenas o mandatário pode enviar o pedido de urgência se o requerente tiver 75+ e nesse caso ele deve saber como proceder. Se for o próprio requerente, basta redigir um pedido de urgência ( aqui no fórum tem modelos a seguir ). o requerente data e assina em cartório por autenticidade e envia pra conservatória em que está o processo informando no envelope se tratar de pedido de urgência referente ao processo xxxx artigo xx requerente fulano..... Se o requerente tiver mais de 75 anos não importa se o processo já foi entregue anteriormente ou vai ser entregue agora. Pelo que se tem visto de alguma forma está agilizando. Não se tem notícias de pedido de urgência ser indeferido por não ter sido apostilado, basta autenticar com assinatura por autenticidade no cartório.

• Obrigado @Edrostar

Eu mesmo que fiz pra minha avó, então pegar a identidade dela fazer copia apostilar e fazer um requerimento e enviar pra acp porto, no destinatário coloca algo como "Pedido de Urgência"?

Outro ponto, vc consegue enviar o texto do requerimento que usou? Eu copiaria só alterando dados da minha avó, já que deu certo pra você já está validado 😀 Se não se importar

• @Pradella Não precisa da cópia da identidade, este documento já está no processo. Basta preencher um modelo de pedido de urgência ( aqui no fórum tem modelos, veja no tópico 75+ de onde copiei ) imprima, preencha e leve sua avó no cartório, caso ela seja a requerente e não tenha um procurador para que ela assine por autenticidade na presença do funcionário do cartório. Caso ela tenha um procurador no processo, o mesmo deve assinar o pedido. Envie para onde esteja o processo identificando no envelope se tratar de pedido de urgência , número e artigo do processo, nome da sua avó.

• Certo, vou comecar ver isso..

Obrigado amigo @Edrostar 🤝😁

• Bom dia!

Vou começar o processo de cidadania da minha irmã. Usei a lista abaixo quando tirei a minha. Podem me ajudar a ver se ainda é a mesma lista de docs e endereço do ACP?

1) assento de nascimento do pai/mãe português(a). Se for o assento informatizado, cópia xerox simples.

2) Certidão de nascimento do(a) requerente, por cópia reprográfica do livro (manuscrita), apostilada

3) Se o requerente for mulher e casada, incluir a certidão de casamento da requerente em inteiro teor certificada (não precisa apostilar, somente para confirmar a mudança de nome no RG)

4) Cópia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte, com menos de 10 anos de emissão, com filiação. Opcionalmente no ACP pode ser CNH válida, mas se o processo for transferido para outra conservatória, pode haver exigência pedindo um dos dois primeiros.

6) O pagamento se faz por cartão virtual, pelo celular (de qualquer pessoa), pela plataforma de pagamentos. Vale por 1 ano ou mais. Para filhos (1C) https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

5) O form-1C personalizado (com o nome e o recibo do pagamento) recebido por e-mail após o pagamento. impresso a cores frente-e-verso na mesma folha, preencher sem rasuras, deixando para assinar no cartório diante do tabelião, para ser certificado por autenticidade

7) Esse e-mail recebido também se imprime e manda no processo, como comprovante de recibo.

Faça um xerox de todos os documentos, grampeie e guarde como referência. Enviar de preferência por DHL (se não tiver, SEDEX/EMS) para: Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, nº 328 | 4200-498 – Porto | Telefone: +351 22 557 3849

So um detalhe, quem fez o registro no cartório de nascimento foi nosso tio. Preciso adicionar algum doc a mais por conta disso? Obg! Dani

• @Danifernanda

O guia dedicado no fórum está atualizado com a informação de endereço e os documentos exigidos. Verifique-o e siga-o.

• @Edrostar @Pradella

@Pradella Processo por advogado ou assessoria apenas o mandatário pode enviar o pedido de urgência se o requerente tiver 75+ e nesse caso ele deve saber como proceder

Informação incorreta. O processo é do requerente, a qualquer momento o requerente pode solicitar que o seu processo seja analisado em regime de urgência.

Aliás, o que mais tem atualmente aqui no fórum é gente reclamando que os advogados estão cobrando extra para fazer esse tipo de solicitação, ou que simplesmente não estão enviando os pedidos...

• @eduardo_augusto

Perfeito, amigo. Obrigado. Vou correr atrás disso

• @Danifernanda

Veja o guia do fórum, tem alguns problemas aí na sua lista.

Numa olhada rápida:

- CNH não serve, nem no ACP.

- o formulário tem 4 páginas, então serão 2 folhas

- não precisa imprimir nen enviar o e-mail que vem com o formulário

- endereço do ACP errado

- se o declarante foi o tio tem que ver se a transcrição do casamento está feita. Quem é o português, pai ou mãe?

• @SergioM o português e o pai e na certidão dele o casamento já está transcrito.

• @Danifernanda então não tem problema o declarante ter sido um terceiro.

• @DIOGO IGREJA

Consultando hoje o site de acompanhamento do processo, foram registrados os recebimentos dos documentos que enviei para a exigência:

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.