Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1495051525355»

Comentários

• editado April 23

@FabiFran

O lugar para ligar é a linha registos. Guia com o número do telefone abaixo, mas eu não teria grandes expectativas. Antigamente as bolinhas eram atualizadas na mão então era comum o assento estar emitido e o site ainda mostrar o processo em alguma etapa intermediária por que o funcionário esqueceu de atualizar o sistema ao criar o assento.

Desde que mudaram p o sistema novo em 2024 o site mostra o estado real do sistema, sem depender de alguem ir lá e “pintar a bolinha”. Se o assento tivesse sido lavrado todas bolinhas estariam concluídas. De qualquer forma, se vai te trazer tranquilidade, melhor ligar e perguntar na LR.

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos

• Giulia1609 desculpe-me pela ignorancia, mas não sei interpretar essa tabela, pode me ajudar? :)

No meu caso enviei da minha filha de 15 anos em setembro/25 para ACP, e do meu companheiro janeiro/26 também para ACP. Sim, sei que no caso do meu companheiro ainda falta muito, mas acho que o dela está perto...

• editado April 23

@Jacqueline Thompson

A tabela que a @Giulia1609 colocou é de Lisboa. Do ACP (Porto) a última que vi foi essa que o @Paulo Lamenza postou em 7/Abril. O caso da sua filha é artigo 1c/Transcrição/Menores. A planilha diz que em março/2026 estavam analisando processos de menores que entraram em julho/2025, ou seja, 8 meses entre a entrada e a saída do processo.

Se continuar nesse ritmo o da sua filha, que entrou em Setembro/2025, deve concluir por volta de Maio ou Junho. Está perto.

• Acabei de receber o e-mail com a cidadania, enviei dia 13/02/2025 para acp porto, as bolinhas nunca foram atualizadas, foi direto para concluído !

• Parabéns @abma !

• @abma parabéns! 👏

• @abma

Parabéns pela conquista da sua cidadania portuguesa!

Essa vitória é muito mais do que um simples documento — é a prova de uma ligação profunda a uma história rica, a uma cultura única e a uma herança cheia de orgulho. Trata-se de um momento verdadeiramente especial, que assinala o início de um novo capítulo, repleto de oportunidades, direitos e de um forte sentido de pertença.

Que esta nova etapa seja vivida com alegria, sucesso e muitas conquistas. Que Portugal seja sempre um lugar de inspiração, de raízes e de sonhos realizados.

Muitos parabéns por esta grande vitória — bem-vinda oficialmente à família portuguesa!

• @ecoutinho muito obrigada!

Ah não sabia, entrei com o processo em 2022 e as bolinhas não refletiam a realidade.

Que bom que já há um progresso!

• Vemos diariamente processos de filhos maiores, submetidos em 2025 pela ACP, a serem aprovados, o que demonstra que esses processos continuam a ser analisados. Por outro lado, a CRC continua a ser o “cemitério” desses processos.

Atrasos nas análises, seja por falta de pessoal ou excesso de processos, são compreensíveis. No entanto, a paralisação seletiva de um tipo específico de processo numa conservatória em particular sugere que as conservatórias estão a aplicar regras próprias, em detrimento da legislação.

• @Vortex

Eu tenho certeza que há algo a mais acontecendo,além do que é falado de falta de funcionarios e excesso de processos.

Algumas alineas estao deliberadamenre sendo deixadas de lado,especialmente 1 C e 3.1.

• @guedesmarcia

Além do que é falado de falta de funcionários e excesso de processos.

Isso é uma desculpa esfarrapada a qual se acostumaram a usar para camuflar a falta de vontade de trabalhar como deve ser, e os políticos contribuem para isso porque querem que se mantenha assim. Vi que reclamaram de falta de progressão de carreira e salários baixos... no entanto, atualmente ganham o dobro e às vezes o triplo do salário mínimo, o que é bem acima do que a maioria recebe em Portugal. Reclamaram do novo pacote laboral que incluia modernizar a função publica, contratar mais jovens e permitir serviços tercerizados para ter maior custo/beneficio, algo que, diga-se de passagem, ajudaria bastante a processar os processos acumulados, visto que existe "grande carencia de mão de obra".

O que fizeram ? Greve porque não concordam. Claro que não, querem deixar tudo como está e encher os bolsos e depois não aceitam críticas pelo mau serviço e pela falta de transparência. Ou seja, tem sempre alguma desculpa que usam para trabalhar menos, e ainda há mabecos com a audácia de dizer que os imigrantes é que não querem trabalhar e viver de subsídio... Um tanto quanto patético se formos a ver como a função pública se comporta.

Algumas alineas estão deliberadamente sendo deixadas de lado,especialmente 1 C e 3.1.

Esqueceu o 1D. Netos, filhos e cônjuges completamente menosprezados. Priorizam pessoas que não têm conexão com o país e mal e nem português falam e pegam no passaporte para sair de Portugal, enquanto mandam os originários para o esquecimento ... Funcionam ao contrário do lógico e bom senso. Ultimamente alguns portugueses têm gostado muito de criticar os outros países de terceiro mundo, mas agem igual ao 3º mundo.

Pesquise: os naturalizados não param de sair e passar à frente dos que entraram por serem originários perante a lei, e acham que está bom assim. Vergonha é o que a CRC é.

• Pelo visto, a demora na CRC nos processos 1C de filhos por transcrição já deixou de ser caso isolado e virou algo sistêmico, principalmente quando se compara com o andamento em outras conservatórias. Essa desigualdade entre serviços não faz sentido. Se mais pessoas na mesma situação se unissem para reclamar ou até avaliar medidas formais, talvez houvesse mais força do que cada um tentando resolver sozinho. Eu apoiaria a ideia.

• @MiraiAx

Ambas a CRC e o ACP aplicam a mesma Lei da Nacionalidade Portuguesa e respetivo regulamento, mas a lei não define claramente como devem ser tratados os processos de filhos maiores, deixando margem de discricionariedade às conservatórias. Nestes casos, trata-se de atribuição de nacionalidade após declaração de vontade, criando uma zona cinzenta entre atribuição automática e naturalização.

Na prática, o ACP trata os processos 1C como atribuição normal e analisa-os de forma contínua, reconhecendo a nacionalidade quando os requisitos estão cumpridos. Já a CRC regista muitos processos pendentes sem análise ativa, possivelmente por prioridades internas, tratar estes processos com maior complexidade que a ACP.

Como não existem prazos legais nem ordem obrigatória de análise, cada conservatória pode definir prioridades, adiando processos sem os indeferir. Isto gera diferenças práticas, com processos mais recentes no ACP a serem concluídos enquanto processos mais antigos na CRC permanecem sem decisão.

O sistema é legalmente admissível devido à autonomia administrativa, mas pode resultar em tratamento desigual de casos idênticos. O problema não está na lei, mas na sua interpretação e aplicação prática pelas conservatórias.

Em resumo, parece ter havido uma interpretação administrativa que acabou por gerar práticas diferentes, resultando na paralisação dos processos 1C na CRC, sem que exista, até ao momento, sinal claro de interesse em resolver esse bloqueio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.