Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

Estou criando este tópico, para acessar com mais facilidade as últimas informações sobre o andamento geral dos processos de nacionalidade. Todos que obtiverem acesso a informações mais recentes tanto da CRC Lisboa como do ACP, por favor postem aqui. Mas por favor observem se já não houve uma postagem anterior para evitar duplicidade. Esta primeira postagem é do final de dezembro/24 da CRC Lisboa, postada por @IMM .

Comentários

• @texaslady "integração assuntos consulares" é quando você entrega documentos no consulado ou entendi errado?

• @Manu_M ,

sim, quando você entrega o pedido via consulado, o processo entra em uma fila para ser integrado na CRCentrais. Mas sinceramente não sei se os processos entregues naquelas datas que eles colocam ali estavam sendo integrados (recebendo numeração e sendo digitalizados) em dezembro/24 ou se estavam sendo analisados em dez/24.

Se alguém puder explicar melhor, por favor post aqui.

• ACP Dezembro/24 postada por @Destefano @M_Alcantara :

• Tópico importante demais. Obrigado, @texaslady. Acompanhando.

Meu processo é 1º C com entrada em junho de 2023. Ansiosamente no aguardo.

• @texaslady

Obrigado pela sua resposta. Enviei meu 1C pelo consulado da minha região e estou muito interessado em saber qual é. 

Tudo o que posso compartilhar sobre minha experiência é que, ao enviar meus documentos, perguntei à moça que estava me auxiliando duas vezes sobre os prazos (expliquei que estava lendo sobre muitos atrasos no processo). Ela me garantiu que enviar pelo consulado levaria de 10 a 12 meses.

Também vi uma publicação no fórum (não consigo encontrá-la nem lembrar o nome) onde alguém estava discutindo registros de nascimento pelo consulado e o processo foi finalizado rapidamente. Seria uma pena, considerando alguns dos prazos que você ouve neste fórum, se essa fosse a alternativa muito mais rápida e as pessoas simplesmente não soubessem. 

Qualquer informação adicional seria apreciada.

• Acompanhando.

• Boa tarde! Alguém poderia me explicar qual a diferença entre transcrição e inscrição? Quem enviou por conta própria os documentos para o ACP é via inscrição? Obrigada desde já!

• @Camila7 ,

A transcrição é feita através de declaração (formulário 1C). a inscrição é feita presencialmente em conservatórias e consulados.

• @texaslady entendi! Obrigada!

• @Manu_M Também tenciono apresentar o meu pedido de 1C através do consulado local. Pode dizer-me a que consulado se dirigiu?

• @Shane_Rebelo

não recomendamos!

envie seu processo para a ACP-Porto.

Consulados, além de demorados, não tem a mesma transparência que os processos enviados para Portugal. Você manda o seu processo e "fica no escuro" até o dia que eles informam que está concluído.

• @Shane_Rebelo Desculpe, falei errado, minha inscrição foi feita no exterior (não localmente)

@eduardo_augusto Correto, não consegue acompanhar o processo, mas a imagem acima não implica que os consulados estão quase 2 anos adiantados (mais rápido) em Lisboa para o registo consular?

• @Manu_M

O próprio consulado recomenda mandar direto para Portugal. Então eu não gastaria muito tempo tentando interpretar essa tabela...

• @Camila7 @texaslady Olá! Bom Dia!

E asim como me explicou a moça no consulado da Argentina, os portugueses nacidos fora do BR, PT, UE ou Reino Unido levan os processos como transcriçao (meu caso e èste, meu pai e portugues nascido na Argentina por tanto meu processo e via transcriçao).

Portugueses Nascidos no Brasil, UE, UK e outro país que nao lembro eles continúan como inscriçao. Os tempos sao menores para estos ultimos.

• @valvesc , @Camila7 ,

Inúmeros brasileiros tem feito registo por transcrição nos consulados portugueses e conservatorias em Portugal. E podem da mesma forma fazer por inscrição, se assim o desejarem pelo formulário 1C. Pelo menos para os brasileiros é uma opção.

E aqui nos Estados Unidos, que não faz parte do grupo "Comunidade Europeia, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou Brasil" , pode também ser requerido como inscrição ou transcrição. Como se pode ver nas instruções da Embaixada Portuguesa em Washington:

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/atendimento/no-estrangeiro/servicos-consulares/registo-civil/nascimento#como-fazer,

• @Manu_M o consulado não está 2 anos adiantados,pois o processo fica anos no consulado até entrar em Lisboa(nesse momento é que começa contar o prazo),ou seja essa data que vc viu na tabela não é qdo deu entrada no consulado,mas sim na CRC.

• Preciso de um número de telefone do consulado, pois enviei meu processo de cidadania em 2923, porém perdi o número do comprovante de envio de documentos e não sei o número do meu processo para que eu possa consultar o andamento.

Se puderem me ajudar eu agradeço muito

• @texaslady você sabe onde se tem acesso a essa tabela com as datas atuais de analise?

• @lucaslna ,

Não creio que esta tabela seja publicada online. Normalmente quando alguém solicita andamento dos processos a tabela vem anexada à resposta. Por isso solicitei no início deste fórum a quem obtenha a tabela, que post aqui. Talvez haja uma outra forma, talvez ela seja afixada nas conservatórias ou talvez alguém tenha contato com funcionários das conservatórias.

Se alguém do fórum sabe como acessar esta tabela sen que seja consultando por email o andamento dos processos, por favor informe aqui.

• @lucaslna Olá, para que e-mail solicita o andamento dos processos? Tenho enviado muitos emails para registos.centrais@irn.mj.pt e eles não respondem, enviei os meus documentos para o CRC Lisboa em Outubro de 2024 (DHL) e ainda nem recebi a senha para verificar.

• Olá, tenho o meu processo de neta (Art 1-D) desde de março de 2022 na CRC Lisboa e a bolinha não andou até hoje. Já liguei para linha de registro e me dizem sempre que tenho que aguardar. É normal estar assim? Tem alguma atualização sobre os processos que estão sendo analisados agora?

• @usernatalspi

sim, é normal. ainda estão analisando os processos de 2021. seu processo só deve terminar no segundo semestre de 2025, mantidos os prazos atuais. não há nada a fazer, apenas aguardar.

• @texaslady , @eduardo_augusto ,

olá.

apenas para ilustrar tenho 2 casos de irmãos ,filhos de portugueses, que deram entrada em seus processos pessoalmente no Consulado de Portugal em SP, em Dezembro/2022.

Após questionamento por email na semana passada, responderam que os processos foram tratados em Julho/2024 e encaminhados a CRC para integração ( 19 meses depois da data de entrada)

logo pela tabela acima, a CRC esta tratando os processos que deram entrada em Janeiro/2024.

acredito que mais alguns meses estejam com o assento integrado.

• Bom dia dei entrada na CRC Lisboa em 29/12/2023 ART 1d pelo geito vai demorar não sai da bolinha 1 acredito que só em 2026 ou 2027 saia alguma coisa paciência e aguardar

• Olá, ótimo tópico, pena que acaba sendo um sofrimento ele .. rs...

O meu processo Artº 1 C está na ACP, no print da mensagem do @texaslady mostra que eles estão analisando Jan/24 o que seria legal se o meu processo de out/23 que no novo sistema virou nov/24 não estivesse engavetado, ou melhor sido esquecido!!!

Não sei se dou risado ou choro .. rs.. ehehehhehe

Acho que eles estão usando para nivelar a mesa.. rs

• @dududuedu ,

se entendi bem os processos como de seus irmãos, que deram entrada pelo consulado como inscrição, devem finalizar um pouco mais rápido dos que os que deram entrada na CRC por transcrição na mesma data. Uma vez que estão sendo analizados agora os processos de transcrição que deram entrada na CRC em janeiro de 2022. Porque creio que um processo que por exemplo tenha dado entrada na CRC por transcrição em dezembro de 2022, será analisado bem depois do que o de seus iramãos. Seria isso?

• @texaslady ,

exatamente !

porisso trouxe a informação ;

talvez não seja de todo ruim atualmente dar entrada via Consulado ( no caso em SP) ; observando o que esta ocorrendo hj na CRC nas questões de prazos.

A melhor opção sem dúvida ainda é enviar para o ACP e torcer para que o processo não seja redistribuido para a CRC.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.