Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

12357

Comentários

  • editado February 14

    @guedesmarcia eu sou nascida em 1987 e minha irmã que tem a mesma questão é nascida em 1983.

    O advogado que falou comigo , bem famoso por sinal com grupo no facebook, me falou que eu teria que comprovar o vinculo com a minha mãe em minoridade. Com documentos como registros escolares, vacinais, etc e que talvez até o acordo pré nupcial que meus pais fizeram fosse usado. Mas que não era garantia de nada. Por isso desisti.

    Hoje minha mãe é falecida, então não tenho como pedir qualquer documento a proprio punho ou algo do tipo.

  • @gabihz nao desista nao ,acho que o seu caso nao é dificil.

  • @gabihz eu entendi que seu pai fez o registro de seu nascimento, mas quando esse registro foi feito? com mais ou menos de um ano do seu nascimento e da sua irmã, com o mais ou menos de um ano do nascimento dela?

  • @viniciusmrocha minha irmã foi registrada com 1 dia de nascida, eu com 7 dias de nascida. Sim, meu pai quem foi o declarante nos registros de nascimento.

  • Boa tarde! Alguém sabe em que mês está a análise dos processos de nacionalidade para filhos no ACP? Mandei email pra lá pedindo informações, mas não me responderam!

  • @Camila7


    Filhos maiores? Estão já analisando processos de Março/Abril de 2024.

  • @eduardo_augusto sério isso??? gente que vergonha CRC ainda está analisando janeiro de 2022 para 1C Maior.

  • @gabihz


    além das tabelas que o pessoal tem conseguido de vez em quando da CRC e da ACP, outra maneira de ver como estão as coisas é consultando a nossa planilha colaborativa.

    Já incluiu o seu processo lá? :-)

    Filhos (Mod 1C) - Planilha Cidadania Portuguesa

  • Gostaria de perguntar a todos: nas tabelas fornecidas pelo CRC e pelo ACP, as datas indicadas como estando em análise significam que o processo começou a ser analisado desde o início ou que já está na fase de decisão?

    Pergunto isso porque vi que muitos solicitantes compartilham seu progresso nas tabelas, e suas datas de submissão ainda não chegaram às 'Datas de Análise' divulgadas pelo CRC e ACP, mas, na prática, já estavam em 'Para Decisão' há vários meses, até mesmo há meio ano.

  • @eduardo_augusto eu não dei entrada no meu processo, como comentei logo acima. Mas meu irmão está desde 09/2023 na espera do CRC e não saiu do submetido. Vi que alguns filhos maiores que entregaram (2024 por exemplo) depois dele finalizaram ja. Mas com entrega física, ele enviou por DHL, não sei se é a mesma coisa. Se for, esse CRC é mesmo uma bagunça.

  • @Mishellinlee ,

    Na minha opinião a tabela diz que os processos que deram entrada naquele mês e ano começaram a ter decisão favorável e consequente conclusão.

    Entretando não significa exatamente que todos que deram entrada naquela data serão concluídos de imediato pois muitos tem exigências pendentes, ou em alguns casos aguardam consultas externas etc, sem contar a ordem da na fila.

    Quanto a consulta online, de fato alguns processos não foram atualizados depois do "submetido" e podem estar tanto "em análise" como "para decisão". Não sei se foi porque antes da nova plataforma eram atualizados manualmente e agora de forma automática, possivelmente alguns já tinha passado para a fase de análise e não puderam ser atualizados de forma automática. Basta uma consulta na LR saber que já estão em outra fase.

    E por outro lado também existe os casos de submissão online, onde os processos correm mais r;apido até a fase de "para decisão" e aí permanecem parados por longo tempo, aguardando pela ordem de data de entrada.

    E além de tudo isso, há algo bem estranho na CRC Lisboa, especialmente no caso de processo 1C. Atualmente, tanto se vê processos que deram entrada em 2021 como 2022,3,4 sendo concluídos no mesmo mês. (veja o exemplo que a @gabihz Sinceramente, isto me passa uma sensação de desconfiança de que possa haver algum jeitinho de pular a fila na CRCentrais (veja o exemplo que a @gabihz postou acima). O que não se vê por exemplo no Porto, ou pelo menos não com tanta frequência.

    Enfim, nada que a gente possa fazer. Está longe de ser perfeito, mas espero que com o tempo, estas falhas possam ser corrigidas com a nova plataforma.

  • alguém ja recebeu a tabela de fevereiro 2025?

  • @texaslady

    Muito obrigado pela sua resposta. A partir desses fatores, a data divulgada na tabela parece indicar que os processos submetidos nessa data estão prestes a receber uma decisão e um resultado.

    No entanto, o que causa confusão é que, para os requerentes cuja data de submissão está próxima da data divulgada na tabela, como no caso do artigo 6.1, muitos permanecem na fase "Para decisão" por vários meses. Além disso, há também pessoas que ainda estão na fase "Submetido", mesmo tendo enviado a solicitação há quase dois anos, com a data de submissão já se aproximando daquela divulgada na tabela como estando em análise.

    Isso sugere que a nova plataforma ainda apresenta algumas inconsistências na atualização do progresso dos processos.

  • @Mishellinlee ,

    no caso do artigo 6. 1 que você mencionou, pode ser que seja o caso de quem residiu em outro país e teve que apresentar atestado de antecedentes daquele país. Aí realmente levaria mais tempo do que o processo de quem apenas residiu no Brasil. Existe um atraso grande nas consultas externas destes cerificados criminais.

  • Bom dia pessoal, quero tirar minha cidadania por 1C pela minha mãe, alguém sabe se minha mãe precisa ter cartão cidadão antes de eu realizar o envio para Porto? Se eu enviar por consulado, no site diz que precisa, porém, não sei se vale a mesma regra para o envio direto para Porto.

  • @texaslady sabe dizer quais são as datas de análise que o CRC Gaia segue? Vi que publicaram CRC Lisboa e ACP, mas não sei a qual deles estaria vinculado o Registo Civil de Gaia (submeti o meu pedido pelo CRC Gaia / Atribuição).

  • @diogojorge ,

    Não saberia dizer. Pelo despacho do IRN, aparentemente a CRC Gaia não segue a tabela do Porto, conforme o que diz o despacho do IRN.

    5.1 – Ao ACP são distribuídos os pedidos aí apresentados e os pedidos apresentados nas Conservatórias do Registo Civil do distrito do Porto, com exceção da Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia.

    Provavelmente para se informar teria que ir pessoalmente ou telefonar.

  • @apcrodrigues eu tirei sem minha mãe ter o cartão cidadao, porém foi direto em Lisboa. Acredito que não precise.


    Porem se for entrar via consulado e eles pedirem não tem o que fazer.


    Eu fico assustado com a demora para processos de menores. Não muito tempo atrás era até 6 meses. Acho um absurdo estarem demorando 2 anos pela CRC.

  • @apcrodrigues ,

    sua mãe não precisa ter cartão de cidadão. Mande para o ACP Porto. Consulados exigem muita documentação e não tem senha de acesso para consulta online.

  • Alguem tem a tabela da CRC do mês de fevereiro de 2025 para compartilhar com nós

  • Olá @Edrostar e amigos

    Mais de 1 mês do processo de nacionalidade por casamento entregue à CRC Lisboa, sem qualquer retorno.

    E-mail enviado perguntado a senha, com cópia do comprovante de pagamento e entrega dos correios anexados, e nada. Zero. É um descaso total. Paga-se 250 euros (sem contar custos dos documentos) e não se tem qualquer satisfação.

    Nessas e outras que engulo meu preconceito em relação aos serviços públicos brasileiros. Em muitos casos, principalmente na emissão e burocracia de documentação pessoa física, os serviços brasileiros são extremamente modernos, eficientes e ágeis, vide Gov.br por exemplo…

  • @HCINTRA ,

    Pela nova plataforma a documentação é digitalizada e checada e gera a senha e o número. Logo que a nova plataforma deu início em outubro passado, um monte de processos que davam entrada, começaram a ser digitalizados e receber a senha no mesmo dia. Alguns até receberam cartas de exigência por falta de documentação. Mas provavelmente foi apenas para testar o novo sistema.

    Penso que depois daquele teste inicial este procedimento voltou a ser feito pela ordem da data de entrada do processo. E com certeza haviam milhare de processos que deram entrada antes de outubro de 2024. Segundo informações de foristas aqui que fizeram consultas a CRC sobre a demora no recebimento da senha, foi informado que atualmente estão enviando senhas dos processos que deram entrada em Setembro/24.

  • @texaslady , muito obrigado, então virou normal 5 meses de espera para que se comece a contar 3 anos e meio… Surreal.

    A morosidade é simplesmente estarrecedora, um enorme desrespeito. Para cobrar é tudo muito rápido e antecipado, agora para ter nossos direitos reconhecidos é uma verdadeira loucura. Resumindo o tempo para minha esposa conseguir a cidadania :Meu processo 1D de Neto demorou 3,5, mais 0,5 para transcrever o casamento mais 0,5 para iniciar o agora o processo dela e mais 3,5 previstos pela frente: total 8 anos e olha que fui fazendo tudo na sequência! No meu caso ainda demorei quase 1 ano para correções nas certidões brasileiras desde minha avó portuguesa :) e a sorte que o casamento dos meus avós já havia sido feito antes,

    É um investimento alto de dinheiro e paciência. Para quem não tem filhos (ou não pretende ter) e não tem a intenção de viver fora do Brasil, não vale a pena.

    abraço a todos

  • @HCINTRA ,

    então virou normal 5 meses de espera para que se comece a contar 3 anos e meio… Surreal.

    O tempo começa a contar da data de entrega do seu processo e não da data de recebimento da senha. Mesmo que o número do processo seja do ano seguinte ao da entrega do processo.

  • Então o mês de análise do processo da minha mãe (neta) seria 10/2021 (recebido em Lisboa) e não 02/2022 (mês da senha)?

  • Pessoal, uma dúvida:

    Quando a gente cai em exigência, no site do acompanhamento, ou na linha de registros, eles avisam?

    Ou somente via e-mail ou carta física?

  • @texaslady por gentileza, uma questão: partindo do pressuposto de que a validade do atestado de antecedentes criminais tenha o prazo de validade de 90 dias, e o processo de cônjuge entregue com comprovante de entrega da DHL na CRC Lisboa em 14/10/24 e ainda sem receber a senha de acompanhamento, poderia cair em exigência? Se não tiver essa possibilidade não faz sentido esse prazo de validade. Já são mais de 120 dias sem receber a senha, portanto mais de 30 dias após a suposta validade do documento, tempo no qual qualquer pessoa teria pra cometer um "crime" além do prazo de validade do documento kkkkk . Tô começando a perder a vontade de tentar entender Portugal. Vamos ver se a informação de que estão começando a enviar senha de processos que chegaram em setembro/24. Se for só de processos de cônjuge tudo bem. Acabo de receber as senhas de processos de filho de 3 sobrinhos que foram entregues no Porto segunda-feira passada. É aguardar pra conferir a informação.... Um abraço e sempre grato pelas informações...

  • @Bru_line ,

    sim conta a data da entrada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.