Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1235»

Comentários

• editado February 14

@guedesmarcia eu sou nascida em 1987 e minha irmã que tem a mesma questão é nascida em 1983.

O advogado que falou comigo , bem famoso por sinal com grupo no facebook, me falou que eu teria que comprovar o vinculo com a minha mãe em minoridade. Com documentos como registros escolares, vacinais, etc e que talvez até o acordo pré nupcial que meus pais fizeram fosse usado. Mas que não era garantia de nada. Por isso desisti.

Hoje minha mãe é falecida, então não tenho como pedir qualquer documento a proprio punho ou algo do tipo.

• @gabihz nao desista nao ,acho que o seu caso nao é dificil.

• @gabihz eu entendi que seu pai fez o registro de seu nascimento, mas quando esse registro foi feito? com mais ou menos de um ano do seu nascimento e da sua irmã, com o mais ou menos de um ano do nascimento dela?

• @viniciusmrocha minha irmã foi registrada com 1 dia de nascida, eu com 7 dias de nascida. Sim, meu pai quem foi o declarante nos registros de nascimento.

• Boa tarde! Alguém sabe em que mês está a análise dos processos de nacionalidade para filhos no ACP? Mandei email pra lá pedindo informações, mas não me responderam!

• @Camila7

Filhos maiores? Estão já analisando processos de Março/Abril de 2024.

• @eduardo_augusto sério isso??? gente que vergonha CRC ainda está analisando janeiro de 2022 para 1C Maior.

• @gabihz

além das tabelas que o pessoal tem conseguido de vez em quando da CRC e da ACP, outra maneira de ver como estão as coisas é consultando a nossa planilha colaborativa.

Já incluiu o seu processo lá? :-)

Filhos (Mod 1C) - Planilha Cidadania Portuguesa

• Gostaria de perguntar a todos: nas tabelas fornecidas pelo CRC e pelo ACP, as datas indicadas como estando em análise significam que o processo começou a ser analisado desde o início ou que já está na fase de decisão?

Pergunto isso porque vi que muitos solicitantes compartilham seu progresso nas tabelas, e suas datas de submissão ainda não chegaram às 'Datas de Análise' divulgadas pelo CRC e ACP, mas, na prática, já estavam em 'Para Decisão' há vários meses, até mesmo há meio ano.

• @eduardo_augusto eu não dei entrada no meu processo, como comentei logo acima. Mas meu irmão está desde 09/2023 na espera do CRC e não saiu do submetido. Vi que alguns filhos maiores que entregaram (2024 por exemplo) depois dele finalizaram ja. Mas com entrega física, ele enviou por DHL, não sei se é a mesma coisa. Se for, esse CRC é mesmo uma bagunça.

• @Mishellinlee ,

Na minha opinião a tabela diz que os processos que deram entrada naquele mês e ano começaram a ter decisão favorável e consequente conclusão.

Entretando não significa exatamente que todos que deram entrada naquela data serão concluídos de imediato pois muitos tem exigências pendentes, ou em alguns casos aguardam consultas externas etc, sem contar a ordem da na fila.

Quanto a consulta online, de fato alguns processos não foram atualizados depois do "submetido" e podem estar tanto "em análise" como "para decisão". Não sei se foi porque antes da nova plataforma eram atualizados manualmente e agora de forma automática, possivelmente alguns já tinha passado para a fase de análise e não puderam ser atualizados de forma automática. Basta uma consulta na LR saber que já estão em outra fase.

E por outro lado também existe os casos de submissão online, onde os processos correm mais r;apido até a fase de "para decisão" e aí permanecem parados por longo tempo, aguardando pela ordem de data de entrada.

E além de tudo isso, há algo bem estranho na CRC Lisboa, especialmente no caso de processo 1C. Atualmente, tanto se vê processos que deram entrada em 2021 como 2022,3,4 sendo concluídos no mesmo mês. (veja o exemplo que a @gabihz Sinceramente, isto me passa uma sensação de desconfiança de que possa haver algum jeitinho de pular a fila na CRCentrais (veja o exemplo que a @gabihz postou acima). O que não se vê por exemplo no Porto, ou pelo menos não com tanta frequência.

Enfim, nada que a gente possa fazer. Está longe de ser perfeito, mas espero que com o tempo, estas falhas possam ser corrigidas com a nova plataforma.

• alguém ja recebeu a tabela de fevereiro 2025?

• @texaslady

Muito obrigado pela sua resposta. A partir desses fatores, a data divulgada na tabela parece indicar que os processos submetidos nessa data estão prestes a receber uma decisão e um resultado.

No entanto, o que causa confusão é que, para os requerentes cuja data de submissão está próxima da data divulgada na tabela, como no caso do artigo 6.1, muitos permanecem na fase "Para decisão" por vários meses. Além disso, há também pessoas que ainda estão na fase "Submetido", mesmo tendo enviado a solicitação há quase dois anos, com a data de submissão já se aproximando daquela divulgada na tabela como estando em análise.

Isso sugere que a nova plataforma ainda apresenta algumas inconsistências na atualização do progresso dos processos.

• @Mishellinlee ,

no caso do artigo 6. 1 que você mencionou, pode ser que seja o caso de quem residiu em outro país e teve que apresentar atestado de antecedentes daquele país. Aí realmente levaria mais tempo do que o processo de quem apenas residiu no Brasil. Existe um atraso grande nas consultas externas destes cerificados criminais.

• Bom dia pessoal, quero tirar minha cidadania por 1C pela minha mãe, alguém sabe se minha mãe precisa ter cartão cidadão antes de eu realizar o envio para Porto? Se eu enviar por consulado, no site diz que precisa, porém, não sei se vale a mesma regra para o envio direto para Porto.

• @texaslady sabe dizer quais são as datas de análise que o CRC Gaia segue? Vi que publicaram CRC Lisboa e ACP, mas não sei a qual deles estaria vinculado o Registo Civil de Gaia (submeti o meu pedido pelo CRC Gaia / Atribuição).

• @diogojorge ,

Não saberia dizer. Pelo despacho do IRN, aparentemente a CRC Gaia não segue a tabela do Porto, conforme o que diz o despacho do IRN.

5.1 – Ao ACP são distribuídos os pedidos aí apresentados e os pedidos apresentados nas Conservatórias do Registo Civil do distrito do Porto, com exceção da Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia.

Provavelmente para se informar teria que ir pessoalmente ou telefonar.

• @apcrodrigues eu tirei sem minha mãe ter o cartão cidadao, porém foi direto em Lisboa. Acredito que não precise.

Porem se for entrar via consulado e eles pedirem não tem o que fazer.

Eu fico assustado com a demora para processos de menores. Não muito tempo atrás era até 6 meses. Acho um absurdo estarem demorando 2 anos pela CRC.

• @apcrodrigues ,

sua mãe não precisa ter cartão de cidadão. Mande para o ACP Porto. Consulados exigem muita documentação e não tem senha de acesso para consulta online.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.