Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

13567

Comentários

• @Shane_Rebelo Desculpa a leiguice, mas como vocês encontram essas tabelas atualizadas?

• Obtive-o através de um grupo de nacionalidade no facebook. Em geral, quando alguém envia um mail para um balcão do IRN, este responde com um mail automático que detalha o estado dos processos ao abrigo de diferentes artigos. 

• @Shane_Rebelo Ah sim, obrigado pela informação!

• Olá. Alguém sabe qual o prazo para transcrição de casamento em Lisboa?

Dei entrada na transcrição de casamento no consulado português em Vancouver em junho de 2024. A informação que recebi da oficial foi que o processo seria encaminhado para Lisboa, que não haveria prazo para conclusão e que transcrição não recebe protocolo para acompanhamento pelo site.

• @Gama

estranho isso, normalmente a transcrição é feita pelo próprio consulado.

infelizmente, sem saber para onde foi enviado, ou mesmo se já foi enviado, não é possível dar uma previsão.

pedidos de transcrição enviados direto para a CRC Porto costumam levar entre 3 e 5 meses, segundo relatos recentes.

• Acho que o IRN já colocou meu e-mail na lista dos rejeitados, pois há 6 meses não me respondem mais. Na última vez, mandaram eu não ficar perguntando a mesma coisa o tempo todo, pois o processo segue a ordem de chegada e deve levar o tempo que for preciso. Contudo, nunca me responderam com essa tabela atualizada dos processos que estão sendo analisados. Nem sempre tem bons funcionários para atender.

• @pprado A ti pelo menos responderam. A mim nem sequer responderam

• @Gose Também não me respondem mais. 34 meses de espera....

• Tabela de janeiro da CRC Lisboa postada por @aalvess

• Boa tarde, @texaslady !

Por gentileza, poderia me ajudar com o entendimento de qual artigo é referente a cidadania por casamento?

O meu é de Novembro de 2021.

Muito obrigado,

Jorge F. G. Palha

• @palhajf ,

procure pelo art. 3.1(casamento). O art. 3.3 é para união estável.

• Muito obrigado, @texaslady !

• @texaslady um bocado desesperador ver que os processos de 1ºC para maiores atualmente sendo analisados são os da segunda quinzena de 2022. Dei entrada em junho de 2023 e não consigo nem imaginar, com essa "rapidez" que estão analisando, quando chegará a vez.

• @lucaslna

34meses de espera? Meu deus, o seu processo é de qual artigo?

• Olá a todos, obrigado pela tabela de Janeiro 2025 🤗.

O meu processo por casamento não andou nenhuma bolinha. É Normal? Vendo o caso acima a analise foi feita um ano depois. O meu já foi recebido há 2 anos e ainda não foi para análise.

• @CarinaalexandraMM ,

tem duas coisas para considerar:

Primeiro que muitos processos não vinham sendo atualizados na velha plataforma, o que era feito manualmente pelos oficiais. Tanto que muitas vezes quando alguém ligava para LR ou solicitava informação ou por email, recebiam a informação que o processo estava numa fase mais adiantada. Quando os processos foram migrados para a nova plataforma, eles continuaram na fase que estava na velha consulta online. Então seu processo já pode estar em análise a algum tempo.

Segundo, supondo que seu processo ainda esteja mesmo na fase "submetido", não dá para comparar com outros sem saber se aqueles deram entrada online, através de advogados. E estes correm mais rápido até a fase de "para decisão" e ali entram na fila geral por ordem de data de entrada.

Enfim, o sistema deles não funciona redondinho como a gente espera. A melhor forma de saber o real status de seu processo nestes casos, é ligar para a LR. Pode mandar email perguntando, mais a resposta por email pode não ser tão exata e muitas vezes vem aquele email padrão com a tabela onde mostram o mês em que estão trabalhando.

• Até que enfim os processos 1D Lisboa entraram em Junho. Meu processo é do dia 11/06. Daqui a alguns meses sai essa bagaça 🙏

• @texaslady

Percebi que nas tabelas apresentadas não consta a opção de análise dos processos 1-D (reconhecimento de neto) considerados URGENTES (maiores de 75 anos, ingressos até dezembro/2022).

Acompanho o processo do meu sogro (de 89 anos), opção 1-D, ingresso em maio/2022, andamento em Lisboa.

Após enviar email, ontem recebi a seguinte informação da CRC Lisboa:

"Informo V. Exª que o pedido de atribuição da nacionalidade portuguesa n.º 154**/2022, recebido a 10/05/2022, requerido ao abrigo do artigo 1.º, n.º 1, al. d) da Lei da Nacionalidade encontra-se, de facto, pendente de análise, mas dentro da respetiva ordem de entrada dos pedidos de nacionalidade com o mesmo fundamento - ser neto(a) de nacional português - e aos quais foi dado o beneficio de tramitação urgente atenta uma orientação interna desta Conservatória que considerou urgente a tramitação dos processos de nacionalidade cujo titular tivesse, à data do pedido de nacionalidade, idade igual ou superior a 75 anos (mas apenas os entrados até 31 de dezembro de 2022).

Face ao elevado número de pedidos de nacionalidade portuguesa com o mesmo fundamento e que beneficiam do aludido benefício de urgência, face à idade do titular, do supracitado processo, a que acresce, sublinhe-se, a conhecida escassez de recursos humanos, estão correntemente a ser analisados os pedidos recebidos na segunda quinzena de janeiro de 2022.

Com os melhores cumprimentos,"

Compartilho, para acrescentar nas informações aos foristas.

• texasladytexaslady Beta
    editado February 7

@LILIA_ODT ,

Obrigada pela informação, muito bom saber que estão analisando janeiro de 2022 para os que tem prioridade por idade. Não sabemos a quantidade de processos que entraram antes de dezembro de 2022 de pessoas de mais de 75 anos na data de entrada. Mas pelo visto devem ser muitos, não estão muito a frente dos processos sem urgência por idade.

Tem processos de requerentes de menos de 75 anos que foram transferidos para o Porto, de out/21 e até de dez/21 que ja foram concluídos.

• Eu não tô nem acreditando que a CRC saiu do eterno maio/2021 kkkkk

• @LeoSantos ,

mas no caso é só para os que tem prioridade por idade, ou seja casos que deram entrada antes de 31/12/2022 e tinham 75 anos ou mais.

• @teixeiranovais

Tanto que muitas vezes quando alguém ligava para LR ou solicitava informação ou por email, recebiam a informação que o processo estava numa fase mais adiantada.

Sabe qual é o número da LR? para tentar ligar e conseguir alguma informação do meu processo 🙏

• Como eu sei qual o artigo do meu processo ? Meu processo foi submetido em 12/10/2022 mas até agora não andou nenhuma bolinha

• obrigada @texaslady pela sua ajuda.

envie por CTT (correios)

Por favor tem o número de telefone do LR?

• processo de neto desde de março de 2022 na CRC Lisboa e a bolinha não atualiza, está no 1 "submetido". É normal estar assim? Tem alguma atualização sobre os processos que estão sendo analisado agora em 2025?

• @CarinaalexandraMM ,

Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo

Para ligar de telefone fixo: 00 XX 351 211 950 500 (XX= código da operadora que vai usar)

• @LILIA_ODT pra qual email voce enviou mensagem? Estou tentando no registos.centrais@irn.mj.pt mas nunca me respondem..

• Não @texaslady eles começaram mesmo a analisar os casos de junho/2021 sem prioridade, tivemos alguns exemplos aqui.

• consegui entrar em contato e me passaram que os processos que estão sendo analisados são da primeira quinzena de janeiro

• @LeoSantos ,

você está certo. pensei que você tinha se referido ao email que a @LILIA_ODT postou para os que ainda tem prioridade e segundo a informação estão em janeiro de 2022.

Penso que agora para os netos sem prioridade em Lisboa, terminando o mês de junho deve pular para janeiro de 2022. Isso se os processos do segundo semestre de 2022 foram todos enviados para o Porto. Se ainda restam processos do segundo semestre de 2022 em Lisboa vai ser uma decepção. Haja paciência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.