Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

12346

Comentários

• @lucaslna ,

alguns relatos aqui do fórum, mencionaram que teria algo como "aguarda resposta" ou coisa assim, não me lembro. E outros relataram que depois de cumprida também teria uma anotação. Não posso afirmar por não ter experiência própria. Vamos ver se alguém responde aqui.

Mas pelo que tenho percebido, por diversos relatos é que não há uma uniformidade na atualização do status dos processos, sendo uns mais detalhista que outros, o que levar a concluir que depende de cada conservador.

• @Edrostar ,

Esta é mais uma situação em que depende do entendimento de cada conservador. Tem havido exigências solicitando novos atestados. Mas me parece que é minoria. O atestado do Brasil não é muito problema, acho que dá até para mandar por email, mas para quem já viveu no exterior é uma grande dor de cabeça ter que mandar outro atestado de antecedentes. Mas você tem razão, é mais uma destas contradições dos processos de nacionalidade.

O ACP sempre foi muito mais agil e eficiente, a CRC é mesmo uma grande encrenca. Mas não há o que fazer sendo processo de cônjuge.

• Obrigado!

• Quando dá-se entrada num processo 1C (Filho) através do sistema por intermédio de advogado o mesmo se dá por Transcrição ou Inscrição direta?

• @dfernandes ,

Artigo 1C é por transcrição.

• Bom dia,

Para ajudar a entender melhor, aqui tenho a resposta dos meus advogados @dfernandes :

"Em atenção ao seu contato, informo que existem dois sistemas pelos quais os processos de nacionalidade portuguesas podem ser realizados, a saber, o SIRIC e o SITPRO.

Somente o SITPRO disponibiliza a senha para acesso à consulta por meio do site do Governo Português, enquanto que os processos que são iniciados por via de inscrição (SIRIC), como no seu caso, não tem esta ferramenta disponível.

Esclareço que realizamos processos pelo SIRIC, primeiro, pelo fato de que é necessário utilizar todas as vias possíveis para realização dos processos, haja vista a alta demanda, e a capacidade limitada de recebimento de processos das Conservatórias. Ademais, em geral, os processos feitos por esta via costumam ser mais rápidos.

Portanto, a princípio, o processo de nacionalidade do Sr. não terá senha para consulta, exceto se as Conservatórias vierem a implementar esta forma de acompanhamento para a referida plataforma (o que não há qualquer previsão para que ocorra). A duração média destes processos varia entre 7 a 14 meses."

• Bom dia... os documentos da minha esposa foram entregues na CRC Lisboa em 20 de Fevereiro. Por favor, alguém saberia informar o prazo atual para recebimento da senha de acompanhamento? Obrigado.

• Alguem ai pra mandar a tabela da SRC atualizado por favor

• Do mês de março 2025

• @raphafcruz

O processo da minha esposa chegou em janeiro, 1 mês antes do seu e até agora nada.

Enviamos 2 e-mails, igualmente ignorados.

terrível

• @diegomendes23 ,

obrigada por postar o andamento de processos da CRC no outro tópico:

• @raphafcruz o do meu marido foi recebido no dia 12/03/2025. Dois meses depois ele recebeu a senha de acesso.

• Obrigado pelo seu feedback @HCINTRA. Infelizmente sabendo como é a CRC Lisboa, eu espero passar pelo mesmo problema caso seja necessário o suporte deles. Qual é o email que você está tentando esse contato?

Oi @CristinaFranca, obrigado pelo seu feedback também, mas essa data de 12 de Março de 2025 imagino que esteja errada. Não seria algo como 12 de Março de 2024 ou algo como 12 de Janeiro de 2025? Obrigado.

• @texaslady Obrigado por compartilhar! Parece que o CRC entrou em um estado de estagnação na tomada de decisões sobre os processos. Por exemplo, o Art. 6.1 aparentemente não teve nenhum avanço por vários meses. Você saberia qual poderia ser a razão para isso? Agradeço a todos!

• Alguém com ACP de março atualizada?

• suelemmmsuelemmm Member

Oi Pessoal. Alguem pode me ajudar com alguns detalhes? Estou olhando o andamento no site (Depois de MUITO tempo sem olhar, talvez 3/4 meses e esta estranho, não consigo entender como receber mais detalhes. Vejam a foto abaixo. AO inves da fase 2 ter um "check"de concluido, como na fase 1, ele está com um ponto de exclamação, e foi para o ponto 3 de decisão, que também esta com um ponto de exclamação. Não recebi absolutamente nada. No ponto 2, quando clico, aparece uma caixinha escrito "seu pedido esta em analise. ok. Mas pensei que ia ter um "check, ja que foi para terceira bolinha. Na terceira bolinha, quando clico aparece "o pedido ja passou por todas as transaçoes, com exceção da transação proposta de decisão". Gente, não estou entendendo nada. Dei entrada em Agosto de 2022, e não sei mais se interessa acompanhar. Meu pai que fez o pedido e ele faleceu o ano passado. Não sei nem se tenho direito mais?

Aguardo a ajuda de vocÊs. Muito obrigada.

Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
    Imagem
    Screenshot (1).png
    48.41 KB

• @raphafcruz Sim 12/03/2024. Sorry!!

• @suelemmm

não dá para responder com exatidão sem saber o tipo de processo.

Processos de neto, casamento, residência, tem demorado entre 36 e 46 meses para conclusão. Ou seja, se o pedido era um desses tipos, está absolutamente dentro da "normalidade", e não verá nenhuma mudança de status até o fim do ano, no mínimo.

Os processos de sefarditas estão aparentemente parados. Se é esse tipo de processo, a estratégia é "esquecer e ir curtir a vida".

Agora, se era um processo de filho (modalidade 1C), aí depende. Se o processo está na CRC Lisboa, tem demorado também mais de 36 meses para conclusão. Se está na ACP Porto, tem demorado entre 10 e 12 meses: essa é a única situação em que esse seu processo já deveria ter sido concluido.

Dei entrada em Agosto de 2022, e não sei mais se interessa acompanhar. Meu pai que fez o pedido e ele faleceu o ano passado.

Esse é talvez o tema mais polêmico do fórum. Algumas pessoas entendem que se o requerente faleceu, o processo é encerrado. Outras entendem que se o pedido foi feito em vida, desde que não haja nenhuma exigência, o processo deveria seguir até o final. A única coisa que se sabe com certeza é: se o óbito for comunicado à Conservatória, o processo será encerrado.

Não sei nem se tenho direito mais?

Se o processo era da nacionalidade do seu pai, você não tem direito nenhum. Você tem apenas uma expectativa de um dia ter o direito, depois da conclusão do processo do seu pai. A menos que o seu avô/avô seja português, aí você pode fazer um processo 1D independente do seu pai.

• @suelemmm pelo meu entendimento, nao sei se estou certa, seu pedido ainda esta na fase 1. Quando ele passar pra fase 2, vai ter o check na segunda bolinha. Essas caxinhas que abrem, so estao te falando o que vai acontecer quando chegar naquela fase. O meu eh de 2024 e tambem tem isso.

• Oi @CristinaFranca. Minha duvida realmente era sobre essas bolinhas. Não havia entendido o porque elas estavam com um "check"ao inves estarem com a bolinha inteiramente completa. Estava pensando que havia trocado de fase e que derrepende pudesse ter havido uma exigencia que eu tivesse perdido. Minha duvida nessas bolinhas é porque antes não se constava esse "check, estava na fase 1 sem qualquer explicação nas outras, sem aquela exclamação nas outras.

@eduardo_augusto Obrigada pela resposta, me expressei errado. quando disse que nem sei se tenho mais direito, me referia ao meu pai. Como eu fiz o processo, sempre falo na primeira pessoa. Teria direito se meu pai pegasse. Meu pai aplicou para neto. Não acredito que a conservatória tenha certidao de obito. Eu nao enviei nada. Eu nao tenho problema em esperar, só estava com medo do que mostrava no andamento. Antes não constava essa exclamação ou explicação ao lado, e eu achava que o processo do meu pai estava na fase 3. e como estava com exclamação, eu achei que tinha perdido algum pedido que eles pudessem ter enviado. Não tenho problema com espera, só para entender mesmo.

• @suelemmm Seu processo está atualmente na fase de Submetido!

O "check" significa que a fase está concluída. Quando a fase está em andamento, aparece um "lápis", como na foto de exemplo abaixo.

Essa "exclamação" a qual você se refere é somente uma letra i, para informação, que descreve o que a fase significaria, não é uma exclamação. Se você clicar em cima, aparece uma breve descrição da faase

• Olá @texaslady @M_Alcantara @Destefano :)

Alguém tem a tabela de Março 2025 do ACP com as datas atuais de analise?

• Boa noite. Os documentos da minha mãe (processo de neta) foi entregue em 03/03/25, via DHL, ao ACP. Ontem (12/03) recebemos o email com a senha para acompanhamento, com entrada no sistema de 11/03.

• @Dforny ,

que bom para você, em 8 dias você recebeu a senha. Vale mesmo a pena enviar para o ACP os processos de neto. Na CRC Lisboa está levando mais de 5 meses para digitalizar e enviar número do processo e senha.

• @Dforny o meu processo de neto levou 4 meses e só veio depois que eu questionei a CRC Lisboa.

• @fadalusitana obtigada. Nossa, eu olhei rapido e achei que fosse uma exclamação 😂. Bom, então nada mudou, meu processo esta submetido desde 2022. Muito obrigada pela resposta.

• Bom dia

Acabei de ver na planilha de acompanhamento, um processo de neto ( sem urgência ) de 11/11/2021 já concluído. Me parece um ótima noticia. Logo estarão analisando 2022 finalmente. Abçs

• @JorgeMattos que bom! O meu também é de 2022.

• editado March 19

Alguém tem as datas atualizadas do andamento de processos (março/2025)?

• @JorgeMattos essa é uma noticia boa! Vc viu se foi CRC ou transferido ao Porto? Sou de junho de 21 (CRC) e tem vários ainda antes que não sairam...Infelizmente a sequencia cronológica de protocolos não deve estar sendo seguida a risca.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.