Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

123457»

Comentários

• Alguem tem a tabela da CRC do mês de março de 2025 para compartilhar com nós

• Bom dia OrlandoBraga

O processo esta na CRC - Lisboa

• @JorgeMattos , @OrlandoBraga ,

na verdade este processo de nov/21 que foi concluído não tem nenhuma informação que diga se é da CRC ou ACP. Tomara que seja da CRC.

• Bom dia.

Eis o status do pedido para meu pai, neto de português.

Foi submetido em 23/07/2024, no CRC, apesar de aparecer aí 23/08/2024.

Aguardando ansiosamente essa jornada completar.

• Andrea_Fonseca75 o seu pai pediu com urgência / advogado ?

• editado March 27

• Bom dia.

@sarasoares20,

Foi com advogado e sem urgência.

Eis o print da tela da submissão que a advogada fez.

• @Andrea_Fonseca75 ,

Os processos encaminhados por advogados vão rápido até a fase de decisão. Ai ficam parados aguardando a vez na fila pela ordem de data de entrada. Ou seja pode ficar anos nesta fase.

• Curiosamente esta nova tabela da ACP parece estar um tantinho divergente do que vemos nas nossas planilhas.

• Eu sou da primeira quinzena de abril/22, ainda não andou a minha. telefonei ontem, ainda está em analise.

• @viniciusmrocha

A tabela da ACP apresenta uma visão geral do dia em que a tabela foi elaborada, e pode ter certeza que eles não atualizam essa tabela todos os dias. Assim como a nossa planilha, essa tabela serve apenas para dar um indicativo do estado geral das coisas. Não significa necessariamente que o seu processo esteja andando no mesmo ritmo - pode estar mais lento ou mais acelerado, dependendo de inúmeros fatores.

• Ansioso para ver a tabela do CRC. Espero que já tenho chegado na segunda quinzena de fevereiro de 2022

• Boa noite.

Enviei meu processo de filho juntamente com o da minha irmã para o ACP no final de 2024. Consta como submetido desde 08/01/2025.

Sabem dizer se está no tempo "nornal"?

• Boa noite.

Enviei meu processo de filho juntamente com o da minha irmã para o ACP no final de 2024. Consta como submetido desde 08/01/2025.

• @mmferreira só espere qualquer alteração no fim desse ano ou início do próximo. Geralmente processos 1C vão direto de submetido para a conclusão.

• @Sara , obrigado pelo compartilhamento da tabela. Sobre ela tenho um cmentário:

Meu irmão deu entrada no pedido no dia 22/03/2023 pelo Art 6º nº 1 e foi parar no Arquivo Central do Porto. O processo foi concluído no dia 14/03/2025. A tabela diz que estão em análise os da 2ª quinzena de janeiro...

Sinceramente, chego até a duvidar destas tabelas que ios serviços enviam aleatóriamente. Tenho pedido informações há 6 meses e nunca me respondem.

Meu pedido deu entrada da mesma forma que meu irmão só que no dia 19/04/2023, vou continuar consultando o sistema, caso haja novidades digo...

• @GustavoPulz sim, infelizmente creio que eles não atualizam a tabela em tempo real.

• @GustavoPulz

Meu irmão deu entrada no pedido no dia 22/03/2023 pelo Art 6º nº 1 e foi parar no Arquivo Central do Porto. O processo foi concluído no dia 14/03/2025. A tabela diz que estão em análise os da 2ª quinzena de janeiro...

A tabela não é atualizada em tempo real e não representa a totalidade dos processos. Há processos que ficam parados meses, na espera de cumprimento de exigências, ou de resposta de órgãos externos, ou do retorno de conservadores de férias / afastados, etc.

Não é porque a tabela diz que estão analisando janeiro, que todos os processos anteriores tenham sido finalizados, ou que alguns processos posteriores já não estejam em análise.

Uma vez que existe um sistema online para consulta, vejo como apenas uma cortesia que eles informem o estado geral do andamento dos processos. Mas é questão de opinião.

Sinceramente, chego até a duvidar destas tabelas que ios serviços enviam aleatóriamente. Tenho pedido informações há 6 meses e nunca me respondem.

Tem duas coisas aí. Duvidar da tabela: ver meu comentário acima. Quanto a pedir informações: que informações você quer, além do que é informado na página de consulta? Eles já deixaram bem claro que não tem condições de prever a data em que os processos serão analisados ou finalizados - eles não vão se comprometer com qualquer data, especialmente por escrito. Então ficar perguntando esse tipo de coisa... será ignorado mesmo. O serviço poderia ser melhor? Sem dúvida! Ninguém discorda disso. Mas é o que temos no momento. O governo português está plenamente ciente da situação.

Meu pedido deu entrada da mesma forma que meu irmão só que no dia 19/04/2023, vou continuar consultando o sistema, caso haja novidades digo...

Bem, "teoricamente" podemos supor que o seu processo terminará cerca de 1 mês depois do processo do seu irmão. Para fazer uma gestão de expectativa, considere 3 meses. Se vier antes, tá no lucro.

Boa sorte no seu processo!

• Prezados foristas:

Recebi a tabela abaixo do CRC de Lisboa na data

CRCentrais - Atribuicao

Exmo./a. Senhor/a

Esta é uma resposta automática ao seu e-mail, à qual agradecemos que não responda.

Informamos que os processos de nacionalidade são analisados por ordem da sua entrada na Conservatória, de acordo com o fundamento invocado, visando salvaguardar o princípio da igualdade de tratamento dos interessados, assente nos princípios da imparcialidade e da legalidade, pelos quais se deve reger a atividade administrativa (cf. artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo).

·         Face aos critérios acima referidos, ao elevado número de processos e aos recursos humanos existentes informamos que, no mês abaixo, estiveram a ser analisados:

Estado serviço final mês fevereiro - 2025

Articulado legal - fundamento

Datas de Análise

1º C - Transcrição

Maiores - 1ª quinzena fevereiro de 2022

Menores -2 ª quinzena maio 2023

1.º C - Inscrições diretas (SIRIC)

Maiores - 2ª quinzena maio de 2023

Menores - 2ª quinzena janeiro de 2025

Integração assentos consulares (SIRIC)

Maiores - 1ª quinzena fevereiro de 2024

Menores - 1ª quinzena fevereiro de 2025

1º D

Maiores - 1ª quinzena de junho de 2021

Menores - 2ª quinzena agosto de 2023

Declarações de nascimento online (menor 1 ano)

Ao dia

Art.º 2º

1ª quinzena maio 2022

Art.º 3.1

1ª quinzena outubro 2021

Art.º 3.3

2ª quinzena outubro 2021

Art.º 4º

2ª quinzena outubro de 2021

Art.º 5º/29º

Maiores - 2ª quinzena fevereiro 2024

Menores - Ao dia

Art.º 8º

Ao dia

Art.º 7º

Ao dia

Art.º 30º

Ao dia

Art.º 31º

Ao dia

Base X/Art.º 18.6

1ª quinzena fevereiro 2025

Art.º 6.1

1ª quinzena dezembro 2022

Art.º 6.2

2ª quinzena setembro de 2024

Art.º 6.3

Ao dia

Art.º 6.4

2ª quinzena maio de 2024

Art.º 6.5

1ª quinzena janeiro de 2025

Art.º 6.6

1ª quinzena abril de 2022

Art.º 6.7

2ª quinzena março de 2021

Art.º 6.8

1ª quinzena maio de 2023

Art.º 6.9

2ª quinzena setembro de 2022

Timor

2ª quinzena dezembro de 2019

Ex-Colónias Africanas

1ª quinzena março de 2022

TNÍndia

1ª quinzena fevereiro de 2021

Registo Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres

Lista 361/2024 - 02/01/2025

Na esperança de levar alento aqueles que estejam próximos das datas descritas.

Att

UGESTEVES

• @ugoesteves obrigado

• @athlon_ati a sua nacionalidade é da CRC lisboa?

• @Edna Guerra Gomes por favor poderia m,e ajudar? Encaminhei via HDL para Lisboa os pedidos meu por casamento e do meu filho @, LUIZ GUSTAVO GUERRA GOMES por ser filho de português, até hoje não recebi nmero de protocolo nada. Estou muitoi preocupada.

• editado April 1

@Edna Guerra Gomes

até hoje não recebi nmero de protocolo nada. Estou muitoi preocupada.

Não se preocupe, acontece com alguma frequencia. Deveriam ter mandado um email com número do processo e senha de acompanhamento, mas as vezes o email não chega (ou cai na pasta de SPAM, já deu uma conferida lá?). Pode ligar na linha registos e pedir os dados do processo. Só atendem o requerente, então você liga para pedir os dados do seu e seu filho o dele (a menos que ele seja menor, aí você pode pedir por ele).

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos

MANDEI POR DHL DESDE JULHO 2024 E ATÉ HOJE NÃO OBTIVE NENHUMA MANIFESTAÇÃO DE LISBOA.

Lisboa está levando 3 anos para aprovar um processo de filho e uns 4 a 5 anos para cônjuge. Se tivesse perguntado por aqui antes, teríamos recomendado mandar o processo do filho para o Porto, mas agora já está feito e não dá para mudar.

Você só vai ver alguma evolução nesses processos quando já estiverem bem perto de concluir, então não se preocupe muito. Verifique apenas se o processo está lá, se tem um número atribuido e uma senha para de vez em quando checar e "esqueça" deles e toque a vida por um tempo (confira 1x por mês apenas para ver se houve uma exigência que você precisa resolver).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.