Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

245

Comentários

• @texaslady onde posso encontrar essa tabela atualizada?

• ACP Janeiro/25

• @Shane_Rebelo, Obrigado por compartilhar. Onde consegue esse informação?

• @LeticiaMS ,

Quando alguém solicita andamento dos processos esta tabela vem anexada à resposta. Mas não sei onde publicam, talvez ela seja afixada nas conservatórias ou talvez alguém tenha contato com funcionários das conservatórias.

@Shane_Rebelo , obrigada por compartilhar. Talvez você possa elucidar de onde a tabela é disponibilizada.

• @texaslady Não entende como analisar essa tabela você poderia me ajudar

O meu processo é de neto, e de menor de idade, dei entrada em 05 de abril de 2022

Como pode ver na imagem.

O meu processo foi feito através de uma conservatório Portuguesa em Cabo Verde sou Cabo-verdiano

Me ajuda a saber em que mês esta sendo analisado por favor

• @Lucas Gabriel ,

esta última tabela postada aqui pelo @Shane_Rebelo é do ACP. A última tabela da CRC postada está no início deste tópico. E nela consta uma categoria chamada Colonias africanas, está bem no final da tabela. E em dezembro/24 eles estavam analisando os processos que deram entrada na primeira quizena de janeiro de 2022. Ninguém postou aqui no fórum a tabela de janeiro de 2025 da CRC. Não dá para prever nada, mas supondo que eles estejam levando 1 mes para processar uma quinzena, o seu só seria analisado em volta de junho ou julho de 2025, isso considerando a data que seu processo foi submetido. Mas quem sabe não sai antes.

• @Lucas Gabriel ,

realmente não estou certa se você deve seguir na tabela os processos na categoria 1D de netos ou na categoria Ex-colonias africanas. Se fosse pela categoria 1D eles estavam analisando em dezembro de 2024 os processos de menores que deram entrada na primeira quizena de junho de 2023. Mas se assim fosse, seu processo já deveria ter terminado.

Alguém poderia confirmar qual categoria o Lucas deve seguir? @LeoSantos , @CarlosASP , @eduardo_augusto , @ecoutinho e/ou outros que possam informar.

• @texaslady

Obrigado pela ajuda

Em um e-mail que eles tinham mandado para mim eles mencionam o número do meu processo e meu nome completo e depois “ Art* 1*, al. d “

Você acha que tem aver com a categoria do meu processo de nacionalidade

Alguem mais poderia me ajudar com isso

• @texaslady

O que significa 1* quinzena e 2* quinzena

• Qual a diferença entre eles

• @lucas gabriel,

Significa 1D mesmo, o seu processo é pelo artigo 1D netos. O que eu quiz dizer na minha resposta anterior é que mesmo sendo 1D, na tabela existe a categoria de ex-colonias africanas, que acredito é onde você deveria seguir para ver que data eles estão analisando e não pela categoria 1D.

1ª quinzena vai do dia 1 ao dia 15 do mês e 2ª quinzena do dia 16 ao último dia do mês.

• Segun esa tabla publicada cual es la que corresponde a nacionalidad por matrimonio para hacer seguimiento en que fecha van

• i received this autoreply on Jan 24 when i email central registrar. January 2025 is not yet posted on auto reply emails

• @ashleycolaco ,

thank you for posting. Maybe there hasn't been any change since December.

• @Vicky2024 ,

Eche un vistazo a la última tabla publicada, de CRC. La tabla publicada antes es de ACP.

Los que corresponden al matrimonio son el art 3.1 y el art 3.3.

• A cidadania pelo casamento está congelada no ano 2021 e não novidades nesta novas atualizações infelizmente estamos esquecido.

• @texaslady

Entende, mas nesse caso como saber realmente qual é minha categoria o que devo fazer

Quando as tabelas forem atualizadas vai mandado por aqui que vou seguir acompanhado vai ajudar muito

• bom dia 🌞,

Alguém poderia me ajudar, processos de menores de idade filho atribuição feito direto seria qual categoria ? Processo feito via CRC-Lisboa.

• Bom dia. Por gentileza, diferença entre 1C transcrição e inscrição. Obrigada desde já.

• @EVCOSTA ,

os processos de filho são a categoria 1° C. Se foi enviado com o formulário 1C, tanto por correio como através de advogado a categoria é 1° C Transcrição.

• @Regiani Scharlack ,

a transcrição é feita através do formulário 1C, o requerente recebe um número e senha do processo.

A inscrição é feita presenciamente nas conservatórias e consulados e não há uma forma de consulta do andamento. Mas tem sido mais rápida que a transcrição.

• Obrigado @texaslady ,

So achei estranho pq entramos em Maio de 2024.

E pela tabela está março de 2023. Fazendo uma conta rápida, demoraria pelo menos mais um ano, um ano e meio. Sendo 2-2,5 anos para um filho menor.

Sera esse o tempo médio mesmo ?

• @EVCOSTA ,

eu também achei estranho o seu caso. Pensei que pudesse ser pedido feito por advogado, porque em geral por advogado os processos vão mais rápido no começo até antes da fase de decisão, e ai entram na fila de entrada de todos os processos.

• Bom dia pessoal ! tudo bem ?

Obrigado pela oportunidade de compartilhar com voces.

Sou neto de Português e obtive a minha cidadania Portuguesa em 2020, em dezembro de 2023 contratei os serviços de um advogado em Lisboa e entrei com o pedido de cidadania para minhas duas filhas, acompanhando o processo através do justica.gov.pt ele se mantem sempre na mesma situação, passou por submetido, entrou em análise e está em "para decisão" este último já a praticamente 6 meses... voces sabem quanto tempo este processo costuma durar...?

• @edison santos ,

Os processos que entram com advogado normalmente vão mais rápido nas fases iniciais, e quando chegam no fase "para decisão " entram na fila geral dos processos pela ordem de data que foram submetidos.

Dependendo de onde está o processo de suas filhas, no ACP ou CRC Lisboa e de serem menores ou maiores de idade, procure nas duas últimas tabelas publicadas nos posts acima, sendo a última tabela da CRC lisboa e a penúltima do ACP.

• AledAled Member

1D é de netos né? O meu é de Abril/22 maior de 18 anos, como mostra acima está em 2021 a analise. Bora esperar mais um ano.

• Se submeter o seu pedido digitalmente através de um advogado, tem o dito advogado alguma palavra a dizer se o mesmo é atribuído ao Porto ou a Lisboa? Parece que o Porto é muito mais rápido e seria uma pena se todos os pedidos digitais fossem automaticamente despejados na fila mais longa e mais lenta. Isto inutiliza a entrega digital, não é verdade? Apesar do rápido processamento original e da chegada à fase “Para decisão”.

• @BetoPaiva

Supostamente, o próprio sistema cuidaria da distribuição dos processos de acordo com a capacidade de cada conservatória. Se isso já está sendo feito ou não, não se sabe. O advogado não tem como escolher onde quer que o processo seja analisado.

O fato é: enquanto o passivo de centenas de milhares de processos não for resolvido e enquanto a estrutura de recursos humanos e materiais do IRN não for recomposta, tudo é especulação.

• editado January 31

Desculpa a pergunta, que provavelmente é óbvia, mas qual a diferença de 1C transcrição e 1C Inscrições diretas SIRIC?? O processo do meu irmão é 1C de 2023, mas como saber qual dos dois é o dele? 🤔

• @gabihz ,

a transcrição é feita através do formulário 1C, o requerente recebe um número e senha do processo.

A inscrição é feita presenciamente nas conservatórias e consulados e não há uma forma de consulta do andamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.