@Francisco1964 você sabe que pedidos de cidadania para filhos menores tem preferência, sendo finalizado em menos de 90 dias? Para obter o o número do seu processo e a chave (senha) de pedidos para Cônjuges, sugiro enviar email para: registos.centrais@irn.mj.pt
Bo tarde, pessoal! Enviei meu pedido de cidadania para Lisboa via correios e o rastreamento deu como entregue dia dia 21/10. Mas até agora não recebi a senha, nem nenhuma outra confirmação. É normal esse prazo?
@brunadmb muito normal. Inclusive, vc está em uma época que, por incrível que pareça, o prazo para envio da senha é bem pequeno, porque já ouve época em que levava mais de 6 meses para o envio dela. Até 30 dias é normal.
Por outro lado, vi que estão emitindo assentos de netos menores no CRC de janeiro de 2023. Ou seja, parece que de alguma forma o sistema está mais rápido.
Não terminaram nem julho de /2021 depois desse novo sistema fiquei perdida nas datas , processo do meu esposo está desde julho só pra gerar o assento ,misericórdia , sinceramente não vi nada de eficiente nesse novo sistema.
Acho que o que o @Destefano quis dizer e que é o que eles informam quando se liga na linha de registros é que eles estão analisando aqueles processos que deram entrada em setembro/21 (que estariam na antiga bolinha 6 marrom). Entretanto, criou-se um outro limbo que é o das pessoas cujo processo já foi concluído e devem esperar pelo assento. Nestes, os prazos estão ficando cada vez maiores, infelizmente. Assim, temos que lidar com 3 grandes gargalos durante as etapas dos processos.
Esta informação de que eles estão a analisar a segunda quinzena de setembro já vem há quase 2 meses! Realmente muuuuito lento. Neste passo, não vão concluir nem a ANÁLISE dos processos do ano de 2021 este ano😔
O processo do meu marido também está parado na penúltima etapa (para análise) e, até junho deste ano, mais ou menos, a previsão era que fosse finalizado até o final do ano de 2024. Porém estas previsões mudaram consistentemente devido aos longos atrasos do IRN. Agora torcemos que ele seja concluído pelo menos até a metade do ano que vêm. 😪
@Destefano tudo bem? vi print acima e achei estranho que não vi gente antes de setembro dizendo que foi concluído. o meu é de agosto/21 e ainda tá para decisão. sabe se é real isso sobre setembro? obrigado.
@mabarrosff a resposta foi dada pelo IRN em resposta eletrônica a pergunta que foi feita para eles, sendo o e-mail enviado para o IRN ontem e respondido tbm ontem.
@IsabelaBraga nao faz sentido nenhum. Por mais que se demore em um mês, não acredito que levem 8 meses para terminar 2 meses.
Considerações gerais: o e-mail é automático e foi mandado, como podem ver, baseados na conjuntura de setembro de 2024. Alguns casos podem estar mais demorados que outros, considerando que todo caso é único e é analisado individualmente. E temos ainda a forma e o tempo de trabalhar de cada um.
@Destefano obrigado pela resposta. Entao esse email significa que estao a concluir (antiga bolinha 7 verde) os processos da segunda quinzena de setembro 2021?
@IsabelaBraga sim, mas a referência dessa mensagem é de setembro de 2024, ou seja, por esse email, eles estão levando 3 anos para análise de processo de casamento
No antigo sistema o do meu esposo é do meu pai estavam na bola 7 marrom ,processo de julho de 21. A minha esperança era que na mudança do sistema do sistema fosse finalizado em alguns dias .
@Simeia Lobato@Rodrigoi o caso de vcs não são isolados. Já notei que muita gente acabou sendo prejudicada com a mudança no sistema, considerando que vai precisar, no meu entender, da intervenção humana, para finalizar esses processos que caíram no limbo. Os processos atuais que são lançados no sistema como deferido, já automaticamente é elaborado o assento e é enviado para o email cadastrado. Tanto é que as datas de conclusão e de análise são idênticas para as pessoas que tiveram o deferimento pelo novo sistema.
Eu tentaria resolver isso direto com o IRN, do contrário vai ficar nesse limbo.
Comentários
@Francisco1964
Ligue na Linha Registos, você vai conseguir a senha de acompanhamento na hora.
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
Ou mande um email para a conservatória pedindo, mas aí tem precisa esperar até eles responderem (pode ser rápido, ou pode levar semanas)
@Admin tem na planilha até transcrição de casamento
@Destefano minha mensagem acima foi sobre a remoção dos mesmos. :) Se identificar algum que sobrou, é só falar.
@Francisco1964 você sabe que pedidos de cidadania para filhos menores tem preferência, sendo finalizado em menos de 90 dias? Para obter o o número do seu processo e a chave (senha) de pedidos para Cônjuges, sugiro enviar email para: registos.centrais@irn.mj.pt
Boa tarde amigos. Em qual período de analises esta Lisboa (Cônjuge)?
Bo tarde, pessoal! Enviei meu pedido de cidadania para Lisboa via correios e o rastreamento deu como entregue dia dia 21/10. Mas até agora não recebi a senha, nem nenhuma outra confirmação. É normal esse prazo?
@brunadmb muito normal. Inclusive, vc está em uma época que, por incrível que pareça, o prazo para envio da senha é bem pequeno, porque já ouve época em que levava mais de 6 meses para o envio dela. Até 30 dias é normal.
@Destefano
Por acaso sabe se já estão avaliando o mês de outubro de 2021?
@diegomendes23 vi alguma coisa ontem que estavam na segunda quinzena de setembro de 2021.
@Destefano Realmente, uma tartaruga estacionou na conservatória, eles encravaram mais ainda o sistema, o que era ruim, agora ficou horrível.
Por outro lado, vi que estão emitindo assentos de netos menores no CRC de janeiro de 2023. Ou seja, parece que de alguma forma o sistema está mais rápido.
Ola
ainda estou à espera 2021 - 16 de agosto. são muito lentos. cansado desta longa espera. alguém de agosto recebeu alguma boa notícia??
@diegomendes23
Ola diego
ainda nem começaram em agosto. como vão para setembro.
Não terminaram nem julho de /2021 depois desse novo sistema fiquei perdida nas datas , processo do meu esposo está desde julho só pra gerar o assento ,misericórdia , sinceramente não vi nada de eficiente nesse novo sistema.
Acho que o que o @Destefano quis dizer e que é o que eles informam quando se liga na linha de registros é que eles estão analisando aqueles processos que deram entrada em setembro/21 (que estariam na antiga bolinha 6 marrom). Entretanto, criou-se um outro limbo que é o das pessoas cujo processo já foi concluído e devem esperar pelo assento. Nestes, os prazos estão ficando cada vez maiores, infelizmente. Assim, temos que lidar com 3 grandes gargalos durante as etapas dos processos.
Esta informação de que eles estão a analisar a segunda quinzena de setembro já vem há quase 2 meses! Realmente muuuuito lento. Neste passo, não vão concluir nem a ANÁLISE dos processos do ano de 2021 este ano😔
O processo do meu marido também está parado na penúltima etapa (para análise) e, até junho deste ano, mais ou menos, a previsão era que fosse finalizado até o final do ano de 2024. Porém estas previsões mudaram consistentemente devido aos longos atrasos do IRN. Agora torcemos que ele seja concluído pelo menos até a metade do ano que vêm. 😪
@verifel isso aí... vou postar os prints.
@Destefano
Acha que essa imagem está condizente com o que mostra nas imagens que apresentou agora pouco?
@diegomendes23 parece que sim
@Destefano
Acredita que ainda nesse ano eu consiga estar com meu assento de nascimento ou só por um milagre? rsrs
@diegomendes23 o meu esta parecido com seu, porem é de 2023, cônjuge
@Destefano
Sobre a tabela acima meus 2 filhos no art. 2 foram concluídos. São da segunda quinzena de março 2022.
O processo concluído em 23.out e o assento gerado automaticamente pelo sistema..hj o advogado me enviou os assentos que pegou na conservatória.
Apesar de ter sido gerado automaticamente não foram enviados por e-mail.
Realmente não entendo como tem casos aqui que já foram concluídos ha meses e o assento nso foi gerado.
Para cônjuge a regra é diferente?
@Destefano tudo bem? vi print acima e achei estranho que não vi gente antes de setembro dizendo que foi concluído. o meu é de agosto/21 e ainda tá para decisão. sabe se é real isso sobre setembro? obrigado.
@mabarrosff @Destefano @diegomendes23
o meu é de setembro 21, mudou para a bolinha 6 marrom em agosto 24. Esta igual ao print de voces.
Lembro de pessoas aqui comentando que tem processo de Julho 21 e que ainda estava na etapa equivalente a bolinha 6 marrom.
Portanto, nao parece fazer sentido que estejam finalizando os processos de Set 2021.
O que parece é que estao nos de Julho 21 ainda...
Acho provavel que os processos de Set 21 sejam finalizados mais proximo do meio de 2025. Faz sentido?
@diegomendes23 creio eu que sim, que será ainda esse ano.
@Franco625 a regra para cônjuge não é diferente.
@mabarrosff a resposta foi dada pelo IRN em resposta eletrônica a pergunta que foi feita para eles, sendo o e-mail enviado para o IRN ontem e respondido tbm ontem.
@IsabelaBraga nao faz sentido nenhum. Por mais que se demore em um mês, não acredito que levem 8 meses para terminar 2 meses.
Considerações gerais: o e-mail é automático e foi mandado, como podem ver, baseados na conjuntura de setembro de 2024. Alguns casos podem estar mais demorados que outros, considerando que todo caso é único e é analisado individualmente. E temos ainda a forma e o tempo de trabalhar de cada um.
@Destefano obrigado pela resposta. Entao esse email significa que estao a concluir (antiga bolinha 7 verde) os processos da segunda quinzena de setembro 2021?
@IsabelaBraga sim, mas a referência dessa mensagem é de setembro de 2024, ou seja, por esse email, eles estão levando 3 anos para análise de processo de casamento
No antigo sistema o do meu esposo é do meu pai estavam na bola 7 marrom ,processo de julho de 21. A minha esperança era que na mudança do sistema do sistema fosse finalizado em alguns dias .
O meu processo é de Agosto/21 (nacionalidade pelo casameto) e, infelizmente, ainda não concluiu. No sistema antigo estava na etapa 7 (marrom) ....
@Destefano @mabarrosff
@Simeia Lobato @Rodrigoi o caso de vcs não são isolados. Já notei que muita gente acabou sendo prejudicada com a mudança no sistema, considerando que vai precisar, no meu entender, da intervenção humana, para finalizar esses processos que caíram no limbo. Os processos atuais que são lançados no sistema como deferido, já automaticamente é elaborado o assento e é enviado para o email cadastrado. Tanto é que as datas de conclusão e de análise são idênticas para as pessoas que tiveram o deferimento pelo novo sistema.
Eu tentaria resolver isso direto com o IRN, do contrário vai ficar nesse limbo.