Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1345346348350351355

Comentários

• Estou com 2 processos na mesma situação de todos. Acho que está data junto a fase para decisão é a de inclusão no sistema novo, uma vez que processos de agosto de 2021 a abril de 2022 apresentam datas que variam de dias. Imagino que estejam evoluindo...

• @Franco625 Concordo, acho que veremos mais algumas atualizações no site de rastreamento em alguns dias.

• williamrodrwilliamrodr Member
    editado October 17

Apenas para comparar com os outros aqui postados.

• Aqui o nosso como referência, bem parecido com o do @williamrodr . No sistema antigo, ainda não tinha chego na bolinha 6, apesar do site do IRN ( https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade) indicar que "para decisão" no novo seria equivalente a isso (se entendi bem).

• @Helena Buriche @geraldof @Destefano

Tudo bem? Há alguns anos, ainda solteira, fiz meu processo de atribuição portuguesa via correio graças aos colegas deste Fórum.

Sou casada há mais de 6 anos e já fiz a transcriação do casamento. No Consulado, fui informada que o processo de aquisição pelo casamento só pode ser feito diretamente em Portugal, mas não encontrei o procedimento no site do Consulado. Alguém poderia me ajudar?

Quais são os documentos exigidos?

Qual o formulário a ser preenchido?

Como efetuar o pagamento?

E para qual endereço enviar?

Desde já, muito grata.

• @Franco625 meu processo é de cônjuge , com entrada em maio 2023 e para decisão com data 29/09/24. Acredito que estas datas estejam corretas para decisão. Não faz sentido eles colocarem uma data criando expectativas. Acredito que agora vai andar mais rápido.

• Bom dia! Recebi hoje o e-mail abaixo da CRC.

• bah,,,,ainda na bolinha/posição 1!

Submetido em 28-09-2022 !

e jaja nasce a terceira filhota!

• Turma colocar aqui uma suposição de tempo baseado em processos de filhos de portugueses sefarditas que foram concluídos recentemente.

Um processo de jan/22 concluiu em 07 de agosto e outro fev/22 concluiu agora em 8 de outubro. Ambos com e-mails recebidos e geração automática de assento de nascimento.

Partindo destas data, parece que os processos de cada mês levam em torno de 2 meses para serem avaliados.

Óbvio que peguei 2 casos apenas, faria sentido?

• Essa mensagem que estão analisando setembro de 2021 esta desde agosto de 2024 . Esse sistema novo é bem mais confuso.

• @Valquiria , tudo bem?

Eu ia te encaminhar o mesmo link que o @Destefano já lhe encaminhou. Boa sorte em seu processo, e que o novo sistema traga realmente mais rapidez.

• Para ajudar mostrando um processo completo no novo sistema. Assim todos possuem uma referência pois poucos processos concluíram no sistema novo.

• williamrodrwilliamrodr Member
    editado October 20

@Projeto bigode

muito obrigado!

analisando o seu gráfico concluí que a partir da data da fase PARA DECISÃO, tem que esperar ainda mais de 2 meses pra concluir o processo.

nessa data 09/10/2024 chegou o e-mail com a certidão de nascimento ou vc ainda teve que esperar mais alguns dias?

• Eu acho que está levando 2 meses ou mais para analisar processos de único mês...

• Muito obrigada pelo envio do link @Destefano :D

• @Projeto bigode esse processo é seu ? Ou de algum conhecido , nossa do eu esposo é de 15/07/21 e ainda não foi concluído , a última movimentação foi dia 26/07/2024..

• Pessoal, duvidas:

1) para o envio, o que sugerem (DHL ou correios)?

2) depois que enviamos os documentos, a senha para acompanhamento no site volta no e-mail informado, e a certidão quando emitida vem para o endereço residencial informado, correto?

3) será preciso transcrever novamente o casamento ou a certidão de nascimento do cônjuge já vem averbada?

• @brunocorreia

para o envio, o que sugerem (DHL ou correios)?

decisão pessoal sua. DHL é muito mais caro (aprox. 250 reais contra cerca de 30 dos correios), porém chega mais rápido (1 semana contra 2 a 3 dos correios) e o rastreamento é bem mais preciso. Além disso, se der problema, você trata apenas com a DHL. Se mandar pelos correios, o problema pode ser no correio brasileiro ou no correio portugues. Mas a maioria das pessoas que usam o correio, não relata problema. Ou seja, decisão sua.

depois que enviamos os documentos, a senha para acompanhamento no site volta no e-mail informado, e a certidão quando emitida vem para o endereço residencial informado, correto?

senha e certidão vem por e-mail. não enviam mais certidão em papel.

será preciso transcrever novamente o casamento ou a certidão de nascimento do cônjuge já vem averbada?

Não há "certidão de nascimento", pois na nacionalidade pelo casamento, a pessoa é portuguesa a partir da emissão da certidão, não retroage ao nascimento. A certidão já vem com o nome adotado após o casamento.

• @Steve Obrigada! o meu tb tem datas agora

• @eduardo_augusto muito obrigado! As dicas de vocês são sempre muito valiosas.

• @Projeto bigode A linha do tempo parece assustadora, o tempo total é de 3 anos e 3 meses, e do passo 2 ao passo 3 a conclusão levou 2 anos.

• IsabelaBragaIsabelaBraga Member
    editado October 22

@Projeto bigode

na data 09/10/2024 voce recebeu o e-mail com a certidão de nascimento ou vc ainda teve que esperar mais alguns dias?

• Bom dia!

Por enquanto, o processo da minha esposa encontra na mesma posição.

• Boa noite,

Sobre a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro: tenho uma de inteiro teor DIGITADA apostilada, emitida no final de 2020. Usei na transcrição e me devolveram. Terei problemas se enviar essa em vez da reprográfica ?

Sou casada há 23 anos, o assento português dos filhos é dispensável ou ajuda em algo ?

Agradeço a ajuda !

• @IsabelaBraga @williamrodr nesse dia mesmo veio o e-mail com a certidão, daí olhei no sistema.

@Simeia Lobato puxa - bom, a diferença é de poucos dias entre os processos então imagino que o do seu esposo está para sair. Este processo é meu mesmo e o último que precisei fazer. Agora toda a família está com o seu passaporte ou em vias de (eu). Foram 7 anos no total!

@jpc isso aí, dou até risada quando tive expectativa de terminar começo de 2024… lendo meus comentários antigos. Precisa ter uma paciência… esses processos definitivamente não são para quem tem pressa! Precisa ter planejamento e não se preocupar com nada e muito menos precisar.

Eu já fiz processos de cidadania em 2 países e nos dois o tempo de papelada dura 3 anos. E conheço muitos imigrantes em outros países que também demoram anos nessas etapas. Sem contar tempo de residência mínimo etc, etc ou a dificuldade para obter a primeira residência. Com tudo que sei hoje - e desconhecia em 2017 - acho que Portugal está bem na média de todo o resto do mundo. Não tenho do que reclamar. Eu até arriscaria dizer que está mais eficiente do que muitos lugares.

• Interessante. Só tá aparecendo as datas dos processos de 2021. Postaram aí em cima um processo de 2022 ainda na primeira bolinha e sem data. O meu é do dia 16/01/2024. Pelo padrão que tá rolando, acho que vai pra bolinha 2 lá pra fevereiro de 2025 e dali pra frente só Deus sabe rs

• @Ana_Reis

Sobre a certidão de nascimento do cônjuge brasileiro: tenho uma de inteiro teor DIGITADA apostilada, emitida no final de 2020. Usei na transcrição e me devolveram. Terei problemas se enviar essa em vez da reprográfica ?

Há inúmeros relatos de notificações de exigência pedindo a certidão reprográfica. Mas é claro que é uma decisão sua. Você pode mandar a digitada. Se aceitarem, ótimo. Se não aceitarem, vc recebe a notificação de exigência, providencia a reprográfica e envia.

Enfim... a decisão está entre gastar algo entre 200 e 300 reais agora; ou um risco de atrasar o processo em algo entre 1 e 3 meses no caso de exigência.

• @Projeto bigode , excelente noticia. Significa que estao emitindo as certidoes dos processos de Julho 2021. Alguem de agosto 2021 ja teve a cetertidao emitida? Poderiam por favor avisar quando receberem? Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.