Judeus Sefarditas - Informações e processos

1141142144146147160

Comentários

  • Bom dia! Meu processo foi transferido hoje para Santa Maria da Feira. ACP - Bolinha 6 verde/7 marrom em 15/12/22.

  • Blackfyre O meu também foi transferido hoje, com 10 meses de aprovado. Para onde foi transferido o seu? O meu foi para Santa Maria da Feira.

  • @fnando nossos processos são gêmeos, mesmas datas. Tambem para Santa Maria

  • editado October 2023

    Parabéns @fnando e @Blackfyre !!

    Segundo o relato abaixo, estão demorando por volta de 47 dias em Santa Maria da Feira! Segue o link: https://www.facebook.com/groups/sefarditagenealogia/permalink/1539215260239054/

    Estou compilando os dados abaixo para ser uma fonte mais fidedigna do que outros dados. Assim temos acesso ao link dos relatos das pessoas etc. Vocês poderiam me passar a data da entrada do processo, apenas para completar a tabela abaixo?

    @Blackfyre voce tem a data que ficou 7 marrom?

    Abs


  • Olá, @gmaferreira!

    Segue as datas:

    Entregue no ACP pela DHL em: 25/10/2021

    Chave/Bolinha 1 em: 29/10/21

    Bolinha 2 em: 20/05/2022

    Bolinha 3 em: 01/06/2022

    Bolinha 4 em: 27/06/2022

    Bolinha 5/6 verde/7 marrom em: 15/12/2022

    Transferido para Sta Maria da Feira em: 09/10/2023

  • Olá @gmaferreira

    Nesse forum eles tem algum dado sobre a CRC de Monção?

    Muito obrigado,

  • editado October 2023

    @gmaferreira olá! O meu tem as mesmíssima datas do Fernando (bolinha 1 e 7, não lembro das demais datas), que já as postou aqui.

    Sobre o grupo do face, há algum detalhe a mais lá? Não possuo essa rede e não tenho acesso ao link que tu postou. Estou um bocado frustrado com a demora.

    Obrigado!

  • Oi @rassu fiz algumas pesquisas, mas sem sucesso. Postei em alguns grupos no face, se alguém responder volto aqui p/ te avisar.

    @fnando obrigado pelas datas.

    @Blackfyre não tem nd d+. Era só caso vc quisesse confirmar a origem do dado de onde tirei 47 dias p/ emissão do assento em Santa Maria da Feira. De toda forma, segue o print do dado, ocultando pessoas envolvidas.

    @Vallen there are several people e-mailed the Conservatoria and usual response is "just wait". Stage 3 doesn't mean much, most important stages are:

    • Stage 1 - they received the process
    • Stage 4 - confirm that you submitted the right paper. Be aware that it's two different brown types, explained below.
    • Stage 7 brown - your citizenship is approved by Ministry of Portugal, and will be transferred to a small Conservatória to issue your documents.


  • texasladytexaslady Beta
    editado October 2023

    Olá pessoal,

    para quem quer informação sobre o fim da nacionalidade sefardita, postei no tópico abaixo as últimas notícias. Este tópico é separado para não tumultuar os outros, então se alguém quizer comentar, comente por lá. Assim não atrapalha aqui os que tem processo em andamento.

    Obrigada.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23627/acompanhamento-de-propostas-e-projetos-da-lei-da-nacionalidade#latest

  • Prezados, bom dia! Enviei os documentos para CRC de porto, anteriormente a alteração da lei, sem o certificado da CIL, que ainda estava em análise. Agora recebi meu certificado!!! Minha dúvida é como enviar esse documento? Pode ser via email ou necessário correios? Alguém passou por esse experiência? Desde já agradeço a atenção.

  • @PauloS

    Olá, quando você se inscreveu pela primeira vez no CIL? Candidatei-me em abril de 2022. Ainda não recebi.

  • editado October 2023

    @Suudi

    Iniciei meu processo na CIL em janeiro 2022.

  • @PauloS

    Envie via correios/DHL para o endereço abaixo:

    R. do Cunha 404, 4200-250 Porto, Portugal

    Não pode ser somente via e-mail.

  • Olá, espero que estejam bem.

    Meu processo deu entrada na ACP em out/2021, entrou na bolinha 7 em dez/2022 e no início de ago/2023 foi transferido para Santiago do Cacém, alguém teria alguma informação do tempo que eles estão levando para fazer o registro lá?

    Nunca, preocupei muito com prazos, o tempo na ACP ocorreu mais ao menos conforme acompanhei aqui, mas essa reta final tá me torturando..rs.

    Abraços, paz.

  • @becat

    Sobre Santiago do Cacém, este ano já vi de tudo no grupo do whatsapp que acompanho. Alguns levaram 10 dias, outros 30, outros meses.

    O último que vi levou 30 dias.

    Como o seu já passou de 2 meses, acho que vale entrar em contato com eles:

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/-Registo-Civil-Predial-Comercial-e-Automovel-de-Santiago-do-Cacem

  • Bom dia

    @becat

    O de minha filha deu entrada também em Santiago do Cacém e também em agosto, para ser mais preciso dia 6/8 e até agora não foi emitido o assento.

    O meu foi aprovado no início de dez/2022 como o dela, mas não foi transferido ainda.

    Já meus outros 2 filho, foram aprovados em nov/22, e já estiveram o assento emitido.

  • Olá,

    @fnando ,

    Pois é, vou tentar entrar em contato com eles por email, quando obtiver resposta retorno.

    @JoseMaia

    Não sei precisar a data de agosto mais foi próximo a da sua filha com certeza, antes do dia 09/08, provavelmente saíram juntos da ACP, bom saber que tem alguém no mesmo barco que eu, espero que em breve já consigamos,

    Agradeço a vocês pelas respostas,

  • Hola Muy buenas! mi processo de la nacionalidad fue aprobado y esta a la espera de creer un registro civil.Asi esta parada en la fase de el numero 7 desde enero de este ano.Si el caso ya no necesita mas tramites del papeleo porque no termina de completar y asi obtener los documentos necesarios para poder vivir dignamente en portugal.Quisiera saber una cosa el hecho de que processo estuvo decision favorable,hay alguna manera de se puede obtener un certificado en donde consta que soy portugues ? hay algun organo del gobierno de portugal se emite un tal certificado? gracias por su coloboracion

  • @Yossi

    O documento que prova que é cidadão PT é o exatamente o registro civil (assento de nascimento).

    Aonde o seu processo foi aprovado, em Lisboa ou na ACP?

    Se foi na ACP, os assentos de nascimento tem sido criados APÓS o processo ser transferido para outra conservatória menor. Parece que, dependendo do tipo de processo (se é de filho, ou sefardita por exemplo), são transferidos para conservatórias diferentes. Isso tem levado vários meses para todo mundo.

    Olhe no site de acompanhamento de seu processo - na parte embaixo do nome do processo. Lá diz em que conservatória está seu processo. Se saiu da ACP e foi para outra, é um bom sinal - pois está andando

    Se seu processo é da ACP, dê uma olhada no comentário abaixo. É sobre processos de filhos, mas dá uma ideia de como funciona a transferência de processos aprovados na ACP para a criação do assento de nascimento em outras conservatórias:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/331447#Comment_331447

  • @fnando @Blackfyre vocês fizeram algum contato com o ACP para transferência? O da minha mãe que chegou na bolinha 7 em Novembro ainda não foi transferido. 😞

  • editado October 2023

    @llldianalll olá, a ACP transfere sozinha, infelizmente todos os e-mails que mandei em 2023 foram ignorados, não estão a responder mais. Só resta esperar.


    Eu joguei uma mão de poker e perdi. Já estou em Portugal, comprei passagem no início do ano achando que já teria o assento. Pelo menos tenho família aqui pra me apoiar e já tenho alguns documentos que consegui pedir.

    Boa sorte pra nós.

  • editado October 2023

    @llldianalll


    @fnando @Blackfyre vocês fizeram algum contato com o ACP para transferência? O da minha mãe que chegou na bolinha 7 em Novembro ainda não foi transferido. 😞


    Seu processo está na bolinha 7 desde o ano passado? Isso é muito estranho! Não deveria levar quase um ano para a emissão do registro.

    Valeria uma reclamação à Inspetoria Geral Formulário de queixa, reclamação ou denúncia | IGSJ.Justica.gov.pt

    A reclamação deve deixar bem claro que o IRN está atrasando a emissão desses registros, uma vez que processos de nacionalidade por outros artigos da lei, com despacho favorável realizado em 2023, já tiveram os respectivos registros emitidos. Desse modo está óbvio que a explicação habitual de sobrecarga dos serviços não se aplica no caso em tela, mas sim que os processos de judeus sefarditas, embora contem com despacho favorável, estão sendo tratados de maneira diversa e prejudicial aos interessados. Você deve deixar bem claro que não aceita uma explicação genérica, mas que espera uma explicação relacionada diretamente ao seu caso concreto. Reforce bem que você tem conhecimento de outros casos em que o assento já foi emitido (nacionalidade de filhos, de netos, de casamento, de residência, que tiveram despacho favorável em 2023 e já tiveram o assento emitido).


    Importante: lembre-se de escrever com educação e respeito. Apesar da sua insatisfação, ainda assim há de ter em conta que estará tratando com profissionais - profissionais que tem o seu processo em mãos.


    Boa sorte!

  • Olá, @llldianalll

    Nunca enviei e-mail pois via outras pessoas fazendo isso e sempre recebendo uma resposta padrão.

    Inclusive em um grupo que acompanho tem uma pessoa aguardando registro desde novembro de 2022 também. Ele já mandou diversos e-mails e nada até agora. Este mês de outubro era meu limite para que eu fosse atrás de ver o que estava acontecendo, pois a média para transferência está em 10 meses. Então o meu seguiu o padrão.

    Acho uma boa ideia a sugestão do colega acima para abrir uma reclamação.

  • @fnando também já o fiz, não mudou absolutamente nada, teu processo tem as mesmas datas que o meu e tu disse que não mandou nada, foram transferidos juntos também. É frustrante, mas pelo menos o nosso andou, já está na conservatoria do regiato civil, agora é esperar, mais cha de cadeira.

  • @Blackfyre sim... foram 10 longos meses de espera até ser transferido. No início a expectativa era de 3 meses. Confesso que essa demora me frustrou bastante. Deixei alguns planos de lado. Agora estou tendo que encontrar motivação para retomar os planos e focar na mudança de país. Ainda tem essa última fase para ultrapassar. Se ficar dentro da média, deve ser concluído no início de novembro. Tenho agenda para os docs no consulado de SP para dia 13/11. Muito ansioso!! Boa sorte para nós!

  • @fnando parece que se você tem agenda com o consulado de SP você poderia pedir para eles agilizarem a emissão do documento. Não me recordo a onde que vi, mas li um relato assim: a pessoa estava aguardando a emissão do assento e argumentou que tinha um agendamento no consulado e pediu para agilizarem. Pedido foi aceito!

    Se fizer isso, depois nos conte como foi.

    Já vem direto pra Suiça e pula Portugal! rsrs

  • @gmaferreira Acabei de seguir sua sugestão. Anexei o comprovante e contei minha saga para conseguir o agendamento. Agora é torcer para dar certo. Grato pela orientação. Se funcionar, volto aqui para contar.

    E sim, Suiça está no meu radar. Você recomenda então?

  • @eduardo_augusto @fnando Farei isto, pois o processo dela vai fazer aniversário de 1 ano em Novembro. Não foi nem transferido, bem estranho. O meu processo mesmo (e de duas outras primas) teve problemas quando estava na etapa 4 e só moveu após (mais de um) contato. Fui uma das primeiras da família a entrar com o pedido e meu processo só chegou na bolinha 7 recentemente. 😞

  • @Blackfyre Parabéns pela mudança. O seu processo já transferiu, logo você terá o assento e poderá se tornar oficialmente cidadão português.

    Sua jogada de poker deve ajudar inclusive para tirar o passaporte e o cartão de cidadão, pois em Portugal está bem mais fácil.

    Minhas tias que já tem assento e moram em Porto Alegre não conseguem agendamento no consulado de jeito nenhum. Este processo está sendo uma verdadeira saga em todos os sentidos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.