Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1717274767779

Comentários

  • @fanegrao, @dududuedu


    Domingo (19/03) fez 5 meses que enviei o processo, até agora nada.

    Quando eu enviei a previsão também era 2 meses, pelo valor pago no mínimo deveria ter como acompanhar o andamento, é uma vergonha.

    Enquanto isso no Consulado do RJ, não leva 1 mês para ficar pronto, esses dias no grupo do telegram tem uma menina que enviou ficou pronto em 5 dias.

  • @Ulisseslnd, é complicado mesmo durar tanto tempo.

    Creio que se Santos restringisse o atendimento apenas para as UFs da competência do Consulado de São Paulo, assim como o RJ faz, que atende apenas RJ e ES, o prazo se encurtaria.

  • @Ricosne


    Ai que tá, o pessoal do grupo do Telegram estão enviando de outros estados para o RJ também. No Consulado do RJ se você ligar ou ver no site falam que não aceitam processos de outros estados, porém esse relato que eu fiz, foi uma mulher de Piracicaba que enviou para RJ. Depois que envia o processo para RJ eles concluem normalmente. Provavelmente eles estão falando que não aceitam para não tumultuar igual esta acontecendo com Santos, a diferença de lá, me parece que eles não devolvem as certidões

  • @Ulisseslnd , bom saber!

    Vou orientar meus familiares a enviar para RJ.

    Obrigado.

  • @Ulisseslnd

    dia 02 de Março completou 6 meses;

    a única informação q recebi é que o processo esta em andamento e tenho que aguardar a conclusão.

    nada mais a fazer, só ter paciencia.

  • @dududuedu

    Você esta aguardando a transcrição para enviar o processo de cidadania? Esperei um mês para enviar o processo de neto da minha mãe, eu vi que ia demorar enviei sem a transcrição, já recebi a chave de acesso e o número do processo. Quando eu receber a transcrição vou enviar para conservatória com requerimento pedindo a juntada desse documento no processo.

  • @ugoesteves @Ulisseslnd

    é um processo que montei para um amigo, havia tanta divergencia de sobrenomes , foram mais de 10 retificações, que achei prudente fazer as transcrições e como ele não tem pressa , estou mais tranquilo.

    mas a sua dica é perfeita; se o processo fosse meu faria o mesmo.

  • Precisa da cópia do RG para Santos?

  • - Transcrição enviada: 26/10/22

    - Entregue em Santos: 27/10/22

    Status: aguardando…


    (5 meses já e nada até agora, alguém que tenha enviado próximo a essa data já recebeu a transcrição?) :(

  • editado April 2023


  • Pessoal do Escritório Consular de Santos já mudou o discurso, agora estão falando no prazo de 12 meses para conclusão das transcrições.

  • @Ulisseslnd , nossa!!!

    Enviei em Outubro e até agora nada.. quando enviei, a expectativa era de 2 meses... pelas mensagens do forum aqui na época...

    Semana passada liguei lá, e tinha falado que estava atendendo processos do Brasil inteiro e o prazo mudou para 6 meses... (que no meu caso será 3 semana de Abril)...

    Muito arrependimentos.. deveria ter mandado para portugal direto.

    Abs,

  • @fanegrao também me arrependo de ter mandando para Santos, se eu soubesse teria enviado para Portugal.

  • @Ulisseslnd @fanegrao ,

    só pra registrar aqui no fórum ;

    processo recebido em Santos em 02/Setembro/2022; completou agora no dia 02 de Abril 07 meses e ainda não concluido.

    outro processo recebido no Consulado em SP dia 25/Maio/2022; concluido em 26/Março/2023; portanto 10 meses.

  • Enviei para Santos a transcrição de casamento:


    Envio para o consulado: 07/12/2022

    Recebido no consulado: 08/12/2022

    Finalizado: aguardando...


    Entrei em contato com eles por e-mail, mas as respostas foram as mesmas dos outros membros, que o prazo aumentou para 6 meses...

  • Gostaria de entender qual a grande dificuldade nessa transcrição,tem algo errado lá,certeza,a minha transcrição saiu em 6 dias.

  • @guedesmarcia

    quando enviei a transcrição de minha avó para o consulado de Santos, demorou 4 horas para ficar pronta.

    Isso em 2021.

    Hoje, devido à demanda, está demorando por volta de 6 meses.

  • @mabego mas será só esse o problema?6 meses é muito tempo para um processo tão simples.

  • @guedesmarcia

    mas é o que o consulado tem informado...

  • Olá boa tarde,

    Meu irmão mandou seus documentos para transcrição e foi recebido no consulado de Santos no dia 25/01/23, porem já temos passagens comprada para Europa para o dia 23/01/24. Tendo invista que para tirar o CC e o PEP leva uns 45 dias e são indispensáveis para a viagem, será que essa transcrição será concluída até 01/12/23?

    Estamos na torcida que sim, se não temos que tentar um plano B.

  • @mabego ,sim,claro....as mesmas explicações deles de sempre pra tudo,eu suspeito de uma lentidão anômala.

  • Pessoal do Escritório Consular de Santos já mudou o discurso, agora estão falando de 12 meses para concluírem os processos de transcrição, praticamente igualaram aos prazos de SP. Não creio que teve uma avalanche de pedidos de transcrição de uma hora para outra, da impressão de que Santos como faz parte do Consulado de SP, pode ter ocorrido uma transferêncai

  • Sinceramente não consigo entender, os problemas começaram ocorrer nos meses de setembro e outubro de 2022, a não ser que o Consulado de SP tenha repassado processos para o escritório consular de Santos, não pode ter ocorrido uma enxurrada de processos do Brasil para atrasar tanto.

  • Hoje fez 6 meses que enviei transcrição de casamento, nada ainda

  • @Ulisseslnd senhorr, que demora. A minha vai fazer 6 meses próxima semana e também nada. Em um grupo de cidadania no face vi uma pessoa que enviou dia 03/11 dizendo que recebeu os documentos ontem 19/04. Não dá pra entender essa coisa!

  • @valsnog vai entender o que ocorre, pelo jeito não tem regra nenhuma.

  • Ola Pessoal,

    Eu e meu irmao entramos com o nosso processo de cidadania no ACP no final de Outubro, nossa mae e portuguesa e nosso pai foi quem nos registrou (eram casados na epoca).

    Enviei o pedido de transcricao para Santos com recebimento em 06/02/2023, mas como os prazos estao muito longos atualmente, vcs acham que teremos problemas? Vale a pena eu enviar os docs para transcricao para outro lugar que faca isso mais rapido? Ou sera que se entrar em exigencia eles aceitariam a certidao de casamento de meus pais? Obrigada

  • @julianatferreira

    Os prazos da ACP para analisar processos de filho também aumentaram. Só agora os processos enviados em agosto de 2022 estão começando a sair da bolinha 1. Então vai levar mais uns meses até eles realmente olharem os seus processos (vai ser na bolinha 4 que vão examinar se vocês atendem os requisitos).

    Aceitar apenas a certidão de casamento BR eles não vão aceitar; eles vão pedir a transcrição de casamento para estabelecer a maternidade PT. Mas não vão indeferir o processo; vão te notificar da exigência. Você pode responder que a transcrição já foi solicitada (enviar cópia da solicitação) e está esperando a sua conclusão. Peça na resposta também uma "dilação de prazo" por esse motivo.

    A questão de enviar para outro lugar (e pagar de novo por tudo) vai da sua ansiedade, pressa e disponibilidade financeira. A opção seria a CRC Porto; precisa ver que prazo está levando lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

    Se não tiver com tanta pressa assim, poderia deixar o processo correr; de tempos em tempos avisando a ACP que ainda está esperando a transcrição e pedindo mais dilação do prazo. Acho que só se passar mais de 6 meses sem você dar alguma informação é que arquivam um processo que está em exigência.

  • Finalmente recebi os documentos da transcrição do meu casamento

    - Transcrição enviada: 26/10/22

    - Entregue em Santos: 27/10/22

    - Finalizado em: 05/05/2023 


    Tempo decorrido: 6 meses e 8 dias

  • @CarlosASP obrigada pelo retorno.

    Como moro na Irlanda e não gostaria de renovar meu visto no ano que vem, eu já estou pedindo os docs novamente e vou mandar para outro lugar, provavelmente a CRC do Porto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.