Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1132313241326132813291452

Comentários

  • Olá! Tudo bem? Estou a fazer minha nacionalidade portuguesa através da minha mãe, por atribuição.


    Estou com uma dúvida em relação ao formulário 1C, é sabido que ele precisa ter reconhecida firma pela assinatura do requerente, correto?

    Porém, eu sou o requerente, não tenho firma aberta no Brasil e estou a morar em Portugal. Alguém sabe como devo proceder nessa situação?

    _____________________

    Documentos nacionalidade Portuguesa pra filho de Portuguesa:

    • Minha certidão de nascimento (de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilado)

    • Cópia do Passaporte ou do RG Brasileiro (Autenticada e apostilada)

    • Certidão de Nascimento da Portuguesa (não precisa apostilar)

    • Formulário 1C - Pagamento de 175 euros

    _______________________

  • @Nandalobao

    pois é! o processo de filha da minha avó durou 6 meses, já com o registo! (sem urgência em razão da idade) O da minha mãe já durou 8 meses. Agora vamos ver quanto tempo o meu vai levar... 😅

  • editado March 2023

    Olá a todos.

    Estão sendo tratados no momento os processos que deram entrada em julho/2022. Meu amigo deu entrada em agosto/2022 através de advogado, que recebeu a seguinte mensagem ontem, do Arquivo Central do Porto:


    Grande abraço!

  • @mabego obrigado pela resposta, querida.

    Ja enviei o processo do meu filho (34xxx/23), torcendo pra realmente concluir em apenas poucos meses.

    Após os longos e intermináveis +27 meses que demoraram a conclusão do meu processo como neto, esse prazo é quase instantâneo. (risos)

  • Olá, meu nome é Jéssica.

    Gostaria de saber se aguém tem alguma informação sobre quando os processos de filho poderão ser enviados online?

    E se com isso o tempo de espera vai diminuir?

    Demos entrada no processo do meu pai, como filho de português, em agosto de 2022 e até agora ainda está na bolinha um.

    Queria saber mais ou menos quanto tempo levaria pra tirar o meu como filha de português.

    Saiu uma reportagem do SBT no fim do ano passado falando que quando os processos forem online o prazo cairia para cinco meses.

    Se alguém souber de mais informações me avisem por favor, estou tentando acalmar a minha ansiedade 😂

  • @antoniocesarpires

    exatamente... é em um piscar de olhos!!!

  • @badjess

    Gostaria de saber se aguém tem alguma informação sobre quando os processos de filho poderão ser enviados online?

    Sem previsão. Mande pelo DHL ou correios.

    E se com isso o tempo de espera vai diminuir?

    Não terá tempo de espera diminuído, a fila será respeitada por queles processos que chegam por correio.

    Demos entrada no processo do meu pai, como filho de português, em agosto de 2022 e até agora ainda está na bolinha um.

    em meados de agosto de 2024 terá movimentação.

    Queria saber mais ou menos quanto tempo levaria pra tirar o meu como filha de português.

    Hoje, está + ou - 8 meses.

  • @nunogomes muito obrigada pelo esclarecimento! ;)

  • editado April 2023

    Turma, boa noite. O processo de meu filho menor teve movimentação hoje após 3 meses (87 dias). Foi de bola 1 para 2 verde, e pelos relatos aqui no grupo, vejo que os processos de filhos maiores estão sendo movimentados nestas mesmas etapas em exatos 6 meses. Com isso, é possível ajustar as expectativas de prazo. Tenho também um processo 1C de filho maior na esteira... Boa sorte para nós todos!!

  • @badjess

    O tempo de espera não vai diminuir... Até porque a estimativa de prazo que a gente tem é a partir de quando eles receberam o processo la.

    Hoje voce envia por DHL e chega em 3 dias úteis e por correio chega em uma semana/10 dias. O tempo que "ganharia" seria só desse prazo de envio mesmo.

  • bom dia meus caros,

    Poderiam, gentilmente, me esclarecer algumas dúvidas?

    Moro em PT e meu irmão (que mora em no BR e tem nacionalidade portuguesa) pediu que eu fizesse presencialmente aqui em PT o processo de atribuição de nacionalidade de sua filha (minha sobrinha) que hoje conta com 1 mês de vida.

    Creio que não tenha problemas, pois é a minha sobrinha, certo?

    Quais os docs necessários para tanto?

    Muito obrigado e um ótimo fds

  • @Bru_ o meu durou um pouco + 7 meses com tudo, cartão cidadão e passaporte. Só o processo foram 6 meses e alguns dias pq teve exigência. Dei entrada na do meu filho agora, mas já estou contando que analisem lá pra janeiro/24.

    Tem muitos processos julho, agosto e setembro/22... Acho que o prazo será de 9 meses a média.ಥ⁠‿⁠ಥಥ⁠‿⁠ಥ

  • editado April 2023

    @PERSIO CORREA

    Melhor que os pais façam enviando a documentação para o link abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c

    Documento do bebê, basta a certidão de nascimento.

    Documento do português, pode ser o CC (não precisa de apostilamento)

  • @mabego será que nesse caso minha mãe pode requerer/assinar o formulário 1C por mim, já que ela tem firma aberta e eu não?

    ______________________________

    Olá! Tudo bem? Estou a fazer minha nacionalidade portuguesa através da minha mãe, por atribuição.

    Estou com uma dúvida em relação ao formulário 1C, é sabido que ele precisa ter reconhecida firma pela assinatura do requerente, correto?

    Porém, eu sou o requerente, não tenho firma aberta no Brasil e estou a morar em Portugal. Alguém sabe como devo proceder nessa situação?

  • @Vince_lonelystar

    repetindo a resposta dada anteriormente.

    Vá em algum notário para registrar sua firma e assinar por autenticidade.

    https://www.notarios.pt/?search=&concelho=&locale=Portugu%C3%AAs


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest


    só vc pode assinar, já que é vc o requerente

  • editado April 2023

    @Vince_lonelystar vc pode ir a qualquer conservatória do registo civil dizer que só quer o reconhecimento da assinatura e enviar vc o processo para o Arquivo Central do Porto, ou então ir a qualquer notário como @mabego disse, e quase de certeza que no concelho onde está a viver há um ou dois cartórios notariais (equivalente ao cartório de notas), mas penso que se for a uma conservatória de registo civil portuguesa, não pagará pelo reconhecimento da assinatura.

    Atenção se for a uma conservatória, não caia no engano de entregar presencialmente lá e depois eles enviarem para os Registos Centrais, que são muito, muito mais lentos que o Arquivo central do Porto

  • @Vince_lonelystar

    assim como no brasil, em portugal voce pode ir em um cartório e reconhecer firma. tb pode reconhecer firma em um posto consular do brasil em portugal

  • @nunogomes @Bru_ @mabego

    Dicas preciosas! Obrigado! 🙏🏻

  • @mabego muito obrigado!!

  • Olá gente, aparentemente estou com um problemão

    Atualmente a cidadania do meu pai saiu e eu já estava me organizando para pedir a minha. Só que notei que pedem uma cópia reconhecida e apostilada do passaporte ou rg. O detalhe é que eu moro na França e aparentemente o Consulado do Brasil em Paris não pode apostilar documentos. Isso procede? Já mandei diversos e-mails e eles ainda não responderam. Alguém sabe como eu poderia resolver a minha situação? Claro, sem ter que mandar meu documento pro Brasil, pedir pra alguém apostilar e mandar de volta (o que seria demorado além de caro). Help!

  • @anandassa

    O detalhe é que eu moro na França e aparentemente o Consulado do Brasil em Paris não pode apostilar documentos. Isso procede? Já mandei diversos e-mails e eles ainda não responderam.

    "falou" com alguém? ou é dedução sua?

    Ligue no consulado ou embaixada

  • @anandassa Eu tive o mesmo problema pq moro na Alemanha.

    O consulado faz o reconhecimento do seu RG. O nome do procedimento é de notarizar o documento. Porém, você só deve achar vaga pra bem longe, ainda mais se tratando da França que possui uma grande comunidade portuguesa.

    Basicamente você tem dois caminhos a seguir:

    1 - Agendar no consulado e esperar um tempão,

    ou,

    2 - Dar entrada pessoalmente na ACP (q foi oq eu fiz).

    Se você mora na Europa, provavelmente tem a necessidade de conseguir a Nacionalidade o mais rápido possível, então o melhor caminho seria ir lá pessoalmente no Porto.

    Porém, caso não haja a urgência, espera, vai no consulado e depois manda a documentação por correios.

  • bom dia, os processos de meus dois filhos menores (13 e 15 anos) andaram hoje.

    saíram da bolinha 1 para 2.

    números 68xx/2023 e 68yy/2023

    Protocolo em 19.01.2023

    Não constam da planilha e não sei como colocar, se alguém puder ajudar agradeço.

  • @SABarreira Bom dia! Em relação aos processos em tratamento, são contados a partir da chegada na Conservatória (Recepção) ou após o recebimento do e@mail com a numeração para acompanhamento?

    Abraços.

  • @flavio_gerade Bom dia.

    Eu e meus irmãos tivemos nossos processos de netos finalizados recentemente. Pelo que verifiquei na movimentação dos processos na planilha de netos, e pelas observações dos demais participantes do fórum, o tratamento é efetuado pela ordem de chegada. Isso também foi confirmado pela conservadora:

    Abraços.

  • pessoal, processo em exigência...

    Só colocar no envelope e mandar o q foi solicitado?

  • @MARCUS ALVES

    pode informar qual foi a exigência?

    Colocar no endereço informado no email, com uma cartinha dentro, mencionando o número do processo e a finalidade de cumprimento da exigência.

  • Para quem deseja enviar por correios o processo, eu enviei desde SP no dia 28/03 e hoje dia 05/04 foi entregue na ACP o meu processo e da minha irmã. Eu paguei R$ 47,50.

    Concordo que é mais seguro e mais rápido de se enviar pela DHL, mas no meu caso eu preferi ter um custo menor e para minha surpresa foi entregue em 6 dias úteis. A previsão do correios era entre 8 e 11 dias úteis.

    Agora espero receber por email nos proximos dias a senha do meu processo e da minha irmã.

    Boa sorte a todos nós.

  • @mabego

    para fins de informação, um processo de filha que mandei caiu em exigência porque pediram a certidão de casamento dela para comprovar a alteração de nome, mesmo estando o casamento averbado na certidão de nascimento dela, que foi enviada corretamente.

    Esse processo foi da minha tia. O processo da minha mãe, irmã dela, que foi enviado junto, caiu com outra conservadora e não caiu em exigência. Ela não enviou a certidão de casamento, somente a certidão de nascimento com a averbação/anotação do casamento, e foi suficiente!

    Por isso, recomendo às mulheres casadas que alteraram o nome que enviem a certidão de casamento, mesmo que o casamento e consequentemente a alteração de nome esteja averbado/anotado na certidão de nascimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.