Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1132513261328133013311461

Comentários

  • @Sayd ,

    Vou te contar uma experiencia que aconteceu comigo, meu processo não mudava o status no site para a bola 7 verde, esperei muito tempo até que um dia eu resolvi ligar na linha de registro e pela minha surpresa o registo já tinha sido emitido a quase 30 dias. O site de acompanhamento nunca atualizou para a bola 7 verde e nem recebi o registo por email, foi me passado o numero por telefone e tive que solicitar pelo Civil Online.

    Então te aconselho a ligar na linha de registro e perguntar pelo seu processo.

  • @texaslady ,@Destefano ,@mabego ,@AlanNogueira etc.....

    Bom dia á todos! Cá estou com mais novidades: Creio eu que os trabalhos no forum estão á todo vapor. Todos sabem que processo de meu esposo finalizou e em 10 dias recebi a certidão em nosso endereço. Agora foi a vez do sogro de minha filha( José Edusrdo Silveira enviei o pro cesso dele em Janeiro de 2021) Foi Recebido em :

    19/01/2021 Recebido

    25/03/2023 Aprovado ( Bolinha 7 marrom)

    15/03/2023 Finalizado ( Recebi a Certidão dele por e-mail) Finalizou em 15/03/2023 e no mesmo dia enviaram certidão. Estou acompanhando o prazo para registo após finalizar e varia entre 58/60 dias, do meu esposo levou 58 dias. Do sogro de minha filha foi em 20 dias . Ainda nem foi atualizado na planilha. Mas já estamos com o registo. Para quem esta na espera alegrem-se tempo está diminuindo.


    Detalhe: 25/03/2023 Era Domingo

    15/03/2023 Sábado


    Gratidão á todos tenham um excelente dia!

  • @RoseMoraes ,

    que ótimo! Obrigada por compartilhar. Acho que você se confundiu com a data em que foi finalizado. Quando você diz 15/03/2023 quer dizer 15/04/2023, certo?

  • @texaslady ! Verdade rsrsrs na impolgação digitei errado ! Recebi e-mail com certidão sábado 15/04/23

    Inclusive já estou indo ao correio enviar os processos dos filhos para cidade do Porto só estava faltando esse registo para fechar os envelopes. Com certeza compartilharei mais novidades.


    Gratidão

  • @RoseMoraes Obrigado por compartilhar! Foi atribuição para filho de português? Está demorando tudo isso, mais que 2 anos??

  • Bom dia, favor quem puder ajudar na duvida abaixo

    Lucas é o português, ele casou com Bruna e teve a filha Maria Clara. Lucas foi o declarante no nascimento da filha, então para pedir a cidadania desta filha não é necessário transcrever o casamento, correto?

    Depois Lucas separou e casou com Ester, e teve a filha Elisa. Para pedir a cidadania desta filha é necessário um processo de divórcio em Portugal, correto? Mas para ele divorciar é necessário agora a transcrição casamento, correto?


  • @RIBEIRORENATOS

    como a Elisa, do segundo casamento, tem interesse, então tem que transcrever o primeiro e homologar divórcio em Portugal.

    Depois transcrever o segundo.

    Assim todos ficam com o direito garantido, inclusive a Ester, para requerer pelo casamento.

  • @mabego Se o interesse é apenas a cidadania da filha Elisa, (nao precisaria da cidadania da esposa Ester) neste caso não seria necessario a transcrição do segundo casamento? pois foi o portugues que registrou a filha

  • @RIBEIRORENATOS

    o Lucas consta como em Portugal? solteiro?

    nas certidões dos filhos, como ele consta? casado, no caso da primeira filha? e divorciado, no caso da segunda filha?

    @Recejr

  • @RIBEIRORENATOS

    Para Elisa, caso Lucas tenha sido o declarante de seu nascimento antes de 1 ano de idade, não precisa transcrever nem o primeiro casamento, nem homologar o divórcio, nem o segundo casamento. Pode fazer já. Ela é filha de um cidadão PT que a perfilhou ao declarar o seu nascimento na menoridade (se ele realmente tiver feito isso); não interessa se é do primeiro ou segundo casamento (ou mesmo se fosse fruto de nenhum casamento). Isso se mandar para a ACP do Porto. Consulados podem ter outra exigência.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#

    Já para Ester, como CÔNJUGE de um segundo casamento, será necessário transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em PT (algo mais custoso pois exige a intervenção de um advogado inscrito em PT) para dissolver esse primeiro casamento, e depois transcrever o casamento de Lucas e Ester. Vai por volta de uns 1000 euros nisso tudo (2 transcrições e uma homologação de divórcio). O preço exato vai depender de quanto o advogado PT vai cobrar para fazer a homologação do divórcio. O preço varia um pouco também se a ex-cônjuge (Bruna) assina ou não o pedido de homologação (mais caro se não assinar).

    Se Ester não tiver interesse na nacionalidade, não se tem todo esse gasto.

  • @mabego O portugues Lucas está solteiro em Portugal, estamos iniciando o processo dos filhos ainda. Ainda não tiramos as certidoes das filhas dele para dizer.


    @CarlosASP Que esclarecedor Carlos, nao sabia disso, Vai ser muito prático, não precisar nem casamento, nem divorcio. Obrigado pela informação

  • @RIBEIRORENATOS

    se a esposa (segunda) não tem interesse... não precisa. Como o @CarlosASP orientou.

    Menos burocracia.

    Mas se for pelo consulado, pode complicar.

    Faça os "filhos" diretamente

  • editado April 2023

    @mabego @CarlosASP

    Estou fazendo cidadania de todos primos, E para este caso:

    A portuguesa é mulher, ela casou, divorciou, casou novamente e teve um filho.

    Neste caso a cidadania do filho obrigatoriamente exige a transcricao dos 2 casamentos e do divorcio?

  • @nunogomes fiz e a resposta foi:

    "

    Exm Sr

    Em resposta ao e-mail infra, informo que o seu pedido de nacionalidade, já se encontra decidido favoravelmente, aguardando apenas a feitura do respetivo registo de nacionalidade será lavrado por ordem de ata do despacho favorável.

    Logo que concluído será comunicada via email "


    Pela planilha vejo processos posteriores ao meu (despacho em 23-02) a terem o assento e o meu demora.. ahhaah

  • editado April 2023

    @RIBEIRORENATOS

    A portuguesa é mulher, ela casou, divorciou, casou novamente e teve um filho.

    Neste caso a cidadania do filho obrigatoriamente exige a transcricao dos 2 casamentos e do divorcio?

    se ela não foi a declarante do filho, tem que transcrever os dois, além de homologar o divórcio. E como está o sobrenome dela? está igual ao do documento de identificação?

  • @mabego vou levantar estes dados, ainda não tenho.

    mas de praxe o costume no Brasil é mae ficar de resguardo, nao registar filho, e mudar seu nome para o sobrenome do marido... mas vai que nao foi assim..

    Obrigado até o momento.

  • @Fernando Amaral penso que eles ignoram o fato do povo aqui ter uma planilha onde partilha certos dados :D Mas pronto, em breve terá o seu assento! Só aguardar, depois não esqueça atualizar a planilha, para os que ainda tiverem no aguardo poderem ir gerindo a ansiedade! Força, em breve a ansiedade será outra, a de conseguir o cartão de cidadão :D

  • @nunogomes obrigado pela força, a planilha mantenho sempre atualizada, cada avanço foi atualizado de imediato :)

    O Cartão Cidadão é mais simples pois moro cá e na Loja do Cidadão de Gaia é rápido :)

  • @mabego bom dia! Não estou encontrando o endereço atual da ACP onde vamos encaminhar nosso processo. Encontrei na internet mas gostaria da confirmação de alguem aqui do Forum, onde sinto mais segurança. grata

  • Obrigado pelas respostas à minha última pergunta. Enviei e-mail para eles e tive resposta identica a recebida pelo Fernando. O jeito é esperar! Estou com tudo pronto pra enviar meu processo só esperando esse registro.

  • @RITA GARCIA

    vc conseguiu acertar a questão do pagamento?

    faça o check list antes de enviar sua documentação, veja no link abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

  • @mabego @CarlosASP

    Quando a mulher é a portuguesa e ela registrou seu filho antes de 1 ano, mas ela alterou seu nome no casamento.

    Neste caso torna-se obrigatorio a transcricao de casamento para pedir a cidadania do filho?

  • emylleneemyllene Member
    editado April 2023

    Boa tarde pessoal , recebi a senha para acompanhar o processo do meu cônjuge e filhos menores segunda feira dia 17/04. A senhas veio separadas , uma em cada email , porem ficou faltando da minha filha mais nova , logo cedo mandei um email para eles , dizendo que faltava a dela , e que os documentos dela estavam juntos com do meu filho do meio (meio que levei uma bronca , pois me disseram para nunca enviar documentos juntos ou agrafados) de qualquer forma , o problema foi resolvido , e me enviaram a senha dela também.

    A minha questão é que andei dando uma lida nas discussões , e vi que deveria ter mandado o Rg dos pais em cada um dos processos dos menores , como eu achei que seria analisado junto , mandei somente uma cópia apostilada de cada .

    Vocês acham que pode cair em exigência?

  • editado April 2023

    @emyllene, boa tarde! Eu tive esta dúvida para minhas duas filhas e me informaram que precisa sim das cópias dos rg's ou passaportes para cada processo separadamente, ou seja, duas cópias dos referidos doc's, ambos autenticados e apostilados. Talvez se cair para o mesmo conservador não dê exigência... mas eu mandaria o documento faltante para eles anexarem ao processo que está sem o mesmo por desencargo de consciência.

  • Boa tarde, tudo bem? Não sei se este é o local mais indicado, mas estou preenchendo o formulário 1C de atribuição pra filho pra minha mãe e estou com algumas dúvidas em relação ao quadro 2.

    Eu tenho o assento de nascimento do meu avô português pelo Arquivo Central de Porto. Devo marcar algo nessa parte?

    Outra dúvida é em relação a pergunta dois - se pretende manter o nome original. Preciso marcar algo disso? Minha mãe mudou o nome depois de casar, portanto além dos documentos já solicitados estou enviando a certidão de casamento dela de inteiro teor repografica e apostilada. Obrigada dede já pela ajuda.

  • Prezados, meu processo foi recebido pela ACP Porto no dia 14/11/2022 e até hoje não foi registado. Vi na planilha compartilhada aqui no site que processos similares, recepcionados em Mar/23, já estão com a segunda bolinha verde (!!!) (não são processos de menores de idade). O que pode ter acontecido?

  • @andrade_nana

    anexe uma cópia do nascimento, se for de "civilonline" (nascidos depois de 1911), pode ser uma cópia simples.

    Não preencha nada sobre o manter o nome original

  • @magebo mas dai eu não preencho nada sobre os dados do meu avô tbm? Ficaria dessa forma ai embaixo? (Só marcando o pai português?)


  • @andrade_nana

    sim... se vc anexar o documento, não preencha nada.

    Mas é documento de civilonline? vc não me respondeu..

  • @magebo Desculpe. Sim, é do civilonline.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.