Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1527528530532533665

Comentários

  • Pessoal, boa noite. Venho aqui informar que recebi hoje, por e-mail, o assento de minha mãe! Finalmente o processo dela está concluído e já posso dar entrada na minha cidadania como filha. Logo mais trago mais informações. Agradeço a todos pela ajuda que sempre estão dispostos a nos dar.

  • @Destefano

    Eu não sabia que era possivel tirar certidão pra um processo ainda no início. Vou tentar descobrir.

  • Que ótima noticia @anaferreirallf. Meus parabéns!!! Boa sorte no próximo passo que é o processo como filha. Mais um processo que levou "apenas" 1014 dias para a criação do registro. Melhor ainda que estão até enviando o assento por email e podemos economizar 10 euros hehehe.

  • @anaferreirallf , parabéns pela conquista e desejo sucesso nas próximas etapas! Comemorem!

  • editado February 2023

    O processo de minha mãe foi recebido no IRN no dia 02/12/2020 e a senha recebida em 06/01/2021. No dia 04/11/2022, foi finalizado e aguardava o registro. Em 16/02/2023, recebi um email do IRN com o assento de nascimento em anexo. O registro foi gerado em apenas 3 meses e 12 dias, um ótimo prazo, considerando que há poucos meses os registros demoravam 6 meses para serem gerados. O tempo total do processo foi de 26 meses e 15 dias (806 dias).

    @raphafcruz uma boa economia de dinheiro e de tempo também! kkkkkk

    E lá vamos nós para a "'segunda etapa", minha cidadania. Logo em seguida terei a "terceira etapa", cidadania de minha filha!

    Este fórum foi e continua sendo 100% essencial, com pessoas do bem que se empenham em ajudar o próximo. Muito obrigada!

  • Processo enviado por EMS, em 26/12/2022, recebido em 06/01/2023, hoje recebemos a senha com 42 dias. ( Neta - 63 anos) Fica o relato para ajudar.

  • Em uns 10 dias o seu deve ter o registro criado @guitpf

  • @anaferreirallf @adilsonribeiro1976 Muito obrigada pelas informações prestadas!

    Parabéns @anaferreirallf por essa grande conquista!

  • Prezados foristas, boa noite!

    Segue meu relato:

    Pagamento da taxa de 175 Euros em 15.08.2022 e formulário pré preenchido recebido no mesmo dia.

    Requerimento de cidadania na condição de neto enviado por DHL em 15.09.2022 ao custo R$ 240,00 tendo sido recebido em Lisboa em 20.09.2022.

    Após 142 dias sem notícia, no dia 08.02.2023 fiz contato no e-mail rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt que foi indicado aqui no fórum e no dia 09.02.2023 recebi a senha para acompanhar o processo 10XXX/2023. Já inclui na planilha de acompanhamento.

    Agora vou ajudar meu primo!

  • Bom dia

    Preciso saber quais documentos e para onde devo enviar para solicitar a nacionalidade do meu Filho de 11 anos?

  • Recebi agora a certidão narrativa do meu avô de 1885 em uma folha A4 mau da para ver os carimbo

    e ainda com o sexo errado. Fizeram de propósito.

  • Detalhe não tem número do acento .

    Paguei 20 euros para isso.


  • @bunker94 o gênero do seu avô consta como "feminino".

  • talvez possam corrigir

  • Parabéns  @anaferreirallf , o seu processo como filha será menos demorado. Comemore muito!

  • bunker94bunker94 Sha
    editado February 2023

    @dandrew consta como masculino no assento de batismo. Eles lá do arquivo que digitaram na certidão reprografia de propósito, não é possível alguém errar isso.

    No assento está escrito masculino.


  • @bunker94

    Infelizmente é possível sim.

    Quando da conclusão do processo de nacionalidade de minha mãe ano passado, o assento de nascimento emitido ao fim do processo veio com o sexo "masculino". E ela nem tem um nome que deixa espaço para dúvidas sobre o sexo. Além disso, outros 7 erros foram cometidos nos nomes dos pais. avós etc no mesmo assento.

    O mais surreal é que a correção (reclamei no mesmo dia) não foi feita no "corpo" do assento. Lá continua como "masculino". Só num averbamento no fim do assento que consta "Rectificado no sentido de que a registada é do sexo feminino" e depois se corrige no mesmo averbamento todos os outros erros dos nomes.

    Sempre tem que conferir tudo.

  • @bunker94 ,

    Contate o AD, se você já não o fez, e solicite uma nova certidão, você não terá que pagar, o erro foi deles. Verifique se não há outros erros. Se você já tiver com os outros documentos prontos, envie com esta mesmo para ganhar tempo. E assim que receber o número do processo, encaminhe a certidão correta pra ser anexada ao processo. Infelizmente estas coisas acontecem...

  • @texaslady

    Viu entrar na fase de apostilamento para depois preencher o formulário 1D. O número do assento , acredito que não tenha né. Eu vou enviar a certidão de batismo do antepassado de 1885.

    Deixo essa parte é as freguesias em branco ?

    Só preencho o nome ?


  • @bunker94 ,

    Sim preencha somente o nome. O item 2 do quadro 2 é para preencher quando a certidão não está sendo enviada, que não é o seu caso.

  • AdrianoEnzoAdrianoEnzo Member
    editado February 2023

    @mabego


    Grato

  • Caros,

    O processo de neta de português de minha mãe concluiu hoje. Já recebi o assento de nascimento. Agora é seguir com os próximos passos.

    Segue um breve relato:

    14/12/2021 Recebida senha através do advogado. B1 verde

    12/12/2022 B2 verde

    07/02/2023 B4 Marrom

    08/02/2023 B6 verde

    20/02/2023 Finalizado

    Bom carnaval e desejo boa sorte a todos que aguardam seus processos de neto!

  • Olá a todos!

    Sempre estive acompanhando o fórum mas nunca tinha postado. Estou em processo de obtenção da cidadania portuguesa como neta (meu processo não está na planilha), meu advogado deu entrada no dia 08/02/2021 e recebi a senha no dia 20/02/21. Hoje o meu processo finalmente avançou para a bolinha 2, após longos dois anos de espera!!! Por coincidência, nesse momento estou de férias em Lisboa! Que loucura o destino… rs! Fiz esse relato para ajudar a acalmar a ansiedade de quem tem o processo com as datas parecidas com o meu, sei como é angustiante essa espera, mas uma hora o de todos vão dar certo! :)

  • @ecoutinho

    Processo de neto foi rápido 1 ano e dois meses.

  • @ecoutinho a neta era maior de 75 e entrou em fila preferencial? Porque o processo foi bem rápido... Parabéns pela conquista!

  • @filipescorsatto

    Tem preferência? Se tem preferência qual é a idade ?

  • Parabéns @ecoutinho !

    @bunker94 @filipescorsatto , sim, segundo a planilha a mãe dele tem (tinha à época) 78 anos.

  • Quem é do grupo que mandou no mês 9 de 2021? estamos juntos nessa esperaaa

  • @filipescorsatto

    Ela é de 1944, estava com 76 anos quando demos entrada no processo. Recebi a senha via advogado apenas em Dez/21 mas mandamos a documentação para o escritório dele preparar o processo na metade de março. Pela numeração (125.xxx/21) imagino que esse processo tenha entrado na conservatoria entre agosto e outubro/2021.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.