Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1131013111313131513161452

Comentários

  • Bom dia,

    Alguém sabe o tempo de duração médio para quem deu entrada no CRC Lisboa para nacionalidade de filhos de portugueses ou saberia informar se existe um tópico específico? Pelo que estou observando dos comentários dos fóruns há grande diferença para o tempo de duração do Porto, então, sabem se é possível transferir o pedido de nacionalidade para o Porto?

  • @FelipePT

    Alguém sabe o tempo de duração médio para quem deu entrada no CRC Lisboa para nacionalidade de filhos de portugueses ou saberia informar se existe um tópico específico? Pelo que estou observando dos comentários dos fóruns há grande diferença para o tempo de duração do Porto, então, sabem se é possível transferir o pedido de nacionalidade para o Porto?

    Vc enviou para o lugar errado. CRC de Lisboa atende netos.

    Filhos é na ACP (Porto).

    Provavelmente vai demorar um pouco mais para vc receber a senha do seu processo, pois vão enviar o mesmo para o lugar certo.

  • editado January 2023

    Boa tarde pessoal, estou com umas dúvidas:

    Estou com viagem marcada para Lisboa (pela TAP) no final de março e meu processo de filha (1C) está na bolinha 4 desde 28/12.

    Pela experiência de vcs, acham que ate lá ja terei meu assento finalizado?

    Eu mudei meu nome ao casar (acrescentei último sobrenome do marido), nesse caso eu ainda teria que conseguir fazer a transcrição do casamento antes ou bastaria o assento com nome de solteira para entrar como cidadã européia?


    Obrigada!!

  • Boa tarde! Alguém sabe dizer se a melhor conservatoria,atualmente, para fazer o processo de atribuição para filho menor está sendo ACP ???

  • Boa tarde!! Recebi a senha dia 28/11 e desde então não saiu da bolinha 1 (já se passaram mais de dois meses) alguém saberia dizer se está normal esse tempo?


    Fiz a do meu avô há 1 ano e foi muito mais rápido agora este processo é o do meu pai.

  • @IgorMolina

    Normal, Olhe a planilha de filhos na ACP.

    Vai ver que estão saindo agora da bolinha 1 (desconsiderando os de menores de idade) os processos que chegaram por volta de fim de junho e começo de julho de 2022:

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos

    Pode provavelmente esperar mais uns 4 meses antes de mudar algo no seu processo. Tenho um da família do fim de agosto de 2022 e outros do fim outubro de 2022 - tudo na 1 ainda.

    Os prazos na ACP aumentaram depois do tsunami de processos de sefarditas (e outras causas) por volta de julho/agosto de 2022. Não leva mais 6 meses, já está em 7, subindo para 8.

  • editado January 2023

    @IgorMolina, a minha senha é de 24/09/22 (ACP filho maior)... fase 1 ainda.

    A impressão que tenho é que os requerimentos que chegaram no ACP, na segunda quinzena de julho, estão parados.

  • Bom dia pessoal!

    Estou pensando em pedir meus documentos, passaporte e cartão do cidadão e a transcrição do casamento ao mesmo tempo. Encontrei um tópico aqui no fórum mostrando como pedir a transcrição direto no ACP, enquanto os documentos precisam ser solicitados em algum consulado aqui no Brasil por conta da coleta de foto e digitais. Vocês enxergam algum problema nisso? Pode ser que de algo errado?

    pois estava pensando, no cartão não tem mais a informação de estado civil, como era antigamente.

  • @carolinepferreira

    primeiro a transcrição... e depois seus documentos pessoais.

    Vc tem a opção de enviar à CRC de Porto e não ACP.

    Endereço da CRC

    Rua de São Gonçalo Cristóvão, 37

    4000-270 Porto

  • Caramba! A grande maioria deve ser os processos referentes a cidadania sefardita!

    Preocupação com os processos depois de Julho! :(

  • Também estou preocupado, nenhum processo depois da "pausa" nas numerações foi para a bolinha 2 até agora...

  • Prezados colegas,

    Gostaria de saber se o envio do assento de nascimento português pode ser emitido por uma fotocópia simples ou precisa ser o documento original para o processo de transcrição de estado civil (casamento) e de nacionalidade por atribuição (filho) através do consulado do Rio de Janeiro.

    O assento de nascimento português em questão foi feito em 2023, visto que foi feito através de outro processo de atribuição.

  • Para quem quiser ter uma ideia de prazos através do ACP Porto. Processo de atribuição - filho:

    Data de entrada: 06/06/2022

    Etapa 1: 06/06/2022

    Etapa 2: 22/11/2022

    Etapa 4: 01/12/2022 (marrom)

    Etapa 7: 19/12/2022 (marrom)

    Etapa 7: 31/01/2023 (verde) + assento de nascimento enviado por e-mail

  • editado February 2023

    @gigiiastrid era de filho menor?

    Quero ver como vai ficar a partir de 07/2022...

    Bom dia!

  • @gigiiastrid caiu em exigência ? Ou foram mesmo os 43 dias para criação do assento ? o.O

  • @gigiiastrid

    Do site do consulado - para transcrição de casamento:

    1. Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;

    Se é um assento emitido em 2023, já está informatizado; eles vão usar essa cópia apenas para olhar o número do assento xxxx/2023 e onde foi emitido e olhar no sistema com esses dados.

    Aqui as instruções completas do consulado do Rio:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

  • Boa tarde pessoal! Fiquei uns meses sem acessar o fórum e estou retomando agora.

    Gostaria de fazer o processo do meu filho mais novo (tem 3 meses). Alguma mudança para processo de filho menor? E prazo?

    Lembro que foi comentado sobre possibilidade de ter envio dos documentos de forma digital, chegou a concretizar isso?

    Grata!

  • @loRdY_JG eu tbm.. O processo do meu pai é de 7/22 e ainda tá na bolinha 1.

  • Estou ansiosa também, o meu de inicio de 08/2022 e bolinha 01 ainda. Continuam no de 06/2022, mas logo já estao chegando nos nossos. Mais uns dois/tres meses já estaremos quase na bolinha 07. Fé! hahaha

    Tenho minha viagem para Portugal início de maio e estou confiante que já consigo entrar como cidada europeia haha

  • Ainda fico agoniada pois o meu nao recebi a senha por email, tive que ligar. E quando recebi o email, me informaram que meu email de cadastro era um email nada a ver com nada. Liguei para pedir a correcao, que disseram que corrigiram, mas até hoje nao sei se de fato corrigiram kkk em breve ligarei lá novamente. Dureza. Ah, e esqueci também, além disso o cadastro do meu processo também foi errado, invés de atribuiçao foi para naturalizacao. Quando finalmente consegui a senha de acesso, tornei a mandar e-mail solicitando a correcao disso também. Espero que tenha ido para a caixa de análise certa...

  • Amigos, eu protocolei um pedido de filha, que a pessoa tem 102 anos. Foi no dia 22/12/22, mas até hj não recebi a senha.

    Tem algum lugar que eu possa ligar?

  • @viniciusmrocha

    Olhou se foi para o spam? Alguns dos nossos acabaram lá.

    O email que manda a senha é noreply_rcentrais@irn.mj.pt

    Não adianta escrever para esse email pois é "noreply". mas serve para fazer uma busca no seu email e ver se chegou algum de lá.

  • @CarlosASP nadinha. Eu olho sempre o spam. Queria saber se tem um telefone. Pq pela planilha vejo que a senha tem levado 5 dias.

  • @loRdY_JG, era processo de filho maior mesmo.

    Bom dia/noite! :D


    -


    @Rosye, não caiu em exigência, não. Foi essa demora toda só para emitir o assento mesmo, e eles só enviaram depois de mandarem um e-mail perguntando sobre o assento.


    -


    @CarlosASP, muito obrigada pelas informações!

    No caso, pode ser a fotocópia simples do assento emitido deste ano, certo? Não precisa ser a original, pelo meu entendimento.

  • editado February 2023

    Pessoal por favor me tirem uma dúvida, se puderem me responder em partes seria ótimo!!

    Processo de filho maior 1C precisa de reconhecimento de firma do escrevente??

    Checklist documentos que eu peguei hoje:

    1. Certidão de nascimento da minha mãe recém Portuguesa copia simples OK, ( Precisa de apostilamento de Haia?)
    2. Minha certidão de nascimento por copia reprografica como filho OK, (Falta fazer apenas o apostilamento de Haia)
    3. Falta a autenticação da copia do RG,
    4. Falta Formulario 1C
    5. Falta Pagamento da taxa.


  • @JohnA

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

    O apostilamento se sobrepõe ao reconhecimento de firma do escrevente (parece que é exigido somente no caso de filho menor).

    O restante está na lista acima

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.