Ola boa tarde, o meu processo foi enviado pelos correios no dia 15/09/2021, e recebido no dia 17 do mesmo.
Não enviaram o codigo de seguimento, então liguei em novembro do mesmo ano onde foi possivel o adquirir, desde então tenho acompanhado sempre, foi para a bola 2 em 02/22 e depois bola 3 em 03/22 e so foi para a bola 4 em 05/22 e estava tudo bem.
Sempre aguardando cheguei a achar estranho porque em 10/22 ainda não tinha saido da bolinha 4 e estava verde.
Comecei a tentar saber por ligações e emails ate que me respoderam e disseram que 2 dos documentos não estavam reconhecidos.
Então no dia 25/11 caiu em exigência e no dia 29/11 ja tinha enviado os documentos certinhos.
Desde então so aguardando, liguei de novo e me informaram que estam a espera da resposta do SEF desde 25 de novembro de 2022.
@HellenChermont porque vai receber essa informação por carta, ou tendo sorte, vai acompanhando a planilha e quando começarem a aprovar os processos entregues na semana passada, vai dando check no site todos os dias ou de 3 em 3 dias por exemplo, se a bola 4 ficar laranja dizendo que "o processo está incompleto conforme foi notificado" vc ligará para a linha registos ou enviará e-mail para o ACP e ai a tal sorte de ter alguem que informe exatamente o que falta e vc providencia e envia para o ACP. Mas se tudo correr bem não terá exigência e seguirá da 4 marron para a 7 marron e finalmente a tão esperada 7 verde, com o assento de sua avó recebido no e-mail indicado. Conte agora com uns 8 meses se enviou para o Arquivo Central do Porto
Dei entrada no meu processo de atribuição de nacionalidade (neto de portugueses) na ACP Porto no dia 06 de julho de 2021 e até hoje, após 18 meses, o processo encontra-se na fase 1 (verde) "foi recebido". Existe algo que possa ser feito?
Os prazos para filhos maiores de idade na ACP estão se alargando um pouco. Já está em uns 7-8 meses. Processos que chegaram lá no começo de julho/2022 estão agora passando para a bolinha 4. Pode olhar a planilha de filhos:
@CarlosASP alguma ideia de cidade em que esteja fazendo o processo de cidadania pra filho rm menos tempo que no Porto? Talvez Tondela, Ponta Delgada, Viana do Castelo? 🤔
Não sei, mas o histórico de mandar para outros lugares é que acaba sendo furada para a maioria das pessoas.
A conservatória que era "rápida" um dia, depois que cai na boca da internet (há grupos de facebook, telegram etc), logo fica entupida de processos. A maioria delas só tem um conservador que não dá conta do aumento de volume. Tondela foi uma das maiores furadas para a maioria das pessoas. Sem contar que é só esse único conservador ficar doente, sair de férias, se aposentar etc que para tudo.
ACP tem uma dúzia de conservadores e maior capacidade de absorver aumentos de volume e ausência de um conservador.
Mas, em agosto, junto com Lisboa, ACP recebeu uma enxurrada de processos de sefarditas (antes de entrar em vigor as regras mais rígidas para esse grupo). Ainda está para se ver como ficarão os prazos dos processos de filhos que entraram também dessa época em diante,
Faz muito tempo que estou longe desse fórum mas recentemente estou ajudando um sobrinho no processo dele .
Olhei o fórum chequei se algo tinha mudado e montei o processo enviei via DHL pra acp em setembro de 2022( devido a experiência aguardei para ligar para Lr pra pedir a chave de acesso fiz isso semana passada e pra minha surpresa o processo não tinha sido numerado,entrei em contato com a ACP por email e consegui falar com a oficial Carla Ribeiro que me pediu o comprovante de entrega e tudo mais ,após enviado me informou que meu processo não estava a ser encontrado e me pediu tempo para procurar, hj tentei contato e meu email não foi nem respondido.
Gostaria de saber se caso esse processo tenha sido perdido pela acp, é possível pedir o reembolso do valor dos 175 euros ? Uma vez q a Culpa não é minha .
Já estou nesse fórum a muito tempo e nunca acompanhei um caso como esse ( já fiz 6 processos na família com ajuda desse fórum)
alguém que tenha entrado com pedido urgência por proposta de trabalho, poderia me auxiliar em quais os documentos a empresa precisa providenciar para anexar ao pedido?
Boa tarde! Estou desde 2020 acompanhando este fórum, pois temos a intenção de solicitar a atribuição para a minha avó (filha de português). Tivemos alguns contratempos e ainda não consegui fazer o pedido. Estou dando uma acompanhada novamente para me atualizar, e pelo que vi em comentarios recentes para comprovar o sobrenome do português é necessario a transcrição de casamento?
Que meu bisavô (português) foi o declarante do nascimento da minha avó, mas como ele só tem nome na certidão de batismo fui orientada na época que poderia enviar junto a certidão de casamento dele (português) com minha bisavó brasileira, para comprovar a fixação do sobrenome.
Mas também já fui orientada que seria um risco cair em exigência, pois esse é o segundo casamento do meu bisavô, ele era viúvo quando casou com minha bisavó (e isso provavelmente vai aparecer na certidão do segundo casamento). Além disso na certidão de nascimento da minha avó tivemos que fazer um pedido judicial de retificação do nome do meu bisavô (o pai dela português), pois na certidão de casamento o sobrenome dele estava JOSÉ VIEIRA MOÇO e na certidão de nascimento dela estava JOSÉ VIEIRA JUNIOR (não sabemos pq ele resolveu assinar diferente); e também constava como ambos os pais portugueses, mas na verdade minha bisavó era brasileira (também retificamos isso).
Com todas essas questões, e com a experiência que vocês foristas tem, seria um risco muito grande cair em exigência o processo de atribuição?
Queria ao maximo evitar as transcrições, pois seriam 2 casamentos, e o custo seria alto. Mas estou preocupada de enviar a atribuição e depois não suprir a exigencia a tempo e o processo ser indeferido.
Desde já agradeço o auxilio que já tenho recebido a tempos neste fórum.
@FerVet a orientação que lhe deram permanece válida. Mais digo que a Fernanda pode "fixar" o nome com a certidão de óbito apostilada, se esta não tiver divergÊncias de maior com a certidão de batismo josé vieira moço e com a certidão de nascimento da sua avó (basicamente ver se o nome dos avós paternos de sua avó no nascimento dela e o nome dos pais do seu bisavô no óbito andam sempre em par).
Quanto ao risco de exigência ele sempre existe, sempre, e não sei a idade e a saúde da sua avó, mas o melhor às vezes é só enviar. e porque precisamente tem um prazo de 6 meses, que pode pedir uma extensão se provar que está a resolver a questão!
Espere por mais opiniões, mas a minha é que a Fernanda e a sua avó providenciem o quanto antes os documentos e o formulário 1C.
Obrigada pelo retorno @nunogomes . Então o processo de retificação foi longo, porque varias certidões estavam com erros, inclusive a de óbito dele também estava JOSÉ VIEIRA JUNIOR, tivemos que retificar para José Vieira MOÇO, a idade estava errada, tbm retificamos e o nome da viuva minha bisavó uma letra estava errado. kkkk Todas as certidões tiveram retificações, uma tragédia kkkk. E ainda esquecemos de retificar uma letra do nome do pai do português (na certidão de batismo do meu bisavô o nome do pai consta MANUEL e todas as certidões brasileiras está MANOEL), mas acredito que essa divergencia não será tão relevante.
Vou esperar se mais alguem do forum deixa alguma informação a respeito do meu caso, mas acredito que entrar com o processo de atribuição seja melhor pois minha avó já vai completar 77 anos agora em fevereiro, a saude está bem aparentemente, mas nunca se sabe né.
Minha maior preocupação é que foram muitas retificações, meu medo é eles ficarem intrigados com isso. Mas agradeço a informação e sugestão.
Comentários
@RDLBH : Acesse https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos e depois cique em NACIONALIDADE.
Ola boa tarde, o meu processo foi enviado pelos correios no dia 15/09/2021, e recebido no dia 17 do mesmo.
Não enviaram o codigo de seguimento, então liguei em novembro do mesmo ano onde foi possivel o adquirir, desde então tenho acompanhado sempre, foi para a bola 2 em 02/22 e depois bola 3 em 03/22 e so foi para a bola 4 em 05/22 e estava tudo bem.
Sempre aguardando cheguei a achar estranho porque em 10/22 ainda não tinha saido da bolinha 4 e estava verde.
Comecei a tentar saber por ligações e emails ate que me respoderam e disseram que 2 dos documentos não estavam reconhecidos.
Então no dia 25/11 caiu em exigência e no dia 29/11 ja tinha enviado os documentos certinhos.
Desde então so aguardando, liguei de novo e me informaram que estam a espera da resposta do SEF desde 25 de novembro de 2022.
Acham isso normal?
Alguem para me dar alguma ideia?
Obrigado
@RicenioGomes , bom dia! O seu requerimento é para qual artigo e foi entregue para qual Conservatória?
Boa Tarde,
O processo do meu filho maior finalmente foi aprovado.
Recebido 20/05/22
Senha 30/05/22
Bola 2 em 14/11/22
Bola 4 marrom 22/11/22
Bola 4 laranja 15/12/22
O documento em exigência foi enviado dia 22/12 mas não sei o dia certo que lá chegou
Aprovado em 24/01/23
@RDLBH
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C&fbclid=IwAR1ftYBGLYfszSOJmcB0Vih-AM9ld5netrRkrNJGdWpbQR8dPdLyVeVro0k
pessoal, enviei semana passada via DHL o processo da minha avo (filha de portugues), caso caia em exigencia, como saberei o que esta faltando?
@HellenChermont porque vai receber essa informação por carta, ou tendo sorte, vai acompanhando a planilha e quando começarem a aprovar os processos entregues na semana passada, vai dando check no site todos os dias ou de 3 em 3 dias por exemplo, se a bola 4 ficar laranja dizendo que "o processo está incompleto conforme foi notificado" vc ligará para a linha registos ou enviará e-mail para o ACP e ai a tal sorte de ter alguem que informe exatamente o que falta e vc providencia e envia para o ACP. Mas se tudo correr bem não terá exigência e seguirá da 4 marron para a 7 marron e finalmente a tão esperada 7 verde, com o assento de sua avó recebido no e-mail indicado. Conte agora com uns 8 meses se enviou para o Arquivo Central do Porto
Boa tarde!0.
Estou com toda documentação para envio (pelos correios), minha e do meu irmão (2 processos).
Pagando agora os $175 euros.
Enviarei em envelopes separados, porém na mesma postagem (único envelope pelos correios).
Poderiam me confirmar o endereço para envio ACP?
Desde já... muito obrigada!
@Marceugenio boa noite, o meu está na ACP e é por tempo que moro cá em Portugal, 8 anos sempre renovando.
@detleypestana
Arquivo Central do Porto
Rua do Cunha, 404
4200-270 Porto - Portugal
Boa tarde
Dei entrada no meu processo de atribuição de nacionalidade (neto de portugueses) na ACP Porto no dia 06 de julho de 2021 e até hoje, após 18 meses, o processo encontra-se na fase 1 (verde) "foi recebido". Existe algo que possa ser feito?
Obrigado
@Nairolasai
vc deu entrada no lugar errado.
Netos, está sendo competência unicamente da CRC de Lisboa.
seu processo será encaminhado ao lugar certo e provavelmente terá uma maior demora por conta disto
Olá galerinha do bem, voltei!
Estão todos ansiosos e olhando o site a cada 5 min.? Espeto que não! Rsrs
Esses meses afastada daqui, mudou alguma coisa no processo de filho? ACP continua com aquele prazo camarada de 6 meses?
Documentos:
Certidão de nascimento do português
RG do português reconhecido e apostilado
Certidão de nascimento reprografica do filho reconhecido e apostilado
RG do filho reconhecido e apostilado
Formulário com reconhecimento assinatura por autenticação
Taxa €175
@Nandalobao
Aqui um link para os documentos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#
Os prazos para filhos maiores de idade na ACP estão se alargando um pouco. Já está em uns 7-8 meses. Processos que chegaram lá no começo de julho/2022 estão agora passando para a bolinha 4. Pode olhar a planilha de filhos:
https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos
@CarlosASP alguma ideia de cidade em que esteja fazendo o processo de cidadania pra filho rm menos tempo que no Porto? Talvez Tondela, Ponta Delgada, Viana do Castelo? 🤔
@Vince_lonelystar
Não sei, mas o histórico de mandar para outros lugares é que acaba sendo furada para a maioria das pessoas.
A conservatória que era "rápida" um dia, depois que cai na boca da internet (há grupos de facebook, telegram etc), logo fica entupida de processos. A maioria delas só tem um conservador que não dá conta do aumento de volume. Tondela foi uma das maiores furadas para a maioria das pessoas. Sem contar que é só esse único conservador ficar doente, sair de férias, se aposentar etc que para tudo.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/309525#Comment_309525
ACP tem uma dúzia de conservadores e maior capacidade de absorver aumentos de volume e ausência de um conservador.
Mas, em agosto, junto com Lisboa, ACP recebeu uma enxurrada de processos de sefarditas (antes de entrar em vigor as regras mais rígidas para esse grupo). Ainda está para se ver como ficarão os prazos dos processos de filhos que entraram também dessa época em diante,
Pessoal, dúvida! Mandei os meus documentos via DHL chegou em Porto dia 23/01/23 receberei por e-mail os dados para acompanhar?
@Nataly
Sim. Leva uns dias, talvez 1-2 semanas. Olhe sempre seu spam também pois muitos emails com número do processo e chave de acesso acabam lá.
Pode ver na planilha de filhos quanto tempo levou paras as pessoas receberem essa senha ultimamente:
https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos
@CarlosASP vc tem a resposta para todas as minhas dúvidas!!!! Tô devendo várias pra vc muito obrigada
Gente,boa tarde
Faz muito tempo que estou longe desse fórum mas recentemente estou ajudando um sobrinho no processo dele .
Olhei o fórum chequei se algo tinha mudado e montei o processo enviei via DHL pra acp em setembro de 2022( devido a experiência aguardei para ligar para Lr pra pedir a chave de acesso fiz isso semana passada e pra minha surpresa o processo não tinha sido numerado,entrei em contato com a ACP por email e consegui falar com a oficial Carla Ribeiro que me pediu o comprovante de entrega e tudo mais ,após enviado me informou que meu processo não estava a ser encontrado e me pediu tempo para procurar, hj tentei contato e meu email não foi nem respondido.
Gostaria de saber se caso esse processo tenha sido perdido pela acp, é possível pedir o reembolso do valor dos 175 euros ? Uma vez q a Culpa não é minha .
Já estou nesse fórum a muito tempo e nunca acompanhei um caso como esse ( já fiz 6 processos na família com ajuda desse fórum)
Boa tarde a todos!
Poderiam me informar?
O processo de meu filho maior foi finalizado em setembro/2022 mas não recebi o Registo até hoje.
Nem por email nem em minha residência
Como devo proceder para conseguir já que preciso dele para dar entrada no CC
Desde já agradeço-lhes
@Marilene
Pode pedir pelo civilonline, custa 10 euros e chega em 1-2 dias úteis:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Pessoal,
alguém que tenha entrado com pedido urgência por proposta de trabalho, poderia me auxiliar em quais os documentos a empresa precisa providenciar para anexar ao pedido?
CarlosASP
Muito obrigada pela informação
@danicrds
Difícil concederem urgência para isto. Ultimamente só por questões humanitárias.
A empresa pode te auxiliar a ter um visto de trabalho, para vc não ficar irregular
Boa tarde! Estou desde 2020 acompanhando este fórum, pois temos a intenção de solicitar a atribuição para a minha avó (filha de português). Tivemos alguns contratempos e ainda não consegui fazer o pedido. Estou dando uma acompanhada novamente para me atualizar, e pelo que vi em comentarios recentes para comprovar o sobrenome do português é necessario a transcrição de casamento?
Que meu bisavô (português) foi o declarante do nascimento da minha avó, mas como ele só tem nome na certidão de batismo fui orientada na época que poderia enviar junto a certidão de casamento dele (português) com minha bisavó brasileira, para comprovar a fixação do sobrenome.
Mas também já fui orientada que seria um risco cair em exigência, pois esse é o segundo casamento do meu bisavô, ele era viúvo quando casou com minha bisavó (e isso provavelmente vai aparecer na certidão do segundo casamento). Além disso na certidão de nascimento da minha avó tivemos que fazer um pedido judicial de retificação do nome do meu bisavô (o pai dela português), pois na certidão de casamento o sobrenome dele estava JOSÉ VIEIRA MOÇO e na certidão de nascimento dela estava JOSÉ VIEIRA JUNIOR (não sabemos pq ele resolveu assinar diferente); e também constava como ambos os pais portugueses, mas na verdade minha bisavó era brasileira (também retificamos isso).
Com todas essas questões, e com a experiência que vocês foristas tem, seria um risco muito grande cair em exigência o processo de atribuição?
Queria ao maximo evitar as transcrições, pois seriam 2 casamentos, e o custo seria alto. Mas estou preocupada de enviar a atribuição e depois não suprir a exigencia a tempo e o processo ser indeferido.
Desde já agradeço o auxilio que já tenho recebido a tempos neste fórum.
Att. Fernanda Vettorazzo.
Pessoal, o endereço atual para enviar os documentos para processo de nacionalidade é esse, né?
RUA DO CUNHA, 404 - 4200-250
@FerVet a orientação que lhe deram permanece válida. Mais digo que a Fernanda pode "fixar" o nome com a certidão de óbito apostilada, se esta não tiver divergÊncias de maior com a certidão de batismo josé vieira moço e com a certidão de nascimento da sua avó (basicamente ver se o nome dos avós paternos de sua avó no nascimento dela e o nome dos pais do seu bisavô no óbito andam sempre em par).
Quanto ao risco de exigência ele sempre existe, sempre, e não sei a idade e a saúde da sua avó, mas o melhor às vezes é só enviar. e porque precisamente tem um prazo de 6 meses, que pode pedir uma extensão se provar que está a resolver a questão!
Espere por mais opiniões, mas a minha é que a Fernanda e a sua avó providenciem o quanto antes os documentos e o formulário 1C.
Obrigada pelo retorno @nunogomes . Então o processo de retificação foi longo, porque varias certidões estavam com erros, inclusive a de óbito dele também estava JOSÉ VIEIRA JUNIOR, tivemos que retificar para José Vieira MOÇO, a idade estava errada, tbm retificamos e o nome da viuva minha bisavó uma letra estava errado. kkkk Todas as certidões tiveram retificações, uma tragédia kkkk. E ainda esquecemos de retificar uma letra do nome do pai do português (na certidão de batismo do meu bisavô o nome do pai consta MANUEL e todas as certidões brasileiras está MANOEL), mas acredito que essa divergencia não será tão relevante.
Vou esperar se mais alguem do forum deixa alguma informação a respeito do meu caso, mas acredito que entrar com o processo de atribuição seja melhor pois minha avó já vai completar 77 anos agora em fevereiro, a saude está bem aparentemente, mas nunca se sabe né.
Minha maior preocupação é que foram muitas retificações, meu medo é eles ficarem intrigados com isso. Mas agradeço a informação e sugestão.
Att. Fernanda